Questões de Concursos Analista de Segurança da Informação Judiciário

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1Q1059352 | Matemática, Aritmética e Problemas, Analista de Segurança da Informação Judiciário, TJM SP, VUNESP, 2025

De acordo com um estudo que avalia os registros de crimes em certa região, o número total de registros durante o ano de 2023, quando comparado com o número total de registros durante o ano de 2022, correspondeu a um aumento de 50%. Verificou-se também que o número total de registros durante o ano de 2024, quando comparado com o número total de registros durante o ano de 2022, correspondeu a um aumento de 80%.

Se forem comparados, então, os números totais de registros durante os anos de 2023 e 2024, será possível verificar que este último, em comparação com o total de registros em 2023, correspondeu a um aumento de
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2Q1059353 | Matemática, Aritmética e Problemas, Analista de Segurança da Informação Judiciário, TJM SP, VUNESP, 2025

Em certa comarca judicial, há no total 2.640 processos em tramitação, dos quais alguns são cíveis e outros são criminais. Alguns desses processos estão em fase recursal: dentre os cíveis, a quinta parte; dentre os criminais, a quarta parte. Desses processos da comarca em fase recursal, a diferença entre os números de processos cíveis e criminais é igual a 132.

Com base nessas informações, é correto afirmar que a diferença entre os números totais de processos cíveis e de processos criminais dessa comarca é igual a
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3Q1059354 | Matemática, Aritmética e Problemas, Analista de Segurança da Informação Judiciário, TJM SP, VUNESP, 2025

Cícero vai comprar azulejos para colocar em uma parede retangular com 2,5 m de altura e 4,0 m de comprimento. Ele comprará peças de forma quadrada, com lado medindo 25 cm. Dessas peças, 96 serão azuis, e as demais, brancas. Para facilitar o cálculo, desprezou-se qualquer espaço que possa haver entre as peças em sua colocação.

Se os preços do metro quadrado das peças brancas e azuis são, respectivamente, R$ 50,00 e R$ 58,00, qual será o valor total dessa compra, em reais?
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4Q1058488 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Segurança da Informação Judiciário, TJM SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão:

Nos anos 1970, um professor do curso de Psicologia de Harvard tinha um estranho aluno em sua classe. Depois das primeiras aulas, ele se aproximou do professor para explicar por que se matriculara naquele curso. Ele disse que precisava de ajuda, porque coisas estranhas estavam acontecendo com ele, como o fato de sua mulher falar as palavras em que ele estava pensando logo antes que ele pudesse dizê- -las. Além disso, perdera o emprego dois dias depois de um colega fazer um comentário casual sobre cortes de pessoal no trabalho.

Com o tempo, afirmou, passara por dezenas de situações de má sorte, que considerava serem coincidências perturbadoras. A princípio, ficou confuso com a situação. Depois, assim como a maioria de nós faria, criou um modelo mental para reconciliar os fatos com suas crenças sobre o comportamento do mundo. A teoria que engendrou, no entanto, era muito diferente do que ditaria o senso comum: ele estava sendo usado como cobaia de um experimento científico complexo e secreto. Acreditava que o experimento era executado por um grande grupo de conspiradores, liderados pelo famoso psicólogo Skinner. Também acreditava que, quando o experimento estivesse concluído, ele ficaria famoso e talvez fosse eleito para um alto cargo público. Assim, matriculara-se no curso para aprender a testar sua hipótese, tendo em vista a quantidade de indícios que já acumulara.


