Questões de Concursos Analista de Tecnologia da Informação Perfil III

Resolva questões de Analista de Tecnologia da Informação Perfil III comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q641029 | Informática, OSI, Analista de Tecnologia da Informação Perfil III, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Com relação aos conceitos de comunicação de dados e do modelo OSI, julgue os itens subseqüentes. Uma transmissão em banda base é caracterizada pelo envio de sinais digitais diretamente sobre o meio físico, sem modulação de onda contínua.
  1. ✂️
  2. ✂️

2Q638790 | Informática, Arquitetura de Software, Analista de Tecnologia da Informação Perfil III, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Acerca dos modelos cliente/servidor e conceitos de Internet, intranet e extranet, julgue os itens subseqüentes. Arquiteturas cliente/servidor podem ser decompostas em mais de duas camadas. Uma configuração muito utilizada é aquela em que os clientes acessam informações por meio de servidores de aplicação, que por sua vez acessam servidores de banco de dados. Este tipo de arquitetura é conhecida como arquitetura em 3 camadas, ou three-tier.
  1. ✂️
  2. ✂️

3Q617025 | Informática, Relacionamentos, Analista de Tecnologia da Informação Perfil III, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

De acordo com Avi Silberschatz, um importante objetivo da modelagem conceitual em bancos de dados é o de representar a semântica da informação, independentemente de considerações de implementação e eficiência. O modelo entidade-relacionamento (ER) é uma notação para modelagem conceitual de bancos de dados cujas principais características são: utilização de poucos conceitos, boa representação gráfica e facilidade de compreensão. Acerca do projeto conceitual de banco de dados e do modelo ER, julgue os itens subseqüentes. Um relacionamento é uma associação entre uma ou duas entidades e um conjunto de relacionamentos é uma relação matemática sobre exatamente dois conjuntos de entidades (podendo ser os mesmos conjuntos).
  1. ✂️
  2. ✂️

4Q616499 | Informática, Linguagem SQL, Analista de Tecnologia da Informação Perfil III, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Álgebra relacional é um formalismo matemático constituído de operadores para manipulação de relações de uma maneira operacional. Tipicamente, uma álgebra relacional inclui os operadores unários projeção (denotado por J) e seleção (denotado por F), e os operadores binários união, diferença, produto cartesiano (denotado por × ) e junção. Por outro lado, a linguagem SQL permite especificar, de maneira declarativa (não-operacional), os resultados de consultas a um banco de dados relacional. Adicionalmente, SQL e álgebra relacional são formalismos equivalentes, no sentido de que expressões escritas em SQL podem ser mapeadas em expressões equivalentes da álgebra relacional e vice-versa. Sejam r, s e t relações; a, b e c, atributos dessas relações; e , um predicado que envolva r, s, t , a, b e c.

Acerca de álgebra relacional e SQL, julgue os itens a seguir.

A expressão da álgebra relacional (r × s) pode ser expressa em SQL como: Select * from r,s.
  1. ✂️
  2. ✂️

6Q635387 | Informática, Arquitetura de Computadores, Analista de Tecnologia da Informação Perfil III, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens com relação aos conceitos de segurança e arquiteturas distribuídas. NUMA é uma arquitetura multiprocessada em que a memória do sistema é centralizada, usualmente conectada por meio de um barramento, de forma que todos os processadores apresentem uma uniformidade no tempo de acesso às informações.
  1. ✂️
  2. ✂️

7Q616500 | Informática, UML, Analista de Tecnologia da Informação Perfil III, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

No referente a ferramentas CASE que suportam o uso da UML, julgue os seguintes itens. Algumas ferramentas possibilitam a geração de código a partir das classes identificadas no projeto. Para gerar código, as classes identificadas são mapeadas para componentes. Independentemente da linguagem de programação, somente uma classe pode ser mapeada para cada componente.
  1. ✂️
  2. ✂️

8Q635982 | Informática, OSI, Analista de Tecnologia da Informação Perfil III, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Com relação aos conceitos de comunicação de dados e do modelo OSI, julgue os itens subseqüentes. A camada física do modelo OSI define como transmitir bits através de um canal de comunicação. Problemas típicos abordados nessa camada são relativos a quais níveis de tensão elétrica devem ser usados para representar os bits, qual a duração de um bit transmitido e como se detecta o início e o fim de transmissão.
  1. ✂️
  2. ✂️

9Q632343 | Informática, OSI, Analista de Tecnologia da Informação Perfil III, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Com relação aos conceitos de comunicação de dados e do modelo OSI, julgue os itens subseqüentes. A tecnologia Ethernet baseia-se na transmissão de pacotes compostos por cabeçalhos e dados, sendo que os pacotes podem ter tamanhos variados, com suporte a detecção e correção de erros de transmissão.
  1. ✂️
  2. ✂️

10Q623001 | Informática, Criptografia, Analista de Tecnologia da Informação Perfil III, Empresa de Processamento de Dados da Previdência Social, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens com relação aos conceitos de segurança e arquiteturas distribuídas. Uma forma de proteção da informação veiculada é a criptografia. A criptografia de chave pública é uma forma de proteção em que existem duas chaves, uma para cifrar e outra para decifrar uma mensagem. A chave para cifrar é tornada pública, enquanto que a chave para decifrar é protegida.
  1. ✂️
  2. ✂️

