Questões de Concursos Analista de Correios Letras

Resolva questões de Analista de Correios Letras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q111111 | Português, Pontuação, Analista de Correios Letras, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 005.jpg

Com base nas ideias e nas estruturas linguísticas do texto acima,
julgue os itens que se seguem.

Além de manter a correção gramatical e a coerência das ideias do texto, a inserção de uma vírgula logo após “não” (L.3) tornaria mais clara a relação entre as ideias expressas no período, pois eliminaria a ambiguidade que nele ocorre.

  1. ✂️
  2. ✂️

2Q108040 | Português, Morfologia, Analista de Correios Letras, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Texto para os itens de 26 a 34

Imagem 008.jpg
Imagem 009.jpg

Julgue os próximos itens, relacionados à ordem dos termos linguísticos no texto.

A ordem das palavras nos sintagmas nominais “timidez excessiva” (L.10), “cartas virtuais” (L.17) e “obras literárias” (L.30) confirma a regra de que, em geral, no português, o adjetivo vem posposto ao substantivo, principalmente quando restritivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

3Q110152 | Português, Pontuação, Analista de Correios Letras, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Cinco curiosidades sobre Erasmo de Rotterdam (1467-1536)

Imagem 016.jpg

Com relação a esse texto, julgue os itens que se seguem.


Caso o adjunto adverbial “Na Universidade de Oxford” (L.13) seja deslocado para o final do período em que ocorre, não será necessário ajuste na pontuação, bastando, para se manterem a correção gramatical e o sentido do texto, as devidas alterações de maiúsculas e minúsculas.

  1. ✂️
  2. ✂️

4Q108119 | Português, Formação das Palavras Composição, Analista de Correios Letras, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Texto para os itens de 36 a 48
Imagem 012.jpg
Imagem 013.jpg



Considerando palavras do texto, julgue os itens seguintes, com relação à estrutura e formação de palavras da língua portuguesa.

Os vocábulos “responsabilidade” (L.7), “alternância” (L.8), “sucessão” (L.11) e “efetividade” (L.21) são exemplos de substantivos derivados de verbos abstratos e indicam resultado de ação.

  1. ✂️
  2. ✂️

5Q108658 | Português, Analista de Correios Letras, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 005.jpg

Com base nas ideias e nas estruturas linguísticas do texto acima,
julgue os itens que se seguem.

O emprego do modo subjuntivo em “quiserem” (L.7) revela que, na construção da textualidade, a intenção do autor do argumento é sugerir que há nações que resistem a “estar nesse tempo” (L.8).

  1. ✂️
  2. ✂️

6Q110963 | Português, Sintaxe, Analista de Correios Letras, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Texto para os itens de 49 a 62

Imagem 014.jpg
Imagem 015.jpg

Ainda com relação a esse texto, julgue os itens a seguir.

Em “a despeito da tradição filosófica” (L.13), o emprego da preposição “a” deve-se à relação sintática que o substantivo “despeito” estabelece com o verbo “colocar” (L.12).

  1. ✂️
  2. ✂️

7Q107382 | Português, Ortografia, Analista de Correios Letras, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Texto para os itens de 49 a 62

Imagem 014.jpg
Imagem 015.jpg

Ainda com relação a esse texto, julgue os itens a seguir.

Os vocábulos “adágio” (L.6), ‘objetal’ (L.8) e “numa” (L.23) correspondem a marcas de oralidade que dão fluidez ao texto.

  1. ✂️
  2. ✂️

8Q108662 | Português, Pontuação, Analista de Correios Letras, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 006.jpg
Imagem 007.jpg

Julgue os próximos itens, relativos à organização das ideias no
texto.

Na linha 3, o sinal de dois pontos introduz explicitação para o que é referido como “uma das características mais marcantes e fundamentais” (L.2-3).

  1. ✂️
  2. ✂️

9Q108932 | Português, Morfologia, Analista de Correios Letras, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Texto para os itens de 49 a 62

Imagem 014.jpg
Imagem 015.jpg

Com relação às estruturas linguísticas do texto, julgue os próximos itens.

Estaria mantida a correção gramatical se as formas verbais “são formuladas” (L.4) e “Privilegiou-se” (L.5) fossem substituídas, respectivamente, por formulam-se e foi privilegiada.

  1. ✂️
  2. ✂️

10Q108441 | Português, Formação das Palavras Composição, Analista de Correios Letras, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Texto para os itens de 36 a 48
Imagem 012.jpg
Imagem 013.jpg



Considerando palavras do texto, julgue os itens seguintes, com relação à estrutura e formação de palavras da língua portuguesa.

No processo de formação dos vocábulos “integração” (L.15), “impulsiona” (L.18), “indefectivelmente” (L.23) e “imprudências” (L.27), identifica-se o prefixo in-, que neles expressa a noção de mudança de estado.

  1. ✂️
  2. ✂️

11Q108204 | Português, Funções morfossintáticas da palavra SE, Analista de Correios Letras, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Texto para os itens de 49 a 62

Imagem 014.jpg
Imagem 015.jpg

Ainda com relação a esse texto, julgue os itens a seguir.

Se, na linha 18, a conjunção “Se” fosse substituída por Caso, deveria ser alterado o tempo e mantido o modo verbal empregado na oração condicional.

  1. ✂️
  2. ✂️

12Q107959 | Português, Pontuação, Analista de Correios Letras, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 005.jpg

Com base nas ideias e nas estruturas linguísticas do texto acima,
julgue os itens que se seguem.

