Questões de Concursos Analista de Controle Externo Gestão do Conhecimento

Resolva questões de Analista de Controle Externo Gestão do Conhecimento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q110851 | Biblioteconomia, Analista de Controle Externo Gestão do Conhecimento, TCE GO, FCC

Analise os dois agrupamentos abaixo:

I. Conservação.
II. Preservação.
III. Restauração.

a. Consciência, mentalidade, política (individual ou coletiva, particular ou institucional) com o objetivo de proteger e salvaguardar o Patrimônio.

b. Conjunto de intervenções diretas, realizadas na própria estrutura física do bem cultural, com a finalidade de tratamento, impedindo, retardando ou inibindo a ação nefasta ocasionada pela ausência de uma preservação.

c. Tratamento constituído de intervenções mecânicas e químicas, estruturais e/ou estéticas, com a finalidade de revitalizar um bem cultural, resgatando seus valores históricos e artísticos.

A correlação correta entre os dois grupos é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q108548 | Biblioteconomia, Analista de Controle Externo Gestão do Conhecimento, TCE GO, FCC

Após ter feito uma consulta numa base de dados, um jurista obteve a informação de que precisava, sem ter de ir buscá-la em outro lugar. É correto afirmar que essa é uma base de dados
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q108804 | Biblioteconomia, Analista de Controle Externo Gestão do Conhecimento, TCE GO, FCC

Em relação ao Capítulo 9 - Recursos Eletrônicos do AACR2, considere:

I. Recursos eletrônicos consistem de dados, programas ou combinações de dados e programas.

II. Para fins de catalogação, o próprio recurso é a fonte principal de informação para as áreas do título e indicação de responsabilidade, edição e notas. Para as demais áreas, o código prescreve o título da tela como fonte principal de informação.

III. Os recursos eletrônicos incluem, frequentemente, componentes cujas características são encontradas em diversas espécies de materiais, de modo que quase sempre será necessário consultar outros capítulos.

IV. A designação geral do material, de aplicação obrigatória, deve ser registrada imediatamente após o título principal, entre colchetes.

V. Os requisitos do sistema devem ser registrados em nota, se a informação estiver facilmente disponível. Comece a nota com Requisitos do sistema:

Está correto o que se afirma APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q110086 | Gestão de Pessoas, Analista de Controle Externo Gestão do Conhecimento, TCE GO, FCC

Grupo de pessoas ligadas informalmente pelo conhecimento especializado e compartilhado e pela paixão por um empreendimento conjunto. [...] inevitavelmente [...] seus participantes compartilham experiências e conhecimento com liberdade e criatividade, incentivando novas abordagens para os problemas.

A definição acima refere-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q110610 | Biblioteconomia, Analista de Controle Externo Gestão do Conhecimento, TCE GO, FCC

Existem fatores que afetam a qualidade da indexação, por exemplo, um indexador pode deixar de

I. usar o termo mais específico disponível para representar um assunto.

II. reconhecer um tópico de interesse potencial para o grupo de usuários atendido pela biblioteca.

É correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q110618 | Biblioteconomia, Analista de Controle Externo Gestão do Conhecimento, TCE GO, FCC

De acordo com a NBR 6023, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q109339 | Biblioteconomia, Analista de Controle Externo Gestão do Conhecimento, TCE GO, FCC

A razão primordial de as organizações que não visam lucro se interessarem pelo marketing se justifica porque a aplicação das técnicas mercadológicas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q110890 | Biblioteconomia, Analista de Controle Externo Gestão do Conhecimento, TCE GO, FCC

Analise as afirmações abaixo, relacionadas ao Direito Autoral:

I. A proteção à obra intelectual abrange o seu título, se original e inconfundível com o de obra do mesmo gênero, divulgada anteriormente por outro autor.

II. O título de publicações periódicas, inclusive jornais, é protegido até um ano após a saída do seu último número, salvo se forem anuais, caso em que esse prazo se elevará a dois anos.

III. É considerado coautor quem simplesmente auxiliou o autor na produção da obra literária, artística ou científica, revendo-a, atualizando-a, bem como fiscalizando ou dirigindo sua edição ou apresentação por qualquer meio.

