Questões de Concursos Analista Judiciário Comunicação Social

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1Q142848 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

Entre os vários instrumentos de comunicação interna utilizados pela Assessoria de Comunicação está a realização de workshops. Eles ajudam o assessorado a tomar conhecimento sobre assuntos de interesse, além de possibilitar o estreitamento entre a assessoria e o corpo dirigente. Os workshops NÃO são recomendados para

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2Q147477 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

Diz-se que toda a reportagem é também uma notícia, porém não pode-se afirmar que toda notícia seja uma reportagem. Essa recíproca não é verdadeira, pois a reportagem, em comparação com a notícia,

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3Q141339 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

Fabio França (Conceituação Lógica de Públicos e Relações Públicas), estabelece uma definição de públicos de uma organização que se pretende ?aplicável a todos os tipos de relacionamento? de uma organização. Os ?essenciais? são definidos pelo grau de dependência que a organização tem desses públicos; os ?não essenciais? são identificados pela sua participação/envolvimento nas atividades-fim da organização, enquanto os públicos de ?redes de interferência? são aqueles que podem afetar a organização e seus negócios. O relacionamento com a imprensa, nessa definição lógica, é uma ação com um público

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4Q142625 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

A secretaria municipal de transportes públicos de uma capital brasileira criou um perfil em uma rede social. Entre os objetivos deste perfil estão: I.Divulgação de notas e comunicados à população. II.Interação com os usuários de transporte público por meio de respostas aos comentários. III.Comunicação oficial dos acontecimentos sem interação com o usuário que faz comentários. IV.Divulgação de fotos dos eventos promovidos pela secretaria. Traz os objetivos do perfil na rede social desta secretaria o que consta APENAS em

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5Q141867 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

Um órgão público municipal de assistência à população idosa criou um novo procedimento de atendimento em que marcações das consultas são feitas pela Internet. Para marcar este lançamento, a instituição promoveu um evento, seguido por coletiva, com a presença do presidente do órgão e do secretário municipal de assistência e desenvolvimento social. No dia seguinte ao evento, a clipagem das notícias nos veículos eletrônicos e impressos da cidade não encontrou nenhuma notícia que descrevesse o evento e a fala dos gestores. Havia apenas uma reportagem, no principal jornal da cidade, com a informação do novo procedimento, um guia explicando como a população deveria usar o serviço e a repercussão, positiva, entre os idosos entrevistados. A partir da situação acima, considere: I.Apesar de não terem sido encontradas notícias que descrevam o evento, o clipping trouxe informações positivas, pois o principal cliente, a população idosa, pareceu bem atendida com a iniciativa PORQUE II.a clipagem deve ser refeita até encontrar, ao menos em blogs, alguma notícia que traga o evento e a fala dos gestores. Do contrário, nem deve ser entregue.

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6Q141884 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

Em A Galáxia da Internet ? Reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade (Rio de Janeiro: Zahar, 2001, p. 34), Manuel Castells defende que os ?criadores da internet? constituíram conjuntos de valores e crenças que formam comportamento de, pelo menos, quatro grupos: tecnomeritocráticos, hackers, comunidades digitais e empresas. Nesse sentido, a internet é

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7Q139840 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

A intranet ocupa hoje um importante espaço nas organizações. Sobre ela, considere que I.é uma espécie de mural eletrônico. II.tem um público cativo e delimitado. III.funciona somente como repositório de informações administrativas e normas. IV.acelera a circulação de informações. Está correto o que consta APENAS em

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8Q147267 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

Na criação publicitária ele tem o papel de antecipar a construção do filme ao cliente e ilustrar o momento de apresentação da ideia. É um documento tradutório que busca sua expressão em forma de frames do filme ilustrado, que auxiliará na compreensão daquilo que a equipe da agência imaginou para o roteiro, no qual o diretor poderá aprimorar ou modificar de forma a colaborar com a ideia principal do filme. É como uma pauta, um direcionamento, uma interpretação, uma antecipação em cenas fragmentadas passível de modificação de suporte. (BERTOMEU, João Vicente Cegato. Criação de filmes publicitários) Essa é a definição para

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9Q145733 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

Atualmente, cada vez mais as empresas e instituições estão preocupadas com o público interno. Em função disso, têm investido e dado atenção especial para o endomarketing, que pode ser definido como

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10Q142152 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

Um canal de humor foi criado na internet em agosto de 2012, quando veiculou seu primeiro vídeo, com duração total de 15?24?. Paulatinamente as postagens foram reduzidas, sendo que atualmente o grupo de humoristas posta esquetes com, geralmente, 1?30 a 3?, às 11h de segundas e quintas-feiras. Quase três anos depois do primeiro programa, hoje tem mais de 10 milhões de usuários inscritos e seus vídeos costumam passar de 2 milhões de visualizações. Considerando as características da mídia usada, conclui-se que a drástica redução de duração dos vídeos contribuiu para o sucesso do canal porque

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11Q141130 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

A presidência de uma instituição privada, que quer aumentar sua presença espontânea na mídia jornalística, contratou um

assessor de imprensa. Depois de fazer a entrevista inicial com o presidente da organização, o assessor diagnosticou as

seguintes situações:

I.A instituição tem um passivo de ações trabalhistas geradas durante uma época de crise financeira.

