Questões de Concursos Analista de Geoprocessamento

Resolva questões de Analista de Geoprocessamento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q484876 | Geografia, Geoprocessamento, Analista de Geoprocessamento, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais MG, FUNDEP UFMG, 2018

Analise as seguintes afirmativas sobre as formas de representação do relevo descritas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O azimute é um ângulo de orientação contado sempre no sentido horário a partir da direção norte.

( ) Quanto mais afastado do meridiano central da carta, maior o efeito de declinação magnética do ponto.

( ) A topografia executa em campo medidas de distância inclinada e medidas de ângulos verticais e horizontais para o trabalho de medição e locação de pontos.

( ) O processo de recessão espacial em topografia é utilizado para calcular as coordenadas de um ponto a partir de observações de ângulos e distâncias feitas a partir de dois outros pontos.

Assinale a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q483106 | Geografia, Cartografia, Analista de Geoprocessamento, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais MG, FUNDEP UFMG, 2018

Com relação aos elementos da cartografia digital utilizados em sistemas de informações geograficas, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) Os dados em formato raster (formato matricial) armazenam estruturas de dados vetoriais.

( ) Feições geográficas de representação pontual, linear ou poligonal (área) podem ser armazenadas e representadas na forma vetorial.

( ) A qualidade dos dados matriciais depende dos processos topológicos.

( ) A resolução espacial dos vetores é dada pelo tamanho dos pixels que o compõem.

Assinale a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q483164 | Geografia, Cartografia, Analista de Geoprocessamento, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais MG, FUNDEP UFMG, 2018

Analise as seguintes afirmativas sobre variáveis visuais utilizadas na cartografia temática e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Tamanho, Valor, Cor, Forma são variáveis visuais da cartografia temática.

( ) A variável visual Tamanho é empregada para representar e ilustrar dados quantitativos.

( ) As variáveis visuais Forma e Orientação são utilizadas para ilustrar dados qualitativos.

( ) Qualquer variável visual pode ser utilizada tanto para dados qualitativos como para dados quantitativos.

Assinale a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q483943 | Geografia, Geoprocessamento, Analista de Geoprocessamento, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais MG, FUNDEP UFMG, 2018

Analise as seguintes afirmativas sobre princípios de sensoriamento remoto e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O incremento da resolução espacial da imagem implica no incremento da qualidade radiométrica da mesma.

( ) O comportamento espectral dos alvos terrestres é analisado pela resolução espectral da imagem.

( ) As imagens orbitais multiespectrais equivalem a imagens que apresentam diferentes bandas espectrais.

( ) O índice normalizado de diferença de vegetação (NDVI) é obtido pela combinação das bandas espectrais relativas à faixa do vermelho e do infravermelho próximo.

Assinale a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q484736 | Geografia, Geoprocessamento, Analista de Geoprocessamento, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais MG, FUNDEP UFMG, 2018

Sobre as etapas de um processo de produção em aerofotogrametria, relacione a COLUNA I com a COLUNA II, associando as etapas do processo de produção em aerofotogrametria à sua descrição.

COLUNA I

1. Aerotriangulação

2. Reambulação

3. Restituição

4. Apoio de campo

COLUNA II

( ) Etapa responsável pelo cálculo da amarração das fotografias aéreas entre si, utilizando pontos homólogos de enlace.

( ) Extração de feições tridimensionais obtidas a partir da visualização estereoscópica das feições presentes no modelo formado por pares de imagens aéreas.

( ) Verificação qualitativa em campo das informações mapeadas remotamente, etapa que tem por finalidade solucionar problemas de interpretação de feições, toponímias e falta de dados.

( ) Levantamento topográfico de pontos foto-identificados para possibilitar rigidez geométrica no modelo e possibilitar o controle de qualidade.

Assinale a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q484487 | Geografia, Cartografia, Analista de Geoprocessamento, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais MG, FUNDEP UFMG, 2018

Sobre um mapa de escala de 1:250.000, foi demarcada uma área de reserva florestal de forma quadrada apresentando 5 cm de lado.

