Questões de Concursos Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação

Resolva questões de Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q110338 | Português, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE GO, FCC

Texto associado.

Atenção: Considere o texto abaixo para responder às questões de números 9 a 13.

Não surpreende que, em todo lugar, esteja em curso uma corrosão do sono, dada a dimensão do que está economicamente em jogo. Já em meados do século XVII, a incompatibilidade do sono com noções modernas de produtividade passou a ser notada. Descartes, Hume e Locke foram apenas alguns dos filó- sofos que apontavam para a sua irrelevância na busca do conhecimento. Última das "barreiras naturais", para usar a expressão de Marx, à completa realização do capitalismo "24 horas", o sono não pode ser eliminado. Mas pode ser arruinado e despojado, e existem métodos e motivações para destruí-lo. Pesquisas recentes mostram que cresce exponencialmente o número de pessoas que acordam uma ou mais vezes durante a noite para verificar mensagens ou informações. Uma figura de linguagem recorrente e aparentemente inócua é o sleep mode [modo de hibernação], inspirada nas máquinas. A ideia de um aparelho em modo de consumo reduzido e de prontidão transforma o sentido mais amplo do sono em mera condição adiada ou diminuída de operacionalidade. O dano ao sono é inseparável do atual desmantelamento da proteção social em outras esferas. Estado mais privado e vulnerável de todos, o sono depende crucialmente da sociedade para se sustentar. Um dos exemplos vívidos da insegurança do estado de natureza no Leviatã de Thomas Hobbes é a vulnerabilidade de um indivíduo adormecido diante dos inúmeros perigos de cada noite. Assim, uma obrigação rudimentar dos membros da comunidade é oferecer segurança para os que dormem, não apenas contra perigos reais, mas ? igualmente importante ? contra a ansiedade e temores que geram. Diversos pressupostos fundamentais a respeito da coesão das relações sociais se aglutinam em torno da questão do sono ? na reciprocidade entre vulnerabilidade e confiança, entre exposição e proteção.

(Adaptado de: Revista Piauí. Ed. 96, 09/14)

A flexão do verbo destacado encontra justificativa no segmento sublinhado em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q109830 | Informática, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE GO, FCC

Considere a informação a seguir, que representa o uso de múltiplos níveis de memória cache:

                        imagem-001.jpg

I, II e III representam níveis de cache com as seguintes características:

                                          Tamanho       Velocidade
                                   I         32 KB            Muito rápida
                                  II       256 KB          Mais lenta que I
                                  III          8 MB         Mais lenta que II

Desta forma I, II e III representam, respectivamente, memórias cache
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q109320 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE GO, FCC

O preposto do Tribunal de Contas do Estado de Goiás para um contrato de serviços de implantação de um sistema integrado de gestão que não inclui o fornecimento do software ou equipamentos, NÃO precisa considerar, para liberar pagamentos,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q107786 | Informática, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE GO, FCC

Uma forma de melhorar o desempenho do sistema é usar múltiplos processadores que possam executar em paralelo para suportar certa carga de trabalho. Duas organizações mais comuns de múltiplos processadores são descritas a seguir:

I. Consiste de vários processadores semelhantes dentro de um mesmo computador, interconectados por um barramento ou algum tipo de arranjo de comutação.
II. Consiste em um grupo de computadores completos e interconectados trabalhando juntos, como um recurso computacional unificado que pode criar a ilusão de ser apenas uma máquina.

I e II são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q108304 | Informática, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE GO, FCC

Considere que o Tribunal de Contas do Estado de Goiás possui um Banco de Dados relacional que tem uma tabela denominada TCG_Info que contém os campos: Nome, CPF e Tipo_Certidao. O comando SQL que permite que seja apresentado o número de diferentes tipos de certidão é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q108571 | Português, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE GO, FCC

Texto associado.
Não surpreende que, em todo lugar, esteja em curso uma corrosão do sono, dada a dimensão do que está economicamente em jogo.

Já em meados do século XVII, a incompatibilidade do sono com noções modernas de produtividade passou a ser notada. Descartes, Hume e Locke foram apenas alguns dos filósofos que apontavam para a sua irrelevância na busca do conhecimento.

Última das “barreiras naturais", para usar a expressão de Marx, à completa realização do capitalismo "24 horas", o sono não pode ser eliminado. Mas pode ser arruinado e despojado, e existem métodos e motivações para destruí-lo.

