Questões de Concursos Analista de Tecnologia da Informação Perfil III

Resolva questões de Analista de Tecnologia da Informação Perfil III comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q641029 | Informática, OSI, Analista de Tecnologia da Informação Perfil III, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Com relação aos conceitos de comunicação de dados e do modelo OSI, julgue os itens subseqüentes. Uma transmissão em banda base é caracterizada pelo envio de sinais digitais diretamente sobre o meio físico, sem modulação de onda contínua.
  1. ✂️
  2. ✂️

2Q632343 | Informática, OSI, Analista de Tecnologia da Informação Perfil III, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Com relação aos conceitos de comunicação de dados e do modelo OSI, julgue os itens subseqüentes. A tecnologia Ethernet baseia-se na transmissão de pacotes compostos por cabeçalhos e dados, sendo que os pacotes podem ter tamanhos variados, com suporte a detecção e correção de erros de transmissão.
  1. ✂️
  2. ✂️

4Q616499 | Informática, Linguagem SQL, Analista de Tecnologia da Informação Perfil III, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Álgebra relacional é um formalismo matemático constituído de operadores para manipulação de relações de uma maneira operacional. Tipicamente, uma álgebra relacional inclui os operadores unários projeção (denotado por J) e seleção (denotado por F), e os operadores binários união, diferença, produto cartesiano (denotado por × ) e junção. Por outro lado, a linguagem SQL permite especificar, de maneira declarativa (não-operacional), os resultados de consultas a um banco de dados relacional. Adicionalmente, SQL e álgebra relacional são formalismos equivalentes, no sentido de que expressões escritas em SQL podem ser mapeadas em expressões equivalentes da álgebra relacional e vice-versa. Sejam r, s e t relações; a, b e c, atributos dessas relações; e , um predicado que envolva r, s, t , a, b e c.

Acerca de álgebra relacional e SQL, julgue os itens a seguir.

A expressão da álgebra relacional (r × s) pode ser expressa em SQL como: Select * from r,s.
  1. ✂️
  2. ✂️

5Q616500 | Informática, UML, Analista de Tecnologia da Informação Perfil III, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

No referente a ferramentas CASE que suportam o uso da UML, julgue os seguintes itens. Algumas ferramentas possibilitam a geração de código a partir das classes identificadas no projeto. Para gerar código, as classes identificadas são mapeadas para componentes. Independentemente da linguagem de programação, somente uma classe pode ser mapeada para cada componente.
  1. ✂️
  2. ✂️

6Q617025 | Informática, Relacionamentos, Analista de Tecnologia da Informação Perfil III, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

De acordo com Avi Silberschatz, um importante objetivo da modelagem conceitual em bancos de dados é o de representar a semântica da informação, independentemente de considerações de implementação e eficiência. O modelo entidade-relacionamento (ER) é uma notação para modelagem conceitual de bancos de dados cujas principais características são: utilização de poucos conceitos, boa representação gráfica e facilidade de compreensão. Acerca do projeto conceitual de banco de dados e do modelo ER, julgue os itens subseqüentes. Um relacionamento é uma associação entre uma ou duas entidades e um conjunto de relacionamentos é uma relação matemática sobre exatamente dois conjuntos de entidades (podendo ser os mesmos conjuntos).
  1. ✂️
  2. ✂️

7Q638790 | Informática, Arquitetura de Software, Analista de Tecnologia da Informação Perfil III, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Acerca dos modelos cliente/servidor e conceitos de Internet, intranet e extranet, julgue os itens subseqüentes. Arquiteturas cliente/servidor podem ser decompostas em mais de duas camadas. Uma configuração muito utilizada é aquela em que os clientes acessam informações por meio de servidores de aplicação, que por sua vez acessam servidores de banco de dados. Este tipo de arquitetura é conhecida como arquitetura em 3 camadas, ou three-tier.
  1. ✂️
  2. ✂️

8Q637002 | Informática, Analista de Tecnologia da Informação Perfil III, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Acerca dos modelos cliente/servidor e conceitos de Internet, intranet e extranet, julgue os itens subseqüentes. Intranet é uma rede de computadores privada muito utilizada em corporações que se baseia em tecnologias utilizadas na Internet, e que pode ou não estar conectada à Internet. Quando duas ou mais intranets são interligadas em rede, tem-se o que se chama, usualmente, de extranet.
  1. ✂️
  2. ✂️

9Q635982 | Informática, OSI, Analista de Tecnologia da Informação Perfil III, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Com relação aos conceitos de comunicação de dados e do modelo OSI, julgue os itens subseqüentes. A camada física do modelo OSI define como transmitir bits através de um canal de comunicação. Problemas típicos abordados nessa camada são relativos a quais níveis de tensão elétrica devem ser usados para representar os bits, qual a duração de um bit transmitido e como se detecta o início e o fim de transmissão.
  1. ✂️
  2. ✂️

10Q617039 | Informática, Algoritmos, Analista de Tecnologia da Informação Perfil III, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Com relação a padrões de projeto (design patterns), julgue os itens que se seguem. As seguintes situações justificam o uso do padrão Strategy: é necessário configurar uma classe com uma variedade de comportamentos; uma classe usa diferentes variações de um algoritmo; o método de uma classe tem muitos enunciados condicionais pois a classe tem comportamentos variados.
  1. ✂️
  2. ✂️

11Q616541 | Informática, Programação, Analista de Tecnologia da Informação Perfil III, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Com relação a padrões de projeto (design patterns), julgue os itens que se seguem. As seguintes situações justificam o uso do padrão Abstract Factory: o sistema deve ser independente de como os objetos são criados; o sistema deve poder ser configurado com diferentes famílias de classes; é necessário garantir que certas classes sejam usadas em conjunto.
  1. ✂️
  2. ✂️

12Q621418 | Informática, Protocolo, Analista de Tecnologia da Informação Perfil III, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens com relação aos conceitos de segurança e arquiteturas distribuídas. SSH (secure shell) é um protocolo de rede utilizado para estabelecer um canal para comunicação segura entre um cliente e um servidor remoto. O SSH não utiliza criptografia, provendo a segurança por meio de técnicas sofisticadas de tunelamento entre cliente e servidor.
  1. ✂️
  2. ✂️

13Q623489 | Informática, Arquitetura de Software, Analista de Tecnologia da Informação Perfil III, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Acerca dos modelos cliente/servidor e conceitos de Internet, intranet e extranet, julgue os itens subseqüentes. Uma arquitetura cliente/servidor caracteriza-se pela separação do cliente, o usuário que acessa ou demanda informações, do servidor. Um exemplo típico é um navegador que acessa páginas na Internet. É uma arquitetura que permite o acesso a serviços remotos através de rede de computadores, e que tem como principal deficiência a falta de escalabilidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

14Q616835 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Tecnologia da Informação Perfil III, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Com relação a padrões de projeto (design patterns), julgue os itens que se seguem. As seguintes situações justificam o uso do padrão Adapter: é necessário um objeto local que se faça passar por um objeto localizado em outro espaço de endereçamento; é necessário controlar o acesso a um objeto; um objeto persistente deve ser carregado em memória somente quando for referenciado.
  1. ✂️
  2. ✂️

15Q628874 | Informática, Arquitetura de Software, Analista de Tecnologia da Informação Perfil III, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens com relação aos conceitos de segurança e arquiteturas distribuídas. Uma alternativa de baixo custo para se obter processamento de alto desempenho são os agregados de computadores (clusters), que são conjuntos de computadores comuns, usualmente do tipo PC, interligados por redes USB de alta velocidade, implementando a programação paralela por meio de memória compartilhada distribuída (DSM).
  1. ✂️
  2. ✂️

16Q628620 | Informática, Redes de computadores, Analista de Tecnologia da Informação Perfil III, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Com relação aos conceitos básicos de redes de computadores, julgue os itens que se seguem. Uma transmissão de informações é dita orientada a conexão quando se estabelece um caminho entre a fonte e o destino e toda a informação é enviada por meio desse caminho, ordenadamente. O caminho é desfeito depois que a transmissão for completada.
  1. ✂️
  2. ✂️

17Q626577 | Informática, Gateways, Analista de Tecnologia da Informação Perfil III, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens com relação aos conceitos de segurança e arquiteturas distribuídas. Um proxy é um computador que tem por função controlar a comunicação entre zonas com diferentes graus de confiança, impedindo a realização de comunicações não-autorizadas ou não-desejadas entre zonas de uma rede de computadores.
  1. ✂️
  2. ✂️

18Q623001 | Informática, Criptografia, Analista de Tecnologia da Informação Perfil III, Empresa de Processamento de Dados da Previdência Social, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens com relação aos conceitos de segurança e arquiteturas distribuídas. Uma forma de proteção da informação veiculada é a criptografia. A criptografia de chave pública é uma forma de proteção em que existem duas chaves, uma para cifrar e outra para decifrar uma mensagem. A chave para cifrar é tornada pública, enquanto que a chave para decifrar é protegida.
  1. ✂️
  2. ✂️

19Q617115 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Tecnologia da Informação Perfil III, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Acerca da análise e do projeto de sistemas, julgue os próximos itens. Um modelo de análise foca nos requisitos funcionais e não funcionais, além de considerar aspectos das linguagens de programação que serão usadas na implementação. O modelo é organizado em subsistemas, que interagem via métodos especificados em interfaces.
  1. ✂️
  2. ✂️

20Q616608 | Informática, Relacionamentos, Analista de Tecnologia da Informação Perfil III, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

De acordo com Avi Silberschatz, um importante objetivo da modelagem conceitual em bancos de dados é o de representar a semântica da informação, independentemente de considerações de implementação e eficiência. O modelo entidade-relacionamento (ER) é uma notação para modelagem conceitual de bancos de dados cujas principais características são: utilização de poucos conceitos, boa representação gráfica e facilidade de compreensão. Acerca do projeto conceitual de banco de dados e do modelo ER, julgue os itens subseqüentes. Agregação é uma abstração por meio da qual um conjunto de relacionamentos é tratado como uma entidade de nível superior. A agregação permite que um conjunto de relacionamentos seja relacionado a um novo conjunto de entidades.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.