As marcas que caracterizam a informalidade do discurso falado, ao serem inseridas em um discurso mais formal, como no texto acima, devem ser destacadas pelo emprego das aspas, tal como ocorre no período que inicia o texto.

  1. ✂️
  2. ✂️

13Q109245 | Português, Morfologia, Analista de Correios Letras, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Cinco curiosidades sobre Erasmo de Rotterdam (1467-1536)

Imagem 016.jpg

Com relação a esse texto, julgue os itens que se seguem.


As formas verbais “dedicou-se” (L.2) e “se afastar” (L.17) estão na voz reflexiva.

  1. ✂️
  2. ✂️

14Q108990 | Português, Sintaxe, Analista de Correios Letras, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Texto para os itens de 26 a 34

Imagem 008.jpg
Imagem 009.jpg

A respeito do emprego e flexão de palavras no texto, julgue os itens que se seguem.

A forma de particípio “contaminado” (L.10), empregada, no texto, com valor adjetivo, concorda, em gênero e número, com o sujeito gramatical de “gosto” (L.9), que remete à expressão “um escrevedor de cartas” (L.1).

  1. ✂️
  2. ✂️

15Q110272 | Português, Pontuação, Analista de Correios Letras, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 001.jpg
Imagem 002.jpg

Com relação à organização das ideias do texto, julgue os itens a
seguir.

Nas linhas 16 e 17, seriam preservadas a correção gramatical bem como a coerência e a clareza entre as ideias, caso se substituíssem os sinais de ponto e vírgula, que separam os termos de uma enumeração, por vírgulas.

  1. ✂️
  2. ✂️

16Q107974 | Português, Oração Emotiva, Analista de Correios Letras, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Texto para os itens de 26 a 34

Imagem 008.jpg
Imagem 009.jpg

Deve-se a Roman Jakobson a discriminação das seis funções da linguagem na expressão e na comunicação humanas, conforme o realce particular que cada um dos componentes do processo de comunicação recebe no enunciado. Por isso mesmo, é raro encontrar em uma única mensagem apenas uma dessas funções, ou todas reunidas em um mesmo texto. O mais frequente é elas se superporem, apresentando-se uma ou outra como predominante. No que se refere à presença das funções da linguagem no texto acima apresentado, julgue os itens de 26 a 28.

Presente no ato de falar sobre a linguagem, a função metalinguística manifesta-se nos enunciados “(que palavra horrível!)” Ll.24) e “Há quem diga que suas epístolas deram origem à Educação a Distância, já que ele difundia o cristianismo por meio de cartas para seus discípulos” (L.25-27), nos quais o autor tomou o próprio código de comunicação como assunto da mensagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

17Q108758 | Português, Restritivas, Analista de Correios Letras, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Cinco curiosidades sobre Erasmo de Rotterdam (1467-1536)

Imagem 016.jpg

Com relação a esse texto, julgue os itens que se seguem.


Na construção “mais à pintura e à musica do que à filosofia e à religião” (L.2-3), o vocábulo “que” introduz oração restritiva com verbo elíptico.

  1. ✂️
  2. ✂️

18Q108760 | Português, Oração Emotiva, Analista de Correios Letras, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Texto para os itens de 26 a 34

Imagem 008.jpg
Imagem 009.jpg

Deve-se a Roman Jakobson a discriminação das seis funções da linguagem na expressão e na comunicação humanas, conforme o realce particular que cada um dos componentes do processo de comunicação recebe no enunciado. Por isso mesmo, é raro encontrar em uma única mensagem apenas uma dessas funções, ou todas reunidas em um mesmo texto. O mais frequente é elas se superporem, apresentando-se uma ou outra como predominante. No que se refere à presença das funções da linguagem no texto acima apresentado, julgue os itens de 26 a 28.

A função fática se manifesta, no texto, nos versos transcritos nas linhas de 38 a 40, nos quais se evidencia um trabalho de construção da linguagem para produzir sonoridades, ritmo e rimas, recursos característicos da produção de letras de composições musicais.

  1. ✂️
  2. ✂️

19Q108001 | Português, Sintaxe, Analista de Correios Letras, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Cinco curiosidades sobre Erasmo de Rotterdam (1467-1536)

Imagem 016.jpg

Com relação a esse texto, julgue os itens que se seguem.


Em todos os parágrafos do texto, são identificadas circunstâncias temporais.

  1. ✂️
  2. ✂️

20Q108026 | Português, Oração Emotiva, Analista de Correios Letras, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Texto para os itens de 26 a 34

Imagem 008.jpg
Imagem 009.jpg

Deve-se a Roman Jakobson a discriminação das seis funções da linguagem na expressão e na comunicação humanas, conforme o realce particular que cada um dos componentes do processo de comunicação recebe no enunciado. Por isso mesmo, é raro encontrar em uma única mensagem apenas uma dessas funções, ou todas reunidas em um mesmo texto. O mais frequente é elas se superporem, apresentando-se uma ou outra como predominante. No que se refere à presença das funções da linguagem no texto acima apresentado, julgue os itens de 26 a 28.

A função emotiva, centrada no destinador ou emissor da mensagem, está presente no texto, o que se comprova pelo emprego de verbos na primeira pessoa, de segmentos com julgamentos subjetivos e de pronomes de primeira pessoa.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.