Questões de Concursos Analista de Política Regulatória

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1Q542977 | Probabilidade e Estatística, Amostragem, Analista de Política Regulatória, MEC, CESPE CEBRASPE

Na realização de um levantamento acerca da violência familiar e comunitária em escolares de certo município, adotou-se o seguinte plano amostral:

< a partir da lista com as N escolas do município, foram selecionadas ao acaso n escolas (n < N) por amostragem aleatória simples;

< para cada escola selecionada, uma turma de alunos foi escolhida ao acaso por amostragem aleatória simples;

< para cada aluno matriculado na turma escolhida, aplicou-se um questionário.

Considerando as informações acima, julgue os próximos itens.

No plano amostral em questão, pressupõe-se que cada turma forme uma subpopulação homogênea de alunos.
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2Q822529 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Analista de Política Regulatória, MEC, CESPE CEBRASPE

A respeito da organização da educação nacional, de acordo com a LDB e alterações posteriores, julgue os itens subsecutivos. As instituições de ensino superior mantidas pelo poder público municipal pertencem ao sistema estadual de ensino.
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3Q742403 | Economia, Analista de Política Regulatória, MEC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, acerca de aspectos relevantes da história econômica nacional. O esforço de industrialização ocorrido na década de 50 do século passado foi possível graças à implementação de vários programas que tinham por objetivo promover a indústria de bens duráveis e bens de capital.
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4Q741900 | Economia, Analista de Política Regulatória, MEC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, acerca de aspectos relevantes da história econômica nacional. O Plano de Ação Econômica do Governo (PAEG) baseava-se na premissa de que os principais problemas econômicos brasileiros eram originados na deterioração dos termos de troca internacionais decorrentes da política de substituição de importações.
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5Q738575 | Economia, Analista de Política Regulatória, MEC, CESPE CEBRASPE

De acordo com a teoria clássica da demanda, julgue os itens que se seguem. Se a redução do preço de um bem acarreta a redução da sua quantidade demandada, então o bem em questão será, necessariamente, um bem inferior.
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6Q742932 | Economia, Analista de Política Regulatória, MEC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca de infrações contra a ordem econômica, de estrutura do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência, de abordagens de concorrência e de poder de mercado. O modelo de estrutura-conduta-desempenho está centrado na ideia de que um maior grau de concentração econômica tende a gerar resultados negativos sobre o bem estar econômico, propondo a existência de uma relação de causalidade clara que vai da estrutura de concentração para a conduta das empresas e, assim, afeta a eficiência dos setores da economia.
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7Q821528 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Analista de Política Regulatória, MEC, CESPE CEBRASPE

A respeito da organização da educação nacional, de acordo com a LDB e alterações posteriores, julgue os itens subsecutivos. As universidades, como um todo, integram o sistema federal da União, independentemente do local onde estão localizadas.
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8Q742427 | Economia, Analista de Política Regulatória, MEC, CESPE CEBRASPE

Com relação ao reflexo da atividade econômica sobre a sociedade brasileira, julgue os seguintes itens. A evolução do Índice de Desenvolvimento Humano ocorrida entre os anos 2000 e 2010 representou uma alteração positiva nos indicadores de renda, saúde e educação, mas não foi suficiente para colocar o Brasil no grupo de países com bom índice de desenvolvimento humano.
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9Q543517 | Probabilidade e Estatística, Analista de Política Regulatória, MEC, CESPE CEBRASPE

Um estudo na área educacional mostrou que a probabilidade de certa criança executar corretamente determinada tarefa é dada por p(x) = x/2, em que x = 0, 1 ou 2 representa a proficiência dessa criança. Contudo, a proficiência de uma criança selecionada aleatoriamente é desconhecida, mas sabe-se que a probabilidade de sua proficiência ser nula é igual a 0,5 e que a probabilidade de ela possuir proficiência x = 2 é 0,2.

Considerando essas informações, julgue os itens a seguir.

