Início Questões de Concursos Analista Educação Ambiental Resolva questões de Analista Educação Ambiental comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Analista Educação Ambiental Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q267295 | Serviço Social, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESPA assistência social, espaço ocupacional privilegiado dos assistentes sociais, foi reconhecida pela Carta Constitucional de 1988 como política pública. A municipalização das políticas públicas vem resultando em uma ampliação do mercado profissional de trabalho. Assim sendo, o setor público tem sido o maior empregador de assistentes sociais, sendo a administração direta a que mais emprega, principalmente na esfera estadual, seguida da municipal. Constata-se uma clara tendência à interiorização da demanda, o que coloca a necessidade de maior atenção ✂️ a) à questão regional e ao poder local. ✂️ b) a aspectos geopolíticos e ao poder estadual. ✂️ c) ao macroterritório e ao jogo de forças, em âmbito geral. ✂️ d) às variáveis econômicas e ao poder central. ✂️ e) a dados quantitativos e ao poder socioassistencial global. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q267447 | Serviço Social, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESPConforme Iamamoto, para garantir sintonia do Serviço Social com os tempos atuais, é necessário romper com uma visão endógena, focalista, uma visão "de dentro" do Serviço Social, prisioneira em seus muros internos. Nessa perspectiva, um dos maiores desafios que o assistente social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho ✂️ a) sintonizadas com o tempo presente e voltadas à adaptação do ser humano ao ambiente social em que vive. ✂️ b) criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano. ✂️ c) harmônicas ao processo de desenvolvimento econômico do país, assegurando equilíbrio de inclusão social. ✂️ d) inovadoras, que atendam exclusivamente às demandas específicas de parte dos segmentos sem acesso aos bens produzidos pela humanidade. ✂️ e) competentes e comprometidas com políticas sociais focalistas, geradoras de inclusão social universalizada. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q267316 | Biblioteconomia, Padrões e Normas ABNT, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESPA ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - é responsável pela normalização técnica no país. Dentre as de Informação e Documentação elaboradas pela Comissão de Estudo de Documentação, encontra-se a NBR 6028 que normaliza ✂️ a) as referências bibliográficas. ✂️ b) a construção de tesauros. ✂️ c) a elaboração de resumos. ✂️ d) as citações bibliográficas. ✂️ e) os rabalhos científicos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q266707 | Serviço Social, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESPProjetos comunitários, implementados por meio de parcerias com o governo, com ONGs e com a população organizada de comunidades de baixa renda, se desenvolveram, sobretudo, nos anos 90, sob as diretrizes ✂️ a) da solidariedade comunitária. ✂️ b) do corporativismo empresarial. ✂️ c) da responsabilidade social empresarial. ✂️ d) do voluntarismo social. ✂️ e) da intuição social empresarial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q266958 | Serviço Social, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESPQuanto do consenso em torno da família como espaço privilegiado para a prática de valores comunitários e o aprofundamento de relações de solidariedade, o trabalho com família é um imperativo para o Serviço Social. Contudo a família apresenta hoje diferentes modalidades que precisam ser detectadas. Quanto aos diferentes modelos de família, indique a alternativa que contém a ideia mais abrangente que o profissional do Serviço Social deve levar em consideração no trabalho com família. ✂️ a) A família pode ser pensada como um grupo de pessoas que são unidas por laços de consanguinidade, de aliança e de afinidade. Esses laços são constituídos por representações, práticas e relações que implicam obrigações mútuas. ✂️ b) A família é uma das instituições mais antigas da humanidade e o seu domicílio sempre foi reconhecido como espaço privado que o poder público não deve se imiscuir, pois o chefe de família tem autoridade suficiente para