Questões de Concursos: Analista de Gestão de Resíduos Sólidos Geografia

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Analista de Gestão de Resíduos Sólidos Geografia. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q689077 | Geografia, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos Geografia, SLU DF, CESPE CEBRASPE

Julgue o próximo item, referente a educação ambiental.
O processo de educação ambiental deve ser iniciado e finalizado integralmente nos ambientes formais de educação, pois é neles que os cidadãos aprendem, desde os primeiros anos escolares, a mudar de atitudes e a formar uma nova consciência quanto à relação sociedade-natureza.

2 Q681989 | Geografia, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos Geografia, SLU DF, CESPE CEBRASPE

Julgue o próximo item, referente a educação ambiental.
A educação ambiental deve incentivar a sociedade e as empresas quanto à reciclagem da maior quantidade e variedade de resíduos possível, com fins de diminuir os impactos nocivos da produção de lixo e o desperdício de matérias-primas.

3 Q684045 | Geografia, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos Geografia, SLU DF, CESPE CEBRASPE

Com relação a impactos sociais e econômicos decorrentes da implantação de grandes empreendimentos em diversos setores das atividades produtivas no Brasil, julgue o próximo item.
Na atualidade, o know-how das empresas do setor energético brasileiro permite a construção de grandes empreendimentos hidroelétricos com baixo impacto no meio ambiente e nas comunidades envolvidas.

4 Q683782 | Geografia, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos Geografia, SLU DF, CESPE CEBRASPE

Com relação aos programas computacionais de sistema de informações geográficas (SIG), julgue o próximo item.
Polígonos e atributos são conceitos de SIG envolvidos, por exemplo, na identificação de aterros sanitários com áreas superiores a 10 hectares.

5 Q685807 | Geografia, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos Geografia, SLU DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Se houve alguma transformação na economia política do capitalismo do final do século XX, cabe-nos estabelecer quão profunda e fundamental pode ter sido a mudança. São abundantes os sinais e as marcas de modificações radicais em processos de trabalho, hábitos de consumo, configurações geográficas e geopolíticas, poderes e práticas do Estado etc. No Ocidente, a produção em função de lucros permanece como o princípio organizador básico da vida econômica.
David Harvey. Condição pós-moderna. 2012, p. 117 (com adaptações)
Tendo esse fragmento de texto como referência inicial, julgue o item que se segue, acerca do processo de produção capitalista a partir da segunda metade do século XX e seus desdobramentos no espaço geográfico.
A partir do momento em que surgiu no Japão, o toyotismo ocupou a totalidade da produção capitalista e, com isso, o fordismo foi mundialmente extinto.

6 Q690177 | Geografia, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos Geografia, SLU DF, CESPE CEBRASPE

A respeito dos geossistemas e seus componentes, julgue o item a seguir.
O sistema atmosférico tem como principal entrada de água a evaporação de superfícies líquidas e a evapotranspiração de solos e plantas, os quais são componentes de saída de água da hidrosfera.

7 Q684455 | Geografia, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos Geografia, SLU DF, CESPE CEBRASPE

Acerca dos espaços urbanos e da dinâmica urbana no Brasil e no mundo, julgue o item subsequente.
Na perspectiva espacial, considerando-se a hierarquia urbana em níveis maiores ou menores e a quantidade de bens e serviços ofertados, toda cidade é considerada centralidade polarizadora de sua dinâmica socioeconômica.

9 Q682008 | Geografia, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos Geografia, SLU DF, CESPE CEBRASPE

Julgue o item que se segue, com relação a problemas ambientais urbanos decorrentes da ocupação humana.
O tipo de materiais empregados na construção civil em áreas periféricas tende a tornar a temperatura nessas áreas superior à temperatura do centro urbano, o que caracteriza as ilhas de calor.

10 Q686566 | Geografia, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos Geografia, SLU DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Inovações técnicas e organizacionais na agricultura concorrem para criar um novo uso do tempo e um novo uso da terra. O aproveitamento de momentos vagos no calendário agrícola ou o encurtamento dos ciclos vegetais, a velocidade da circulação de produtos e de informações, a disponibilidade de crédito e a preeminência dada à exportação constituem, certamente, dados que vão permitir reinventar a natureza, modificando-se solos, criando-se sementes e, até mesmo, buscando-se, ainda que pontualmente, impor leis ao clima. Eis o novo uso agrícola do território no período técnico-científico-informacional.
Milton Santos e María Silveira. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 2005, p. 118 (com adaptações).
Julgue o item seguinte, relativo ao assunto abordado no fragmento de texto anterior e à dinâmica socioeconômica do território brasileiro.
A produção de café no Brasil partiu historicamente do Sudeste, mas o agronegócio cafeicultor tem feito a produção contemporânea desse insumo migrar com intensidade para a região Centro-Oeste, seguindo a direção dos estados situados a noroeste do país.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.