Início Questões de Concursos Analista Judiciário Fonoaudiólogo Resolva questões de Analista Judiciário Fonoaudiólogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Analista Judiciário Fonoaudiólogo Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q142598 | Fonoaudiologia, Audição, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCCSobre a fisiologia da audição, assinale a alternativa INCORRETA. ✂️ a) No ouvido médio encontra-se a cadeia ossicular formada pelo estribo, bigorna e martelo. A vibração do tímpano permite a transmissão de ondas ao estribo e por sua vez ao martelo e por sua vez a bigorna, a qual se encontra alojada numa abertura chamada janela oval, que passa as informações ao ouvido interno. ✂️ b) No interior da cóclea encontra-se o órgão de Corti, receptor do som, que contém múltiplas células receptoras, as células ciliadas, as quais convertem as vibrações em sinais neurais. ✂️ c) O órgão de Corti é responsável pela transformação das ondas de compressão em impulsos nervosos que são enviados para o cérebro para serem interpretados. ✂️ d) A função da tuba auditiva é manter o arejamento das cavidades da orelha média, o que é assegurado pela sua abertura intermitente. O equilíbrio entre a pressão atmosférica e a do ar contido na cavidade timpânica é indispensável para que a unidade tímpano-ossicular vibre sem obstáculos. ✂️ e) Em indivíduos normais o reflexo do estapédio é desencadeado com intensidade entre 70 e 100 dBNA acima do limiar auditivo. Quando a diferença entre o limiar do reflexo e o limiar auditivo é menor que 60 dB diz-se que há recrutamento. O recrutamento é definido como um aumento desproporcional da sensação de intensidade em relação ao aumento da intensidade física, implicando em uma redução do campo dinâmico de audição. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q146390 | Fonoaudiologia, Linguagem, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCCMesmo existindo diferenças individuais nas etapas do desenvolvimento da linguagem infantil é possível identificar aquisições importantes que marcam cada estágio do desenvolvimento da criança. Assim, é correto afirmar que entre os 12 aos 18 meses de idade surgem as ✂️ a) primeiras palavras funcionais. Há um crescimento quantitativo de compreensão e produção de palavras. Localiza fonte sonora indiretamente para cima. Compreende verbos que representam ações concretas e imediatas. Identifica objetos familiares por meio de nomeação. Utiliza-se de palavra-frase (usa uma palavra que corresponde a um enunciado completo). Repete palavras familiares. ✂️ b) sequências de até três elementos, iniciando a construção de frases gramaticais simples e complexas. Aponta gravura de objeto familiar descrito por seu uso. Identifica objetos familiares pelo nome e uso. Aponta cores primárias quando nomeadas. Compreende "Onde?" "Como?" e "o que?" Nomeia ações representadas por figuras. Refere-se a si mesma na 3ª pessoa. ✂️ c) frases de dois elementos. Localiza fonte sonora em todas as direções. Presta atenção e compreende estórias. Identifica parte do corpo no outro. Inicia o uso de frases simples e complexas. Usa gestos representativos. Fala o próprio nome. ✂️ d) sequências de até três elementos, iniciando a construção de frases gramaticais e narrativas simples. Localiza fonte sonora em todas as direções. Pergunta "o que?" Compreende "Onde" e "Como" Usa gestos representativos. Identifica parte do corpo em si mesma e no outro. ✂️ e) respostas quando ela é chamada. Repete sons para escutá-los. Para de chorar ao ouvir música ou voz conhecida. Usa gestos indicativos. É a fase da pré-conversação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q146091 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCCÉ um transtorno de aprendizagem da leitura que acomete escolares, apesar da presença de inteligência normal, da ausência de problemas sensoriais, de instrução escolar adequada e de oportunidades sócio-culturais suficientes. Corresponde ao conceito apresentado: ✂️ a) distúrbio de linguagem. ✂️ b) afasia infantil. ✂️ c) dificuldade de aprendizagem. ✂️ d) dislexia. ✂️ e) distúrbio gnósico visuoespacial. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q142997 | Fonoaudiologia, Saúde Pública, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCCEntende-se por atenção secundária à saúde os cuidados ✂️ a) preventivos à saúde, como por exemplo, os exames de pré-natal, as vacinações, os exames laboratoriais de rotina, e os tratamentos curativos como nas doenças que envolvem tratamento ambulatorial, internações e cirurgias. ✂️ b) preventivos à saúde, como por exemplo, os exames de pré-natal, as vacinações, os exames laboratoriais de rotina, e os tratamentos preventivos como nas doenças que envolvem processos evolutivos, com tratamento ambulatorial, internações e cirurgias, mas de baixa complexidade. ✂️ c) preventivos voltados à vigilância epidemiológica para monitorar e prevenir agravos de diferentes enfermidades. Destaca-se como um componente importante para a diminuição das consequências humanas, sociais e socioeconômicas delas decorrentes. ✂️ d) altamente especializados com tratamentos complexos ou incomuns. Neste nível, o especialista deve intensificar a prestação dos cuidados, assim como implementar ações de prevenção aos problemas de saúde. ✂️ e) que compreendem as medidas de diagnóstico precoce e tratamento dos problemas de saúde. Envolve procedimentos de média complexidade que deverão atuar de maneira integrada à atenção primária e terciária. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q145255 | Fonoaudiologia, Comunicação alternativa, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCCComunicação alternativa refere-se a ✂️ a) um conjunto de símbolos que deve ser selecionado para compor o desenvolvimento da linguagem de crianças com dificuldades de expressão, de graus variados, inclusive indivíduos com dificuldades fonológicas, com o objetivo de auxiliá-los na produção de fala inteligível. ✂️ b) um conjunto de símbolos, também chamado de tecnologia assistiva ou ajudas técnicas por meio de recursos de computadores, acionadores ou pranchas, utilizado exclusivamente para substituir a linguagem falada de indivíduos com paralisia cerebral. ✂️ c) recursos, estratégias e técnicas que complementam os modos de comunicação existentes, ou substituem as habilidades de comunicação inexistentes, para compensar, temporária ou permanentemente, a incapacidade ou deficiência do indivíduo com comprometimento grave de comunicação expressiva. ✂️ d) um conjunto integrado de componentes simbólicos e gestuais utilizados por indivíduos portadores de paralisia cerebral para comunicar-se com os demais. ✂️ e) recursos ideográficos que complementam de maneira alternativa as possibilidades de comunicação existentes, compensando as inabilidades nas relações interpessoais por incapacidades receptivas e expressivas, devido a comprometimento da fala. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q141525 | Fonoaudiologia, Motricidade Orofacial, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCCParalisia cerebral refere-se a ✂️ a) transtorno persistente do tônus, postura e movimentos causado por alterações do sistema límbico. ✂️ b) perda da função motora corporal envolvendo o tônus, a postura e os movimentos, não influenciados por aspectos maturacionais, mas pela gravidade da lesão cerebral. ✂️ c) lesão evolutiva do encéfalo caracterizada por transtornos do tônus, postura e movimentos não influenciados por aspectos maturacionais. ✂️ d) sequela de lesão encefálica caracterizada por transtorno persistente do tônus, postura e movimento. ✂️ e) transtornos motores persistentes influenciados por alterações do tônus da postura e dos movimentos devido a lesão neurológica evolutiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q139838 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCCTranstornos de Aprendizagem são diagnosticados quando, em atividades de leitura e de escrita, o escolar mostra desempenho abaixo do esperado para a escolaridade. As manifestações são variadas em graus e severidade e devem ser diferenciadas de: I. Falta de oportunidade escolar. II. Variações esperadas do rendimento escolar. III. Quadro de dificuldade escolar. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, somente. ✂️ b) II, somente. ✂️ c) I e II, somente. ✂️ d) II e III, somente. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q146527 | Fonoaudiologia, Linguagem, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCCA afasia é um dos importantes quadros que acometem indivíduos que procuram avaliação e terapia fonoaudiológica. Pode-se afirmar corretamente que: ✂️ a) A afasia de condução caracteriza-se por ser do tipo fluente. Nela a compreensão está mais preservada do que na afasia de Wernicke. O paciente irá apresentar pausas, hesitações e anomia. Apresentam grande dificuldade para atividades de repetição. A leitura silenciosa geralmente está normal, mas a leitura em voz alta é mais prejudicada. ✂️ b) A afasia de Broca é caracterizada por não ser fluente. O indivíduo irá apresentar alteração nos processos receptivos e expressivos. Suas habilidades expressivas são marcadas pela presença de jargão, neologismos, perífrase e agramatismo fluente. ✂️ c) Afasia pode ser dividida em fluente e não fluente. Dentre as afasias fluentes estão: afasia de Wernicke, afasia de condução, afasia global e afasia transcortical motora. ✂️ d) As diferentes linhas terapêuticas nas afasias têm em comum a busca da eficácia na recuperação total dos aspectos relacionados à linguagem falada e escrita, perdida pós-injúria neurológica. A terapia fonoaudiológica se justifica quando o terapeuta tem por finalidade alcançar o mesmo desempenho comunicativo do indivíduo antes do acidente vascular ou de qualquer outro quadro neurológico. ✂️ e) Não se deve realizar avaliação fonoaudiológica para o conhecimento das alterações de comunicação de afásicos, uma vez que o quadro clínico é mutável, principalmente no período de recuperação espontânea. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q146430 | Fonoaudiologia, Motricidade Orofacial, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCCAssinale a alternativa INCORRETA. ✂️ a) A disfagia neurogênica compreende as alterações da deglutição, que ocorrem em virtude de uma doença neurológica, com os sintomas e complicações decorrentes do comprometimento sensoriomotor dos músculos envolvidos no processo da deglutição. ✂️ b) Os distúrbios da deglutição das fases oral e faríngea são raros em crianças com comprometimento neurológico, por isso o encaminhamento para exames complementares deve ser cuidadosamente indicado. Somente na presença de engasgos graves a avaliação específica, realizada por especialista, deve ser recomendada. ✂️ c) As manifestações clínicas dos distúrbios da deglutição não são específicas de cada etiologia, mas constituem um conjunto de sintomas, que pode cursar com recusa alimentar, fadiga durante a alimentação, escape oral, regurgitação nasal, engasgos, asfixia, cianose, tosse durante a alimentação e alteração da qualidade vocal (voz úmid. ✂️ d) Entre os métodos complementares de diagnóstico da disfagia, destaca-se a videofluoroscopia da deglutição, que é o exame considerado padrão-ouro. ✂️ e) A deglutição é um processo neuromuscular dinâmico, que compreende quatro fases: pré-oral e oral (voluntárias), faríngea e esofágica (involuntárias). Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q140884 | Fonoaudiologia, Audição, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCCNas Perdas Auditivas Induzidas por Ruídos (PAIR) é necessário priorizar o controle dos efeitos auditivos, definindo e estabelecendo práticas de proteção da audição. Dentre elas, espera-se que as empresas empregadoras providenciem Programas de Conservação Auditiva ✂️ a) com a finalidade de eliminar as fontes de ruídos e os agentes químicos considerados ototóxicos no ambiente de trabalho. ✂️ b) que levem em consideração as exposições combinadas ruído/produtos químicos, a fim de que seja possível conhecer e evitar danos à audição do trabalhador por meio de ações preventivas. ✂️ c) com o gerenciamento audiométrico para trabalhadores expostos ao ruído, mesmo com níveis inferiores aos limites de tolerância, e providenciar aposentadoria para aqueles que apresentarem perda auditiva, uma vez que essa perda diminui o potencial do trabalhador para conseguir um novo emprego. ✂️ d) para o estabelecimento de normas para a distribuição e reposição de protetor auditivo visando garantir condições de proteção da audição. ✂️ e) para atender às necessidades da empresa no cumprimento das leis, desde que a empresa não tenha prejuízos financeiros. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q143498 | Fonoaudiologia, Audição, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCCConsiderando as ações de saúde auditiva, assinale a afirmativa INCORRETA. ✂️ a) As ações de Saúde Auditiva na Atenção Básica compreendem ações de promoção à saúde auditiva, de prevenção e identificação precoce de problemas auditivos junto à comunidade, assim como ações informativas e educativas, orientação familiar e encaminhamento quando necessário para o Serviço de Atenção à Saúde Auditiva na Média Complexidade. ✂️ b) As ações de Saúde Auditiva deverão ser desenvolvidas em estabelecimentos de saúde devidamente registrados no Sistema de Cadastro Nacional, realizadas pelas equipes da atenção básica, considerando-se a saúde auditiva nos diferentes segmentos: gestantes, recém-nascidos, pré-escolares, escolares, jovens, trabalhadores e idosos. ✂️ c) O serviço de Atenção à Saúde Auditiva na Média Complexidade constitui-se na primeira referência para a atenção básica e contra-referência do Serviço de Atenção à Saúde Auditiva na Alta Complexidade. Tem como finalidade prestar assistência especializada às pessoas com doenças otológicas e em especial às pessoas com deficiência auditiva. ✂️ d) O serviço de Atenção à Saúde Auditiva na Média Complexidade constitui-se na referência para o diagnóstico das perdas auditivas e sua reabilitação em crianças até um ano de idade e em pacientes com afecções associadas (neurológicas, psicológicas, síndromes genéticas, cegueira, visão subnormal), perdas unilaterais e daqueles que apresentarem dificuldade na realização da avaliação audiológica em serviço de atenção básica. Tem como finalidade prestar assistência multiprofissional especializada às pessoas com doenças otológicas e em especial àquelas com deficiência auditiva e com visão subnormal. ✂️ e) O Serviço de Atenção à Saúde Auditiva na Média Complexidade realiza triagem e monitoramento da audição de neonatos, pré-escolares e escolares; diagnóstico de perda auditiva de crianças a partir de três anos de idade, de jovens e de adultos (trabalhadores e idosos), respeitando as especificidades na avaliação exigidas para cada um desses segmentos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q147331 | Fonoaudiologia, Voz, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCCNas alterações vocais é INCORRETO afirmar que ✂️ a) a disfonia é apenas um sintoma presente em vários e diferentes distúrbios, ora se apresentando como sintoma secundário, ora como principal. Uma simples disfunção da fonação, que se configura como uma disfonia funcional pode causar o aparecimento de alterações orgânicas, que acabam por agravar o quadro, transformando-se numa disfonia organofuncional. Por outro lado, uma disfonia orgânica, pode ocorrer readaptação e consequente modificação na função, acrescentando-se importantes desvios vocais neste quadro primário, transformando-o num quadro organofuncional. ✂️ b) as disfonias funcionais são desordens do comportamento vocal e podem ter como mecanismo causal três diferentes aspectos: disfonias funcionais primárias por uso incorreto da voz; disfonias funcionais secundárias por inadaptações vocais e disfonias funcionais por alterações psicogênicas. ✂️ c) as disfonias funcionais ocorrem por abuso vocal, e se não tratadas, terão o aparecimento de cisto de retenção grandular. Os achados da laringoscopia incluem edemas nas pregas vocais de grau variável, mucosa translúcida, com depressão longitudinal uni ou bilateral das pregas vocais. As manifestações clínicas incluem disfonia intermitente e voz grave. O diagnóstico é realizado pela história clínica e laringoscopia ambulatorial. Nestes casos, o tratamento é essencialmente por fonoterapia. A intervenção cirúrgica é realizada em último caso, quando o paciente não apresenta ganhos terapêuticos. ✂️ d) disfonia é uma expressão que significa alteração na produção da voz. Nessas situações, a voz produzida não é harmônica, é obtida com esforço e sem a possibilidade de variações de seus atributos, vulgarmente referidos como rouquidão. Tal dificuldade manifesta-se por meio de uma série de alterações, como: esforço à emissão, dificuldade em manter a voz, variação na qualidade vocal, cansaço ao falar, variações de frequência fundamental habitual ou na intensidade, rouquidão, falta de volume e projeção, perda da eficiência vocal e pouca resistência ao falar, entre outras. ✂️ e) disfonia é um distúrbio de comunicação, caracterizado pela dificuldade na emissão vocal, apresentando um impedimento na produção natural da voz. Pode ser ocasionado por uma disfunção, abuso vocal ou uso incorreto da voz, mais frequente em indivíduos que utilizam abundantemente a voz de forma incorreta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q140195 | Fonoaudiologia, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCCEm relação ao modelo terapêutico de Pares Mínimos assinale a alternativa INCORRETA. ✂️ a) A percepção auditiva é importante para o trabalho com a produção correta dos sons. ✂️ b) Entende-se por "par mínimo" duas palavras que diferem em um único fonema, o qual é suficiente para distinguir o significado delas. ✂️ c) Oposição máxima refere-se ao contraste de duas palavras que diferem em vários fonemas, por exemplo: "pato" e "sapo". ✂️ d) O procedimento de Percepção-Produção/Pares Mínimos é composto por 5 níveis de treinamento: percepção, imitação, nomeação espontânea, pares mínimos e sentenças. ✂️ e) A fase de correção do erro da produção dos sons pela própria criança indica evolução no processo terapêutico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q145358 | Fonoaudiologia, Saúde Pública, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCCA atenção básica em saúde é definida como Conjunto de ações, no âmbito ✂️ a) coletivo que abrange as esferas de promoção de saúde e prevenção de agravos. É desenvolvida por meio de práticas gerenciais e participativas, sob forma de trabalho multidisciplinar, dirigida a populações de territórios limitados. Pode utilizar diferentes tecnologias incluindo as de elevada complexidade. Orienta-se pelos princípios da universalidade, da responsabilização, da humanização, da descontinuidade e da participação social. ✂️ b) individual e coletivo que abrange todas as esferas de promoção de saúde na prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento e reabilitação. É desenvolvida por meio de práticas gerenciais, sanitárias, democráticas e participativas, sob forma de trabalho em equipe, dirigida a populações de territórios delimitados. Utiliza tecnologias de elevada complexidade e baixa densidade, que devem resolver os problemas de saúde de maior frequência e relevância em seu território. Orientase pelos princípios da universalidade, da acessibilidade e da coordenação de cuidados, do vínculo e da continuidade, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social. ✂️ c) coletivo que abrange as esferas de promoção de saúde exclusivamente para a prevenção de agravos. É desenvolvida por meio de práticas gerenciais e sanitárias, sob forma de trabalho em grupo, dirigida a populações de territórios limitados. Pode utilizar diferentes tecnologias incluindo as de elevada complexidade. ✂️ d) individual que abrange as esferas de promoção de saúde na prevenção de agravos e diagnóstico para a manutenção de saúde. É desenvolvida por meio de práticas gerenciais, sanitárias, democráticas e participativas, sob forma de trabalho interdisciplinar, dirigida a populações de territórios limitados. Utiliza-se de diferentes tecnologias incluindo as de baixa e média complexidade. Orienta-se pelos princípios da universalidade, da acessibilidade e da coordenação de cuidados, do vínculo e da descontinuidade, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social. ✂️ e) individual que abrange as esferas de promoção de saúde na prevenção de agravos e diagnóstico para a manutenção de saúde. É desenvolvida por meio de práticas gerenciais e participativas, sob forma de trabalho interdisciplinar, dirigida a populações de territórios limitados. Utiliza-se de tecnologias de baixa complexidade. Orienta-se pelos princípios da universalidade, da acessibilidade e da coordenação de cuidados, do vínculo e da descontinuidade, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q140600 | Fonoaudiologia, Audição, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCCPerdas auditivas caracterizam-se por diminuição da audibilidade dos sons decorrentes de alterações no sistema auditivo. A perda auditiva ✂️ a) sensorioneural unilateral é caracterizada pela diminuição da audição em um ouvido. Para sua completa recuperação é necessário que o portador utilize aparelho de amplificação sonora individual para que possa ter audição binaural. ✂️ b) irreversível é aquela em que as alterações na orelha externa e média mesmo que tratáveis com intervenção médica ou medicamentos deixa sequela para a função auditiva. ✂️ c) condutiva caracteriza-se por atenuação da energia do som quanto este passa pelas orelhas externa, média e interna. O nervo auditivo pode não estar íntegro. Esta perda interfere no desenvolvimento da função auditiva e, consequentemente, na linguagem oral. ✂️ d) sensorioneural denomina-se sensorial quando afeta o ouvido médio e neural afetando as vias do nervo auditivo localizadas no cérebro. Esta perda é provocada por infecção viral ou bacteriana do ouvido interno. ✂️ e) sensorioneural é caracterizada por diminuição parcial ou total da sensibilidade auditiva. Pode ser de origem congênita ou adquirida. As consequências para o desenvolvimento da linguagem oral estão de acordo com o grau da mesma, pois haverá perda de pistas acústicas dos sons da fala. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q142883 | Fonoaudiologia, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCCA proposta de Halliday (1975) é uma das mais empregadas na prática clínica e constitui uma significante contribuição para a compreensão da estruturação da linguagem na fase pré-verbal. Pode-se afirmar corretamente que, na função ✂️ a) instrumental, a criança usa a linguagem para satisfazer suas necessidades materiais, e na exploração do ambiente e na busca de identificação do nome dos objetos e ações. ✂️ b) regulatória, a linguagem usada é para controlar o comportamento do outro e dirigida para alguém em particular. Em linhas gerais, são sequências de sons e gestos que representam, por exemplo, estruturas do tipo "quero mamadeira" ou "vamos brincar". ✂️ c) imaginativa, a linguagem é usada para expressar sentimentos pessoais em relação às pessoas ou ao ambiente. As crianças usam vocalizações não identificadas como palavras, associadas a gestos que representam prazer. ✂️ d) heurística, a linguagem é usada para satisfazer as necessidades pessoais e materiais. O foco da criança está sobre o objeto ou sobre seu desejo não levando em conta quem realiza a ação solicitada. ✂️ e) imaginativa, a linguagem é usada para interagir com pessoas do seu convívio. As expressões utilizadas podem ser próximas ou não do padrão articulatório do adulto e representam uma forma da criança brincar com os sons. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q141435 | Fonoaudiologia, Legislação e Ética Profissional, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCCSegundo o Código de Ética do Fonoaudiólogo, consiste em infração ética: I. Permitir que pessoas não habilitadas realizem práticas fonoaudiológicas ou valer-se dessas para substituir-se em sua atividade. II. Assinar qualquer procedimento fonoaudiológico realizado por terceiros ou solicitar que outros profissionais assinem seus procedimentos. III. Alterar conduta fonoaudiológica determinada por outro fonoaudiólogo, mesmo quando investido de função de chefia ou de auditoria, salvo em situação de indiscutível prejuízo para o cliente, devendo comunicar imediatamente o fato ao fonoaudiólogo responsável. Está correto o que se afirma em ✂️ a) II, somente. ✂️ b) III, somente. ✂️ c) I e II, somente. ✂️ d) II e III, somente. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q145234 | Fonoaudiologia, Linguagem, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCCQuanto à avaliação das habilidades pragmáticas no contexto clínico, considere as seguintes afirmações: I. A avaliação da narrativa faz parte da avaliação das habilidades pragmáticas, na medida em que a narrativa é uma das funções comunicativas. II. O uso de palavras com sentido gramatical, como os pronomes e os advérbios, é critério para avaliação das habilidades pragmáticas. III. O uso de turnos expansivos/simples, coerentes/incoerentes é critério para avaliação das habilidades conversacionais, um dos aspectos da pragmática. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, somente. ✂️ b) III, somente. ✂️ c) I e III, somente. ✂️ d) II e III, somente. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q142096 | Fonoaudiologia, Audição, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCCDe acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2005 existiam cerca de 270 milhões de pessoas no mundo com perda auditiva moderada a profunda. A deficiência auditiva é considerada um grave problema de saúde pública. De acordo com a Portaria SAS 587 do Ministério da Saúde, é competência do serviço credenciado em Alta Complexidade em Saúde Auditiva realizar ações ✂️ a) para o diagnóstico da deficiência auditiva em neonatos. Com a equipe mínima, o serviço deverá adaptar no mínimo 60 pacientes/mês, garantindo a adaptação do AASI destes pacientes. ✂️ b) na atenção básica e ainda o diagnóstico diferencial em perdas auditivas em crianças menores de três anos de idade, pacientes com visão subnormal ou pacientes acometidos por síndromes. Com a equipe mínima, o serviço deverá adaptar no mínimo 100 pacientes/mês, garantindo atendimento integral a eles. ✂️ c) para o diagnóstico diferencial em perdas auditivas unilaterais, crianças menores de três anos de idade, pacientes com visão subnormal ou pacientes acometidos por síndromes. Com a equipe mínima, o serviço deverá adaptar no mínimo 60 AASI(s)/mês, garantindo o diagnóstico audiológico e adaptação de AASI. ✂️ d) na atenção básica, na média e alta complexidade e ainda providenciar o encaminhamento, quando necessário, do diagnóstico audiológico de pacientes acometidos por síndromes. Com a equipe mínima, o serviço deverá adaptar pelo menos 30 AASI(s)/mês, garantindo atendimento integral aos pacientes. ✂️ e) para triagem das perdas auditivas em crianças maiores de três anos de idade e pacientes com visão normal. Com a equipe mínima, o serviço deverá adaptar no mínimo 60 AASI(s)/mês, garantindo atendimento integral aos pacientes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q145712 | Fonoaudiologia, Linguagem Escrita, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCCPara aprender a escrever uma língua que tem por base um sistema alfabético, a criança necessita compreender que as letras, enquanto símbolos gráficos, correspondem a segmentos sonoros que não possuem significados entre si. Esta afirmação significa que ✂️ a) o conhecimento implícito nessa compreensão refere-se à noção de fonema. Isto é fundamental para o entendimento do princípio alfabético. ✂️ b) a criança necessita de um domínio fonológico em termos da noção mais abstrata de fonemas enquanto unidades sonoras que compõem as palavras, uma vez que o processamento da linguagem oral requer outros níveis de conhecimento fonológico. ✂️ c) a consciência ou conhecimento fonológico não faz parte do que se considera como conhecimento metalinguístico e tem pouco envolvimento na compreensão dos símbolos gráficos. ✂️ d) a consciência fonológica não tem sido considerada como capacidade metalinguística que permite refletir sobre as características estruturais da fala, assim como manipulá-las. ✂️ e) a consciência fonológica é importante para a escrita e não para a leitura. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q142598 | Fonoaudiologia, Audição, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCCSobre a fisiologia da audição, assinale a alternativa INCORRETA. ✂️ a) No ouvido médio encontra-se a cadeia ossicular formada pelo estribo, bigorna e martelo. A vibração do tímpano permite a transmissão de ondas ao estribo e por sua vez ao martelo e por sua vez a bigorna, a qual se encontra alojada numa abertura chamada janela oval, que passa as informações ao ouvido interno. ✂️ b) No interior da cóclea encontra-se o órgão de Corti, receptor do som, que contém múltiplas células receptoras, as células ciliadas, as quais convertem as vibrações em sinais neurais. ✂️ c) O órgão de Corti é responsável pela transformação das ondas de compressão em impulsos nervosos que são enviados para o cérebro para serem interpretados. ✂️ d) A função da tuba auditiva é manter o arejamento das cavidades da orelha média, o que é assegurado pela sua abertura intermitente. O equilíbrio entre a pressão atmosférica e a do ar contido na cavidade timpânica é indispensável para que a unidade tímpano-ossicular vibre sem obstáculos. ✂️ e) Em indivíduos normais o reflexo do estapédio é desencadeado com intensidade entre 70 e 100 dBNA acima do limiar auditivo. Quando a diferença entre o limiar do reflexo e o limiar auditivo é menor que 60 dB diz-se que há recrutamento. O recrutamento é definido como um aumento desproporcional da sensação de intensidade em relação ao aumento da intensidade física, implicando em uma redução do campo dinâmico de audição. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q146390 | Fonoaudiologia, Linguagem, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCCMesmo existindo diferenças individuais nas etapas do desenvolvimento da linguagem infantil é possível identificar aquisições importantes que marcam cada estágio do desenvolvimento da criança. Assim, é correto afirmar que entre os 12 aos 18 meses de idade surgem as ✂️ a) primeiras palavras funcionais. Há um crescimento quantitativo de compreensão e produção de palavras. Localiza fonte sonora indiretamente para cima. Compreende verbos que representam ações concretas e imediatas. Identifica objetos familiares por meio de nomeação. Utiliza-se de palavra-frase (usa uma palavra que corresponde a um enunciado completo). Repete palavras familiares. ✂️ b) sequências de até três elementos, iniciando a construção de frases gramaticais simples e complexas. Aponta gravura de objeto familiar descrito por seu uso. Identifica objetos familiares pelo nome e uso. Aponta cores primárias quando nomeadas. Compreende "Onde?" "Como?" e "o que?" Nomeia ações representadas por figuras. Refere-se a si mesma na 3ª pessoa. ✂️ c) frases de dois elementos. Localiza fonte sonora em todas as direções. Presta atenção e compreende estórias. Identifica parte do corpo no outro. Inicia o uso de frases simples e complexas. Usa gestos representativos. Fala o próprio nome. ✂️ d) sequências de até três elementos, iniciando a construção de frases gramaticais e narrativas simples. Localiza fonte sonora em todas as direções. Pergunta "o que?" Compreende "Onde" e "Como" Usa gestos representativos. Identifica parte do corpo em si mesma e no outro. ✂️ e) respostas quando ela é chamada. Repete sons para escutá-los. Para de chorar ao ouvir música ou voz conhecida. Usa gestos indicativos. É a fase da pré-conversação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q146091 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCCÉ um transtorno de aprendizagem da leitura que acomete escolares, apesar da presença de inteligência normal, da ausência de problemas sensoriais, de instrução escolar adequada e de oportunidades sócio-culturais suficientes. Corresponde ao conceito apresentado: ✂️ a) distúrbio de linguagem. ✂️ b) afasia infantil. ✂️ c) dificuldade de aprendizagem. ✂️ d) dislexia. ✂️ e) distúrbio gnósico visuoespacial. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q142997 | Fonoaudiologia, Saúde Pública, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCCEntende-se por atenção secundária à saúde os cuidados ✂️ a) preventivos à saúde, como por exemplo, os exames de pré-natal, as vacinações, os exames laboratoriais de rotina, e os tratamentos curativos como nas doenças que envolvem tratamento ambulatorial, internações e cirurgias. ✂️ b) preventivos à saúde, como por exemplo, os exames de pré-natal, as vacinações, os exames laboratoriais de rotina, e os tratamentos preventivos como nas doenças que envolvem processos evolutivos, com tratamento ambulatorial, internações e cirurgias, mas de baixa complexidade. ✂️ c) preventivos voltados à vigilância epidemiológica para monitorar e prevenir agravos de diferentes enfermidades. Destaca-se como um componente importante para a diminuição das consequências humanas, sociais e socioeconômicas delas decorrentes. ✂️ d) altamente especializados com tratamentos complexos ou incomuns. Neste nível, o especialista deve intensificar a prestação dos cuidados, assim como implementar ações de prevenção aos problemas de saúde. ✂️ e) que compreendem as medidas de diagnóstico precoce e tratamento dos problemas de saúde. Envolve procedimentos de média complexidade que deverão atuar de maneira integrada à atenção primária e terciária. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q145255 | Fonoaudiologia, Comunicação alternativa, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCCComunicação alternativa refere-se a ✂️ a) um conjunto de símbolos que deve ser selecionado para compor o desenvolvimento da linguagem de crianças com dificuldades de expressão, de graus variados, inclusive indivíduos com dificuldades fonológicas, com o objetivo de auxiliá-los na produção de fala inteligível. ✂️ b) um conjunto de símbolos, também chamado de tecnologia assistiva ou ajudas técnicas por meio de recursos de computadores, acionadores ou pranchas, utilizado exclusivamente para substituir a linguagem falada de indivíduos com paralisia cerebral. ✂️ c) recursos, estratégias e técnicas que complementam os modos de comunicação existentes, ou substituem as habilidades de comunicação inexistentes, para compensar, temporária ou permanentemente, a incapacidade ou deficiência do indivíduo com comprometimento grave de comunicação expressiva. ✂️ d) um conjunto integrado de componentes simbólicos e gestuais utilizados por indivíduos portadores de paralisia cerebral para comunicar-se com os demais. ✂️ e) recursos ideográficos que complementam de maneira alternativa as possibilidades de comunicação existentes, compensando as inabilidades nas relações interpessoais por incapacidades receptivas e expressivas, devido a comprometimento da fala. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q141525 | Fonoaudiologia, Motricidade Orofacial, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCCParalisia cerebral refere-se a ✂️ a) transtorno persistente do tônus, postura e movimentos causado por alterações do sistema límbico. ✂️ b) perda da função motora corporal envolvendo o tônus, a postura e os movimentos, não influenciados por aspectos maturacionais, mas pela gravidade da lesão cerebral. ✂️ c) lesão evolutiva do encéfalo caracterizada por transtornos do tônus, postura e movimentos não influenciados por aspectos maturacionais. ✂️ d) sequela de lesão encefálica caracterizada por transtorno persistente do tônus, postura e movimento. ✂️ e) transtornos motores persistentes influenciados por alterações do tônus da postura e dos movimentos devido a lesão neurológica evolutiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q139838 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCCTranstornos de Aprendizagem são diagnosticados quando, em atividades de leitura e de escrita, o escolar mostra desempenho abaixo do esperado para a escolaridade. As manifestações são variadas em graus e severidade e devem ser diferenciadas de: I. Falta de oportunidade escolar. II. Variações esperadas do rendimento escolar. III. Quadro de dificuldade escolar. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, somente. ✂️ b) II, somente. ✂️ c) I e II, somente. ✂️ d) II e III, somente. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q146527 | Fonoaudiologia, Linguagem, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCCA afasia é um dos importantes quadros que acometem indivíduos que procuram avaliação e terapia fonoaudiológica. Pode-se afirmar corretamente que: ✂️ a) A afasia de condução caracteriza-se por ser do tipo fluente. Nela a compreensão está mais preservada do que na afasia de Wernicke. O paciente irá apresentar pausas, hesitações e anomia. Apresentam grande dificuldade para atividades de repetição. A leitura silenciosa geralmente está normal, mas a leitura em voz alta é mais prejudicada. ✂️ b) A afasia de Broca é caracterizada por não ser fluente. O indivíduo irá apresentar alteração nos processos receptivos e expressivos. Suas habilidades expressivas são marcadas pela presença de jargão, neologismos, perífrase e agramatismo fluente. ✂️ c) Afasia pode ser dividida em fluente e não fluente. Dentre as afasias fluentes estão: afasia de Wernicke, afasia de condução, afasia global e afasia transcortical motora. ✂️ d) As diferentes linhas terapêuticas nas afasias têm em comum a busca da eficácia na recuperação total dos aspectos relacionados à linguagem falada e escrita, perdida pós-injúria neurológica. A terapia fonoaudiológica se justifica quando o terapeuta tem por finalidade alcançar o mesmo desempenho comunicativo do indivíduo antes do acidente vascular ou de qualquer outro quadro neurológico. ✂️ e) Não se deve realizar avaliação fonoaudiológica para o conhecimento das alterações de comunicação de afásicos, uma vez que o quadro clínico é mutável, principalmente no período de recuperação espontânea. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q146430 | Fonoaudiologia, Motricidade Orofacial, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCCAssinale a alternativa INCORRETA. ✂️ a) A disfagia neurogênica compreende as alterações da deglutição, que ocorrem em virtude de uma doença neurológica, com os sintomas e complicações decorrentes do comprometimento sensoriomotor dos músculos envolvidos no processo da deglutição. ✂️ b) Os distúrbios da deglutição das fases oral e faríngea são raros em crianças com comprometimento neurológico, por isso o encaminhamento para exames complementares deve ser cuidadosamente indicado. Somente na presença de engasgos graves a avaliação específica, realizada por especialista, deve ser recomendada. ✂️ c) As manifestações clínicas dos distúrbios da deglutição não são específicas de cada etiologia, mas constituem um conjunto de sintomas, que pode cursar com recusa alimentar, fadiga durante a alimentação, escape oral, regurgitação nasal, engasgos, asfixia, cianose, tosse durante a alimentação e alteração da qualidade vocal (voz úmid. ✂️ d) Entre os métodos complementares de diagnóstico da disfagia, destaca-se a videofluoroscopia da deglutição, que é o exame considerado padrão-ouro. ✂️ e) A deglutição é um processo neuromuscular dinâmico, que compreende quatro fases: pré-oral e oral (voluntárias), faríngea e esofágica (involuntárias). Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q140884 | Fonoaudiologia, Audição, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCCNas Perdas Auditivas Induzidas por Ruídos (PAIR) é necessário priorizar o controle dos efeitos auditivos, definindo e estabelecendo práticas de proteção da audição. Dentre elas, espera-se que as empresas empregadoras providenciem Programas de Conservação Auditiva ✂️ a) com a finalidade de eliminar as fontes de ruídos e os agentes químicos considerados ototóxicos no ambiente de trabalho. ✂️ b) que levem em consideração as exposições combinadas ruído/produtos químicos, a fim de que seja possível conhecer e evitar danos à audição do trabalhador por meio de ações preventivas. ✂️ c) com o gerenciamento audiométrico para trabalhadores expostos ao ruído, mesmo com níveis inferiores aos limites de tolerância, e providenciar aposentadoria para aqueles que apresentarem perda auditiva, uma vez que essa perda diminui o potencial do trabalhador para conseguir um novo emprego. ✂️ d) para o estabelecimento de normas para a distribuição e reposição de protetor auditivo visando garantir condições de proteção da audição. ✂️ e) para atender às necessidades da empresa no cumprimento das leis, desde que a empresa não tenha prejuízos financeiros. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q143498 | Fonoaudiologia, Audição, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCCConsiderando as ações de saúde auditiva, assinale a afirmativa INCORRETA. ✂️ a) As ações de Saúde Auditiva na Atenção Básica compreendem ações de promoção à saúde auditiva, de prevenção e identificação precoce de problemas auditivos junto à comunidade, assim como ações informativas e educativas, orientação familiar e encaminhamento quando necessário para o Serviço de Atenção à Saúde Auditiva na Média Complexidade. ✂️ b) As ações de Saúde Auditiva deverão ser desenvolvidas em estabelecimentos de saúde devidamente registrados no Sistema de Cadastro Nacional, realizadas pelas equipes da atenção básica, considerando-se a saúde auditiva nos diferentes segmentos: gestantes, recém-nascidos, pré-escolares, escolares, jovens, trabalhadores e idosos. ✂️ c) O serviço de Atenção à Saúde Auditiva na Média Complexidade constitui-se na primeira referência para a atenção básica e contra-referência do Serviço de Atenção à Saúde Auditiva na Alta Complexidade. Tem como finalidade prestar assistência especializada às pessoas com doenças otológicas e em especial às pessoas com deficiência auditiva. ✂️ d) O serviço de Atenção à Saúde Auditiva na Média Complexidade constitui-se na referência para o diagnóstico das perdas auditivas e sua reabilitação em crianças até um ano de idade e em pacientes com afecções associadas (neurológicas, psicológicas, síndromes genéticas, cegueira, visão subnormal), perdas unilaterais e daqueles que apresentarem dificuldade na realização da avaliação audiológica em serviço de atenção básica. Tem como finalidade