A área da reserva demarcada no mapa medirá no terreno:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q483976 | Geografia, Geoprocessamento, Analista de Geoprocessamento, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais MG, FUNDEP UFMG, 2018

O processo de atribuir um significado a um pixel de uma imagem digital em função de suas propriedades numéricas é denominado de classificação. Em decorrência do grau de participação do analista no processo de classificação, esse processo pode ser denominado de classificação supervisionada e classificação não supervisionada. Posto isso, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A classificação supervisionada é um passo importante a ser executado antes da classificação não supervisionada.

( ) Na classificação não supervisionada, os pixels de uma imagem são alocados automaticamente em classes criadas pelo sistema computacional.

( ) A matriz de confusão é um artifício utilizado para computar os erros do processo de classificação e conhecer a qualidade desse processo, seja pelo método supervisionado ou pelo não supervisionado.

( ) O método de classificação pelas K-médias tem por essência fazer com que todas as classes tenham valor médio e variância similares.

Assinale a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q483473 | Geografia, Cartografia, Analista de Geoprocessamento, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais MG, FUNDEP UFMG, 2018

Considerando os bancos de dados geográficos, analise as afirmativas a seguir sobre as formas de representação do relevo neles descritas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Os bancos de dados geográficos permitem armazenar e gerenciar dados, ferramentas e processos utilizados em geoprocessamento.

( ) Os bancos de dados geográficos permitem desenvolver medidas aritméticas em mapas categóricos a partir de ferramentas topológicas.

( ) Um banco de dados geográficos em SIG permite combinar operações booleanas e operações topológicas.

( ) Os bancos de dados geográficos são operados única e exclusivamente em rede.

Assinale a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q484282 | Geografia, Cartografia, Analista de Geoprocessamento, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais MG, FUNDEP UFMG, 2018

Sobre projeções cartográficas, relacione a COLUNA I com a COLUNA II, associando os tipos de projeções a suas respectivas funções.

COLUNA I

1. Projeção cônica

2. Projeção plana (ou azimutal)

3. Projeção cilíndrica

4. Projeção universal transversa de Mercator

COLUNA II

( ) Utilizada para mapear países e continentes em grandes extensões de terra, em especial quando contempla uma larga faixa no sentido leste-oeste ou localizada em climas temperados.

( ) Desenvolvida para dar suporte às navegações e explorações territoriais a partir do século XV, promove elevada distorção em áreas próximas às regiões polares. Os meridianos e paralelos são representados por linhas retas que se interceptam ortogonalmente.

( ) Utilizada para mapear regiões polares. Tem como principais atrativos a simplicidade do plano e a manutenção da direção dada por azimutes. Apresenta excessiva distorção quando se afasta do ponto central.

( ) Amplamente utilizada no Brasil, foi desenvolvida para facilitar o mapeamento sistemático. Seu uso correto deve incluir correções angulares (convergência meridiana) e correções lineares (fator de escala).

Assinale a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q484295 | Geografia, Geoprocessamento, Analista de Geoprocessamento, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais MG, FUNDEP UFMG, 2018

Sobre Geoprocessamento, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando as operações e suas descrições.

COLUNA I

1. Georreferenciamento

2. Intersecção espacial

3. Topologia

4. Álgebra de mapas

COLUNA II

( ) Permite corrigir ou modificar o posicionamento de feições geográficas e imagens utilizando pontos de controle.

( ) Permite analisar a estrutura e o contexto das feições geográficas, como duplicidade de traços, lacunas entre polígonos, vértices e segmentos desconectados.

( ) Permite encontrar áreas ou partes comuns entre duas ou mais feições presentes nos mapas.

( ) Permite sobrepor mapas temáticos representados por dados quantitativos e modelar operações aritméticas para composição de novos mapas.

Assinale a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q485123 | Geografia, Geoprocessamento, Analista de Geoprocessamento, IBGE, FGV

Uma das funcionalidades dos Sistemas de Informações Geográficas reside na integração de dados que devem estar referenciados a um único sistema de coordenadas. Ao desenvolver um projeto, empregando o Quantum GIS 2.0, para o qual foram disponibilizados dados de diferentes fontes, com sistemas de referência diferentes, a cada inclusão de uma nova camada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q484113 | Geografia, Geoprocessamento, Analista de Geoprocessamento, IBGE, FGV

Para uso adequado da tecnologia de posicionamento GPS, é necessário diferenciar o que é uma observável, um modelo matemático e um método de posicionamento. Trata-se de um método de posicionamento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q483094 | Geografia, Geoprocessamento, Analista de Geoprocessamento, IBGE, FGV

Entre as características das imagens geradas pelo sensoriamento remoto, encontra-se a resolução. Sobre os diversos tipos de resolução, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q484642 | Geografia, Geoprocessamento, Analista de Geoprocessamento, IBGE, FGV

Entre as possíveis modelagens estruturais de bancos de dados, aquela que apresenta as características de ser aberta, flexível e adaptável, porém com a desvantagem de apresentar alto grau de redundância e muito tempo necessário nas consultas, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q484646 | Geografia, Geoprocessamento, Analista de Geoprocessamento, IBGE, FGV

Uma das atribuições do IBGE consiste em executar levantamentos censitários e estatísticos, como, por exemplo, de população e renda. Essas coletas geram grandes quantidades de dados que necessitam ser agrupados e associados a outras entidades (setores, municípios ou estados) para adequada representação e visualização nos chamados mapas temáticos de coropletas. Esse mesmo tipo de mapa é indicado para a representação de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q483636 | Geografia, Geoprocessamento, Analista de Geoprocessamento, IBGE, FGV

Sistemas de Informações Geográficas são tecnologias que envolvem atores com diferentes formações, sendo Geógrafos, Engenheiros Cartógrafos, Agrimensores e de Computação as mais comuns. Ao se operar interdisciplinarmente é fundamental o ajuste e o domínio de termos técnicos para que a comunicação e a produção não sejam prejudicadas. Um conceito elementar em geoprocessamento é o de escala. Assim, considerando a amplitude de área no terreno, a escala associada por geógrafos e a escala associada por engenheiros, os termos empregados, respectivamente, serão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q483382 | Geografia, Geoprocessamento, Analista de Geoprocessamento, IBGE, FGV

As Especificações Técnicas para Estruturação de Dados Geoespaciais Digitais Vetoriais para a Mapoteca Nacional Digital (MND), componente da estruturação de dados cartográficos do Mapeamento Sistemático Terrestre da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), tem por objetivo padronizar estruturas de dados que viabilizem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q484680 | Geografia, Geoprocessamento, Analista de Geoprocessamento, IBGE, FGV

Na produção de dados geoespaciais, as fotografias aéreas estão entre os inúmeros produtos que podem ser classificados como imagem. Outro exemplo é o Mosaico, a respeito do qual, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q485201 | Geografia, Geoprocessamento, Analista de Geoprocessamento, IBGE, FGV

Uma instituição precisa determinar as coordenadas de 5 novas estações. Para a execução do levantamento, são consideradas as seguintes condicionantes:

- todas as linhas entre as 5 estações devem ser levantadas;

- cada linha deverá ser levantada em 3 sessões distintas;

- em cada seção só poderão ser aproveitados os vetores independentes;

- mediante a logística existente, em um dia somente será possível medir uma única sessão;

- serão empregados no levantamento 5 rastreadores, e todos deverão ser usados em todas as sessões.

Diante desse contexto, o levantamento das estações por GPS deverá, teoricamente, ser feito no seguinte número de dias:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q484454 | Geografia, Geoprocessamento, Analista de Geoprocessamento, IBGE, FGV

Feições do mundo real são mais bem modeladas como Objetos Geográficos por possuírem uma geometria, um conjunto de propriedades (atributos que definem o seu estado) e um conjunto de métodos (que definem o seu comportamento). Na área do conhecimento de Sistemas em Computação e Informática, uma grande mudança ocorreu com o surgimento do paradigma da Orientação a Objetos, que permitiu uma evolução nos SIG. De acordo com esse paradigma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.