representá-la. ✂️ c) É preciso resgatar o modelo ideal de família, de modalidade nuclear, que conjuga as funções de provimento e cuidados do homem e da mulher, respectivamente, com a participação no mercado de trabalho. ✂️ d) A família perdeu o seu status de instituição que preserva os valores e tradições preparando o indivíduo para viver em sociedade; ela é a soma de indivíduos que apresenta contradições e mudanças no seu interior, sendo uma instituição a ser substituída. ✂️ e) A definição legal de família, por si só, é insuficiente para suprir a necessidade de se compreender a complexidade e a riqueza dos vínculos familiares e comunitários que podem ser mobilizados nas diversas frentes de defesa. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q267248 | Biblioteconomia, Catalogação, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESPSegundo o Código de Catalogação Anglo-Americano vigente, as entradas secundárias devem ser elaboradas com a finalidade de ✂️ a) fornecer informações sobre a edição de um documento. ✂️ b) identificar autoria pessoal. ✂️ c) identificar recursos bibliográficos. ✂️ d) catalogar apenas materiais especiais. ✂️ e) fornecer acessos adicionais às descrições bibliográficas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q268819 | Biblioteconomia, Classificação Decimal Universal, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESPCom a finalidade de possibilitar melhor representação dos assuntos dos documentos, a CDU utiliza sinais gráficos como: + mais, / barra oblíqua, : dois pontos e [ ] colchetes. Empregase o sinal barra oblíqua quando um documento trata ✂️ a) de dois ou mais assuntos representados na tabela por símbolos consecutivos. ✂️ b) do relacionamento entre dois ou mais assuntos sinônimos representados na tabela por símbolos que são consecutivos. ✂️ c) de dois ou mais assuntos representados na tabela por símbolos que não são consecutivos. ✂️ d) do subagrupamento de dois ou mais assuntos representados na tabela por símbolos que não são consecutivos. ✂️ e) da duplicação de dois ou mais assuntos representados na tabela por símbolos que não são consecutivos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q268559 | Biblioteconomia, Padrões e Normas ABNT, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESPAs normas internacionais que dispõem de categorias informacionais para a descrição de conjuntos documentais ou documentos isolados, respeitando os princípios arquivísticos são: ✂️ a) ISAD (G) e ISAAR (CPF). ✂️ b) ISAD (G) e ISBD(M). ✂️ c) ISAD (G) e ISBD (NBM). ✂️ d) ISAD (M) e ISBD (CF). ✂️ e) ISAD (M) e ISAAR (CPF). Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q267269 | Serviço Social, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESPDe acordo com estudos de Marilda Iamamoto, o Movimento de Reconceituação do Serviço Social, emergido na metade dos anos __________ e prolongando-se por uma década - foi, na sua especificidade, um fenômeno tipicamente__________ . Dominado pela_________ ao tradicionalismo profissional, implicou um/uma global da profissão: de seus fundamentos ídeo-teóricos, de suas raízes sociopolíticas, da direção____________ da prática profissional e de seu modis operandi. Escolha a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto. ✂️ a) 1930 . europeu . subordinação . discussão . atual ✂️ b) 1950 ..norte-americano . consolidação . repercussão . local ✂️ c) 1980 . europeu . aceitação . confirmação . política ✂️ d) 1950 . latino-americano . validação . reflexão . global ✂️ e) 1960 . latino-americano . contestação . questionamento . social Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q268844 | Biblioteconomia, Preservação, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESPOs principais agentes de destruição de acervos podem ser divididos em três categorias: fatores internos de degradação; fatores externos ou ambientais de degradação e ação do homem sobre o acervo. Dentre os fatores internos, assinale a assertiva que está incorreta acerca dos agentes de destruição. ✂️ a) O emprego excessivo de produtos químicos na fabricação do papel. ✂️ b) Os tipos de fibras utilizadas. ✂️ c) O cozimento das fibras mal realizado. ✂️ d) O depósito de partículas metálicas na polpa. ✂️ e) O uso de tintas básicas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q269071 | Biblioteconomia, Redes, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESPOs centros cooperantes que objetivam difundir as informações sobre saúde ambiental, disponíveis nas bibliotecas e centros de documentação de diversos países da América Latina e Caribe, constituem uma rede denominada ✂️ a) UNILAT. ✂️ b) TERMISUL. ✂️ c) REPIDISCA. ✂️ d) MEDLINE. ✂️ e) LILACS. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q268454 | Biblioteconomia, Base de dados de fontes, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESPO pacote desenvolvido pela UNESCO que permite o desenvolvimento de soluções mistas pelas instituições que o utilizam, distribuído no Brasil pelo IBICT e pela BIREME, para o gerenciamento de bases de dados bibliográficos cadastrais, utilizando em micros, minis ou computadores de grande porte, com versões para VAX, Unix, DOS e Windows, é o ✂️ a) ALEPH. ✂️ b) SOPHIA. ✂️ c) ORTODOCS. ✂️ d) CDS/ISIS. ✂️ e) PHL. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q267345 | Biblioteconomia, Tecnologia de Informação para Bibliotecas, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESPOs serviços de buscas em linha costumam utilizar um método de arquivamento útil em bases textuais. Esse tipo de arquivo é conhecido como ✂️ a) lista de assunto. ✂️ b) arquivo invertido. ✂️ c) arquivo horizontal. ✂️ d) arquivo de autoridades. ✂️ e) arquivo de descritores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q267038 | Biblioteconomia, Indexação, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESPA estratégia de busca é uma das etapas do processo de ✂️ a) indexação. ✂️ b) classificação. ✂️ c) aquisição. ✂️ d) referência. ✂️ e) catalogação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q267469 | Biblioteconomia, Classificação, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESPSegundo o modo de apresentação dos assuntos, as classificações bibliográficas podem ser ✂️ a) enumerativas, sintéticas ou semienumerativas. ✂️ b) enumerativas, analítico-enumerativas ou facetadas. ✂️ c) enumerativas, analítico-sintéticas ou facetadas. ✂️ d) enumerativas, analítico-sintéticas ou semienumerativas. ✂️ e) enumerativas, analíticas ou semienumerativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q268822 | Biblioteconomia, Ciência da Informação, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESPNa organização dos arquivos é necessário nomear, de forma consistente, os pontos de acesso aos documentos. Para isso deve ser utilizado um instrumento de controle terminológico denominado ✂️ a) código de catalogação. ✂️ b) tabela de temporalidade. ✂️ c) tabela Cutter. ✂️ d) vocabulário controlado. ✂️ e) lista de tombo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q268934 | Biblioteconomia, Preservação, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESPO estudo e o controle das principais fontes de degradação do papel é denominado ✂️ a) restauração preventiva. ✂️ b) conservação preventiva. ✂️ c) preservação preventiva. ✂️ d) preparo físico preventivo. ✂️ e) análise preventiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q268394 | Serviço Social, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESPConforme estudo de Maria do Carmo Brant, os profissionais do Serviço Social atuam basicamente na trama de relações de conquista e apropriação de serviços e de poder pela população excluída e dominada. Por essa razão, é recorrente o uso do termo mediação para identificar essa forma de atuação. Quando se faz referência à mediação, esta diz respeito a uma categoria ✂️ a) natural, cuja origem encontra sua razão de ser na busca da subexistência e existência de indivíduos e grupos sociais. ✂️ b) da práxis presente na prática do assistente social, que tem dimensões mais profundas e um caráter eminentemente político. ✂️ c) aleatória, de orientação neoliberal, apropriada pelos assistentes sociais, no exercício cotidiano da prática. ✂️ d) humana, associada ao "dever ser" que caracteriza toda sociedade democrática igualitária no tratamento dado a seus cidadãos. ✂️ e) convencional, que não inova a trama de relações que envolve o "fazer profissional", reduzindo as possibilidades de mudanças decorrentes da prática. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q267911 | Serviço Social, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESPO Serviço Social é uma profissão de caráter interventivo. Isso significa que os assistentes sociais, além de conhecerem as necessidades dos seus usuários, agem institucionalmente, para enfrentá-las por meio de estratégias, procedimentos, instrumentos e técnicas operativas. Assim, a utilização desses meios, permite ✂️ a) à instituição em que trabalha o assistente social oferecer atendimento aos usuários, sem mesmo planejar suas atividades. ✂️ b) ao assistente social fornecer soluções técnicas às necessidades de seus usuários, sem que estes tenham de pensar como irão conseguir atender suas necessidades. ✂️ c) à sociedade identificar as demandas e reivindicar respostas institucionais para atender às necessidades dos excluídos. ✂️ d) ao assistente social, em articulação com os dirigentes institucionais, identificar e decidir sobre respostas às necessidades dos usuários. ✂️ e) ao demandante dos serviços da instituição descobrir e providenciar respostas que serão levadas ao assistente social para assim atender às suas necessidades. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q267095 | Biblioteconomia, Princípio de administração, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESPOs projetos geralmente comportam um objetivo geral e objetivos específicos. Objetivo geral identifica resultados finais esperados, ou seja, indica o que se pretende conseguir com a execução do projeto. Os objetivos específicos são desdobramentos do objetivo geral e contribuem para dar maior clareza em relação ao que se pretende com o projeto, referindo-se a resultados parciais a serem alcançados e orientando as ações para que o projeto atinja seu objetivo geral. Ao se formularem objetivos de um projeto, devem ser considerados seis princípios, são eles: ✂️ a) coerência, necessidade, lucratividade, pertinência, motivação e simplicidade. ✂️ b) coerência, necessidade, aceitabilidade, pertinência, motivação e lucratividade. ✂️ c) coerência, necessidade, aceitabilidade, exequibilidade, motivação e simplicidade. ✂️ d) coerência, aceitabilidade, pertinência, motivação, lucratividade e simplicidade. ✂️ e) coerência, pertinência, especificidade, motivação, necessidade e simplicidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q267295 | Serviço Social, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESPA assistência social, espaço ocupacional privilegiado dos assistentes sociais, foi reconhecida pela Carta Constitucional de 1988 como política pública. A municipalização das políticas públicas vem resultando em uma ampliação do mercado profissional de trabalho. Assim sendo, o setor público tem sido o maior empregador de assistentes sociais, sendo a administração direta a que mais emprega, principalmente na esfera estadual, seguida da municipal. Constata-se uma clara tendência à interiorização da demanda, o que coloca a necessidade de maior atenção ✂️ a) à questão regional e ao poder local. ✂️ b) a aspectos geopolíticos e ao poder estadual. ✂️ c) ao macroterritório e ao jogo de forças, em âmbito geral. ✂️ d) às variáveis econômicas e ao poder central. ✂️ e) a dados quantitativos e ao poder socioassistencial global. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q267447 | Serviço Social, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESPConforme Iamamoto, para garantir sintonia do Serviço Social com os tempos atuais, é necessário romper com uma visão endógena, focalista, uma visão "de dentro" do Serviço Social, prisioneira em seus muros internos. Nessa perspectiva, um dos maiores desafios que o assistente social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho ✂️ a) sintonizadas com o tempo presente e voltadas à adaptação do ser humano ao ambiente social em que vive. ✂️ b) criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano. ✂️ c) harmônicas ao processo de desenvolvimento econômico do país, assegurando equilíbrio de inclusão social. ✂️ d) inovadoras, que atendam exclusivamente às demandas específicas de parte dos segmentos sem acesso aos bens produzidos pela humanidade. ✂️ e) competentes e comprometidas com políticas sociais focalistas, geradoras de inclusão social universalizada. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q267316 | Biblioteconomia, Padrões e Normas ABNT, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESPA ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - é responsável pela normalização técnica no país. Dentre as de Informação e Documentação elaboradas pela Comissão de Estudo de Documentação, encontra-se a NBR 6028 que normaliza ✂️ a) as referências bibliográficas. ✂️ b) a construção de tesauros. ✂️ c) a elaboração de resumos. ✂️ d) as citações bibliográficas. ✂️ e) os rabalhos científicos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q266707 | Serviço Social, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESPProjetos comunitários, implementados por meio de parcerias com o governo, com ONGs e com a população organizada de comunidades de baixa renda, se desenvolveram, sobretudo, nos anos 90, sob as diretrizes ✂️ a) da solidariedade comunitária. ✂️ b) do corporativismo empresarial. ✂️ c) da responsabilidade social empresarial. ✂️ d) do voluntarismo social. ✂️ e) da intuição social empresarial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q266958 | Serviço Social, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESPQuanto do consenso em torno da família como espaço privilegiado para a prática de valores comunitários e o aprofundamento de relações de solidariedade, o trabalho com família é um imperativo para o Serviço Social. Contudo a família apresenta hoje diferentes modalidades que precisam ser detectadas. Quanto aos diferentes modelos de família, indique a alternativa que contém a ideia mais abrangente que o profissional do Serviço Social deve levar em consideração no trabalho com família. ✂️ a) A família pode ser pensada como um grupo de pessoas que são unidas por laços de consanguinidade, de aliança e de afinidade. Esses laços são constituídos por representações, práticas e relações que implicam obrigações mútuas. ✂️ b) A família é uma das instituições mais antigas da humanidade e o seu domicílio sempre foi reconhecido como espaço privado que o poder público não deve se imiscuir, pois o chefe de família tem autoridade suficiente para representá-la. ✂️ c) É preciso resgatar o modelo ideal de família, de modalidade nuclear, que conjuga as funções de provimento e cuidados do homem e da mulher, respectivamente, com a participação no mercado de trabalho. ✂️ d) A família perdeu o seu status de instituição que preserva os valores e tradições preparando o indivíduo para viver em sociedade; ela é a soma de indivíduos que apresenta contradições e mudanças no seu interior, sendo uma instituição a ser substituída. ✂️ e) A definição legal de família, por si só, é insuficiente para suprir a necessidade de se compreender a complexidade e a riqueza dos vínculos familiares e comunitários que podem ser mobilizados nas diversas frentes de defesa. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q267248 | Biblioteconomia, Catalogação, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESPSegundo o Código de Catalogação Anglo-Americano vigente, as entradas secundárias devem ser elaboradas com a finalidade de ✂️ a) fornecer informações sobre a edição de um documento. ✂️ b) identificar autoria pessoal. ✂️ c) identificar recursos bibliográficos. ✂️ d) catalogar apenas materiais especiais. ✂️ e) fornecer acessos adicionais às descrições bibliográficas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q268819 | Biblioteconomia, Classificação Decimal Universal, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESPCom a finalidade de possibilitar melhor representação dos assuntos dos documentos, a CDU utiliza sinais gráficos como: + mais, / barra oblíqua, : dois pontos e [ ] colchetes. Empregase o sinal barra oblíqua quando um documento trata ✂️ a) de dois ou mais assuntos representados na tabela por símbolos consecutivos. ✂️ b) do relacionamento entre dois ou mais assuntos sinônimos representados na tabela por símbolos que são consecutivos. ✂️ c) de dois ou mais assuntos representados na tabela por símbolos que não são consecutivos. ✂️ d) do subagrupamento de dois ou mais assuntos representados na tabela por símbolos que não são consecutivos. ✂️ e) da duplicação de dois ou mais assuntos representados na tabela por símbolos que não são consecutivos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q268559 | Biblioteconomia, Padrões e Normas ABNT, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESPAs normas internacionais que dispõem de categorias informacionais para a descrição de conjuntos documentais ou documentos isolados, respeitando os princípios arquivísticos são: ✂️ a) ISAD (G) e ISAAR (CPF). ✂️ b) ISAD (G) e ISBD(M). ✂️ c) ISAD (G) e ISBD (NBM). ✂️ d) ISAD (M) e ISBD (CF). ✂️ e) ISAD (M) e ISAAR (CPF). Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q267269 | Serviço Social, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESPDe acordo com estudos de Marilda Iamamoto, o Movimento de Reconceituação do Serviço Social, emergido na metade dos anos __________ e prolongando-se por uma década - foi, na sua especificidade, um fenômeno tipicamente__________ . Dominado pela_________ ao tradicionalismo profissional, implicou um/uma global da profissão: de seus fundamentos ídeo-teóricos, de suas raízes sociopolíticas, da direção____________ da prática profissional e de seu modis operandi. Escolha a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto. ✂️ a) 1930 . europeu . subordinação . discussão . atual ✂️ b) 1950 ..norte-americano . consolidação . repercussão . local ✂️ c) 1980 . europeu . aceitação . confirmação . política ✂️ d) 1950 . latino-americano . validação . reflexão . global ✂️ e) 1960 . latino-americano . contestação . questionamento . social Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q268844 | Biblioteconomia, Preservação, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESPOs principais agentes de destruição de acervos podem ser divididos em três categorias: fatores internos de degradação; fatores externos ou ambientais de degradação e ação do homem sobre o acervo. Dentre os fatores internos, assinale a assertiva que está incorreta acerca dos agentes de destruição. ✂️ a) O emprego excessivo de produtos químicos na fabricação do papel. ✂️ b) Os tipos de fibras utilizadas. ✂️ c) O cozimento das fibras mal realizado. ✂️ d) O depósito de partículas metálicas na polpa. ✂️ e) O uso de tintas básicas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q269071 | Biblioteconomia, Redes, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESPOs centros cooperantes que objetivam difundir as informações sobre saúde ambiental, disponíveis nas bibliotecas e centros de documentação de diversos países da América Latina e Caribe, constituem uma rede denominada ✂️ a) UNILAT. ✂️ b) TERMISUL. ✂️ c) REPIDISCA. ✂️ d) MEDLINE. ✂️ e) LILACS. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q268454 | Biblioteconomia, Base de dados de fontes, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESPO pacote desenvolvido pela UNESCO que permite o desenvolvimento de soluções mistas pelas instituições que o utilizam, distribuído no Brasil pelo IBICT e pela BIREME, para o gerenciamento de bases de dados bibliográficos cadastrais, utilizando em micros, minis ou computadores de grande porte, com versões para VAX, Unix, DOS e Windows, é o ✂️ a) ALEPH. ✂️ b) SOPHIA. ✂️ c) ORTODOCS. ✂️ d) CDS/ISIS. ✂️ e) PHL. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q267345 | Biblioteconomia, Tecnologia de Informação para Bibliotecas, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESPOs serviços de buscas em linha costumam utilizar um método de arquivamento útil em bases textuais. Esse tipo de arquivo é conhecido como ✂️ a) lista de assunto. ✂️ b) arquivo invertido. ✂️ c) arquivo horizontal. ✂️ d) arquivo de autoridades. ✂️ e) arquivo de descritores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q267038 | Biblioteconomia, Indexação, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESPA estratégia de busca é uma das etapas do processo de ✂️ a) indexação. ✂️ b) classificação. ✂️ c) aquisição. ✂️ d) referência. ✂️ e) catalogação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q267469 | Biblioteconomia, Classificação, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESPSegundo o modo de apresentação dos assuntos, as classificações bibliográficas podem ser ✂️ a) enumerativas, sintéticas ou semienumerativas. ✂️ b) enumerativas, analítico-enumerativas ou facetadas. ✂️ c) enumerativas, analítico-sintéticas ou facetadas. ✂️ d) enumerativas, analítico-sintéticas ou semienumerativas. ✂️ e) enumerativas, analíticas ou semienumerativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q268822 | Biblioteconomia, Ciência da Informação, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESPNa organização dos arquivos é necessário nomear, de forma consistente, os pontos de acesso aos documentos. Para isso deve ser utilizado um instrumento de controle terminológico denominado ✂️ a) código de catalogação. ✂️ b) tabela de temporalidade. ✂️ c) tabela Cutter. ✂️ d) vocabulário controlado. ✂️ e) lista de tombo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q268934 | Biblioteconomia, Preservação, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESPO estudo e o controle das principais fontes de degradação do papel é denominado ✂️ a) restauração preventiva. ✂️ b) conservação preventiva. ✂️ c) preservação preventiva. ✂️ d) preparo físico preventivo. ✂️ e) análise preventiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q268394 | Serviço Social, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESPConforme estudo de Maria do Carmo Brant, os profissionais do Serviço Social atuam basicamente na trama de relações de conquista e apropriação de serviços e de poder pela população excluída e dominada. Por essa razão, é recorrente o uso do termo mediação para identificar essa forma de atuação. Quando se faz referência à mediação, esta diz respeito a uma categoria ✂️ a) natural, cuja origem encontra sua razão de ser na busca da subexistência e existência de indivíduos e grupos sociais. ✂️ b) da práxis presente na prática do assistente social, que tem dimensões mais profundas e um caráter eminentemente político. ✂️ c) aleatória, de orientação neoliberal, apropriada pelos assistentes sociais, no exercício cotidiano da prática. ✂️ d) humana, associada ao "dever ser" que caracteriza toda sociedade democrática igualitária no tratamento dado a seus cidadãos. ✂️ e) convencional, que não inova a trama de relações que envolve o "fazer profissional", reduzindo as possibilidades de mudanças decorrentes da prática. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q267911 | Serviço Social, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESPO Serviço Social é uma profissão de caráter interventivo. Isso significa que os assistentes sociais, além de conhecerem as necessidades dos seus usuários, agem institucionalmente, para enfrentá-las por meio de estratégias, procedimentos, instrumentos e técnicas operativas. Assim, a utilização desses meios, permite ✂️ a) à instituição em que trabalha o assistente social oferecer atendimento aos usuários, sem mesmo planejar suas atividades. ✂️ b) ao assistente social fornecer soluções técnicas às necessidades de seus usuários, sem que estes tenham de pensar como irão conseguir atender suas necessidades. ✂️ c) à sociedade identificar as demandas e reivindicar respostas institucionais para atender às necessidades dos excluídos. ✂️ d) ao assistente social, em articulação com os dirigentes institucionais, identificar e decidir sobre respostas às necessidades dos usuários. ✂️ e) ao demandante dos serviços da instituição descobrir e providenciar respostas que serão levadas ao assistente social para assim atender às suas necessidades. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q267095 | Biblioteconomia, Princípio de administração, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESPOs projetos geralmente comportam um objetivo geral e objetivos específicos. Objetivo geral identifica resultados finais esperados, ou seja, indica o que se pretende conseguir com a execução do projeto. Os objetivos específicos são desdobramentos do objetivo geral e contribuem para dar maior clareza em relação ao que se pretende com o projeto, referindo-se a resultados parciais a serem alcançados e orientando as ações para que o projeto atinja seu objetivo geral. Ao se formularem objetivos de um projeto, devem ser considerados seis princípios, são eles: ✂️ a) coerência, necessidade, lucratividade, pertinência, motivação e simplicidade. ✂️ b) coerência, necessidade, aceitabilidade, pertinência, motivação e lucratividade. ✂️ c) coerência, necessidade, aceitabilidade, exequibilidade, motivação e simplicidade. ✂️ d) coerência, aceitabilidade, pertinência, motivação, lucratividade e simplicidade. ✂️ e) coerência, pertinência, especificidade, motivação, necessidade e simplicidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro