Questões de Concursos Analista de Cultura

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1Q327272 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

Tendo como referência as premissas de que a escola é um espaço de trocas culturais e a educação é transmissora da cultura, analise as seguintes afirmações:

I. A cultura é o alimento da educação.

II. A educação, garantindo a preservação da cultura, impede sua renovação.

III. Não existe processo educativo distanciado das práticas culturais.

IV. A cultura, embora dinâmica, não se reinventa.

É correto o que se afirma em:

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2Q325247 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

Em contextos multiculturais, o papel da escola é, sem dúvida, contribuir para a formação de cidadãos conscientes dessa realidade e que se compreendam em sua identidade própria. Nessa perspectiva, faz-se necessário um currículo que
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3Q324388 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

O Brasil é uma nação miscigenada e ainda muito preconceituosa; sendo assim, é inadmissível que os currículos escolares brasileiros
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4Q795121 | Filosofia, Filosofia, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

A utilização de sentimentos humanos para a compreensão dos fenômenos da natureza é própria do conhecimento
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5Q327147 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

Dentro dos pressupostos de uma sociedade inclusiva está prevista a garantia do direito coletivo de exercício da cidadania, independentemente de gênero, origem socioeconômica, escolaridade, opção sexual, religião, cor, raça, deficiência. Constata-se, contudo, ao longo da história da escola, a presença de uma cultura excludente em suas práticas. Então, para o fortalecimento de uma cultura inclusiva, faz-se necessário que se pratique

I. a convivência dentro da diversidade humana;

II. a eliminação de qualquer forma de discriminação;

III. a valorização de cada pessoa com sua individualidade;

IV. a classificação das pessoas em ações da vida social.

Estão corretas as complementações contidas em

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6Q374759 | Português, Literatura, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

Concebendo a Literatura como uma forma de apreensão do real, podemos dizer que esta capacidade de apreender o real chama-se literariedade. Assim, a literatura tem esta propriedade devido a dois fatores: a linguagem, enquanto aquilo que nos capacita dizer o que dizemos; e a ideia ou ideologia, entendida como a apreensão do real que há naquilo que dizemos.

Assinale a opção que faz digressão ao conceito de Literatura e aos fatores da literariedade.

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7Q794899 | Filosofia, Filosofia, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

A racionalidade é técnica de sustentação de injustiças, de trabalhos forçados e de sofrimentos. Considerando a relação entre racionalidade técnica e racionalidade crítica, assinale a afirmação verdadeira.
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8Q323443 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

O marco histórico inicial da educação no Brasil se dá com a instituição do sistema de governo geral. Em 1549, o primeiro governador geral Tomé de Sousa desembarcou em Salvador, acompanhado por quatro padres e dois irmãos jesuítas, que foram nossos primeiros educadores. A educação jesuítica, em sua primeira fase, orientava-se pelo plano de estudo concebido por
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9Q325648 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

O planejamento participativo não possui um caráter meramente técnico e instrumental, pois parte de uma leitura crítica de mundo, que apreende e denuncia o caráter excludente e de injustiça presente na realidade social. São dimensões do planejamento participativo, na educação e na escola,
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10Q374837 | Português, Literatura, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

No que diz respeito à Padaria Espiritual, considere as seguintes afirmações:

I. A Padaria Espiritual foi uma agremiação literária que surgiu no Ceará por volta de 1892. II. Antônio Sales foi o inspirador e principal animador dessa original agremiação Literária, sendo o Primeiro Padeiro-mor (Presidente).

III. As reuniões ou sessões, quase sempre marcadas a partir das dezenove horas, eram as Fornadas; os sócios, os amassadores ou padeiros; o Presidente, o Padeiro-mor; os Secretários, Primeiro e Segundo Forneiros; o Tesoureiro, Gaveta; o Bibliotecário, Guarda-livros e o Investigador das coisas e das gentes, o Olho da Providência.

IV. O Forno foi um dos principais órgãos de divulgação em três fases: a primeira no ano de 1892, com a publicação de seis exemplares; a segundo em 1895, com a publicação de vinte e quatro exemplares; e a terceira 1896, com a publicação de seis números.

V. A importância do movimento se deu pelo fato de ele haver proporcionado a consolidação do Realismo e o nascimento do Simbolismo no Ceará.