IV. Para se identificar como autor, o criador da obra literária, artística ou científica deve usar de seu nome civil completo, não sendo aceitos abreviações, iniciais, pseudônimo ou qualquer outro sinal convencional.

Está correto o que se afirma APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q108844 | Português, Analista de Controle Externo Gestão do Conhecimento, TCE GO, FCC

Texto associado.

Atenção: Considere o texto abaixo para responder às questões de números 1 a 8.

O conceito de indústria cultural foi criado por Adorno e Horkheimer, dois dos principais integrantes da Escola de Frankfurt. Em seu livro de 1947, Dialética do esclarecimento, eles conceberam o conceito a fim de pensar a questão da cultura no capitalismo recente. Na época, estavam impactados pela experiência no país cuja indústria cultural era a mais avançada, os Estados Unidos, local onde os dois pensadores alemães refugiaram-se durante a Segunda Guerra. Segundo os autores, a cultura contemporânea estaria submetida ao poder do capital, constituindo-se num sistema que englobaria o rádio, o cinema, as revistas e outros meios ? como a televisão, a novidade daquele momento ?, que tenderia a conferir a todos os produtos culturais um formato semelhante, padronizado, num mundo em que tudo se transformava em mercadoria descartável, até mesmo a arte, que assim se desqualificaria como tal. Surgiria uma cultura de massas que não precisaria mais se apresentar como arte, pois seria caracterizada como um negócio de produção em série de mercadorias culturais de baixa qualidade. Não que a cultura de massa fosse necessariamente igual para todos os estratos sociais; haveria tipos diferentes de produtos de massa para cada nível socioeconômico, conforme indicações de pesquisas de mercado. O controle sobre os consumidores seria mediado pela diversão, cuja repetição de fórmulas faria dela um prolongamento do trabalho no capitalismo tardio. Muito já se polemizou acerca dessa análise, que tenderia a estreitar demais o campo de possibilidades de mudança em sociedades compostas por consumidores supostamente resignados. O próprio Adorno chegou a matizá-la depois. Mas o conceito passou a ser muito utilizado, até mesmo por quem diverge de sua formulação original. Poucos hoje discordariam de que o mundo todo passa pelo "filtro da indústria cultural", no sentido de que se pode constatar a existência de uma vasta produção de mercadorias culturais por setores especializados da indústria. Feita a constatação da amplitude alcançada pela indústria cultural contemporânea, são várias as possibilidades de interpretá-la. Há estudos que enfatizam o caráter alienante das consciências imposto pela lógica capitalista no âmbito da cultura, a difundir padrões culturais hegemônicos. Outros frisam o aspecto da recepção do espectador, que poderia interpretar criativamente ? e não de modo resignado ? as mensagens que lhe seriam passadas, ademais, de modo não unívoco, mas com multiplicidades possíveis de sentido.

(RIDENTI, Marcelo. Indústria cultural: da era do rádio à era da informática no Brasil. In: Agenda brasileira. São Paulo: Cia das Letras, 2011, p. 292 a 301)

Considerando-se o contexto, mantêm-se a correção e o sentido original substituindo-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q110639 | Gestão de Pessoas, Analista de Controle Externo Gestão do Conhecimento, TCE GO, FCC

Analise os dois agrupamentos abaixo:

I. Clima organizacional.

II. Cultura organizacional.

III. Aprendizagem organizacional.

a. É o que diferencia as organizações na forma como novos membros aprendem a maneira correta de perceber, pensar e sentir-se em relação aos problemas que afetam a organização.

b. Processo dinâmico por meio do qual a organização, a partir de vários estímulos, como os problemas oriundos da turbulência do ambiente externo, utiliza informações e experiências para desenvolver novos conhecimentos apropriados.

c. Retrata o grau de satisfação material e emocional das pessoas no trabalho, influenciando profundamente a produtividade do indivíduo e, consequentemente, da empresa.

