Questões de Concursos Analista Judiciário Pedagogia

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1Q151955 | Pedagogia, EJA, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLAN

O trabalho educativo com jovens e adultos, seja em espaços formais ou informais, deve promover um espaço de aprendizagens que seja dinâmico e múltiplo. A metodologia de trabalho deve partir de uma concepção dialógica e dialética, cujos debates não deveriam se contentar somente com as empírias, aparências e as explicações mágicas e conciliadoras. Na perspectiva de Paulo Freire, a concepção descrita anteriormente é exemplo de um trabalho pedagógico que

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2Q149189 | Pedagogia, Metodologia de projetos e a interdisciplinaridade, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLAN

Observe as seguintes características

1. parte do diálogo entre diferentes formas de conhecimento.

2. busca a ousadia e o exercício da pesquisa.

3. a diferença é parte do trabalho.

4. parte do paradigma emergente do conhecimento.

Essas características se referem a uma prática que

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3Q154300 | Pedagogia, Tipos de liderança e às relações humanas no trabalho, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLAN

O início do ano é a época de revisão e reelaboração do Projeto Político Pedagógico. Partindo-se do pressuposto que o projeto deve expressar tanto a cultura da organização, e também ser uma oportunidade para a sua recriação e desenvolvimento, expressando os valores, significados, modos de pensar e agir das pessoas que o elaboram/concebem, tal revisão deve considerar os seguintes princípios:

I. Discussão dos problemas organizacionais, determinação de metas e formas de controle que orientem o trabalho educacional.

II. Reflexão sobre um conjunto de princípios e práticas que podem recriar a cultura da organização, visando a intervenção e transformação da realidade.

III. Estabelecimento de políticas e diretrizes educacionais que orientem a definição de objetivos, estratégias, atividades e a avaliação.

IV. A determinação de objetivos, atividades, estratégias e formas de avaliação que fixam a programação dos conteúdos.

Assinale

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4Q153991 | Pedagogia, Educação especial, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLAN

A relação entre a educação e a sociedade é estreita. Pode-se dizer que a educação é uma prática social. As relações que se estabelecem podem ser de variadas ordens: política, social, cultural, econômica. O que dará vida a essa relação é a pedagogia que, numa perspectiva de uma educação bancária (Freire), fará com que as práticas sejam qualificadas como

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5Q151317 | Pedagogia, Planejamento e Orçamento Governamental, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLAN

O planejamento educacional se organiza em três planos:

I. marco referencial;

II. diagnóstico;

III. programação.

Cada plano se desdobra em dimensões. Considerando o marco referencial como o nível macro do planejamento, afirma-se que ele se subdivide em três dimensões.

Assinale-as.

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6Q153854 | Pedagogia, Currículo, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLAN

A teoria curricular apresenta diferentes conceitos que ajudam a definir o termo currículo que tanto pode ser entendido como curso, carreira, quanto designar as várias atividades educativas por meio das quais os conteúdos são desenvolvidos. Dentre as possíveis definições, o termo currículo oculto significa que

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7Q672410 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

Texto associado.


À avaliação da aprendizagem têm sido atribuídos diferentes significados relacionados, especificamente, à forma autoritária e classificatória da avaliação tradicional. A respeito da avaliação na perspectiva da construção do conhecimento e de autonomia, assinale a opção correta.
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8Q153741 | Pedagogia, Currículo, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subseqüentes, relativos às concepções de
currículo.

Considerar a atividade cognitiva de aprender como essencialmente intelectual é uma característica marcante da concepção tradicional de currículo.

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9Q153615 | Pedagogia, Avaliação da aprendizagem, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLAN

A concepção de avaliação presente no documento dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) coaduna-se com uma perspectiva de aprendizagem processual, contínua, na perspectiva de uma pedagogia diferenciada. As orientações contidas no documento quanto à avaliação têm, portanto, ênfase na

I. investigação contínua do professor sobre as aprendizagens.

II. reflexão sobre a mediação pedagógica do professor.

III. classificação e aprovação/retenção dos estudantes.

IV. promoção da aprendizagem dos alunos.

Assinale

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10Q153714 | Pedagogia, Processo Ensino Aprendizagem, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLAN

Trata-se de um método universal de ensinar tudo a todos. E de ensinar com tal certeza, que seja impossível não conseguir bons resultados. E de ensinar rapidamente, ou seja, sem nenhum enfado ou aborrecimento para os alunos e para os professores, mas antes com sumo prazer para uns e para outros. O trecho refere-se

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11Q154611 | Pedagogia, Avaliação da aprendizagem, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLAN

Para Cipriano Carlos Luckesi (2000), a avaliação é um ato amoroso e dialógico que envolve sujeitos e, como tal, a primeira fase do processo de avaliação começa com

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12Q153524 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TRT 23a REGIÃO, FCC

Uma proposta de tecnologia na educação que crie impacto na aprendizagem e no ensino, no sentido de tornar-se libertadora e não opressora, tem que ser fundamentada em uma compreensão da aprendizagem humana e em uma concepção de educação também libertadora.

Dessa forma, não se trata de uma educação contra a tecnologia, mas uma educação em que os alunos possam

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13Q148368 | Pedagogia, Avaliação da aprendizagem, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLAN

A forma como o ensino é concebido, o entendimento do que é aprender, do que é ensinar, do papel da escola está intimamente relacionado com a forma de avaliar. Portanto, uma mudança na avaliação dos processos de aprendizagem numa perspectiva da construção do conhecimento, exige que o professor tenha as seguintes concepções, EXCETO aquela na qual

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14Q150256 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subseqüentes com relação ao planejamento de
ensino e seus elementos constitutivos.

Refletir sobre a prática para transformá-la e realizar as mediações necessárias para implementar essas mudanças são ações próprias de um enfoque dialético de planejamento de ensino.

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15Q154430 | Pedagogia, Currículo, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLAN

A incorporação, no currículo, de questões tais como ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual e pluralidade cultural, segundo os PCNs (1997) deve ser realizada a partir de

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16Q152191 | Pedagogia, Currículo, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLAN

O currículo tem um papel tanto de conservação quanto de transformação e construção dos conhecimentos historicamente acumulados. A perspectiva teórica que trata o currículo como um campo de disputa e tensões, pois o vê implicado com questões ideológicos e de poder, denomina-se

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17Q153048 | Pedagogia, Planejamento de ensino e seus elementos constitutivos, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subseqüentes com relação ao planejamento de
ensino e seus elementos constitutivos.

A necessidade de adequações nas ações previstas nas diferentes etapas justifica a importância da flexibilidade como característica essencial de um planejamento de ensino.

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18Q153185 | Pedagogia, Avaliação da aprendizagem, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLAN

Uma aprendizagem que aproxima o sujeito do objeto a conhecer a partir de experiências, interesses e conhecimentos prévios, denomina-se uma aprendizagem

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19Q150210 | Pedagogia, Processo Ensino Aprendizagem, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, a respeito da relação professor e aluno no
processo ensino-aprendizagem.

Na abordagem tradicional, o professor procura criar ambientes favoráveis para aumentar a possibilidade de repetição das respostas aprendidas pelos alunos.

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20Q152030 | Pedagogia, Pesquisa participante, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLAN

A pesquisa participante é um processo no qual a comunidade participa na análise de sua própria realidade, com vistas a promover uma transformação social. Portanto, é correto afirmar que a pesquisa participante é uma atividade educativa

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