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Questões de Concursos Analista em Turismo

Resolva questões de Analista em Turismo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q896439 | Turismo, Analista em Turismo, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Segundo Ruschmann e Widmer (apud ANSARAH, 2000), planejamento turístico é um processo que deve

ANSARAH, M. G. R. (org.). Turismo: como aprender, como ensinar. São Paulo: SENAC, 2000.

I. Ordenar as ações humanas sobre uma localidade turística.

II. Buscar meios de aumentar o lucro das organizações turísticas, independente dos interesses da população anfitriã.

III. Direcionar a construção de equipamentos e facilidades de forma adequada.

IV. Evitar causar efeitos negativos nos recursos ou afetar sua atratividade.

V. Atrair e distribuir recursos, de modo a beneficiar a comunidade autóctone e convencê-la de que a atividade turística é essencial para o desenvolvimento socioeconômico.


Estão CORRETAS apenas
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2Q896431 | Turismo, Analista em Turismo, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Com o objetivo de avaliar que tipos de atividades recreativas teriam melhor aceitação entre o público adolescente de um resort, realizou-se uma pesquisa com uma amostra composta por 100 jovens que se hospedaram no equipamento durante o mês de setembro de 2024, sendo 15 moças e 15 rapazes entre 13 e 15 anos; 35 moças e 35 rapazes entre 16 e 19 anos. Os entrevistados foram sorteados aleatoriamente dentro do seu grupo de gênero e idade.
Que tipo de amostragem foi utilizada?
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3Q896447 | Turismo, Analista em Turismo, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Olga mora na Alemanha e resolveu passar as férias no Brasil. Depois de procurar uma agência e analisar as sugestões apresentadas, ela decidiu conhecer vir ao Brasil. O pacote escolhido por ela incluía: seis diárias em Salvador, cinco diárias em Maceió, três diárias em Fernando de Noronha e sete diárias no Recife. A agência de turismo receptivo responsável pela programação dela em Pernambuco incluiu um passeio ao Agreste. Na data marcada, ela e outros turistas, que também estavam hospedados em Boa Viagem, saíram logo após o café da manhã, conheceram as riquezas culturais de Bezerros e Caruaru e retornaram ao Recife no fim da tarde. Após as três semanas de férias no Nordeste brasileiro, Olga voltou para o seu país de origem satisfeita, levando fotografias, lembranças e muitas histórias para contar.
Diante do exposto, selecione a alternativa que responde respectivamente as questões abaixo:

I. Considerando os efeitos na balança comercial, que país desempenhou o papel de exportador? II. Em relação a Caruaru, qual a classificação de Olga nessa viagem? III. Em relação a Fernando de Noronha, qual a classificação de Olga nessa viagem?

Assinale a alternativa cujos termos respondem respectiva e CORRETAMENTE aos itens acima.
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4Q896421 | Turismo, Analista em Turismo, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

No livro Análise Estrutural do Turismo, que vem referenciando estudos da área nas duas últimas décadas, Mário Carlos Beni propõe uma análise que envolva elementos que possibilitem uma compreensão sistêmica e abrangente, que possa respaldar o planejamento turístico.

BENI. M. C. Análise estrutural do turismo. 6. ed. São Paulo: Senac, 2001.

É INCORRETO afirmar que entre os elementos da análise proposta por Beni figuram
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5Q896438 | Turismo, Analista em Turismo, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Segundo Morrison (2012), marketing turístico é um "processo contínuo e sequencial, através do qual a gestão no setor de hospitalidade e turismo planeja, pesquisa, implementa, controla e avalia as atividades elaboradas para satisfazer tanto as necessidades e os anseios dos clientes como os objetivos de sua própria organização".
MORRISON, A. M. Marketing de hospitalidade e turismo. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

Ao abordar a criação de experiências excepcionais, que podem levar à fidelização do cliente e ao boca-a-boca positivo e sugerir que as empresas estejam atentas ao feedback dos clientes e utilizem essas informações para aprimorar continuamente seus serviços, o autor está se referindo a
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6Q896445 | Turismo, Analista em Turismo, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

