Questões de Concursos Analista de Correios

Resolva questões de Analista de Correios comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q388103 | História, Patrimônio, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, referentes a aspectos conceituais no âmbito do patrimônio cultural.

Transmitido pelas gerações e sempre recriado por grupos e pelas comunidades, em face de sua interação com a natureza, de seu ambiente e de sua história, o patrimônio imaterial gera sentimento de identidade e de continuidade, o que acaba por ajudar a promover o respeito à diversidade cultural e à própria criatividade humana.

  1. ✂️
  2. ✂️

2Q322539 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

A respeito das taxonomias de objetivos de aprendizagem, julgue os próximos itens.

Na organização da taxonomia do domínio cognitivo, os processos devem corresponder ao que o indivíduo aprende, e não ao que ele já sabe.

  1. ✂️
  2. ✂️

3Q107775 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 003.jpg
Imagem 004.jpg
Com relação às ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens seguintes.

Ao empregar o futuro do presente do indicativo em “favorecerá” (L.17) e “reforçará” (L.18), o autor faz uma previsão de duas características que distinguirão da sociedade atual a “nova sociedade” (L.15).

  1. ✂️
  2. ✂️

4Q108134 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Cinco curiosidades sobre Erasmo de Rotterdam (1467-1536)

Imagem 016.jpg

Com relação a esse texto, julgue os itens que se seguem.

A locução verbal “havia imprimido” (L.11-12) pode ser substituída por imprimira, sem prejuízo para a correção gramatical e para o sentido do texto.

  1. ✂️
  2. ✂️

5Q607723 | Biblioteconomia, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

À luz do disposto nas normas técnicas brasileiras para documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas, julgue os itens a seguir.

As referências só podem aparecer no fim de texto ou de capítulo.

  1. ✂️
  2. ✂️

6Q389179 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Poucos dias após a instituição do Estado Novo (novembro de 1937), o período ditatorial da Era Vargas, foi promulgado decreto-lei com o objetivo de organizar a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional. Seu primeiro artigo conceituava esse patrimônio como “o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico”.

Considerando o fragmento de texto acima como motivador, julgue os itens seguintes, referentes a conceitos de patrimônio histórico e de patrimônio cultural.

A Constituição de 1988 avançou na compreensão abrangente do que seja patrimônio cultural, incluindo nesse conceito os bens de natureza material e imaterial — vistos coletiva ou individualmente — portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos mais diversos grupos formadores da sociedade brasileira.

  1. ✂️
  2. ✂️

7Q322944 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Com relação ao uso das tecnologias da informação (TICs) em educação corporativa, julgue os itens a seguir.

A utilização de ambientes virtuais de aprendizagem, embora intensifique a comunicação síncrona e assíncrona entre estudantes e professores, o que torna o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico e personalizado, dificulta o processo de gestão da informação, dada a ausência de recursos nesses ambientes para a organização e consulta das informações armazenadas.

  1. ✂️
  2. ✂️

8Q107907 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 003.jpg
Imagem 004.jpg

Com relação às ideias e estruturas linguísticas do texto acima,
julgue os itens seguintes.

A tese defendida no texto apoia-se em argumentos fundamentados no papel que a ciência e a tecnologia têm desempenhado desde o “século XIX” (L.1).

  1. ✂️
  2. ✂️

9Q108226 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Cinco curiosidades sobre Erasmo de Rotterdam (1467-1536)

Imagem 016.jpg

Com relação a esse texto, julgue os itens que se seguem.


O texto, de caráter informativo, é exemplo do gênero biografia.

  1. ✂️
  2. ✂️

10Q388470 | História, Patrimônio, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, referentes a aspectos conceituais no âmbito do patrimônio cultural.

A denominação patrimônio cultural imaterial aplica-se a práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas, razão pela qual dela se afastam, por intrínseca contradição conceitual, instrumentos, objetos, artefatos e lugares.

  1. ✂️
  2. ✂️

11Q108338 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 005.jpg

Com base nas ideias e nas estruturas linguísticas do texto acima,
julgue os itens que se seguem.

Na argumentação formulada como resposta à indagação proposta no início do fragmento de texto acima, o entrevistado recorre à estratégia de se posicionar a respeito da pergunta feita, tal como se percebe no emprego da expressão “Não acredito” (L.9).