A correlação correta entre os dois grupos é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q109872 | Informática, Analista de Controle Externo Gestão do Conhecimento, TCE GO, FCC

Os dispositivos de entrada de um computador aceitam dados, que convertem para uma forma legível por computador e transmitem para a unidade processadora, a qual compreende .... I... , ...II... e ...III... .

Os termos que preenchem correta e respectivamente as lacunas I, II e III do texto são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q107835 | Biblioteconomia, Analista de Controle Externo Gestão do Conhecimento, TCE GO, FCC

Em indexação, os problemas decorrentes das associações falsas ou ambíguas são atualmente menos graves porque existe, na maioria dos sistemas, um alto nível de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q110918 | Biblioteconomia, Analista de Controle Externo Gestão do Conhecimento, TCE GO, FCC

A grande maioria das questões de referência é do tipo autolimitante e demanda uma assistência limitada do bibliotecário. Elas são consultas de

I. caráter administrativo e de orientação espacial.
II. localização de material.
III. localização de fatos.

Ocorre que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q109640 | Biblioteconomia, Analista de Controle Externo Gestão do Conhecimento, TCE GO, FCC

A gerência da biblioteca estabeleceu a meta de que cada bibliotecário de referência deveria atender 100 usuários por mês, atendimento esse que deveria ser realizado com qualidade e deixando satisfeitos os usuários atendidos. Ao final de algum tempo, constatou-se, pelas estatísticas e opinião dos usuários, que os dois bibliotecários (A e B) conseguiram atingir a cota estabelecida. Constatou-se, também, que o bibliotecário B atendeu aos usuários em menos tempo. Assim, pode-se afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q108364 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos, Analista de Controle Externo Gestão do Conhecimento, TCE GO, FCC

Após procedimento licitatório na modalidade convite, a Administração pública celebrou contrato verbal com empresa de hortifrutigranjeiros para a compra de produ- tos, feita em regime de adiantamento, sendo o valor contratual equivalente a R$ 4.000,00. Nos termos da Lei n o 8.666/1993, o contrato em questão é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q110415 | Biblioteconomia, Gestão da informação e do conhecimento, Analista de Controle Externo Gestão do Conhecimento, TCE GO, FCC

Segundo Thomas Davenport, é correto afirmar que a gestão do conhecimento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q107856 | Biblioteconomia, Analista de Controle Externo Gestão do Conhecimento, TCE GO, FCC

Objetos de papel, como mapas, cartazes e documentos, após permanecerem guardados enrolados durante muitos anos, frequentemente ficam ressecados e quebradiços. Para reduzir a probabilidade de danos, ou seja, do surgimento de mais quebras ou rasgos ao serem desenrolados, antes de fazer isso deve-se proceder à sua
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q110422 | Gestão de Pessoas, Gestão do Conhecimento, Analista de Controle Externo Gestão do Conhecimento, TCE GO, FCC

Segundo alguns autores, é necessário construir um modelo genérico, holístico, com foco em resultados e específico de Gestão do Conhecimento adequado à Administração pública brasileira. Esse modelo, entre outros fatores, deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q107610 | Direito Constitucional, Direitos Individuais e Garantias, Analista de Controle Externo Gestão do Conhecimento, TCE GO, FCC

Considere:

I. O direito de petição aos Poderes Públicos em defesa de direitos.

II. O direito de petição aos Poderes Públicos contra ilegalidade ou abuso de poder.

III. A obtenção de certidões em repartições públicas para defesa de direitos e esclarecimentos de situações de interesse pessoal e de terceiros.
IV. A obtenção de certidões em repartições públicas para defesa de direitos individuais indisponíveis pessoal e de terceiros.

De acordo com a Constituição Federal são a todos asse- gurados, independentemente do pagamento de taxas, as hipóteses indicadas APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q108128 | Biblioteconomia, Analista de Controle Externo Gestão do Conhecimento, TCE GO, FCC

Um vocabulário controlado é, essencialmente, uma lista de termos autorizados. Em relação ao tipo de arranjo, considere os vocabulários abaixo:

I. Esquemas de classificação bibliográfica.

II. Listas de cabeçalhos de assunto.

III. Tesauros.

É correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.