11Q624848 | Informática, Tipos de redes, Analista de Tecnologia da Informação Perfil III, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Com relação aos conceitos básicos de redes de computadores, julgue os itens que se seguem. O que diferencia uma LAN de uma MAN é basicamente a distância física abrangida pela rede. LANs permitem conexões mais longas e abrangem uma área maior que as MANs.
  1. ✂️
  2. ✂️

12Q636339 | Informática, Tipos de redes, Analista de Tecnologia da Informação Perfil III, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Com relação aos conceitos básicos de redes de computadores, julgue os itens que se seguem. Uma rede local (LAN) é formada por 2 ou mais computadores de mesma arquitetura interconectados entre si. Assim, uma rede composta apenas de PCs ou uma rede composta apenas de Macintoshes são consideradas LANs, mas uma rede contendo computadores de ambas as arquiteturas é uma rede heterogênea e não caracteriza uma LAN.
  1. ✂️
  2. ✂️

13Q637002 | Informática, Analista de Tecnologia da Informação Perfil III, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Acerca dos modelos cliente/servidor e conceitos de Internet, intranet e extranet, julgue os itens subseqüentes. Intranet é uma rede de computadores privada muito utilizada em corporações que se baseia em tecnologias utilizadas na Internet, e que pode ou não estar conectada à Internet. Quando duas ou mais intranets são interligadas em rede, tem-se o que se chama, usualmente, de extranet.
  1. ✂️
  2. ✂️

14Q632548 | Informática, OSI, Analista de Tecnologia da Informação Perfil III, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Com relação aos conceitos de comunicação de dados e do modelo OSI, julgue os itens subseqüentes. Um aspecto fundamental de uma rede é determinar como os pacotes são roteados da fonte até o destino. De acordo com o modelo OSI, o roteamento dos pacotes é tratado na camada de enlace.
  1. ✂️
  2. ✂️

15Q626577 | Informática, Gateways, Analista de Tecnologia da Informação Perfil III, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens com relação aos conceitos de segurança e arquiteturas distribuídas. Um proxy é um computador que tem por função controlar a comunicação entre zonas com diferentes graus de confiança, impedindo a realização de comunicações não-autorizadas ou não-desejadas entre zonas de uma rede de computadores.
  1. ✂️
  2. ✂️

16Q616683 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Tecnologia da Informação Perfil III, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Acerca da análise e do projeto de sistemas, julgue os próximos itens. Os casos de uso identificados na especificação dos requisitos podem ser realizados na análise e no projeto. A realização de um caso de uso pode ser documentada de forma estática, via diagramas de classe, e de forma dinâmica, via diagramas de seqüência ou de colaboração.
  1. ✂️
  2. ✂️

17Q616700 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Tecnologia da Informação Perfil III, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Acerca da análise e do projeto de sistemas, julgue os próximos itens. Um modelo de projeto visa possibilitar o entendimento e o refino dos requisitos. O foco durante o projeto são apenas os requisitos funcionais. As classes no projeto são conceituais e são especificadas sem considerar a linguagem de programação que será usada na implementação.
  1. ✂️
  2. ✂️

18Q643038 | Informática, Programação, Analista de Tecnologia da Informação Perfil III, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens com relação aos conceitos de segurança e arquiteturas distribuídas. Em programação paralela, existem dois paradigmas principais de comunicação: memória compartilhada, em que todos os processadores utilizam o mesmo espaço de endereçamento e se comunicam por meio de informações compartilhadas armazenadas na memória, e o paradigma de troca de mensagens, em que cada processador trabalha com espaços de endereçamento próprios independentes. Sistemas embasados na troca de mensagens são, em geral, mais complexos para se programar, mas têm a vantagem da escalabilidade, ou seja, são mais simples de expandir para aumentar a sua capacidade de processamento.
  1. ✂️
  2. ✂️

19Q623489 | Informática, Arquitetura de Software, Analista de Tecnologia da Informação Perfil III, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Acerca dos modelos cliente/servidor e conceitos de Internet, intranet e extranet, julgue os itens subseqüentes. Uma arquitetura cliente/servidor caracteriza-se pela separação do cliente, o usuário que acessa ou demanda informações, do servidor. Um exemplo típico é um navegador que acessa páginas na Internet. É uma arquitetura que permite o acesso a serviços remotos através de rede de computadores, e que tem como principal deficiência a falta de escalabilidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

20Q617039 | Informática, Algoritmos, Analista de Tecnologia da Informação Perfil III, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Com relação a padrões de projeto (design patterns), julgue os itens que se seguem. As seguintes situações justificam o uso do padrão Strategy: é necessário configurar uma classe com uma variedade de comportamentos; uma classe usa diferentes variações de um algoritmo; o método de uma classe tem muitos enunciados condicionais pois a classe tem comportamentos variados.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.