II.O presidente é prolixo nas respostas e não gosta de dar entrevistas.

III.O presidente não conhece os veículos de comunicação especializados para os clientes da instituição.

IV.O presidente tem como um dos objetivos de sua gestão, organizar e deixar bem estruturado um centro de documentação

e memória.

Podem ser resolvidas, exclusivamente, pelo processo de media training, as situações que constam APENAS em

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12Q145755 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

A convite de Paul Lazarsfeld, o filósofo alemão Theodore Adorno colaborou em estudos sobre programas musicais de rádio nos Estados Unidos. O resultado foi uma crítica ao estatuto da música, tratada como um rebaixamento a um estado de ornamento da vida cotidiana, uma felicidade fraudulenta e uma arte integrada ao sistema. Em meados dos anos 1940, ao lado de Max Horkheimer, Adorno criou um conceito, dentro de sua teoria crítica, conhecido como

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13Q142703 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

Sobre as principais funções do jornalista que trabalha como assessor de imprensa, considere: I.Produção de releases para divulgar eventos e fatos da instituição assessorada. II.Negociação e compra de espaço publicitário em veículos de comunicação quando o veículo não se interessa pelo release. III.Monitoramento nos veículos de comunicação das notícias publicadas sobre a instituição assessorada. IV.Acompanhar o assessorado em eventos e coletivas de imprensa. Está correto o que consta em

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14Q141682 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

Entre as funções do jornalista responsável pela comunicação interna e externa de uma instituição está a construção do clipping diário, que é uma publicação destinada aos colaboradores da instituição e se caracteriza pela seleção de notícias que citam

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15Q144517 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

O assessor de comunicação de uma instituição recebe contato da produção de um programa televisivo de grande audiência informando que será veiculada reportagem sobre um procedimento que ocorre na instituição e pede uma nota oficial com o posicionamento. Após reunião com a presidência, optou-se por responder à solicitação e produzir a nota. Marque V para verdadeiro e F para falso nos procedimentos adotados pelo assessor no tratamento a este caso. ( ) Entrar em contato com o departamento envolvido no procedimento citado pela produção do programa e recolher as informações necessárias. ( ) Levantar histórico sobre eventuais ocorrências anteriores. ( ) Levantar os aspectos positivos da instituição para acrescentar à nota, além da resposta pedida pelo veículo de comunicação. ( ) Redigir a nota e passar pela revisão da presidência antes do envio ao veículo. ( ) Enviar a nota para o veículo de comunicação dentro do horário combinado. ( ) Esperar ultrapassar o dead line pedido pelo veículo para evitar que novos assuntos possam aparecer e só enviar a nota quando o programa já estiver no ar. A sequência correta e respectiva consta em

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16Q141194 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

Cada rede social tem características próprias, mas todas elas servem para, entre outras finalidades, armazenar informações e conhecimento. Para transformar um conjunto de perfis em um ecossistema de difusão de conteúdo e relacionamento com usuários em uma dinâmica de comunicação em rede é necessário

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17Q143505 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

Sobre a reportagem veiculada no programa televisivo A, acerca de defeitos no produto X, a empresa CDE Ltda. esclarece que todos seus produtos passam por rigorosa inspeção de qualidade de acordo com padrões internacionais. A CDE Ltda. também é certificada nas normas ISO 9000 de padrões de qualidade e ISO 14000 de preservação ambiental. Os defeitos apresentados na citada reportagem podem ser decorrentes de armazenamento e transporte inadequados, diferentes do que constam no manual de instruções que acompanham os produtos. A CDE Ltda. está no mercado há 30 anos e orgulha-se em ser uma das líderes na produção e vendas no seu ramo. A CDE Ltda. coloca-se à disposição dos clientes pelo telefone 0800XXXX para solucionar quaisquer dúvidas sobre o produto da CDE Ltda. (xx de janeiro de xxxx) Trata-se de

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18Q147092 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

Uma das características da linguagem da publicidade e da propaganda é o diálogo entre texto e imagem, fundamental para a perfeita comunicação com o consumidor. Além disso, a estruturação do texto publicitário apresenta também, entre suas principais características,

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19Q143802 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

As pessoas querem conexão Quer saber qual é a mágica? As pessoas querem se sentir ?vistas?. Existem maneiras de fazer isso. Uma é algo que fazemos o tempo todo nos blogs: comentamos. Outra é através do uso educado (!) de cookies para lembrar que você gosta das coisas arranjadas de uma certa maneira quando faz uma visita. Ademais, as pessoas gostariam de se conectar com as pessoas de uma organização não somente através de formulários, mas de todas as formas possíveis. Isso quer dizer que existem conversas a se realizar em muitos níveis. Será que as empresas de varejo e bens de consumo estão prontas para isso? (Adaptado de: BROGAN, Chris: ABC das mídias sociais ? Como aproveitar as mídias sociais para tornar os negócios mais lucrativos. São Paulo: Prumo, 2012, p. 287) Este comportamento do público que se comunica em redes, as das mídias digitais de uma organização devem ser exploradas

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20Q141499 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

Na redação jornalística, a técnica conhecida como pirâmide invertida é desenvolvida, fundamentalmente, a partir

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