Questões de Concursos Analista Educacional

Resolva questões de Analista Educacional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q325698 | Pedagogia, Analista Educacional, SEE MG, FCC

A diversidade cultural, étnica e de expressões da individualidade compõe o quadro que caracteriza o multiculturalismo e a possibilidade de inclusão social.

Diante disso, está correto afirmar que é papel da educação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q320953 | Pedagogia, Analista Educacional, Prefeitura de Patis MG, COTEC

Magda Becker Soares, em seu texto Letramento: um tema em três gêneros, assim se expressa: “(...) o nível de letramento de grupos sociais relaciona-se fundamentalmente com as suas condições sociais, culturais e econômicas. É preciso que haja, pois, condições para o letramento.” Nessa perspectiva, a autora expõe as condições de que fala:

I - Que haja escolarização real e efetiva da população. (...) Mais pessoas sabendo ler e escrever passam a aspirar a um pouco mais do que simplesmente aprender a ler e a escrever.

II - Que haja disponibilidade de material de leitura. (...) Não há material impresso posto à disposição; não há livrarias; o preço dos livros e até dos jornais e revistas é inacessível; há um número muito pequeno de bibliotecas.

III - Ensinar a ler e a escrever é condição suficiente para que os alfabetizados fiquem imersos em um ambiente de letramento.

IV - Basta que haja boas bibliotecas, material impresso adequado para que todas as pessoas alfabetizadas busquem o letramento; não importa a que classe pertençam nem o tempo que demorem para, a partir da alfabetização, ter acesso a esses bens.

Conforme a autora, estão CORRETAS as afirmativas dos incisos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q328215 | Pedagogia, Analista Educacional, SEE MG, FCC

Na relação escola-família, um diretor, visando a ampliar as possibilidades dos alunos de sua escola, propõe ao coordenador pedagógico que organizem uma reunião com os pais com o objetivo de apoiá-los na consolidação de atitudes de valorização e estímulo à aprendizagem de seus filhos. Essa iniciativa contribui para a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q819207 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Lei n 8069 1990, Analista Educacional, SEE MG, FCC

A promulgação da Lei do Ventre Livre, em 1871, assim como a abolição das “Rodas dos Expostos”, por volta de 1950, se constituem em marcos da história da infância no Brasil e dão início a longa trajetória da conquista do direito à cidadania. Nessa história, o ECA passa a conceber a criança como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q319777 | Pedagogia, Analista Educacional, Prefeitura de Patis MG, COTEC

“É preciso que, desde o começo do processo, vá ficando cada vez mais claro que, embora diferentes entre si, quem forma se forma e reforma ao formar, e quem é formado forma-se e forma ao ser formado. É nesse sentido que ensinar não é transferir conhecimentos, conteúdo, nem formar é a ação pela qual um sujeito criador dá forma, estilo ou alma a um corpo indeciso e acomodado. Não há docência sem discência. As duas se explicam, e seus sujeitos, apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem à condição de objeto um do outro.”

Essa afirmação de Paulo Freire, em seu livro Pedagogia da Autonomia, tem a pretensão de apresentar algumas ideias do autor, entre as quais NÃO se encontra:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q812552 | Legislação Federal, Lei n 11340 2006 Lei Maria da Penha, Analista Educacional, SEE MG, FCC

A violência sexual contra crianças e adolescentes é um fenômeno que na década nos anos 1990 deixa de ter característica de segredo familiar e passa a ser incluída na agenda da sociedade civil como questão relacionada à luta pelos direitos humanos preconizados na

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q822579 | Legislação Federal, Lei 10098 2000, Analista Educacional, MEC, CESPE CEBRASPE

Considerando a Lei n.º 10.098/2000 (Lei de Acessibilidade) e a Resolução CNE/CEB n.º 4/2009 (Resolução de Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica), julgue os itens que se seguem a respeito da eliminação de barreiras na comunicação e sinalização às pessoas com deficiência sensorial e com dificuldades de comunicação. De acordo com a Lei de Acessibilidade, o poder público deve garantir às pessoas portadoras de deficiência o direito de acesso à informação, à comunicação, ao trabalho, à educação, ao transporte, à cultura, ao esporte e ao lazer.
  1. ✂️
  2. ✂️

8Q327943 | Pedagogia, Analista Educacional, SEAD SE, CESPE CEBRASPE

Acerca dos princípios e da organização do SUS, julgue os itens subsequentes.

Atualmente, utiliza-se o princípio da equidade em lugar do princípio da igualdade, porque eles têm conceitualmente o mesmo sentido.

