Questões de Concursos Analista Educação Ambiental

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1Q267269 | Serviço Social, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

De acordo com estudos de Marilda Iamamoto, o Movimento de Reconceituação do Serviço Social, emergido na metade dos anos __________ e prolongando-se por uma década - foi, na sua especificidade, um fenômeno tipicamente__________ . Dominado pela_________ ao tradicionalismo profissional, implicou um/uma global da profissão: de seus fundamentos ídeo-teóricos, de suas raízes sociopolíticas, da direção____________ da prática profissional e de seu modis operandi.

Escolha a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

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2Q268556 | Serviço Social, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

É comum situações de impasses vividas na família repercutirem no local de trabalho e vice-versa. Nesse caso, é de grande valia a incorporação da família no tratamento das doenças relacionadas ao trabalho, visto que os padrões repetitivos de comportamentos que eclodem nas empresas têm correlação direta com as dinâmicas do sistema familiar. A intervenção, atuação e a presença dos terapeutas familiares, membros das equipes interdisciplinares, tornou possível incluir as famílias no projeto terapêutico, visando à melhoria da saúde ocupacional dos trabalhadores. Estes profissionais tomam por base o entendimento de que cada subsistema age de forma interligada e interdependente na capacidade de influenciar e determinar as características familiares e os padrões de interação entre pais e filhos. Este novo modelo explicativo está sustentado na abordagem

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3Q268559 | Biblioteconomia, Padrões e Normas ABNT, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

As normas internacionais que dispõem de categorias informacionais para a descrição de conjuntos documentais ou documentos isolados, respeitando os princípios arquivísticos são:

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4Q269071 | Biblioteconomia, Redes, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

Os centros cooperantes que objetivam difundir as informações sobre saúde ambiental, disponíveis nas bibliotecas e centros de documentação de diversos países da América Latina e Caribe, constituem uma rede denominada

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5Q268819 | Biblioteconomia, Classificação Decimal Universal, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

Com a finalidade de possibilitar melhor representação dos assuntos dos documentos, a CDU utiliza sinais gráficos como: + mais, / barra oblíqua, : dois pontos e [ ] colchetes. Empregase o sinal barra oblíqua quando um documento trata

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6Q268822 | Biblioteconomia, Ciência da Informação, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

Na organização dos arquivos é necessário nomear, de forma consistente, os pontos de acesso aos documentos. Para isso deve ser utilizado um instrumento de controle terminológico denominado

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7Q267038 | Biblioteconomia, Indexação, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

A estratégia de busca é uma das etapas do processo de

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8Q267295 | Serviço Social, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

A assistência social, espaço ocupacional privilegiado dos assistentes sociais, foi reconhecida pela Carta Constitucional de 1988 como política pública. A municipalização das políticas públicas vem resultando em uma ampliação do mercado profissional de trabalho. Assim sendo, o setor público tem sido o maior empregador de assistentes sociais, sendo a administração direta a que mais emprega, principalmente na esfera estadual, seguida da municipal. Constata-se uma clara tendência à interiorização da demanda, o que coloca a necessidade de maior atenção

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9Q268844 | Biblioteconomia, Preservação, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

Os principais agentes de destruição de acervos podem ser divididos em três categorias: fatores internos de degradação; fatores externos ou ambientais de degradação e ação do homem sobre o acervo. Dentre os fatores internos, assinale a assertiva que está incorreta acerca dos agentes de destruição.

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10Q267827 | Biblioteconomia, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

O programa, criado em 1980 pelo Ministério da Educação, por meio da CAPES, visando dotar o País de um mecanismo eficiente de acesso à informação, por meio do qual podemos obter cópias de documentos técnico-científicos (artigos de periódicos, teses, anais de congressos etc.) adquiridos e armazenados de forma cooperativa e consorciada nas chamadas Bibliotecas-Base, pertencentes às principais instituições universitárias e de pesquisa do Brasil e em serviços de informação internacionais é conhecido pela sigla

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11Q267316 | Biblioteconomia, Padrões e Normas ABNT, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

A ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - é responsável pela normalização técnica no país. Dentre as de Informação e Documentação elaboradas pela Comissão de Estudo de Documentação, encontra-se a NBR 6028 que normaliza

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12Q266549 | Serviço Social, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

O Serviço Social é uma profissão que tem características singulares. Sua especificidade está no fato de atuar sobre todas as necessidades humanas de uma dada classe social, ou seja, aquela formada pelos

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13Q268342 | Serviço Social, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

A Missão da CETESB é "Promover a melhoria e garantir a qualidade do Meio Ambiente no Estado de São Paulo, visando ao desenvolvimento social e econômico sustentável". Para isso, adota a Política da Qualidade: "Compromisso com o aperfeiçoamento contínuo de seus serviços para cumprir com excelência sua missão". Considerando a importância da variável ambiental para esta Empresa, a visão que o assistente social deve ter no desenvolvimento de suas atribuições junto ao público interno, para que a CETESB cumpra com excelência sua missão é:

I. ter clareza de que a consciência da população a respeito da questão ambiental é variável, dispensável e, muitas vezes, comprometedora;
II. saber que qualquer melhoria implica uma profunda mudança na sociedade, sob o aspecto econômico e da perspectiva das ideias;
III. ter claro que, como profissão, o Serviço social só pode ser entendido no movimento das relações humanas e sociais. Portanto, é uma profissão que tem no ser humano o seu principal foco de atuação, devendo deixar as questões ambientais para os profissionais da área;
IV. compreender que a participação e a motivação dos funcionários são consideradas cada vez mais importantes. É um desafio, porém estimulante;
V. o assistente social deve desempenhar um papel de mediador entre o ecológico e o social, entre o ser humano e o meio ambiente, entre o cidadão e a sociedade. Em síntese, ser um facilitador social de uma nova cultura: a participação social.

Está correto o que se afirma apenas em

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14Q267320 | Serviço Social, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

A atuação do assistente social em programas que atendam a usuários de substâncias psicoativas, de uma dada empresa, deve se dar, essencialmente, em torno do/da

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15Q266816 | Biblioteconomia, Indexação, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

O tesauro de Engenharia Sanitária e Ambiental, em sua seção alfabética, apresenta os descritores e suas relações (preferenciais, hierárquicas e associativas) e, em alguns casos, uma Nota de Alcance, a qual é utilizada para

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16Q267840 | Biblioteconomia, Bibliometria, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

A bibliometria, ao identificar e gerar diferentes indicadores de tratamento e gestão da informação e do conhecimento, e de produtividade, necessários ao planejamento e avaliação de sistemas de informação é considerada uma

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17Q267345 | Biblioteconomia, Tecnologia de Informação para Bibliotecas, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

Os serviços de buscas em linha costumam utilizar um método de arquivamento útil em bases textuais. Esse tipo de arquivo é conhecido como

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18Q267348 | Serviço Social, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

O projeto de intervenção se constitui em uma organização sistemática das ações técnico-profissionais e ético-políticas, em resposta às expressões da questão social com os quais se defronta o assistente social no exercício da profissão. Portanto, a formulação de um projeto de intervenção requer

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19Q267095 | Biblioteconomia, Princípio de administração, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

Os projetos geralmente comportam um objetivo geral e objetivos específicos. Objetivo geral identifica resultados finais esperados, ou seja, indica o que se pretende conseguir com a execução do projeto. Os objetivos específicos são desdobramentos do objetivo geral e contribuem para dar maior clareza em relação ao que se pretende com o projeto, referindo-se a resultados parciais a serem alcançados e orientando as ações para que o projeto atinja seu objetivo geral. Ao se formularem objetivos de um projeto, devem ser considerados seis princípios, são eles:

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20Q268632 | Biblioteconomia, Estudos de usuários, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

A técnica de pesquisa qualitativa não-diretiva desenvolvida para coletar dados e informações que reflitam opiniões, conhecimentos, percepções e preocupações de pequenos grupos sobre determinado assunto, que vem sendo utilizada em bibliotecas e serviços de informação e em estudos de usuários, é denominada

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