Pesquisas recentes mostram que cresce exponencialmente o número de pessoas que acordam uma ou mais vezes durante a noite para verificar mensagens ou informações. Uma figura de linguagem recorrente e aparentemente inócua é o sleep mode [modo de hibernação], inspirada nas máquinas. A ideia de um aparelho em modo de consumo reduzido e de prontidão transforma o sentido mais amplo do sono em mera condição adiada ou diminuída de operacionalidade.

O dano ao sono é inseparável do atual desmantelamento da proteção social em outras esferas. Estado mais privado e vulnerável de todos, o sono depende crucialmente da sociedade para se sustentar. Um dos exemplos vívidos da insegurança do estado de natureza no Leviatã de Thomas Hobbes é a vulnerabilidade de um indivíduo adormecido diante dos inúmeros perigos de cada noite. Assim, uma obrigação rudimentar dos membros da comunidade é oferecer segurança para os que dormem, não apenas contra perigos reais, mas - igualmente importante - contra a ansiedade e temores que geram.

Diversos pressupostos fundamentais a respeito da coesão das relações sociais se aglutinam em torno da questão do sono - na reciprocidade entre vulnerabilidade e confiança, entre exposição e proteção.

(Adaptado de: Revista Piauí. Ed. 96, 09/14)

Depreende-se corretamente do texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q109086 | Administração Geral, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE GO, FCC

Considere as características abaixo.

- Organização híbrida, com parte das responsabilidades de TI centralizadas e parte alocadas às áreas de negócio.
- Combina otimização de custos compartilhados com flexibilidade no atendimento de necessidades pontuais.
- Infraestrutura básica e aplicações corporativas tipicamente centralizadas, com possível repasse de custos.
- Independência das áreas de negócio para o desenvolvimento de soluções locais, com equipes próprias.
- Demanda esforços significativos para manter aderência das soluções locais aos padrões da arquitetura corporativa.
- Tem como desafio encontrar o ponto de equilíbrio entre padronização (ganhos de escala) e independência (flexibilidade).

São características da estrutura organizacional
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q108065 | Português, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE GO, FCC

Texto associado.
O cerrado, vegetação seca que cobre o estado de Goiás,é considerado o segundo maior bioma brasileiro. Ao viajar pelo estado, chama a atenção quando se vê em um pasto imenso, lá no meio, a coloração viva do ipê. Entretanto, essa vegetação vem sofrendo com o avanço das monoculturas.Professor de agronomia da Universidade Federal de Goiás, Wilson Mozena acredita que esse cenário de preocupação ambiental vem mudando, principalmente com projetos como o Programa Agricultura de Baixa Emissão de Carbono.Para o professor, a monocultura é a maior vilã da terra.O pesquisador explica que os sistemas de integração e de plantio direto promovem benefícios vitais para o solo. O esquema de plantio em que se varia o tipo de planta, colocando, por exemplo,milho junto com eucalipto, auxilia tanto no “sequestro" do carbono como na manutenção de uma terra fértil. “Nesse sistema,junto com o milho, planta-se a semente da forrageira [planta usada para alimentar o gado]. O milho nasce e essa planta fica na sombra até quando o milho é colhido para o gado pastar, explica.Já o sequestro do carbono contribui para diminuir a emissão de gases de efeito estufa. Quando a terra é arada os restos são incorporados e os micro-organismos que de compõe messes restos morrem sem alimento e o carbono vai para a atmosfera. “Quando se deixam nutrientes no solo, os micro-organismos aumentam para decompor os nutrientes e ficam na terra se alimentando. O carbono permanece com eles, não subindo para a atmosfera".(Adaptado de: MARCELINO, Sarah Teófilo. “Fazenda em Goiás mantém a esperança da preservação do cerrado". Disponível em: http://sustentabilidade.estadao.com.br. Acessado em:25/09/14)
Entretanto, essa vegetação vem sofrendo com o avanço das monoculturas.

Mantendo-se a correção e a o sentido, a conjunção sublinhada acima NÃO pode ser substituída por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q110885 | Português, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE GO, FCC

Texto associado.

O conceito de indústria cultural foi criado por Adorno e
Horkheimer, dois dos principais integrantes da Escola de
Frankfurt. Em seu livro de 1947, Dialética do esclarecimento,
eles conceberam o conceito a fim de pensar a questão da
cultura no capitalismo recente. Na época, estavam impactados
pela experiência no país cuja indústria cultural era a mais
avançada, os Estados Unidos, local onde os dois pensadores
alemães refugiaram-se durante a Segunda Guerra.

Segundo os autores, a cultura contemporânea estaria
submetida ao poder do capital, constituindo-se num sistema que
englobaria o rádio, o cinema, as revistas e outros meios - como
a televisão, a novidade daquele momento -, que tenderia a
conferir a todos os produtos culturais um formato semelhante,
padronizado, num mundo em que tudo se transformava em
mercadoria descartável, até mesmo a arte, que assim se desqualificaria
como tal. Surgiria uma cultura de massas que não
precisaria mais se apresentar como arte, pois seria caracterizada
como um negócio de produção em série de mercadorias
culturais de baixa qualidade. Não que a cultura de massa fosse
necessariamente igual para todos os estratos sociais; haveria
tipos diferentes de produtos de massa para cada nível socioeconômico,
conforme indicações de pesquisas de mercado. O controle
sobre os consumidores seria mediado pela diversão, cuja
repetição de fórmulas faria dela um prolongamento do trabalho
no capitalismo tardio.

Muito já se polemizou acerca dessa análise, que tenderia
a estreitar demais o campo de possibilidades de mudança em
sociedades compostas por consumidores supostamente resignados.
O próprio Adorno chegou a matizá-la depois. Mas o
conceito passou a ser muito utilizado, até mesmo por quem diverge
de sua formulação original. Poucos hoje discordariam de
que o mundo todo passa pelo "filtro da indústria cultural", no
sentido de que se pode constatar a existência de uma vasta
produção de mercadorias culturais por setores especializados
da indústria.

Feita a constatação da amplitude alcançada pela
indústria cultural contemporânea, são várias as possibilidades
de interpretá-la. Há estudos que enfatizam o caráter alienante
das consciências imposto pela lógica capitalista no âmbito da
cultura, a difundir padrões culturais hegemônicos. Outros frisam
o aspecto da recepção do espectador, que poderia interpretar
criativamente - e não de modo resignado - as mensagens que
lhe seriam passadas, ademais, de modo não unívoco, mas com
multiplicidades possíveis de sentido.

(RIDENTI, Marcelo. Indústria cultural: da era do rádio à era
da informática no Brasil
. In: Agenda brasileira. São Paulo: Cia
das Letras, 2011, p. 292 a 301)

... que enfatizam o caráter alienante das consciências...

O verbo que, no contexto, possui o mesmo tipo de complemento do sublinhado acima está empregado em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q108327 | Controle Externo, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE GO, FCC

As contas dos órgãos da administração direta e as contas dos Fundos Especiais e das entidades da administração indireta, inclusive de Fundações e Sociedades instituídas e mantidas pelo poder público, de acordo com o Regimento Interno do Tribunal de Contas do Estado de Goiás, serão apresentadas, respectivamente, sob a forma de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q110632 | Redes de Computadores, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE GO, FCC

O principal motivo para a implantação do IPv6 é a necessidade de mais endereços, porque os endereços IPv4 disponíveis não são suficientes. No IPv6 os endereços
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q107311 | Engenharia de Software, UML, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE GO, FCC

A UML especifica um conjunto de diagramas para modelar sistemas orientados a objeto em suas várias perspectivas. Dois destes diagramas podem ser muito úteis para apresentar uma visão de nível mais alto do sistema, como:

I. adequado para captar os requisitos funcionais de um sistema, ajudando no entendimento destes requisitos.
II. suporta e estimula o comportamento paralelo, sendo útil para modelagem de fluxo de trabalho e de processos, principal- mente, processos de negócio.

Os diagramas descritos em I e II são, correta e respectivamente, de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q108082 | Governança de TI, Auditoria de TI, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE GO, FCC

Para um Auditor que examinará os controles internos da área de tecnologia da informação, NÃO é fator determinante do escopo da auditoria:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q108854 | Informática, OLAP, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE GO, FCC

As ferramentas OLAP permitem efetuar a exploração dos dados de um Data Warehouse (DW). Em relação a este tema, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q108858 | Controle Externo, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE GO, FCC

Às decisões proferidas nos processos em tramitação no Tribunal de Contas do Estado de Goiás, cabem os seguintes recursos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q109885 | Português, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE GO, FCC

Texto associado.
Não surpreende que, em todo lugar, esteja em curso uma corrosão do sono, dada a dimensão do que está economicamente em jogo.