É correto o que se afirma somente em

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11Q390321 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

No que diz respeito à história política, econômica e social do Brasil, é correto afirmar que
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12Q374784 | Português, Língua Portuguesa e Ensino, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

Diferentes pesquisas têm sido realizadas sobre o ensino de literatura no tocante

I. ao tipo de obra mais lida por jovens de determinada faixa etária ou de determinado nível escolar;

II. aos livros de literatura mais indicados pelas escolas públicas ou privadas em diferentes cidades;

III. à recepção das obras pelos leitores, colocados, segundo a Estética da recepção, como eixo da experiência literária;

IV. às novas formas de trabalhar o texto literário na sala de aula através de experimentos.

Considerando os itens acima apresentados, é correto afirmar que

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13Q374541 | Português, Literatura, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

Assinale a opção em que há correspondência do estilo literário com seus representantes cearenses.
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14Q374772 | Português, Literatura, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

Atente para os romances de José de Alencar apresentados a seguir:

I. Ubirajara, Iracema;

II. As Minas de Prata, Guerra dos Mascates;

III. O Sertanejo, O Tronco do Ipê;

IV. Senhora, Sonhos D’Ouro.

Considerando os itens acima, é correto afirmar que os romances apresentados em

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15Q320515 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

Transversalidade em educação é uma forma de organizar o trabalho didático, na qual alguns temas são integrados às áreas convencionais de forma a estarem presentes em todas elas. Com base nessa forma de organização do trabalho didático, foram estabelecidos os denominados Temas Transversais que devem ser desenvolvidos no currículo escolar brasileiro. Tendo como referência esses Temas Transversais, é correto afirmar que
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16Q325086 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

As manifestações folclóricas perpetuam uma tradição cultural; a obra de um povo que a cria, recria e a reproduz. Sob essa ótica, deixa-se de identificar como lenda brasileira
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17Q374597 | Português, Literatura, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

Atente para as seguintes afirmações sobre gêneros literários:

I. A teoria literária estuda os gêneros literários, que tradicionalmente se dizem épico, lírico e dramático.

II. O gênero épico apresentativo, narrativo, se faz por acréscimo de partes, conta uma estória, apresenta fatos, com adição de cada parte.

III. O gênero lírico é o gênero das emoções fortes, do teatro, dos discursos, do debate na TV, que apela para o público, mobiliza-o, passa para eletricidade, empolgação. Na tragédia, vai às lágrimas; na comédia, solta gargalhadas.

IV. O gênero dramático, como o próprio nome diz, é subjetivo e musical, canta e embala, fala de si e quase sempre para si mesmo, suave, tende a um isolamento.

V. Apesar de sua genealogia histórica longa, a teoria dos gêneros não foi ainda resolvida pela crítica literária, pois a multiplicidade de nomes que o gênero assumiu atesta a confusão que cerca este problema.

É correto o que se afirma somente em

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18Q374824 | Português, Literatura, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

Em relação à curadoria artística em literatura, analise as seguintes afirmações.

I. A curadoria, tradicionalmente, esteve atrelada à atuação museológica ou artística, tanto como forma de organização quanto como cargo profissional.

II. Dentro do modelo contemporâneo de curadoria, tem-se a constituição de práticas de atividades literárias ligadas à formação de clubes de leitores com o objetivo de debater, organizar encontros ou eventos literários, que tenham o livro como o objeto-alvo e a marcante presença da figura do curador.

III. O crescimento do Círculo do Livro, na década de 90, foi o marco do grande ciclo editorial brasileiro de uma incipiente curadoria literária.

IV. O papel influenciador do curador fortalece o modelo de curadoria no mercado editorial. As curadorias fazem o papel de mediação literária entre a obra e o leitor, não criam espaços para debates literários com a participação do curador, mas estimulam fortemente a consolidação da ideia do clube de leitores.

É correto o que se afirma em

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19Q794641 | Filosofia, Filosofia, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

Ao confrontar o culturalmente vigente em relação às suas potencialidades, o objetivo de uma linguagem dialética é
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20Q795166 | Filosofia, Filosofia, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

Ao afirmar que “o mundo da experiência imediata precisa ser transformado para tornar-se o que ele é realmente”, essa linguagem filosófica pressupõe que
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