Questões de Concursos Analista de Recursos Financeiros

Resolva questões de Analista de Recursos Financeiros comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q669442 | Finanças Públicas, Analista de Recursos Financeiros, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

Existem vários conceitos de orçamento base zero que abordam elementos comuns entre eles. Assinale a alternativa que apresenta, independente do conceito, o que é possível realizar com o orçamento base zero em uma organização.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q29001 | Conhecimentos Específicos, Lei 8069 de 1990, Analista de Recursos Financeiros, Prefeitura de Betim MG

É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar à criança, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária - Art. 4º da Lei 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente.

A garantia de prioridade compreende, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q672193 | Gestão de Pessoas, Analista de Recursos Financeiros, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

Na gestão de redes organizacionais, destacam-se pouca hierarquia e grande interatividade entre seus atores. Qual é o fenômeno essencial de uma rede organizacional?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q28995 | Serviço Social, Analista de Recursos Financeiros, Prefeitura de Betim MG

Considere o texto.

    A Busca Ativa é uma estratégia do Plano Brasil Sem Miséria e significa levar o Estado ao cidadão, sem esperar que as pessoas mais pobres cheguem até o poder público. Um dos grandes desafios do Brasil Sem Miséria é alcançar a população considerada invisível, aquela que não acessa serviços públicos e vive fora de qualquer rede de proteção social. Os motivos dessa invisibilidade podem ser vários: ausência de documentação civil, migrações constantes, residência em territórios conflagrados, pertencimento a populações tradicionais que habitam áreas isoladas ou distantes, pertencimento a segmentos socialmente excluídos e desconhecimento de seus direitos, entre outros‖ – Nota publicada no site do MDS em 03/08/2015 – 14h21 – Disponível em http://mds.gov.br/assuntos/brasil-sem-miseria/busca-ativa.

São estratégias da busca ativa, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q670012 | Direito Constitucional, Do Poder Executivo, Analista de Recursos Financeiros, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

O órgão constituído que normalmente tem participação no ciclo orçamentário, exercendo o controle para fins de liberação de verbas, é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q357120 | Contabilidade Geral, Classificação da Receita e Despesa Orçamentária, Analista de Recursos Financeiros, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, em conformidade com a Lei n.º 4.320, de 17/3/1964, referentes à contabilidade pública e às etapas da despesa pública.

No regime de adiantamento, o empenho somente se faz após a entrega do numerário.

  1. ✂️
  2. ✂️

7Q28999 | Conhecimentos Específicos, Lei 8069 de 1990, Analista de Recursos Financeiros, Prefeitura de Betim MG

Considere o texto.

"Brasília, – Daniel, 19 anos, chegou ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Cruzeiro do Sul, no Acre, aos 16 anos. "Diziam que minha solução era a cadeia", lembra. Ele conta que cresceu em uma comunidade violenta e não tinha nenhuma perspectiva de vida até conhecer o centro." Fui acolhido com todos os meus problemas e me fizeram enxergar um mundo novo, longe de tudo o que eu já tinha feito e passado". Para Daniel, o serviço do Creas é essencial na recuperação dos adolescentes. "Saí transformado‖, destaca. Hoje, ele está seguindo carreira militar no Exército‖ – Nota publicada no site do MDS em 16/07/2015 00h00min – Disponível em: http://mds.gov.br/area-deimprensa/noticias/2015/julho/201csai-do-creas-transformado201d.

São objetivos das medidas socioeducativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q28998 | Serviço Social, Analista de Recursos Financeiros, Prefeitura de Betim MG

São metodologias e técnicas utilizadas para o acompanhamento dos usuários pelo Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q28997 | Serviço Social, Analista de Recursos Financeiros, Prefeitura de Betim MG

Considerando a competência relativa à oferta e ao referenciamento de serviços especializados ao CREAS, analise as afirmativas abaixo:

I. O Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – PAEFI deve ser oferta obrigatória das unidades CREAS.
II. No caso de possuir mais de uma unidade CREAS, o município tem autonomia para a definição daquelas unidades que deverão ofertar o Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade, observada a relação com o território.
III. O Serviço Especializado em Abordagem Social pode ser ofertado pelo CREAS ou unidades específicas referenciadas ao CREAS.
IV. O Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas famílias deve ser oferta obrigatória e exclusiva das unidades CREAS. 

Podemos afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q29002 | Conhecimentos Específicos, Lei 8069 de 1990, Analista de Recursos Financeiros, Prefeitura de Betim MG

Considere a situação.

José Carlos e Maria Antônia, ele com 38 anos e ela com 35 anos de idade e casados desde 2010, adotaram Camila, com 16 anos de idade, após regular procedimento perante a Vara da Infância e Juventude de Betim/MG. A sentença judicial que constituiu o vínculo de adoção foi proferida em dezembro de 2014 e imediatamente inscrita no Cartório de Registro Civil. 

