Na forma participativa de formulação de objetivos, subordinado e chefe formulam juntos os objetivos a serem cumpridos pelo subordinado, cuja forma está dentro da abordagem intitulada Administração por Objetivos (APO) e gera maior motivação por parte dos indivíduos. Os objetivos, no entanto,
a) devem estar alinhados à descrição de cargos, gerando assim maior congruência entre aquilo que é realizado versus aquilo que é sugerido pela área de recursos humanos, por meio da análise e definição das atividades descritas.
b) devem ser registrados formalmente, visando desafiar o funcionário a buscar resultados diferenciados e sempre em grau superior aos seus colegas de trabalho.
c) geram maior competitividade no ambiente de trabalho, o que faz com que cada colaborador coloque em prática todo o seu potencial presente.
d) devem refletir exatamente aquilo que o chefe julga adequado que o funcionário realize num dado período, deixando claras as penalidades que receberá caso não cumpra tais metas de trabalho; talvez aqui esteja o maior ganho do APO, que é a transparência na comunicação.
e) não devem ser nem muito audaciosos, que seja impossível alcançá-los, nem muito estreitos, cujo alcance seja fácil em demasia.