Questões de Concursos Analista em Trânsito

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1Q325713 | Pedagogia, Analista em Trânsito, DETRAN RO, IDECAN

“À palavra currículo associam-se distintas concepções, que derivam dos diversos modos de como a educação é concebida historicamente, bem como das influências teóricas que a afetam e se fazem hegemônicas em um dado momento. O currículo é um importante elemento constitutivo da organização escolar. Na organização curricular é preciso considerar alguns pontos básicos para sua construção.” Considerando essa assertiva, marque a alternativa INCORRETA.
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2Q319933 | Pedagogia, Analista em Trânsito, DETRAN RO, IDECAN

Sobre a avaliação formativa, assinale a alternativa INCORRETA.
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3Q320409 | Pedagogia, Analista em Trânsito, DETRAN RO, IDECAN

A história da humanidade está interligada à história da educação. Considerando a história da educação escolar, entende-se que a escola surgiu a partir de uma necessidade social. Dessa maneira, afirma-se que a história da educação não está desvinculada da história do mundo. Acerca dessa assertiva, analise.

I. A educação grega tinha como objetivo principal guiar os educandos, de modo que eles pudessem assumir o controle da sociedade vigente. Não se ocupava apenas em um conceito particular do homem, mas do desenvolvimento de todas as suas capacidades físicas, morais e intelectuais.

II. No que tange à educação medieval, sua melhor representatividade, tem-se na era de Quintiliano. Na época deste imperador, a educação era dividida em três campos. Em primeiro lugar vinha a dialética (as leis do raciocínio), em segundo, a ética (as leis da justiça) e, em terceiro, a física.

III. A educação romana ficou exclusivamente nas mãos da igreja católica que geria as escolas, organizava o que pode se chamar de currículo e ministrava os conhecimentos científicos, mas, principalmente, os conceitos morais retirados e interpretados da doutrina cristã.

IV. A educação, no Renascimento da história humana, denota que o novo método da ciência buscava confirmação nos fatos da natureza, não havia mais ilusão ou alegoria, e sim a experiência. Enfatizavam-se os aspectos particulares em lugar das generalidades. Encontra-se, então, o começo do método hipotético da ciência moderna.

Estão corretas as afirmativas

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4Q738879 | Economia, Analista em Trânsito, DETRAN RO, IDECAN

Analise os saldos dos agregados macroeconômicos de um país hipotético, que não mantém relacionamento com o exterior, em trilhões de unidades monetárias:

• Consumo: 10;

• Investimento: 5;

• Poupança: 7;

• Gastos do Governo: 10;

• Tributos: 5.

Diante do exposto, é correto afirmar que o valor da demanda agregada é

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5Q543428 | Probabilidade e Estatística, Coeficiente de Variação, Analista em Trânsito, DETRAN RO, IDECAN

Deseja-se comparar a variabilidade de dois conjuntos de dados que utilizam escalas e unidades diferentes. Uma medida adequada para essa comparação é o
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6Q744986 | Economia, Analista em Trânsito, DETRAN RO, IDECAN

O valor de um equipamento daqui a 2 anos será R$ 5.000,00 e daqui a 5 anos, R$ 2.000,00. Admitindo como linear a depreciação envolvida, assinale a alternativa que apresenta corretamente o valor do equipamento hoje.
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7Q543136 | Probabilidade e Estatística, Moda, Analista em Trânsito, DETRAN RO, IDECAN

É correto afirmar que em uma distribuição assimétrica negativa, a moda é
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8Q537918 | Engenharia Civil, Analista em Trânsito, DETRAN RO, IDECAN

De acordo com os comandos mais usados no programa AUTOCAD, assinale a alternativa INCORRETA.
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9Q329076 | Pedagogia, Analista em Trânsito, DETRAN RO, IDECAN

“As teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, partindo do reconhecimento da evolução cognitiva do homem, tentando explicar a relação entre o conhecimento pré-existente e o novo conhecimento.” Considerando essa afirmação, relacione as teorias citadas às suas características.