A respeito dos impactos socioculturais provocados pela atividade turística, é INCORRETO afirmar que
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7Q896423 | Turismo, Analista em Turismo, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, importante documento na luta pelo acesso ao lazer assinado pelas Nações Unidas em 1948, enumera os direitos que todos os seres humanos possuem, orientando as ações dos países que fazem parte da organização. Em seu Artigo XXIV, a Declaração traz:

“todo ser humano tem direito a repouso e lazer, inclusive a limitação razoável das horas de trabalho e a férias remuneradas periódicas”.
(ONU, 2024)

A legislação brasileira também se debruça sobre o direito ao lazer. A respeito disso, leia as afirmativas abaixo:

I. A Carta Magna brasileira reconhece a importância do lazer, afirmando que este é um direito social secundário que deve ser assegurado a todos os cidadãos e cidadãs do país após os direitos primários, como a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados serem garantidas.

II. A nossa Constituição Federal assevera que o lazer está entre as necessidades vitais básicas do trabalhador e de sua família que devem ser atendidas pelo salário mínimo a ser fixado em lei.

III. O Estatuto da Criança e do Adolescente prevê que os municípios, com apoio dos estados e da União deverão estimular e facilitar a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude.

Está CORRETO o que se afirma em
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8Q896429 | Turismo, Analista em Turismo, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

A estrutura organizacional de um meio de hospedagem depende de diversos fatores, tais como: tipo, porte, estrutura física e serviços ofertados. Os setores (ou departamentos) podem ser ajustados, enxutos ou expandidos de acordo com as necessidades do equipamento e é comum que, em pousadas ou hotéis menores, algumas funções sejam combinadas.

Considere os setores enumerados abaixo e, em seguida, leia as atribuições propostas:
1. Recepção 2. Governança 3. Alimentos e Bebidas 4. Lazer e Recreação 5. Controladoria
( ) Monitoramento e projeção do fluxo de caixa, garantindo que o hotel tenha liquidez suficiente para operar.
( ) Controle de comunicações internas e externas para os hóspedes.
( ) Preparação de relatórios financeiros periódicos que fornecem uma visão clara da saúde financeira do hotel, incluindo demonstrações de resultados e balanços patrimoniais.
( ) Criação de um clima lúdico, descontraído e que promova a interação.
( ) Elaboração de uma programação de atividades, com base no perfil dos hóspedes, infraestrutura e equipamentos disponíveis.
( ) Garantir que todos os padrões de higiene e segurança alimentar sejam cumpridos.
( ) Controle de chaves ou cartão para acesso às Unidades Habitacionais.
( ) Providência dos reparos necessários nas unidades habitacionais e nos andares, nas áreas sociais e de circulação, bem como na lavanderia e demais áreas sob sua responsabilidade.
( ) Realização de atividades esportivas, sociais e culturais.
( ) Organizar e gerenciar os serviços de catering necessários aos eventos que ocorrem no equipamento hoteleiro.
( ) Controle visual das entradas e saídas de hóspedes e visitantes.
( ) Elaboração de orçamentos e previsões financeiras, analisando receitas e despesas para garantir a viabilidade econômica do hotel.
( ) Organização e controle da rouparia dos andares e das amenidades.
( ) Controle e administração do estoque e gasto dos produtos de limpeza, higienização e sanitização.


Correlacione os setores responsáveis por cada uma das atribuições apresentadas e, em seguida, assinale a alternativa que indica a ordem CORRETA de preenchimento dos parênteses de cima para baixo.
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9Q896440 | Turismo, Analista em Turismo, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Um produto turístico, pode passar por diferentes fases ao longo do tempo. Encontramos diversos estudiosos que abordam esta questão, entre eles, Butler (apud IGNARRA, 2003), que aponta que essas fases podem ser: investimento, desenvolvimento, exploração, consolidação, estagnação, declínio e rejuvenescimento.
IGNARRA, L. R. Fundamentos do Turismo. São Paulo: Thomson, 2003.

