Questões de Concursos Analista Legislativo

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1Q340439 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

Em uma gaveta há 4 meias brancas, 6 meias pretas e 8 meias azuis.

O número mínimo de meias que deve ser retirado da gaveta, sem lhes ver a cor, para ter certeza de haver retirado pelo menos duas meias azuis é

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2Q340535 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

Helena entra em uma sorveteria que oferece sorvetes de 8 sabores diferentes. Helena deseja escolher uma casquinha com duas bolas de sorvete não necessariamente de sabores diferentes. A ordem em que as bolas forem colocadas na casquinha não fará a escolha de Helena ser diferente.

O número de maneiras de Helena escolher sua casquinha é

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3Q28617 | Português, Interpretação de Textos, Analista Legislativo, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE

Leia o texto.

Não despertemos o leitor

Os leitores são, por sua natureza, dorminhocos. Gostam de ler dormindo. Autor que os queira conservar não deve ministrar-lhes o mínimo susto. Apenas frases feitas.

“A vida é um fardo” – isso, por exemplo, pode-se repetir sempre. E acrescentar impunemente: “disse Bias”. Bias não faz mal a ninguém, como aliás os outros seis sábios da Grécia, pois todos os sete, como há vinte séculos já se queixava Plutarco, eram uns verdadeiros chatos. Isso para ele, Plutarco. Mas, para o grego comum da época, deviam ser a delícia e a tábua de salvação das conversas.

Pois não é mesmo tão bom falar e pensar sem esforço? O lugar-comum é a base da sociedade, a sua política, a sua filosofia, a segurança das instituições. Ninguém é levado a sério com ideias originais.

Já não é a primeira vez, por exemplo, que um figurão qualquer declara em entrevista: “O Brasil não fugirá ao seu destino histórico!”

O êxito da tirada, a julgar pelo destaque que lhe dá a imprensa, é sempre infalível, embora o leitor semidesperto possa desconfiar que isso não quer dizer coisa alguma, pois nada foge mesmo ao seu destino histórico, seja um Império que desaba ou uma barata esmagada.

Mário Quintana

Assinale a alternativa correta.
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4Q21738 | Raciocínio Lógico, Analista Legislativo, AL RN, FCC

Na sequência (4; 11; 32; 95; . . .) a diferença entre o 6º e o 4º termo é, nessa ordem, igual a
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5Q335964 | Matemática, Cálculo Aritmético, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

Suponha que uma fábrica tenha 10 funcionários que trabalham 8 horas por dia, por 5 dias seguidos, produzindo 12 unidades de um produto.

Suponha que houve um corte de 50% do total de funcionários, e os que permaneceram passaram a trabalhar por 10 dias seguidos, tendo que alcançar a meta de produzir 50% a mais do que antes do corte de funcionários.

Assinale a opção que indica o número de horas/dia que os trabalhadores que sobraram terão que trabalhar para atingir a meta.

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6Q842258 | Comunicação Social, Teorias da Comunicação, Analista Legislativo, FCC, 2020

Ícone, índice e símbolo, dentro da classificação dos signos proposta por Charles Sanders Peirce, em suas teorias sobre semiótica, referem-se à relação do signo
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7Q374907 | Português, Ortografia, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

Assinale a opção em que a palavra sublinhada está corretamente grafada.
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8Q26739 | Raciocínio Lógico, Analista Legislativo, Câmara de Caruaru PE, FGV

Cinco pessoas, representadas por A, B, C, D e E, sentam-se em volta de uma mesa circular.

Sabe-se que:

B não é vizinho de A.
D é o vizinho à esquerda de C.
B e C não são vizinhos.

Assim, é correto concluir que
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9Q324182 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

Relacione os tipos de saberes docentes, listados a seguir, às situações específicas de cada um deles.

1 - Experiência

2 - Conhecimento

3 - Saberes Pedagógicos

( ) A metodologia de ensino do professor de Matemática parece estar favorecendo a aprendizagem dos alunos.