Já em meados do século XVII, a incompatibilidade do sono com noções modernas de produtividade passou a ser notada. Descartes, Hume e Locke foram apenas alguns dos filósofos que apontavam para a sua irrelevância na busca do conhecimento.

Última das “barreiras naturais", para usar a expressão de Marx, à completa realização do capitalismo "24 horas", o sono não pode ser eliminado. Mas pode ser arruinado e despojado, e existem métodos e motivações para destruí-lo.

Pesquisas recentes mostram que cresce exponencialmente o número de pessoas que acordam uma ou mais vezes durante a noite para verificar mensagens ou informações. Uma figura de linguagem recorrente e aparentemente inócua é o sleep mode [modo de hibernação], inspirada nas máquinas. A ideia de um aparelho em modo de consumo reduzido e de prontidão transforma o sentido mais amplo do sono em mera condição adiada ou diminuída de operacionalidade.

O dano ao sono é inseparável do atual desmantelamento da proteção social em outras esferas. Estado mais privado e vulnerável de todos, o sono depende crucialmente da sociedade para se sustentar. Um dos exemplos vívidos da insegurança do estado de natureza no Leviatã de Thomas Hobbes é a vulnerabilidade de um indivíduo adormecido diante dos inúmeros perigos de cada noite. Assim, uma obrigação rudimentar dos membros da comunidade é oferecer segurança para os que dormem, não apenas contra perigos reais, mas - igualmente importante - contra a ansiedade e temores que geram.

Diversos pressupostos fundamentais a respeito da coesão das relações sociais se aglutinam em torno da questão do sono - na reciprocidade entre vulnerabilidade e confiança, entre exposição e proteção.

(Adaptado de: Revista Piauí. Ed. 96, 09/14)

Atente para o que se afirma abaixo.

I. No segmento Mas pode ser arruinado e despojado, e existem métodos e motivações para destruí-lo (3o parágrafo), uma vírgula pode ser acrescentada imediatamente após "métodos” sem prejuízo da correção e do sentido.

II. O segmento e aparentemente inócua (4o parágrafo) pode ser isolado por vírgulas, sem prejuízo da correção.

III. Sem prejuízo da correção e do sentido, as vírgulas que isolam o segmento para usar a expressão de Marx podem ser suprimidas. (3o parágrafo)

Está correto o que se afirma APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q108606 | Legislação Estadual, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE GO, FCC

Considere:

I. Casamento, até 8 dias consecutivos.
II. Licença para tratamento de saúde até o limite máximo de 36 meses.
III. Convocação para o serviço militar.
IV. Exercício de mandato eletivo federal, estadual ou municipal.

De acordo com Estatuto dos Funcionários Públicos do Estado de Goiás, considera-se como de efetivo exercício, além dos dias feriados ou em que o ponto for considerado facultativo, os afastamentos indicados APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q111166 | Direito Administrativo, Organização da administração pública, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE GO, FCC

Considere a seguinte situação hipotética: a União Federal e mais três Estados da Federação (Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo) celebraram consórcio público para a realização de objetivos de interesse comum. No caso, o consórcio público constituiu uma associação pública. Assim, nos termos da Lei n° 11.107/2005, o aludido consórcio público tem personalidade jurídica de direito
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q108351 | Redes de Computadores, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE GO, FCC

É um protocolo do modelo TCP/IP que permite que os hosts e roteadores que usam a comunicação IP possam relatar erros e trocar informações de status e controle. Por meio de mensagens, este protocolo pode determinar se um host ou roteador está disponível na rede, pode informar que um datagrama não pode ser entregue etc.

O protocolo descrito é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q109888 | Segurança da Informação, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE GO, FCC

Ao tentar entrar em alguns sites de comércio eletrônico para comprar produtos de seu interesse, Maria percebeu que estava sendo redirecionada para sites muito semelhantes aos verdadeiros, mas que não ofereciam conexão segura, nem certificado digital. Pela característica do problema, é mais provável que Maria esteja sendo vítima de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.