Questões de Concursos Analista de Sistemas Administrador de Banco de Dados

Resolva questões de Analista de Sistemas Administrador de Banco de Dados comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q117585 | Informática , MER, Analista de Sistemas Administrador de Banco de Dados, BRDE, AOCP

Sobre Tipo Entidade Fraca, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Tipo Entidade Fraca também são conhecidas por Entidades abstratas.

II. Tipo entidade que não tem seus próprios atributos-chave são chamados tipos entidade fraca.

III. Tipo entidade que não tem seus próprios relacionamentos são chamados tipo entidade fraca.

IV. Entidades, que pertençam a um tipo entidade fraca, são identificadas por estarem relacionadas a entidades específicas do outro tipo entidade.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q117537 | Informática , MER, Analista de Sistemas Administrador de Banco de Dados, INFRAERO, FCC

Considere: No contexto da folha de pagamento de uma empresa, um funcionário de nome João ocupa o cargo de código 05 - Analista de Sistemas, é registrado na empresa sob a identidade 3.428, está alocado no Departamento de Tecnologia e sua idade é 35 anos.

Em um modelo entidade-relacionamento normalizado, são entidade, relacionamento, atributo e chave, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q118900 | Informática , PostgreSQL, Analista de Sistemas Administrador de Banco de Dados, INFRAERO, FCC

No PostgreSQL, quando da atribuição de privilégios, para criar uma tabela com restrição de chave estrangeira, é necessário possuir, também na tabela com a chave referenciada, o privilégio

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q117437 | Informática , Analista de Sistemas Administrador de Banco de Dados, BRDE, AOCP

Sobre Pipeline, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. A técnica de pipelining pode ser empregada em sistemas com um ou mais processadores, em diversos níveis, e tem sido a técnica de paralelismo mais utilizada para maior desempenho dos sistemas de computadores.

II. O conceito de processamento pipeline se assemelha muito a uma linha de montagem, onde uma tarefa é dividida em um sequência de sub tarefas, executadas em diferentes estágios, dentro da linha de produção.

III. O conceito de processamento pipeline só pode ser implementado dentro da arquitetura de processadores RISC.

IV. Nos sistemas operacionais antigos, o pipeline era bastante complicado, já que os programadores deveriam possuir conhecimento de hardware e programar em painéis através de fios.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q119255 | Informática , Modelo relacional, Analista de Sistemas Administrador de Banco de Dados, BRDE, AOCP

Sobre Integridade de Entidade, Integridade Referencial e Chave Estrangeira em Entidade e Relacionamentos, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. A restrição de integridade de entidade estabelece que nenhum valor de chave primária pode ser null. Isso porque o valor da chave primária é usado para identificar as tuplas individuais em uma relação.

II. Todas as restrições de integridade deveriam ser especificadas no esquema do banco de dados relacional, caso queiramos impor essas restrições aos estados do banco de dados.

III. Ter valores null para chave primária implica não podermos identificar alguma tupla.

IV. A restrição de integridade referencial é classificada entre duas relações e é usada para manter a consistência entre as tuplas nas duas relações.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q116417 | Sistemas Operacionais , Deadlock, Analista de Sistemas Administrador de Banco de Dados, BRDE, AOCP

Sobre correção de um Deadlock, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Após a detecção do deadlock, o sistema deverá corrigir o problema. Uma solução bastante utilizada pela maioria dos sistemas operacionais é, simplesmente, eliminar um ou mais processos envolvidos no deadlock e desalocar os recursos já garantidos por eles, quebrando assim a espera circular.

II. Um deadlock não tem correção, uma vez que o processo em execução aguarda um evento que nunca mais ocorrerá. O sistema operacional deve ser apto a identificar e eliminar um processo em deadlock.

III. Uma solução menos drástica envolve a liberação de apenas alguns recursos alocados aos processo para outros processos, até que o ciclo de espera termine.

IV. A eliminação dos processo envolvidos no deadlock e, consequentemente, a liberação de seus recursos podem não ser simples, dependendo do tipo do recurso envolvido.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q118117 | Informática , Banco de Dados, Analista de Sistemas Administrador de Banco de Dados, INFRAERO, FCC

No âmbito da descoberta do conhecimento (KDD), a visão geral das etapas que constituem o processo KDD (Fayyad) e que são executadas de forma interativa e iterativa apresenta a seguinte sequência de etapas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q116239 | Informática , Álgebra relacional, Analista de Sistemas Administrador de Banco de Dados, INFRAERO, FCC

No âmbito da álgebra relacional, os símbolos p (Pi) e s (Sigma) são utilizados, respectivamente, em operações de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q117645 | Informática , Processamento Paralelo, Analista de Sistemas Administrador de Banco de Dados, BRDE, AOCP

Sobre critérios de escalonamento em gerência de processador, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Um algoritmo de escalonamento tem como principal função decidir qual dos processos prontos para execução deve ser alocado à UCP. Cada sistema operacional necessita de um algoritmo de escalonamento adequado a seu tipo de processamento.

II. Na maioria dos sistemas é desejável que o processador permaneça a maior parte do seu tempo ocupado. Uma utilização na faixa de 30% indica um sistema com uma carga de processamento baixa.

III. O throughput representa o número de processos (tarefas) executados em um determinado intervalo de tempo. Quanto maior o throughput, maior o número de tarefas executadas em função do tempo. A maximização do throughput é desejada na maioria dos sistemas.