( ) O professor traz na memória suas lembranças dos professores que teve enquanto aluno.

( ) O professor de Geografia domina o conteúdo “Tipos de Relevo”.

Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.

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10Q326987 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

Fernanda, professora do ensino fundamental, argumentou em uma reunião de planejamento curricular:

“O currículo não se esgota nos componentes curriculares e nas áreas de conhecimento.”

De acordo com os fundamentos das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, assinale a opção que melhor explica o argumento utilizado pela professora.

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11Q374862 | Português, Ortografia, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

A frase abaixo em que a forma sublinhada está corretamente grafada é:
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12Q26730 | Português, Interpretação de Textos, Analista Legislativo, Câmara de Caruaru PE, FGV

Problemas das grandes cidades

      A urbanização se intensificou com a expansão das atividades industriais, fato que atraiu (e ainda atrai) milhões de pessoas para as cidades. Esse fenômeno provocou mudanças drásticas na natureza, desencadeando diversos problemas ambientais, como poluições, desmatamento, redução da biodiversidade, mudanças climáticas, produção de lixo e de esgoto, entre outros.

(Mundo Educação)

A urbanização se intensificou com a expansão das atividades industriais”. Com esse primeiro segmento do texto, o leitor recebe a informação de que
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13Q555713 | Informática, Segurança da Informação, Analista Legislativo, CD, CESPE CEBRASPE

Acerca de noções de vírus de computador e técnicas de segurança da informação, julgue os itens que se seguem. O termo phishing designa a técnica utilizada por um fraudador para obter dados pessoais de usuários desavisados ou inexperientes, ao empregar informações que parecem ser verdadeiras com o objetivo de enganar esses usuários.

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14Q51470 | Matemática, Analista Legislativo, AL RO, FGV, 2018

Os números x+1, 2x-1 e x+5, nessa ordem, são os três primeiros termos de uma progressão aritmética. O quarto termo dessa progressão aritmética é  
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15Q374833 | Português, Redação, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

Na organização de um texto, há elementos anafóricos e catafóricos; o enunciado abaixo em que o termo sublinhado tem função catafórica é:
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16Q26738 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Analista Legislativo, Câmara de Caruaru PE, FGV

Clara recebeu um aumento de 20% sobre o seu salário e passou a ganhar R$ 1500,00 por mês.

O salário mensal de Clara antes do aumento era de
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17Q321313 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

Sobre o processo de ensino, relacione cada um dos elementos de aprendizagem, segundo Piaget, com suas respectivas características.

1. Assimilação

2. Acomodação

3. Adaptação

( ) processo que tem por finalidade ajustar os padrões comportamentais preexistentes, modificando-os para lidar com as novas informações ou com o feedback das situações externas.

( ) processo de recepção de todos os tipos de estímulos e informações, organizando-os para em seguida integrá-los às formas ou estruturas existentes no organismo, criando assim novas estruturas.

( ) processo que equilibra a assimilação da experiência às estruturas dedutivas e acomoda essas estruturas aos dados da experiência.

Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.

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18Q323304 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

Sobre a avaliação diagnóstica, analise as afirmativas a seguir.

I. Deve ocorrer antes de uma ação.

II. Objetiva produzir um diagnóstico da situação.

III. Identifica as circunstâncias que demandam uma ação restauradora.

Está correto o que se afirma em

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19Q51472 | Matemática, Analista Legislativo, AL RO, FGV, 2018

Três analistas analisam doze processos em dois dias. Com a mesma eficiência, em quantos dias dois analistas analisarão vinte e quatro processos? 
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20Q319966 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

Leia o fragmento a seguir.

“Os novos currículos concentram-se em torno das competências que os alunos deverão adquirir, para que possam vir a ser cidadãos de pleno direito, informados e capazes de operar mudanças sociais que se vislumbrem necessárias.”

Para a organização do currículo por competências é necessário

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