1. Teoria epistemologia genética de Piaget.

2. Teoria construtivista de Bruner.

3. Teoria sociocultural de Vygotsky.

4. Teoria do aprendizado experimental de C. Rogers.

5. Teoria das inteligências múltiplas de Gardner.

( ) O ponto central desta teoria é a estrutura cognitiva do sujeito. As estruturas cognitivas mudam através dos processos de adaptação: assimilação e acomodação.

( ) O interesse e a motivação são essenciais para o aprendizado bem sucedido. Enfatiza a importância do aspecto interacional do aprendizado. O professor e o aluno aparecem como os corresponsáveis pela aprendizagem.

( ) O desenvolvimento cognitivo é limitado a um determinado potencial para cada intervalo de idade (ZPD); o indivíduo deve estar inserido em um grupo social e aprende o que seu grupo produz; e, o conhecimento surge primeiro no grupo, para só depois ser interiorizado. A aprendizagem ocorre no relacionamento do aluno com o professor e com outros alunos.

( ) O aprendizado é um processo ativo, baseado em seus conhecimentos prévios e os que estão sendo estudados. O aprendiz filtra e transforma a nova informação, infere hipóteses e toma decisões. O aprendiz é participante ativo no processo de aquisição de conhecimento. A instrução está relacionada a contextos e experiências pessoais.

( ) No processo de ensino, deve-se procurar identificar as inteligências mais marcantes em cada aprendiz e tentar explorá-las para atingir o objetivo final, que é o aprendizado de determinado conteúdo.

A sequência está correta em

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10Q320716 | Pedagogia, Analista em Trânsito, DETRAN RO, IDECAN

“Partindo do reconhecimento de que o homem não pode ser apreendido como objeto ou produto, já que ao mesmo tempo, é sujeito e produtor das relações sociais, Vygotsky marcou uma etapa diferenciada no estudo da determinação sócio-histórica do psiquismo.” Considerando a afirmativa e a teoria de Vygotsky, analise.

I. Define que as origens das formas superiores de comportamento consciente deveriam ser encontradas nas relações sociais que o indivíduo estabelece com o mundo exterior.

II. Considera que os processos psicológicos humanos se realizavam inicialmente no social enquanto processos intrapessoais ou intrapsicológicos.

III. Define as concepções que consideram que o comportamento social deriva-se do individual.

IV. Afirma que o indivíduo sofre influências sociais de forma passiva e que se fundamentam em um conceito de “ambiente” no sentido estrito de um conjunto de circunstâncias ou contingências que, de acordo com suas características, podem ou não fornecer elementos que facilitem o desenvolvimento.

Estão corretas as afirmativas

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11Q324124 | Pedagogia, Analista em Trânsito, DETRAN RO, IDECAN

O estado da arte sobre formação continuada, feito for Ortega (citado por Gatti e outros, 2001, p. 232), constata que este tipo de programa só produz efeitos sobre as aprendizagens dos alunos quando combinado com outras variáveis de contexto e, ainda, que boa parte das condições que dão sustentabilidade às práticas docentes efetivas está fora do controle dos professores. Diante dessas afirmações, depreende-se que um programa de formação continuada empreendido por uma instituição dificultará a melhoria da qualidade da educação quando
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12Q543562 | Probabilidade e Estatística, Regressão, Analista em Trânsito, DETRAN RO, IDECAN

Sobre o coeficiente de determinação na regressão linear simples é correto afirmar que
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13Q323010 | Pedagogia, Analista em Trânsito, DETRAN RO, IDECAN

Saviani, citado por Silva (2004, p. 63), cumpriu importante papel nos debates no interior do campo crítico do currículo. Para Saviani, em seus questionamentos e propostas no interior do campo do currículo, é correto afirmar que
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14Q636426 | Informática, Malware e Spyware, Analista em Trânsito, DETRAN RO, IDECAN

“Tipo de malware que modifica ou substitui um ou mais programas existentes para ocultar vestígios de ataques. Embora normalmente modifiquem partes do sistema operacional para esconder vestígios de sua presença, eles podem existir em qualquer nível – desde instruções de partida (boot) de um computador até aplicativos que são executados no sistema operacional.” Trata?se de
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15Q328011 | Pedagogia, Analista em Trânsito, DETRAN RO, IDECAN

Acerca da análise sobre a escola pública feita por Anísio Teixeira, na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, em “a escola pública universal e gratuita” (1956), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Com a chegada da democracia e a consciência da emancipação política, atingida pelo povo brasileiro, deve-se repensar os problemas de organização e, entre eles, o de educação.