IV. O tempo que um processo leva desde sua admissão no sistema até ao seu término, não levando em consideração o tempo de espera para alocação de memória, espera na fila de processos prontos para execução, processamento na UCP e operações E/S, chama-se Tempo de turnaround.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q117744 | Português, Morfologia, Analista de Sistemas Administrador de Banco de Dados, BRDE, AOCP

Texto associado.

imagem-retificada-texto-001.jpg

Por um desses quiproquós da vida cultural, a tradicionalização, ou a referência à tradição, tornou-se um tema dos mais presentes na poesia contemporânea brasileira, quer dizer, a que vem sendo escrita desde meados dos anos 80.

O fragmento em que o elemento por (ou pelo/pela) estabelece a mesma relação semântica do elemento por do fragmento acima é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q115623 | Informática , Processamento Paralelo, Analista de Sistemas Administrador de Banco de Dados, BRDE, AOCP

Em sistemas operacionais, encontramos uma série de algoritmos de escalonamento para facilitar o gerenciamento de processador. Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s) sobre o escalonamento Shortest-Job- First e o escalonamento Preemptivo.

I. O escalonamento Shortest-Job-First associa cada processo (ou job) ao seu tempo de execução. Dessa forma, quando o processador está livre, o processo em estado de pronto que precisar de menos tempo de UCP para terminar seu processamento é selecionado para execução.

II. O escalonamento Shortest-Job-First favorece os processos que executam programas menores, além de reduzir o tempo médio de espera em relação ao FIFO.

III. O escalonamento preemptivo permite que o sistema dê atenção imediata a processos mais prioritários, como no caso de sistemas de tempo real, além de proporcionar melhores tempos de respostas em sistemas de tempo compartilhado.

IV. Um algoritmo de escalonamento é dito preemptivo quando o sistema pode interromper um processo em execução para que outro processo utilize o processador.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q116995 | Informática , MER, Analista de Sistemas Administrador de Banco de Dados, INFRAERO, FCC

Cada funcionário da folha de pagamento pode ter dependentes (nenhum, um ou muitos). Quando existem, os dependentes são identificados numericamente a partir de 1 até n, para cada funcionário. Isto significa que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q118802 | Informática , SGBD Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados, Analista de Sistemas Administrador de Banco de Dados, BRDE, AOCP

Sobre a linguagem de SGBD, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Alguns SGBDs fornecem uma linguagem chamada linguagem de manipulação de dados - data manipulation language (DML) .

II. Em vários SGBDs foi escolhido, nos quais não existem uma separação específica de níveis, uma linguagem chamada linguagem de definição de dados Data Definition Language (DDL), que é usada pelo DBA e pelos projetistas de banco de dados para definir ambos os esquemas.

III. Nos SGBDs, em que uma clara separação é mantida entre níveis conceitual e interno, a DDL é usada para especificar somente o esquema conceitual. A linguagem de definição de Armazenamento storage definition language (SDL), é utilizada para especificar o esquema interno.

IV. A grande maioria dos SGBDs não fornecem suporte a essa linguagem diretamente, com isso a utilização das mesmas se fazem somente através de uma linguagem de programação auxiliar, como java, c++ entre outras.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q119230 | Informática , DML, Analista de Sistemas Administrador de Banco de Dados, INFRAERO, FCC

Nas linguagens DML, DDL, DCL e DTL são usadas, respectivamente, as instruções

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q118299 | Informática , RAID, Analista de Sistemas Administrador de Banco de Dados, BRDE, AOCP

Sobre RAID, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. RAID é uma família de técnicas que utiliza vários discos (denominados arranjos de discos) organizados para proporcionar alto desempenho e/ou confiabilidade.

II. A taxa de transferência mais alta proporcionada por sistemas RAID tem um preço. À medida que aumenta o número de discos do arranjo, também aumenta a probabilidade de falha de disco.

III. Controladores RAID simplificam a implementação de RAID, habilitando o sistema operacional a simplesmente passar requisições de leitura e escrita para o controlador RAID.

IV. Um projetista de sistemas que optar pela adoção de um sistema RAID deve equilibrar custo, desempenho e confiabilidade. Melhorar uma característica, normalmente, piora as outras duas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q116662 | Informática , MER, Analista de Sistemas Administrador de Banco de Dados, INFRAERO, FCC

Considere: uma entidade A que se relaciona com uma entidade B em 1:n, a entidade B que se relaciona com uma entidade C em n:m e a entidade C que se relaciona com ela mesma em 1:n.

O mapeamento desta situação para o modelo lógico relacional normalizado indica a existência de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q116407 | Informática , Administração de banco de dados, Analista de Sistemas Administrador de Banco de Dados, BRDE, AOCP

Preencha as lacunas e, em seguida, assinale a alternativa correta. No ______________, escrevemos uma expressão _____________ para expressar um requisito de recuperação, portanto não será feita nenhuma descrição de como uma consulta se desenvolve. Uma ________________ especifica o que será recuperado, em vez de como recuperá-lo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q117714 | Informática , Processamento Paralelo, Analista de Sistemas Administrador de Banco de Dados, BRDE, AOCP

Há um critério de escalonamento chamado Tempo de resposta. Sobre esse critério, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Em sistemas interativos, o tempo de respostas é o tempo decorrido do momento da submissão de um pedido ao sistema até a primeira resposta produzida.

II. De uma maneira geral, qualquer algoritmo de escalonamento busca otimizar a utilização da UCP e o throughput, enquanto tenta diminuir os tempos de turnaround e de resposta. Dependendo do tipo do sistema, um critério pode ser mais enfatizado do que outros, como, por exemplo, nos sistemas interativos, onde o tempo de resposta deve ser mais considerado.

III. Tempo de resposta não é considerado um critério de escalonamento, uma vez que o tempo de resposta envolve muitos outros fatores em um sistema operacional.

IV. O tempo de resposta é o tempo total utilizado no processamento completo de uma determinada tarefa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.