(Leonard Mlodinow, O andar do bêbado. Adaptado)
Considere as passagens a seguir:

•   “... depois de um colega fazer um comentário casual...” (1º parágrafo)
•   “A teoria que engendrou, no entanto, era muito diferente...” (2º parágrafo)
•   “... tendo em vista a quantidade de indícios que já acumulara.” (2º parágrafo)

No contexto em que foram empregadas, as palavras destacadas são, correta e respectivamente, sinônimas de
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5Q1058489 | Português, Sintaxe, Analista de Segurança da Informação Judiciário, TJM SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão:

Nos anos 1970, um professor do curso de Psicologia de Harvard tinha um estranho aluno em sua classe. Depois das primeiras aulas, ele se aproximou do professor para explicar por que se matriculara naquele curso. Ele disse que precisava de ajuda, porque coisas estranhas estavam acontecendo com ele, como o fato de sua mulher falar as palavras em que ele estava pensando logo antes que ele pudesse dizê- -las. Além disso, perdera o emprego dois dias depois de um colega fazer um comentário casual sobre cortes de pessoal no trabalho.

Com o tempo, afirmou, passara por dezenas de situações de má sorte, que considerava serem coincidências perturbadoras. A princípio, ficou confuso com a situação. Depois, assim como a maioria de nós faria, criou um modelo mental para reconciliar os fatos com suas crenças sobre o comportamento do mundo. A teoria que engendrou, no entanto, era muito diferente do que ditaria o senso comum: ele estava sendo usado como cobaia de um experimento científico complexo e secreto. Acreditava que o experimento era executado por um grande grupo de conspiradores, liderados pelo famoso psicólogo Skinner. Também acreditava que, quando o experimento estivesse concluído, ele ficaria famoso e talvez fosse eleito para um alto cargo público. Assim, matriculara-se no curso para aprender a testar sua hipótese, tendo em vista a quantidade de indícios que já acumulara.


(Leonard Mlodinow, O andar do bêbado. Adaptado)
Considere as seguintes passagens do 2º parágrafo:

•   “A princípio, ficou confuso com a situação...”
•   “A teoria que engendrou, no entanto, era muito diferente do que ditaria o senso comum...”
•   “Assim, matriculara-se no curso para aprender a testar sua hipótese, tendo em vista a quantidade de indícios que já acumulara.”

As expressões destacadas podem ser substituídas, respectivamente, sem prejuízo ao sentido original e de acordo com a norma-padrão, por:
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6Q1058490 | Português, Sintaxe, Analista de Segurança da Informação Judiciário, TJM SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão:


Por que no Brasil a maioria da população tem rejeitado o parlamentarismo? A resposta aponta para a índole do nosso povo. Aqui a semente presidencialista viceja em todos os espaços.
O sociólogo francês Maurice Duverger defende a tese de que o gosto latino-americano pelo sistema presidencialista tem a ver com o aparato monárquico na região. O Império Inca, com seus grandes caciques, e depois o poderio espanhol, com seus reis, vice-reis e corregedores, plasmaram a inclinação por regimes de caráter autocrático.
O presidencialismo por estas plagas agregaria, assim, uma boa dose de autocracia. Já o parlamentarismo que vicejou na Europa teria se inspirado na ideologia liberal da Revolução Francesa, cujo alvo era a derrubada do soberano. Isso explicaria a distância da Europa ante o modelo presidencialista.
Portanto, o presidencialismo está fincado no altar mais alto da cultura política. O poder que dele emana impregna a figura do mandatário. A imagem do Estado e a imagem do governante imbricam-se. Sob essa configuração, imaginar que o parlamentarismo tenha chance por aqui é apostar que a fada madrinha decidiu deixar o reino da fantasia para nos visitar. Temos de conviver mesmo com o fardão presidencialista.


(Gaudêncio Torquato, Jornal da USP, “Parlamentarismo, uma sombra no horizonte”. Disponível em: https://jornal.usp.br/articulistas/gaudencio-torquato/ parlamentarismo-uma-sombra-no-horizonte/. Adaptado)
Considerando o contexto em que as expressões destacadas se apresentam, assinale a alternativa em que o comentário sobre elas é correto.
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7Q1058491 | Português, Sintaxe, Analista de Segurança da Informação Judiciário, TJM SP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa em que a norma-padrão de regência e concordância verbais foi plenamente respeitada.
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