Ao abordar isso, o autor se refere a que aspecto de um produto turístico?
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10Q896435 | Turismo, Analista em Turismo, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Classifique os elementos abaixo como parte da(do)

1. Superestrutura turística

2. Infraestrutura de acesso

3. Infraestrutura básica

4. Equipamento turístico

5. Serviço turístico

7. Serviço de apoio

8. Recurso turístico natural

9. Recurso turístico cultural

( ) Saneamento do sítio histórico de Olinda

( ) Revisão do motor e troca de óleo do veículo

( ) Agência de viagens Good Travel

( ) Carnaval de Olinda

( ) Iluminação da Rua do Bom Jesus

( ) Motel Tititi

( ) City Tour Recife/Olinda

( ) Secretaria de Turismo de Olinda

( ) Agência dos Correios e Telégrafos do Carmo

( ) Calçadão da orla de Olinda

( ) Farmácia Xaropão

( ) Pousada dos Quatro Cantos

( ) Transfer Aeroporto-Olinda

( ) Horto d’ El Rey

( ) BR 101 Norte

( ) EMPETUR

( ) Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre

( ) Ilha da Amizade

( ) ABRASEL

( ) Festival Comida de Mercado

Assinale a alternativa que indica a ordem CORRETA de preenchimento dos parênteses de cima para baixo.

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11Q896422 | Turismo, Analista em Turismo, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Para Gastal e Moesch (2007), o turismo é compreendido como uma experiência do indivíduo, em seus deslocamentos, ao se defrontar com o novo e com o inesperado, de vivenciar “processos de mobilização subjetiva que o levariam a parar e a re-olhar, a repensar, a reavaliar, a ressignificar não só a situação, o ambiente, as práticas vivenciadas naquele momento e naquele lugar, mas muitas das suas experiências passadas.” A partir do olhar das autoras, “o estranhamento, nestes termos, não dependeria do tamanho da distância percorrida, mas da mobilização afetiva desencadeada”. Para elas, “isso pode se dar dentro do bairro ou da cidade em que se reside, quando o cidadão sai de suas rotinas temporais e espaciais ao visitar, por exemplo, um bairro diferente do seu” (2007, p.10).

GASTAL, S. A.; MOESCH, M. M. Turismo, políticas públicas e cidadania. São Paulo: Aleph, 2007.

Após a leitura acima, consideremos a situação proposta:

Patrícia é professora universitária e três vezes por semana se desloca de sua residência, em Olinda, para participar de atividades acadêmicas presenciais numa universidade em Caruaru.

Com base no texto e na situação proposta, conclui-se que:
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12Q896426 | Turismo, Analista em Turismo, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

O Plano Nacional de Turismo – 2024-2027 destaca que, após o crescimento quase ininterrupto que o turismo global experimentou durante décadas, tendo saído de 286 milhões para quase 1,5 bilhão de chegadas internacionais entre 1980 e 2019, houve uma redução drástica nas viagens internacionais em 2020, ano que registrou queda de cerca de 72,2% devido aos impactos da pandemia de Covid-19. O período pandêmico foi marcado pela perda de empregos e receitas, necessidade de medidas de segurança para conter a propagação do vírus e paralisação do setor de eventos, entre outros prejuízos inestimáveis. Apesar de, em 2023 a Organização Mundial da Saúde (OMS) ter declarado o fim da Emergência de Saúde Pública da Pandemia da Covid-19 em todo o planeta, algumas transformações experimentadas durante esse difícil momento parecem ter modificado definitivamente a atividade turística.

Entre as tendências observadas no setor, é INCORRETO afirmar que
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13Q896436 | Turismo, Analista em Turismo, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Em termos de marketing turístico, analise as afirmativas a seguir:

I. A imagem pode ser mudada, favorecendo a promoção de um produto turístico. A sua alteração deve fazer parte de um sistema de decisões estratégicas de marketing mais complexo.

II. A imagem deve, sempre que possível, refletir a realidade do produto e, portanto, a qualidade da imagem está diretamente ligada à qualidade do produto.

III. A formação de uma imagem qualquer se dá por meio de processos de conhecimento, em que ocorre uma interação entre o indivíduo e a realidade, mediada por aquilo que se poderia chamar de filtros.

IV. A imagem em marketing refere-se à percepção que consumidores têm de uma marca, produto ou serviço, moldada por diversos elementos como identidade visual, comunicação e experiências.