  1. ✂️
  2. ✂️

12Q108000 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 005.jpg

Com base nas ideias e nas estruturas linguísticas do texto acima,
julgue os itens que se seguem.

Com o emprego da primeira pessoa do plural, a partir da linha 9, o entrevistado estabelece a distinção argumentativa entre as pessoas da era da informação e da tecnologia — nós — e as pessoas contrárias às linhas férreas — “Elas” (L.5).

  1. ✂️
  2. ✂️

13Q109532 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 003.jpg
Imagem 004.jpg

Com relação às ideias e estruturas linguísticas do texto acima,
julgue os itens seguintes.

Na constituição da informatividade do texto, está a ideia de que a tecnologia perpassa o século XX, destacando-se, nas suas “duas últimas décadas” (L.10), como uma forma de solucionar o que se chama de crise ‘de civilização’ (L.14).

  1. ✂️
  2. ✂️

14Q111063 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 003.jpg
Imagem 004.jpg

Com relação às ideias e estruturas linguísticas do texto acima,
julgue os itens seguintes.

O uso de metáforas, tais como “rimou com a fé” (L.3), “concluiu-se em prantos” (L.4) e “encarnam a promessa” (L.12- 13), cria a possibilidade de significações imprecisas, tornando vagas e pouco objetivas as argumentações apresentadas no texto, cuja natureza é institucional.

  1. ✂️
  2. ✂️

15Q108184 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 006.jpg
Imagem 007.jpg

Julgue os próximos itens, relativos à organização das ideias no
texto.

O trecho “uma série de avanços (...) bens materiais e simbólicos” (L.6-9) constitui a tese que os autores visam comprovar por meio da argumentação formulada no texto, que pode ser classificado como dissertativo-argumentativo.

  1. ✂️
  2. ✂️

16Q606533 | Biblioteconomia, Disseminação da informação, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Acerca da disseminação da informação, julgue os itens a seguir.

O levantamento das necessidades informacionais dos usuários de uma unidade de informação, embora favoreça a disseminação da informação, não constitui fator preponderante para tal, uma vez que há outros fatores que também influenciam esse processo.

  1. ✂️
  2. ✂️

17Q110552 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 001.jpg
Imagem 002.jpg

Com relação à organização das ideias do texto, julgue os itens a
seguir.

A expressão “pela qual” (L.11) poderia ser corretamente substituída por por que, o que conferiria mais clareza ao texto, já que evitaria repetição — “pela” (L.11) e “pelo” (L.12).

  1. ✂️
  2. ✂️

18Q107356 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Texto para os itens de 36 a 48
Imagem 012.jpg
Imagem 013.jpg



A respeito da reescritura do período “A despeito da sucessão de crises financeiras e cambiais que se abateram nos últimos 30 anos sobre os ex-periféricos (agora emergentes), a turma do Fundo Monetário continua a acreditar na fábula dos mercados eficientes”, entre as linhas 11 e 14 do texto, julgue os itens que se seguem.

A seguinte reescritura mantém a correção gramatical do período e a ênfase originalmente dada à “sucessão de crises financeiras e cambiais”: Ainda que os ex-periféricos (agora emergentes) tenham sofrido uma sucessão de crises financeiras e cambiais nos últimos 30 anos, a turma do FMI mantêm sua crença no mito dos mercados eficientes.

  1. ✂️
  2. ✂️

19Q107702 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Texto para os itens de 36 a 48
Imagem 012.jpg
Imagem 013.jpg



Com relação ao uso de vocábulos e expressões do texto, julgue os itens a seguir.

Se imediatamente antes de “emergentes” (L.5), “desenvolvidos” (L.5) e “ex-periféricos” (L.12-13) fossem inseridos os substantivos países ou mercados, não haveria prejuízo para a coerência do texto.

  1. ✂️
  2. ✂️

20Q107585 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 006.jpg
Imagem 007.jpg

Julgue os próximos itens, relativos à organização das ideias no
texto.

A inserção do termo saltos imediatamente antes de “que ocorreram” (L.12) manteria a coerência textual e explicitaria as relações de coesão entre os elementos do texto.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.