( ) Deve-se reestabelecer o verdadeiro conceito de educação.

( ) Uma das sugestões apresentadas para o fortalecimento de algumas tendências e correção de outras da expansão educacional é a padronização das escolas, independentemente das suas condições locais.

( ) A escola primária é o fundamento, a base da educação de toda a nação.

( ) A escola primária, visando a formação de hábitos de trabalho, de convivência social, de reflexão intelectual, de gosto e de consciência, deve e precisa ser de tempo parcial para que as atividades não fiquem extensas.

A sequência está correta em

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16Q543296 | Probabilidade e Estatística, Correlação, Analista em Trânsito, DETRAN RO, IDECAN

Considere o modelo AR(2): Zt = 0,5Z t–1 + 0,3Z t–2 + at, em que at é ruído branco de média zero e variância ?2. A autocorrelação de ordem é, aproximadamente,
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17Q533835 | Engenharia Civil, Analista em Trânsito, DETRAN RO, IDECAN

“Fundações superficiais que são ‘lajes’, as quais possuem armaduras duplas nas duas direções e os pilares estão distribuídos de tal forma que todos os esforços de carregamento sejam uniformemente distribuídos no solo.” A descrição anterior refere-se a
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18Q819984 | Legislação Federal, Lei 9799 1999, Analista em Trânsito, DETRAN RO, IDECAN

A Lei nº 6.766/79, dispõe sobre o parcelamento do solo urbano e dá outras providências. O Estatuto da Cidade, de 10 de julho de 2001, estabelece normas de ordem pública e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental. Com base nas definições dispostas pela Lei nº 6.799/79 e pelo Estatuto da Cidade (2001), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A infraestrutura básica dos parcelamentos situados nas zonas habitacionais declaradas por lei como de interesse social (ZHIS) consistirá, no mínimo, de vias de: circulação; escoamento das águas pluviais; rede para o abastecimento de água potável; e soluções para o esgotamento sanitário e para a energia elétrica domiciliar.

( ) Outorga onerosa do direito de construir aplica-se àquele que possuir como sua área ou edificação urbana de até 250 m2, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.

( ) A transferência do direito de construir confere ao Poder Público municipal preferência para aquisição de imóvel urbano objeto de alienação onerosa entre particulares.

( ) Entre os requisitos mínimos que deverão ser atendidos pelos loteamentos, a Lei nº 6.766/79 estabelece que os lotes terão área mínima de 250 m² e frente mínima de dez metros, salvo quando o loteamento se destinar à urbanização específica ou edificação de conjuntos habitacionais de interesse social, previamente aprovados pelos órgãos públicos competentes.

( ) Considera-se operação urbana consorciada o conjunto de intervenções e medidas coordenadas pelo Poder Público municipal, com a participação dos proprietários, moradores, usuários permanentes e investidores privados, com o objetivo de alcançar em uma área transformações urbanísticas estruturais, melhorias sociais e valorização ambiental.

A sequência está correta em

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19Q738414 | Economia, Analista em Trânsito, DETRAN RO, IDECAN

Após levantamento estatístico, verificou-se que a função demanda de uma empresa é dada por p = 17 – 2x e sua função custo, por C = 5 + x. Analisando as funções mencionadas, assinale a alternativa que representa o valor de “x” que maximiza o lucro dessa empresa.
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20Q326330 | Pedagogia, Analista em Trânsito, DETRAN RO, IDECAN

Quanto à concepção do Projeto Político-Pedagógico, analise.

I. É um processo democrático de decisões.

II. Preocupa-se em instaurar uma forma de organização de trabalho pedagógico que desvele os conflitos e as contradições.

III. Contém opções implícitas na direção da superação de problemas no decorrer do trabalho educativo voltado a uma realidade específica.

IV. É construído continuamente, pois, enquanto produto é, também, processo, incorpora ambos numa interação possível.

Estão corretas as afirmativas

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