Considerando a situação hipotética acima apresentada e a Lei n.º 8.069/1990 — Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) —, assinale a opção CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q353291 | Contabilidade Geral, Depreciação, Analista de Recursos Financeiros, Serviço Federal de Processamento de Dados, CESPE CEBRASPE

Acerca dos métodos de depreciação utilizados no Brasil e os princípios contábeis emanados pelo Conselho Federal de Contabilidade, julgue os itens que se seguem.

Se um ativo, cujo valor de aquisição é R$ 60.000,00, é depreciado pelo método de horas de trabalho, considerando uma vida útil de 10 anos e 600 horas de trabalho por ano, então, a quota de depreciação mensal será constante e igual a R$ 500,00.

  1. ✂️
  2. ✂️

12Q29000 | Conhecimentos Específicos, Lei 8069 de 1990, Analista de Recursos Financeiros, Prefeitura de Betim MG

O cumprimento das medidas socioeducativas em regime de prestação de serviços à comunidade, liberdade assistida, semiliberdade ou internação dependerá de Plano Individual de Atendimento (PIA), instrumento de previsão, registro e gestão das atividades a serem desenvolvidas com o adolescente.

São requisitos obrigatórios do PIA, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q670423 | Contabilidade Geral, Classificação da Receita e Despesa Orçamentária, Analista de Recursos Financeiros, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

Assinale a alternativa que apresenta o fato gerador que indica a arrecadação do tributo contribuição de melhoria.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q28996 | Serviço Social, Analista de Recursos Financeiros, Prefeitura de Betim MG

Considerando que o PAIF é o principal serviço da proteção social básica que desenvolve o trabalho social com famílias, analise as afirmativas abaixo:

 I. A acolhida é o processo de contato inicial do usuário com o PAIF e tem por objetivo instituir o vínculo necessário entre as famílias usuárias e o PAIF para a continuidade do atendimento socioassistencial iniciado.
II. Os encaminhamentos referem-se a uma ação imediata de prestação ou oferta de atenção, com vistas a uma resposta qualificada de uma demanda da família ou do território, ou seja, a inserção em alguma das ações do serviço.
III. O atendimento familiar consiste em um conjunto de intervenções, desenvolvidas de forma continuada, a partir do estabelecimento de compromissos entre famílias e profissionais, que pressupõem a construção de um Plano de Acompanhamento Familiar com objetivos a serem alcançados, a realização de mediações periódicas e a inserção em ações do PAIF, buscando a superação gradativa das vulnerabilidades vivenciadas.
IV. O acompanhamento é um processo de orientação e direcionamento das famílias, ou algum de seus membros, para serviços e/ou benefícios socioassistenciais ou de outros setores.

Pode-se afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q670793 | Contabilidade Geral, Receita Pública Orçamentária e Extraorçamentária, Analista de Recursos Financeiros, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

A principal fonte da receita pública são os tributos arrecadados pelas entidades federadas. Assinale a alternativa que apresenta a classificação de receitas públicas, quanto à sua origem, advindas da possibilidade do Estado poder retirar dos seus subordinados, em função da sua figura de autoridade, parcelas da riqueza privada para cumprir seus fins em vista do bem-estar coletivo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q668705 | Administração Geral, Analista de Recursos Financeiros, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

É reconhecido que o maior desafio do setor público brasileiro é de caráter gerencial. Isso se torna claro com o Programa de Qualidade no Serviço Público. Assinale a alternativa que apresenta a tecnologia gerencial que é definida como a reestruturação radical dos processos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q354570 | Contabilidade Geral, Princípios de Contabilidade, Analista de Recursos Financeiros, Serviço Federal de Processamento de Dados, CESPE CEBRASPE

Acerca dos métodos de depreciação utilizados no Brasil e os princípios contábeis emanados pelo Conselho Federal de Contabilidade, julgue os itens que se seguem.

O princípio da competência determina o momento em que as alterações no ativo ou passivo resultam em aumento ou diminuição no patrimônio líquido, estabelecendo diretrizes para classificação das mutações patrimoniais, resultantes da observância do princípio da oportunidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

18Q356151 | Contabilidade Geral, Despesas de Exercícios Anteriores em AFO, Analista de Recursos Financeiros, Serviço Federal de Processamento de Dados, CESPE CEBRASPE

Em conformidade com o Decreto n.º 93.872/1996, relativos a despesas de exercícios anteriores da administração pública, julgue os itens que se seguem.

Entre as despesas que podem ser pagas como de exercícios anteriores estão aquelas que não foram processadas na época própria, aquelas que tiveram empenhos considerados insubsistentes e anulados no encerramento do exercício correspondente, mas que, dentro do prazo estabelecido, o credor tenha cumprido sua obrigação.

  1. ✂️
  2. ✂️

19Q667394 | Gestão de Pessoas, Analista de Recursos Financeiros, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

Assinale a alternativa que apresenta um dos papéis estratégicos da gestão de recursos humanos no setor público.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q667921 | Economia, Analista de Recursos Financeiros, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

A dívida pública se configura como um mecanismo fundamental utilizado pelo governo, pois possibilita que os bens públicos demandados pela sociedade não tenham sua oferta dependente da capacidade de arrecadação de tributos. Assinale a alternativa que apresenta um conceito de dívida pública.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.