Questões de Concursos Analista Educação Ambiental

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1Q267295 | Serviço Social, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

A assistência social, espaço ocupacional privilegiado dos assistentes sociais, foi reconhecida pela Carta Constitucional de 1988 como política pública. A municipalização das políticas públicas vem resultando em uma ampliação do mercado profissional de trabalho. Assim sendo, o setor público tem sido o maior empregador de assistentes sociais, sendo a administração direta a que mais emprega, principalmente na esfera estadual, seguida da municipal. Constata-se uma clara tendência à interiorização da demanda, o que coloca a necessidade de maior atenção

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2Q267447 | Serviço Social, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

Conforme Iamamoto, para garantir sintonia do Serviço Social com os tempos atuais, é necessário romper com uma visão endógena, focalista, uma visão "de dentro" do Serviço Social, prisioneira em seus muros internos. Nessa perspectiva, um dos maiores desafios que o assistente social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho

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3Q267316 | Biblioteconomia, Padrões e Normas ABNT, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

A ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - é responsável pela normalização técnica no país. Dentre as de Informação e Documentação elaboradas pela Comissão de Estudo de Documentação, encontra-se a NBR 6028 que normaliza

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4Q266707 | Serviço Social, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

Projetos comunitários, implementados por meio de parcerias com o governo, com ONGs e com a população organizada de comunidades de baixa renda, se desenvolveram, sobretudo, nos anos 90, sob as diretrizes

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5Q266958 | Serviço Social, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

Quanto do consenso em torno da família como espaço privilegiado para a prática de valores comunitários e o aprofundamento de relações de solidariedade, o trabalho com família é um imperativo para o Serviço Social. Contudo a família apresenta hoje diferentes modalidades que precisam ser detectadas. Quanto aos diferentes modelos de família, indique a alternativa que contém a ideia mais abrangente que o profissional do Serviço Social deve levar em consideração no trabalho com família.

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6Q267248 | Biblioteconomia, Catalogação, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

Segundo o Código de Catalogação Anglo-Americano vigente, as entradas secundárias devem ser elaboradas com a finalidade de

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7Q267269 | Serviço Social, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

De acordo com estudos de Marilda Iamamoto, o Movimento de Reconceituação do Serviço Social, emergido na metade dos anos __________ e prolongando-se por uma década - foi, na sua especificidade, um fenômeno tipicamente__________ . Dominado pela_________ ao tradicionalismo profissional, implicou um/uma global da profissão: de seus fundamentos ídeo-teóricos, de suas raízes sociopolíticas, da direção____________ da prática profissional e de seu modis operandi.

Escolha a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

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8Q268819 | Biblioteconomia, Classificação Decimal Universal, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

Com a finalidade de possibilitar melhor representação dos assuntos dos documentos, a CDU utiliza sinais gráficos como: + mais, / barra oblíqua, : dois pontos e [ ] colchetes. Empregase o sinal barra oblíqua quando um documento trata

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9Q268559 | Biblioteconomia, Padrões e Normas ABNT, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

As normas internacionais que dispõem de categorias informacionais para a descrição de conjuntos documentais ou documentos isolados, respeitando os princípios arquivísticos são:

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10Q268844 | Biblioteconomia, Preservação, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

Os principais agentes de destruição de acervos podem ser divididos em três categorias: fatores internos de degradação; fatores externos ou ambientais de degradação e ação do homem sobre o acervo. Dentre os fatores internos, assinale a assertiva que está incorreta acerca dos agentes de destruição.

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11Q269071 | Biblioteconomia, Redes, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

Os centros cooperantes que objetivam difundir as informações sobre saúde ambiental, disponíveis nas bibliotecas e centros de documentação de diversos países da América Latina e Caribe, constituem uma rede denominada

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12Q268454 | Biblioteconomia, Base de dados de fontes, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

O pacote desenvolvido pela UNESCO que permite o desenvolvimento de soluções mistas pelas instituições que o utilizam, distribuído no Brasil pelo IBICT e pela BIREME, para o gerenciamento de bases de dados bibliográficos cadastrais, utilizando em micros, minis ou computadores de grande porte, com versões para VAX, Unix, DOS e Windows, é o

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13Q267345 | Biblioteconomia, Tecnologia de Informação para Bibliotecas, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

Os serviços de buscas em linha costumam utilizar um método de arquivamento útil em bases textuais. Esse tipo de arquivo é conhecido como

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14Q267038 | Biblioteconomia, Indexação, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

A estratégia de busca é uma das etapas do processo de

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15Q267469 | Biblioteconomia, Classificação, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

Segundo o modo de apresentação dos assuntos, as classificações bibliográficas podem ser

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16Q268822 | Biblioteconomia, Ciência da Informação, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

Na organização dos arquivos é necessário nomear, de forma consistente, os pontos de acesso aos documentos. Para isso deve ser utilizado um instrumento de controle terminológico denominado

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17Q268394 | Serviço Social, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

Conforme estudo de Maria do Carmo Brant, os profissionais do Serviço Social atuam basicamente na trama de relações de conquista e apropriação de serviços e de poder pela população excluída e dominada. Por essa razão, é recorrente o uso do termo mediação para identificar essa forma de atuação. Quando se faz referência à mediação, esta diz respeito a uma categoria

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18Q268934 | Biblioteconomia, Preservação, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

O estudo e o controle das principais fontes de degradação do papel é denominado

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19Q267911 | Serviço Social, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

O Serviço Social é uma profissão de caráter interventivo. Isso significa que os assistentes sociais, além de conhecerem as necessidades dos seus usuários, agem institucionalmente, para enfrentá-las por meio de estratégias, procedimentos, instrumentos e técnicas operativas. Assim, a utilização desses meios, permite

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20Q267095 | Biblioteconomia, Princípio de administração, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

Os projetos geralmente comportam um objetivo geral e objetivos específicos. Objetivo geral identifica resultados finais esperados, ou seja, indica o que se pretende conseguir com a execução do projeto. Os objetivos específicos são desdobramentos do objetivo geral e contribuem para dar maior clareza em relação ao que se pretende com o projeto, referindo-se a resultados parciais a serem alcançados e orientando as ações para que o projeto atinja seu objetivo geral. Ao se formularem objetivos de um projeto, devem ser considerados seis princípios, são eles:

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