  1. ✂️
  2. ✂️

9Q820138 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Analista Educacional, MEC, CESPE CEBRASPE

A concepção de avaliação proposta nos PCN transpõe a visão tradicional que focaliza o controle externo do aluno mediante a atribuição de notas ou conceitos. No que diz respeito a esse assunto, julgue os itens que se seguem. A avaliação que compreende o conjunto de atuações dos alunos em face da intervenção pedagógica dos professores consiste em uma interpretação quantitativa dos conhecimentos dos alunos.
  1. ✂️
  2. ✂️

10Q821631 | Legislação Federal, Lei 10098 2000, Analista Educacional, MEC, CESPE CEBRASPE

Com relação às definições da Lei n.º 10.098/2000 (Lei de Acessibilidade), julgue os próximos itens. O termo “ajuda técnica”, empregado na Lei de Acessibilidade, corresponde a qualquer elemento que facilite a autonomia pessoal ou possibilite o acesso e o uso de meio físico.
  1. ✂️
  2. ✂️

11Q820625 | Legislação Federal, Lei 10098 2000, Analista Educacional, MEC, CESPE CEBRASPE

Com relação às definições da Lei n.º 10.098/2000 (Lei de Acessibilidade), julgue os próximos itens. A expressão “pessoa portadora de deficiência”, empregada na Lei de Acessibilidade, refere-se a indivíduo que apresenta limitação temporária com relação ao meio e à sua utilização.
  1. ✂️
  2. ✂️

12Q822218 | Legislação Federal, Lei 10098 2000, Analista Educacional, MEC, CESPE CEBRASPE

Considerando a Lei n.º 10.098/2000 (Lei de Acessibilidade) e a Resolução CNE/CEB n.º 4/2009 (Resolução de Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica), julgue os itens que se seguem a respeito da eliminação de barreiras na comunicação e sinalização às pessoas com deficiência sensorial e com dificuldades de comunicação. O poder público é o responsável direto pela promoção da formação de profissionais intérpretes de escrita em braile, linguagem de sinais e de guias-intérpretes para facilitar a comunicação de pessoas surdas e surdas-cegas.
  1. ✂️
  2. ✂️

13Q320308 | Pedagogia, Analista Educacional, SEE MG, FCC

Considere:

I. Igualdade de condições para o acesso, inclusão, permanência e sucesso na escola.

II. Gestão democrática do ensino público.

III. Separação entre a educação escolar e o trabalho.

IV. Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.

V. Ênfase na garantia do acesso em detrimento da qualidade do trabalho.

Constituem princípios que sustentam o projeto nacional de educação brasileira:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q321300 | Pedagogia, Analista Educacional, SEE MG, FCC

A organização de um grêmio estudantil constitui

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q816948 | Legislação Federal, Legislação sobre Portadores de Deficiência, Analista Educacional, SEE MG, FCC

O termo deficiência está definido internacionalmente como uma expressão física, mental ou sensorial de natureza permanente ou transitória. Nesse sentido, a deficiência

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q793652 | Ética na Administração Pública, Teoria em Ética, Analista Educacional, SEE MG, FCC

A construção de uma sociedade inclusiva abrange também cuidado com a linguagem.

Qual das frases abaixo apresenta preconceito e/ou discriminação em relação às pessoas com deficiência?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q819752 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Analista Educacional, SEE MG, FCC

Com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) foi possível regulamentar a competência de cada ente federado nos diferentes níveis e modalidades educacionais. No que diz respeito à divisão de competências, cabe aos estados brasileiros assegurar o ensino

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q820298 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Analista Educacional, MEC, CESPE CEBRASPE

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) consistem em um referencial de qualidade para a educação em todo o país, tendo a função de orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional bem como socializar discussões, pesquisas e recomendações. Com base no disposto nos PCN, julgue os próximos itens, referentes à sua natureza e função. A valorização da atividade docente deve ocorrer, principalmente, mediante a revisão das condições salariais e, secundariamente, por meio de formação inicial e continuada.
  1. ✂️
  2. ✂️

19Q427397 | Direito Constitucional, Educação, Analista Educacional, SEE MG, FCC

Diversos autores afirmam que a leitura e a releitura de mundo possibilitam desvelar a própria realidade como também reescrever a própria história. Reescrever significa desconstruir a organização social em vigor para construção de outra sociedade multicultural, na qual diversas “tribos” se encontram.

Nesse sentido, o paradigma da inclusão está em consonância com as novas exigências educacionais, pois
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q822719 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Analista Educacional, MEC, CESPE CEBRASPE

Os PCN do ensino médio, egressos da reforma educacional da década de 90 do século passado, e os PCN+2002, uma nova proposta elaborada pouco tempo depois, estabeleceram formas de pensar e organizar o currículo do ensino médio brasileiro. Considerando o disposto nos PCN do ensino médio, julgue os itens seguintes. O conteúdo relativo à parte diversificada do currículo do ensino médio é definido pelos órgãos colegiados do Ministério da Educação.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.