prestar assistência multiprofissional especializada às pessoas com doenças otológicas e em especial àquelas com deficiência auditiva e com visão subnormal. ✂️ e) O Serviço de Atenção à Saúde Auditiva na Média Complexidade realiza triagem e monitoramento da audição de neonatos, pré-escolares e escolares; diagnóstico de perda auditiva de crianças a partir de três anos de idade, de jovens e de adultos (trabalhadores e idosos), respeitando as especificidades na avaliação exigidas para cada um desses segmentos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q147331 | Fonoaudiologia, Voz, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCCNas alterações vocais é INCORRETO afirmar que ✂️ a) a disfonia é apenas um sintoma presente em vários e diferentes distúrbios, ora se apresentando como sintoma secundário, ora como principal. Uma simples disfunção da fonação, que se configura como uma disfonia funcional pode causar o aparecimento de alterações orgânicas, que acabam por agravar o quadro, transformando-se numa disfonia organofuncional. Por outro lado, uma disfonia orgânica, pode ocorrer readaptação e consequente modificação na função, acrescentando-se importantes desvios vocais neste quadro primário, transformando-o num quadro organofuncional. ✂️ b) as disfonias funcionais são desordens do comportamento vocal e podem ter como mecanismo causal três diferentes aspectos: disfonias funcionais primárias por uso incorreto da voz; disfonias funcionais secundárias por inadaptações vocais e disfonias funcionais por alterações psicogênicas. ✂️ c) as disfonias funcionais ocorrem por abuso vocal, e se não tratadas, terão o aparecimento de cisto de retenção grandular. Os achados da laringoscopia incluem edemas nas pregas vocais de grau variável, mucosa translúcida, com depressão longitudinal uni ou bilateral das pregas vocais. As manifestações clínicas incluem disfonia intermitente e voz grave. O diagnóstico é realizado pela história clínica e laringoscopia ambulatorial. Nestes casos, o tratamento é essencialmente por fonoterapia. A intervenção cirúrgica é realizada em último caso, quando o paciente não apresenta ganhos terapêuticos. ✂️ d) disfonia é uma expressão que significa alteração na produção da voz. Nessas situações, a voz produzida não é harmônica, é obtida com esforço e sem a possibilidade de variações de seus atributos, vulgarmente referidos como rouquidão. Tal dificuldade manifesta-se por meio de uma série de alterações, como: esforço à emissão, dificuldade em manter a voz, variação na qualidade vocal, cansaço ao falar, variações de frequência fundamental habitual ou na intensidade, rouquidão, falta de volume e projeção, perda da eficiência vocal e pouca resistência ao falar, entre outras. ✂️ e) disfonia é um distúrbio de comunicação, caracterizado pela dificuldade na emissão vocal, apresentando um impedimento na produção natural da voz. Pode ser ocasionado por uma disfunção, abuso vocal ou uso incorreto da voz, mais frequente em indivíduos que utilizam abundantemente a voz de forma incorreta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q140195 | Fonoaudiologia, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCCEm relação ao modelo terapêutico de Pares Mínimos assinale a alternativa INCORRETA. ✂️ a) A percepção auditiva é importante para o trabalho com a produção correta dos sons. ✂️ b) Entende-se por "par mínimo" duas palavras que diferem em um único fonema, o qual é suficiente para distinguir o significado delas. ✂️ c) Oposição máxima refere-se ao contraste de duas palavras que diferem em vários fonemas, por exemplo: "pato" e "sapo". ✂️ d) O procedimento de Percepção-Produção/Pares Mínimos é composto por 5 níveis de treinamento: percepção, imitação, nomeação espontânea, pares mínimos e sentenças. ✂️ e) A fase de correção do erro da produção dos sons pela própria criança indica evolução no processo terapêutico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q145358 | Fonoaudiologia, Saúde Pública, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCCA atenção básica em saúde é definida como Conjunto de ações, no âmbito ✂️ a) coletivo que abrange as esferas de promoção de saúde e prevenção de agravos. É desenvolvida por meio de práticas gerenciais e participativas, sob forma de trabalho multidisciplinar, dirigida a populações de territórios limitados. Pode utilizar diferentes tecnologias incluindo as de elevada complexidade. Orienta-se pelos princípios da universalidade, da responsabilização, da humanização, da descontinuidade e da participação social. ✂️ b) individual e coletivo que abrange todas as esferas de promoção de saúde na prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento e reabilitação. É desenvolvida por meio de práticas gerenciais, sanitárias, democráticas e participativas, sob forma de trabalho em equipe, dirigida a populações de territórios delimitados. Utiliza tecnologias de elevada complexidade e baixa densidade, que devem resolver os problemas de saúde de maior frequência e relevância em seu território. Orientase pelos princípios da universalidade, da acessibilidade e da coordenação de cuidados, do vínculo e da continuidade, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social. ✂️ c) coletivo que abrange as esferas de promoção de saúde exclusivamente para a prevenção de agravos. É desenvolvida por meio de práticas gerenciais e sanitárias, sob forma de trabalho em grupo, dirigida a populações de territórios limitados. Pode utilizar diferentes tecnologias incluindo as de elevada complexidade. ✂️ d) individual que abrange as esferas de promoção de saúde na prevenção de agravos e diagnóstico para a manutenção de saúde. É desenvolvida por meio de práticas gerenciais, sanitárias, democráticas e participativas, sob forma de trabalho interdisciplinar, dirigida a populações de territórios limitados. Utiliza-se de diferentes tecnologias incluindo as de baixa e média complexidade. Orienta-se pelos princípios da universalidade, da acessibilidade e da coordenação de cuidados, do vínculo e da descontinuidade, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social. ✂️ e) individual que abrange as esferas de promoção de saúde na prevenção de agravos e diagnóstico para a manutenção de saúde. É desenvolvida por meio de práticas gerenciais e participativas, sob forma de trabalho interdisciplinar, dirigida a populações de territórios limitados. Utiliza-se de tecnologias de baixa complexidade. Orienta-se pelos princípios da universalidade, da acessibilidade e da coordenação de cuidados, do vínculo e da descontinuidade, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q140600 | Fonoaudiologia, Audição, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCCPerdas auditivas caracterizam-se por diminuição da audibilidade dos sons decorrentes de alterações no sistema auditivo. A perda auditiva ✂️ a) sensorioneural unilateral é caracterizada pela diminuição da audição em um ouvido. Para sua completa recuperação é necessário que o portador utilize aparelho de amplificação sonora individual para que possa ter audição binaural. ✂️ b) irreversível é aquela em que as alterações na orelha externa e média mesmo que tratáveis com intervenção médica ou medicamentos deixa sequela para a função auditiva. ✂️ c) condutiva caracteriza-se por atenuação da energia do som quanto este passa pelas orelhas externa, média e interna. O nervo auditivo pode não estar íntegro. Esta perda interfere no desenvolvimento da função auditiva e, consequentemente, na linguagem oral. ✂️ d) sensorioneural denomina-se sensorial quando afeta o ouvido médio e neural afetando as vias do nervo auditivo localizadas no cérebro. Esta perda é provocada por infecção viral ou bacteriana do ouvido interno. ✂️ e) sensorioneural é caracterizada por diminuição parcial ou total da sensibilidade auditiva. Pode ser de origem congênita ou adquirida. As consequências para o desenvolvimento da linguagem oral estão de acordo com o grau da mesma, pois haverá perda de pistas acústicas dos sons da fala. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q142883 | Fonoaudiologia, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCCA proposta de Halliday (1975) é uma das mais empregadas na prática clínica e constitui uma significante contribuição para a compreensão da estruturação da linguagem na fase pré-verbal. Pode-se afirmar corretamente que, na função ✂️ a) instrumental, a criança usa a linguagem para satisfazer suas necessidades materiais, e na exploração do ambiente e na busca de identificação do nome dos objetos e ações. ✂️ b) regulatória, a linguagem usada é para controlar o comportamento do outro e dirigida para alguém em particular. Em linhas gerais, são sequências de sons e gestos que representam, por exemplo, estruturas do tipo "quero mamadeira" ou "vamos brincar". ✂️ c) imaginativa, a linguagem é usada para expressar sentimentos pessoais em relação às pessoas ou ao ambiente. As crianças usam vocalizações não identificadas como palavras, associadas a gestos que representam prazer. ✂️ d) heurística, a linguagem é usada para satisfazer as necessidades pessoais e materiais. O foco da criança está sobre o objeto ou sobre seu desejo não levando em conta quem realiza a ação solicitada. ✂️ e) imaginativa, a linguagem é usada para interagir com pessoas do seu convívio. As expressões utilizadas podem ser próximas ou não do padrão articulatório do adulto e representam uma forma da criança brincar com os sons. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q141435 | Fonoaudiologia, Legislação e Ética Profissional, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCCSegundo o Código de Ética do Fonoaudiólogo, consiste em infração ética: I. Permitir que pessoas não habilitadas realizem práticas fonoaudiológicas ou valer-se dessas para substituir-se em sua atividade. II. Assinar qualquer procedimento fonoaudiológico realizado por terceiros ou solicitar que outros profissionais assinem seus procedimentos. III. Alterar conduta fonoaudiológica determinada por outro fonoaudiólogo, mesmo quando investido de função de chefia ou de auditoria, salvo em situação de indiscutível prejuízo para o cliente, devendo comunicar imediatamente o fato ao fonoaudiólogo responsável. Está correto o que se afirma em ✂️ a) II, somente. ✂️ b) III, somente. ✂️ c) I e II, somente. ✂️ d) II e III, somente. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q145234 | Fonoaudiologia, Linguagem, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCCQuanto à avaliação das habilidades pragmáticas no contexto clínico, considere as seguintes afirmações: I. A avaliação da narrativa faz parte da avaliação das habilidades pragmáticas, na medida em que a narrativa é uma das funções comunicativas. II. O uso de palavras com sentido gramatical, como os pronomes e os advérbios, é critério para avaliação das habilidades pragmáticas. III. O uso de turnos expansivos/simples, coerentes/incoerentes é critério para avaliação das habilidades conversacionais, um dos aspectos da pragmática. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, somente. ✂️ b) III, somente. ✂️ c) I e III, somente. ✂️ d) II e III, somente. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q142096 | Fonoaudiologia, Audição, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCCDe acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2005 existiam cerca de 270 milhões de pessoas no mundo com perda auditiva moderada a profunda. A deficiência auditiva é considerada um grave problema de saúde pública. De acordo com a Portaria SAS 587 do Ministério da Saúde, é competência do serviço credenciado em Alta Complexidade em Saúde Auditiva realizar ações ✂️ a) para o diagnóstico da deficiência auditiva em neonatos. Com a equipe mínima, o serviço deverá adaptar no mínimo 60 pacientes/mês, garantindo a adaptação do AASI destes pacientes. ✂️ b) na atenção básica e ainda o diagnóstico diferencial em perdas auditivas em crianças menores de três anos de idade, pacientes com visão subnormal ou pacientes acometidos por síndromes. Com a equipe mínima, o serviço deverá adaptar no mínimo 100 pacientes/mês, garantindo atendimento integral a eles. ✂️ c) para o diagnóstico diferencial em perdas auditivas unilaterais, crianças menores de três anos de idade, pacientes com visão subnormal ou pacientes acometidos por síndromes. Com a equipe mínima, o serviço deverá adaptar no mínimo 60 AASI(s)/mês, garantindo o diagnóstico audiológico e adaptação de AASI. ✂️ d) na atenção básica, na média e alta complexidade e ainda providenciar o encaminhamento, quando necessário, do diagnóstico audiológico de pacientes acometidos por síndromes. Com a equipe mínima, o serviço deverá adaptar pelo menos 30 AASI(s)/mês, garantindo atendimento integral aos pacientes. ✂️ e) para triagem das perdas auditivas em crianças maiores de três anos de idade e pacientes com visão normal. Com a equipe mínima, o serviço deverá adaptar no mínimo 60 AASI(s)/mês, garantindo atendimento integral aos pacientes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q145712 | Fonoaudiologia, Linguagem Escrita, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCCPara aprender a escrever uma língua que tem por base um sistema alfabético, a criança necessita compreender que as letras, enquanto símbolos gráficos, correspondem a segmentos sonoros que não possuem significados entre si. Esta afirmação significa que ✂️ a) o conhecimento implícito nessa compreensão refere-se à noção de fonema. Isto é fundamental para o entendimento do princípio alfabético. ✂️ b) a criança necessita de um domínio fonológico em termos da noção mais abstrata de fonemas enquanto unidades sonoras que compõem as palavras, uma vez que o processamento da linguagem oral requer outros níveis de conhecimento fonológico. ✂️ c) a consciência ou conhecimento fonológico não faz parte do que se considera como conhecimento metalinguístico e tem pouco envolvimento na compreensão dos símbolos gráficos. ✂️ d) a consciência fonológica não tem sido considerada como capacidade metalinguística que permite refletir sobre as características estruturais da fala, assim como manipulá-las. ✂️ e) a consciência fonológica é importante para a escrita e não para a leitura. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro