Questões de Concursos Analista Gestão Pública

Resolva questões de Analista Gestão Pública comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q103880 | Administração Geral, Analista Gestão Pública, CNMP, FCC

Os Sistemas de Informação (SI) são construídos com Dados, Informação, Conhecimento e Inteligência. Sobre o tema, considere:

I. Informação é coletada nos ambientes interno e externo e representa, por exemplo: fatos, textos, gráficos.
II. A inteligência é realizada por meio de síntese, baseada em experiência e intuição, sendo uma habilidade humana.
III. Conhecimento demanda análise e avaliação sobre a confiabilidade, relevância e importância de dados e informações para a construção de um quadro de situação.

Está correto o que consta APENAS em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q101954 | Administração Geral, Ciclo PDCAPlan, Analista Gestão Pública, CNMP, FCC

Determinada instituição não alcançou as metas planejadas e agora busca as causas fundamentais a fim de prevenir a repetição dos efeitos indesejados. Essa fase do PDCA é denominada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q103488 | Gestão de Pessoas, Cultura Organizacional, Analista Gestão Pública, MPU, CESPE CEBRASPE

Acerca de clima e cultura organizacional, julgue os itens subsecutivos.

A realização de cerimônia de entrega de prêmios aos colaboradores que se destacaram no desenvolvimento de suas atividades ao longo do último ano de trabalho é uma forma de exprimir valores da cultura organizacional.

  1. ✂️
  2. ✂️

4Q99375 | Raciocínio Lógico, Sequências lógicas, Analista Gestão Pública, CNMP, FCC

Observe a sequência (10; 11; 13; 13; 12; 13; 15; 15; 14; 15; 17; 17; 16; 17; ... ) que possui uma lei de formação. A diferença entre o 149º e o 119º termos, dessa sequência, é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q98962 | Gerência de Projetos, Analista Gestão Pública, CNMP, FCC

A respeito de gerenciamento de projetos, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q100486 | Administração Geral, Motivação, Analista Gestão Pública, CNMP, FCC

O uso das teorias sobre Motivação é visto como saída para melhorar o desempenho e a satisfação dos trabalhadores. Tendo em vista essa temática, é correto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q100728 | Gestão de Pessoas, Gestão de Pessoas e Recursos Humanos, Analista Gestão Pública, MPU, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos ao comportamento organizacional e à organização da função de gestão de pessoas.

Profissional que atua na área de gestão de pessoas tem por objetivos administrar e impulsionar a mudança da organização.

  1. ✂️
  2. ✂️

8Q104058 | Gestão de Pessoas, Analista Gestão Pública, CNMP, FCC

Quando os objetivos de dois grupos são compatíveis, mas sua interação não é considerada importante para a conquista dos objetivos gerais, os grupos talvez procurem soluções que permitam a cada um executar independentemente suas tarefas, com um gasto mínimo de tempo e esforço. Esta abordagem da administração de conflitos é denominada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q103638 | Administração Geral, Analista Gestão Pública, CNMP, FCC

Segundo a Teoria de Herzberg, é considerado Fator Motivacional:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q103357 | Administração Geral, Analista Gestão Pública, CNMP, FCC

No que concerne ao gerenciamento de rotina e ferramentas da qualidade, considere:

I. Gerenciamento de Rotina é um método de responsabilidade da alta administração e busca a eficácia organizacional, através da obediência aos padrões de trabalho, para evitar alterações ou mudanças.
II. O gráfico de Ishikawa, também conhecido como regra dos 80/20, é construído a partir de um processo de coleta de dados e pode ser utilizado quando se deseja priorizar problemas ou causas relativas a um determinado assunto.
III. Estratificação consiste no desdobramento de dados, a partir de um levantamento ocorrido, em categorias e/ou grupos para direcionar ações corretivas.
IV. A ferramenta usada para quantificar a frequência com que certos eventos ocorrem, num certo período de tempo, é chamada de Histograma.

Está correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q100013 | Gerência de Projetos, Analista Gestão Pública, CNMP, FCC

A respeito de gerenciamento de um projeto, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q101327 | Administração Geral, Fluxograma, Analista Gestão Pública, MPU, CESPE CEBRASPE

Em relação às técnicas de fluxogramação, julgue os itens seguintes.

O fluxograma é a técnica de representação gráfica utilizada para representar as operações da organização, suas unidades e as distâncias entre essas unidades ou entre pessoas e equipamentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

13Q103172 | Gestão de Pessoas, Liderança, Analista Gestão Pública, MPU, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos ao comportamento organizacional e à organização da função de gestão de pessoas.

O gerente que atua com base no modelo de liderança da Teoria X desenvolvida por McGregor acompanha seus trabalhadores de modo cerrado, pois não acredita que seus colaboradores estejam dispostos a trabalhar.

  1. ✂️
  2. ✂️

14Q99436 | Gestão de Pessoas, Clima organizacional, Analista Gestão Pública, MPU, CESPE CEBRASPE

Acerca de clima e cultura organizacional, julgue os itens subsecutivos.

O gerente de uma organização não é capaz de intervir, por intermédio da avaliação de desempenho ou do sistema de remuneração, na melhoria ou piora do clima organizacional, a despeito de este impactar sobre o desempenho da organização.

  1. ✂️
  2. ✂️

15Q100357 | Português, Interpretação de Textos, Analista Gestão Pública, CNMP, FCC

Texto associado.

                                            Falsificações na internet

    Quem frequenta páginas da internet, sobretudo nas redes sociais, volta e meia se depara com textos atribuídos a grandes escritores. Qualquer leitor dos mestres da literatura logo perceberá a fraude: a citação está longe de honrar a alegada autoria. Drummond, Clarice Lispector, Guimarães Rosa e Fernando Pessoa, por exemplo, jamais escreveriam banalidades recheadas de lugares comuns, em linguagem capenga e estilo indefinido. Mas fica a pergunta: o que motiva essas falsificações grosseiras de artistas da palavra e da imaginação?
    São muitas as justificativas prováveis. Atrás de todas está a vaidade simplória de quem gostaria de ser tomado por um grande escritor e usa o nome deste para promover um texto tolo, ingênuo, piegas, carregado de chavões. Os leitores incautos mordem a isca e parabenizam o fraudulento, expandindo a falsificação e o mau gosto. Mas há também o ressentimento malicioso de quem conhece seus bem estreitos limites literários e, não se conformando com eles, dispõe-se a iludir o público com a assinatura falsa, esperando ser confundido com o grande escritor. Como há de fato quem confunda a gritante aberração com a alta criação, o falsário dá-se por recompensado enquanto recebe os parabéns de quem o “curtiu".
    Tais casos são lamentáveis por todas as razões, e constituem transgressões éticas, morais, estéticas e legais. Mas fiquemos apenas com a grave questão da identidade própria que foi rejeitada em nome de outra, inteiramente postiça. Enganarse a si mesmo, quando não se trata de uma psicopatia grave, é uma forma dolorosa de trair a consciência de si. Os grandes atores, apoiando-se no talento que lhes é próprio, enobrecem esse desejo tão humano de desdobramento da personalidade e o legitimam artisticamente no palco ou nas telas; os escritores criam personagens com luz própria, que se tornam por vezes mais famosos que seus criadores (caso de Cervantes e seu Dom Quixote, por exemplo); mas os falsários da internet, ao não assinarem seu texto medíocre, querem que o tomemos como um grande momento de Shakespeare. Provavelmente jamais leram Shakespeare ou qualquer outro gênio citado: conhecem apenas a fama do nome, e a usam como moeda corrente no mercado virtual da fama.
    Tais fraudes devem deixar um gosto amargo em quem as pratica, sobretudo quando ganham o ingênuo acolhimento de quem, enganado, as aplaude. É próprio dos vícios misturar prazer e corrosão em quem os sustenta. Disfarçar a mediocridade pessoal envergando a máscara de um autêntico criador só pode aprofundar a rejeição da identidade própria. É um passo certo para alargar os ressentimentos e a infelicidade de quem não se aceita e não se estima.

                                                                                                                       (Terêncio Cristobal, inédito)

No texto manifesta-se, essencialmente, uma censura a quem,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q100513 | Administração Geral, Técnica GUT, Analista Gestão Pública, MPU, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos à avaliação de resultados.

No diagrama GUT, o aspecto gravidade dos problemas é o mais relevante entre os aspectos analisados. A primazia desse aspecto apresenta a vantagem de permitir que se dê prioridade ao problema que deve ser solucionado primeiro.

  1. ✂️
  2. ✂️

18Q102696 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, Analista Gestão Pública, MPU, CESPE CEBRASPE

Com relação ao gerenciamento de conflitos, ao recrutamento e à seleção, julgue os itens subsequentes.

O gestor que, em face de um conflito, adota a estratégia da catarse deve colocar as partes em confronto, em uma situação controlada, para que cheguem a uma solução satisfatória.

  1. ✂️
  2. ✂️

19Q103658 | Administração Geral, Técnica GUT, Analista Gestão Pública, MPU, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos à avaliação de resultados.

No diagrama GUT, o aspecto tendência refere-se ao tempo para a eclosão dos danos ou resultados indesejáveis em caso de não atuação sobre os custos elevados envolvidos no funcionamento da organização.

  1. ✂️
  2. ✂️

20Q102928 | Português, Analista Gestão Pública, CNMP, FCC

Texto associado.

                                            Falsificações na internet

    Quem frequenta páginas da internet, sobretudo nas redes sociais, volta e meia se depara com textos atribuídos a grandes escritores. Qualquer leitor dos mestres da literatura logo perceberá a fraude: a citação está longe de honrar a alegada autoria. Drummond, Clarice Lispector, Guimarães Rosa e Fernando Pessoa, por exemplo, jamais escreveriam banalidades recheadas de lugares comuns, em linguagem capenga e estilo indefinido. Mas fica a pergunta: o que motiva essas falsificações grosseiras de artistas da palavra e da imaginação?
    São muitas as justificativas prováveis. Atrás de todas está a vaidade simplória de quem gostaria de ser tomado por um grande escritor e usa o nome deste para promover um texto tolo, ingênuo, piegas, carregado de chavões. Os leitores incautos mordem a isca e parabenizam o fraudulento, expandindo a falsificação e o mau gosto. Mas há também o ressentimento malicioso de quem conhece seus bem estreitos limites literários e, não se conformando com eles, dispõe-se a iludir o público com a assinatura falsa, esperando ser confundido com o grande escritor. Como há de fato quem confunda a gritante aberração com a alta criação, o falsário dá-se por recompensado enquanto recebe os parabéns de quem o “curtiu".
    Tais casos são lamentáveis por todas as razões, e constituem transgressões éticas, morais, estéticas e legais. Mas fiquemos apenas com a grave questão da identidade própria que foi rejeitada em nome de outra, inteiramente postiça. Enganarse a si mesmo, quando não se trata de uma psicopatia grave, é uma forma dolorosa de trair a consciência de si. Os grandes atores, apoiando-se no talento que lhes é próprio, enobrecem esse desejo tão humano de desdobramento da personalidade e o legitimam artisticamente no palco ou nas telas; os escritores criam personagens com luz própria, que se tornam por vezes mais famosos que seus criadores (caso de Cervantes e seu Dom Quixote, por exemplo); mas os falsários da internet, ao não assinarem seu texto medíocre, querem que o tomemos como um grande momento de Shakespeare. Provavelmente jamais leram Shakespeare ou qualquer outro gênio citado: conhecem apenas a fama do nome, e a usam como moeda corrente no mercado virtual da fama.
    Tais fraudes devem deixar um gosto amargo em quem as pratica, sobretudo quando ganham o ingênuo acolhimento de quem, enganado, as aplaude. É próprio dos vícios misturar prazer e corrosão em quem os sustenta. Disfarçar a mediocridade pessoal envergando a máscara de um autêntico criador só pode aprofundar a rejeição da identidade própria. É um passo certo para alargar os ressentimentos e a infelicidade de quem não se aceita e não se estima.

                                                                                                                       (Terêncio Cristobal, inédito)

Muita gente nos engana valendo-se das páginas da internet.

A transposição da frase acima para a voz passiva implicará

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.