Está CORRETO o que se afirma em
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14Q896437 | Turismo, Analista em Turismo, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

A segmentação turística é fundamental para o planejamento turístico e uma importante estratégia para otimizar recursos de marketing voltados aos consumidores, que podem ser agrupados em subconjuntos de pessoas que respondam de modo semelhante a determinadas ofertas ou a um programa de marketing específico. Existem diversas possibilidades de segmentação do mercado. Dias e Cassar (2005) propõem as seguintes bases da segmentação: demográfica, geográfica, psicográfica e comportamental.

De acordo com os autores, a segmentação que leva em consideração a maneira como as pessoas pensam e vivem, analisando fatores como estilo de vida, autoconceito, personalidade e valores é:
Dias, R.; Cassar, M. Segmentação do mercado turístico. In: Fundamentos do marketing turístico (pp. 132-156). São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
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15Q896448 | Turismo, Analista em Turismo, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Qual das afirmações abaixo está CORRETA?
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16Q896450 | Turismo, Analista em Turismo, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Acerca do tema ‘turismo cultural’, assinale a alternativa INCORRETA.
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17Q896427 | Turismo, Analista em Turismo, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Cidade de significativa vocação turística, Olinda tem no período carnavalesco seu momento alto. Durante as festas de Momo, o sítio histórico da cidade recebe milhões de foliões, que sobem e descem as ladeiras acompanhando agremiações que expressam a diversidade cultural pernambucana, ao mesmo tempo em que contemplam os monumentos e a paisagem que rendem à cidade prestígio e títulos de reconhecimento de seu patrimônio natural e cultural.

Leia as afirmativas abaixo, a respeito da relação entre turismo e patrimônio cultural e natural na cidade:

I. O processo de tombamento da tapioca como patrimônio cultural de Olinda possibilitou investimentos na estrutura física do Alto da Sé, reduto das tapioqueiras e local de inegável relevância turística para a cidade.

II. Além das instâncias municipal e estadual, o sítio histórico de Olinda é tombado em nível federal pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como Patrimônio Cultural da Humanidade.

III. O carnaval de Olinda não pode ser considerado um como atrativo cultural, pois, apesar de atrair grande volume de pessoas, a maior parte dos visitantes não chega a adentrar nos museus, igrejas, casarios e outras edificações que formam o conjunto monumental da cidade.

IV. São reconhecidos como Patrimônios Vivos de Pernambuco o coco de roda, o afoxé, o frevo e até o modo de preparar comidas tradicionais, como a tapioca, o bolo de rolo e o bolo Souza Leão. Entretanto, pessoas – como a líder religiosa Mãe Beth de Oxum e a mestra de coco e pastoril Ana Lúcia Nunes, por exemplo – não podem receber o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco, pois esta comenda é reservada aos saberes e fazeres e não aos indivíduos.

V. O Horto d’ El Rey é um dos primeiros jardins botânicos do país, e, com o intuito de reconhecer e proteger esta e outras áreas verdes existentes na cidade, foi instituído um decreto municipal que confere a Olinda o título de Cidade Ecológica.


Estão CORRETAS apenas
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18Q896430 | Turismo, Analista em Turismo, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

A utilização de modelos estatísticos no estudo do turismo tem sido designada como
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19Q896441 | Turismo, Analista em Turismo, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

A estatística aplicada ao turismo é fundamental por possibilitar a tomada de decisões baseadas em evidências, reduzindo incertezas e riscos. Costa e Giannotti (2013) afirmam que o método estatístico é “um conjunto de fases, que devem ser seguidas na ordem determinada, para se obter resultados estatísticos”.
COSTA, G. G. O.; GIANNOTTI, J. D. G. Estatística Aplicada ao Turismo. v. 1 – 2.ed. – Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2013.

Assinale a alternativa que não se constitui uma das fases do método estatístico.
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20Q896432 | Turismo, Analista em Turismo, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Ao discutir a atividade turística, é comum que o tema ‘sistemas de transporte’ entre em pauta, e isso não acontece à toa. Além da necessidade do uso de um ou mais modais para o deslocamento entre o local de origem e o destino turístico, o visitante também precisa de condições de mobilidade entre os diversos pontos do destino durante sua permanência. Há, ainda, situações em que o deslocamento é parte essencial da experiência, como, por exemplo, em iniciativas como o Trem do Forró.
As situações em que são utilizadas combinações entre diferentes tipos de transportes, como, por exemplo, bicicleta e jangada, são conhecidas na terminologia do turismo como
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