É correto afirmar que 30% das crianças possuem proficiência x = 1 e que a probabilidade de uma criança com essa proficiência executar corretamente a tarefa em questão é igual a 0,5.
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10Q741149 | Economia, Analista de Política Regulatória, MEC, CESPE CEBRASPE

Acerca dos mercados relevantes, das práticas anticompetitivas, das instituições de defesa da concorrência e da interação entre as agências reguladoras e órgãos de defesa da concorrência no Brasil, julgue os itens subsequentes. As práticas competitivas, oriundas de integrações horizontais, ocorrem entre os agentes de diferentes elos da cadeia produtiva, que possuem uma típica relação fornecedor/cliente.
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11Q748325 | Economia, Analista de Política Regulatória, MEC, CESPE CEBRASPE

A respeito do endividamento do setor público, julgue os itens subsecutivos. O aspecto mais importante em relação ¨¤ sustentabilidade do endividamento governamental de um pa¨ªs ¨¦ que a sua d¨ªvida p¨²blica não ultrapasse o valor do seu Produto Interno Bruto (PIB).
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12Q747059 | Economia, Analista de Política Regulatória, MEC, CESPE CEBRASPE

A respeito das estruturas de mercado e do padrão concorrencial das firmas, julgue o item abaixo. Em concorrência perfeita, o lucro de curto-prazo pode ser negativo.
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13Q747571 | Economia, Analista de Política Regulatória, MEC, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à economia da regulação, julgue os itens que se seguem. O Programa Nacional de Desestatização foi uma das iniciativas que encaminharam o posicionamento do poder público como fiscalizador da execução da prestação de serviços.
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14Q542516 | Probabilidade e Estatística, Amostragem, Analista de Política Regulatória, MEC, CESPE CEBRASPE

Na realização de um levantamento acerca da violência familiar e comunitária em escolares de certo município, adotou-se o seguinte plano amostral:

< a partir da lista com as N escolas do município, foram selecionadas ao acaso n escolas (n < N) por amostragem aleatória simples;

< para cada escola selecionada, uma turma de alunos foi escolhida ao acaso por amostragem aleatória simples;

< para cada aluno matriculado na turma escolhida, aplicou-se um questionário.

Considerando as informações acima, julgue os próximos itens.

O plano amostral utilizado no referido estudo foi o de amostragem aleatória por conglomerados em dois estágios, em que as unidades primárias são as escolas e as secundárias, as turmas.
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15Q822332 | Legislação Federal, Lei 8884 1994, Analista de Política Regulatória, MEC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca de infrações contra a ordem econômica, de estrutura do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência, de abordagens de concorrência e de poder de mercado. A Lei n.º 8.884/1994 transformou o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) em autarquia e tratou da prevenção e repressão às infrações contra a ordem econômica.
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16Q740163 | Economia, Analista de Política Regulatória, MEC, CESPE CEBRASPE

Considerando que a função utilidade de um consumidor seja dada por U(x, y) = 2x 1/2 y 1/2, em que x e y representam, respectivamente, as quantidades de unidades consumidas de dois bens distintos X e Y, julgue os itens a seguir. Inicialmente, suponha que a quantidade consumida do bem X seja igual a 10 e que o consumo do bem Y seja igual a 0,1 unidade. Se esse consumidor decide aumentar a quantidade demandada do bem X em uma unidade, mantendo-se o nível de utilidade constante em 2, ele terá que sacrificar o consumo do bem Y em 1/6 unidade.
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17Q741449 | Economia, Analista de Política Regulatória, MEC, CESPE CEBRASPE

Acerca da evolução dos conceitos relativos à atuação do governo na economia, julgue os itens subsecutivos. A planificação global foi a resposta de determinados segmentos da teoria econômica aos excessos observados na economia real, em decorrência do liberalismo econômico do início do século XX.
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18Q740962 | Economia, Analista de Política Regulatória, MEC, CESPE CEBRASPE

Julgue o item a seguir, relacionado com o problema do crescimento econômico. De acordo com o modelo de Solow, o crescimento econômico é influenciado diretamente pela elevação do nível geral dos preços, bem como da taxa de poupança agregada da economia.
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19Q748155 | Economia, Analista de Política Regulatória, MEC, CESPE CEBRASPE

De acordo com a teoria clássica da demanda, julgue os itens que se seguem. Para que a taxa marginal de substituição entre dois bens seja decrescente, é preciso que a utilidade marginal dos dois bens seja decrescente.
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20Q821371 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Analista de Política Regulatória, MEC, CESPE CEBRASPE

A respeito da organização da educação nacional, de acordo com a LDB e alterações posteriores, julgue os itens subsecutivos. Os sistemas de ensino dos estados e do DF contemplam somente as instituições de ensino mantidas, respectivamente, pelo poder público dos estados e pelo poder público do DF e municípios.
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