Questões de Concursos Analista Ministerial Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Analista Ministerial Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 1 Q542836 | Probabilidade e Estatística, Desvio Padrão Desvio Padrão Amostral, Analista Ministerial, MPE AP, FCCAo considerar uma curva de distribuição normal, com uma média como medida central, temos a variância e o desvio padrão referentes a esta média. Em relação a estes parâmetros, ✂️ a) a variância é uma medida cujo significado é a metade do desvio padrão. ✂️ b) a variância é calculada com base no dobro do desvio padrão. ✂️ c) o desvio padrão é a raiz quadrada da variância. ✂️ d) a média dividida pelo desvio padrão forma a variância. ✂️ e) a variância elevada ao quadrado indica qual é o desvio padrão. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 2 Q377690 | Administração Pública, Indicadores de desempenho, Analista Ministerial, MPE PB, FCCSobre os conceitos de eficiência, eficácia e efetividade, é correto afirmar: ✂️ a) A eficiência limita-se à avaliação dos recursos empregados, assegurando que eles sejam mínimos. ✂️ b) A eficácia refere-se à avaliação dos impactos de curto prazo. ✂️ c) A efetividade compreende a avaliação da implementação das políticas públicas. ✂️ d) A relação entre os resultados, os impactos e os recursos empregados para alcançá-los diz respeito à eficiência. ✂️ e) As metas e objetivos estão relacionadas à eficácia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 3 Q638123 | Informática, Gestão do Risco, Analista Ministerial, MPE PE, FCCSobre o gerenciamento de riscos é correto afirmar: ✂️ a) Convém que a análise/avaliação de riscos considere apenas os recursos de processamento das informações, e inclua os resultados específicos da segurança da informação. Os processos de negócio não são relevantes nesse contexto. ✂️ b) Os resultados da análise/avaliação de riscos ajudarão a direcionar e a determinar as ações gerenciais apropriadas e as prioridades para o gerenciamento dos riscos da segurança da informação, e para a implementação dos controles selecionados para a proteção contra estes riscos. ✂️ c) A análise/avaliação de riscos deve contemplar todos os riscos internos e externos que podem afetar a continuidade do negócio, porém, não deve ser repetida periodicamente. ✂️ d) Uma vez que os riscos tenham sido identificados e as decisões para o tratamento dos riscos tenham sido tomadas, é necessário que controles sejam implementados para assegurar que todos os riscos sejam eliminados, ou seja, reduzidos zero. ✂️ e) A seleção de controles de segurança da informação depende exclusivamente das decisões da organização, baseadas nos critérios para aceitação de risco. Nesse contexto, as legislações e regulamentações nacionais são irrelevantes. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 4 Q322363 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Ministerial, Ministério Público Estadual PE, FCC, 2018Por vezes, a juventude é definida por sua característica revolucionária, de potência positiva e transformadora. Em outras circunstâncias, a juventude é identificada como geradora de problemas para a sociedade e como um modo de vida que exige cuidados específicos. Cada uma dessas, e outras visões gera, como consequência, uma maneira de lidar com a juventude e de pensar em políticas para esse grupo social. Nesse sentido, para a juventude, como preparação para a vida adulta, as políticas pensadas serão essencialmente voltadas para o futuro, geralmente em torno da educação formal ou da formação profissional. Já para a juventude, como problema ou ameaça social, as políticas ✂️ a) serão voltadas para conter sua atuação na sociedade, já que o jovem é criminalizado de maneira geral; o foco se encontra em medidas repressivas ou assistencialistas e voltadas apenas para a parcela da juventude em situação de vulnerabilidade social. ✂️ b) são assistenciais e vistas como fator estratégico para o desenvolvimento socioeconômico de um país; há investimento em sua formação profissional e integral e, também, estímulo ao envolvimento com serviços na sua comunidade. ✂️ c) estão voltadas à formação da moral e do caráter para a convivência cidadã, prevendo-se, também, cumprimento de pena aos atos infracionais praticados pelas crianças, adolescentes e jovens maiores de 12 anos de idade. ✂️ d) encontram-se direcionadas ao mercado de trabalho e à formação integral do jovem, sendo este visto como “padrão de juventude”, pois dada sua escolaridade e posição social é inserido na sociedade de consumo, valorizado e estimulado ao empreendedorismo. ✂️ e) concebem o jovem como sujeito de direito, razão pela qual é oferecido a ele uma educação integral que o forme para as demandas do tempo presente, adiando, ainda que sem desconsiderar, os aspectos voltados à vida produtiva do país. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 5 Q329107 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Ministerial, Ministério Público Estadual PE, FCC, 2018Considere o texto abaixo. Na verdade, seria incompreensível se a consciência de minha presença no mundo não significasse já a impossibilidade de minha ausência na construção da própria presença. Como presença consciente no mundo não posso escapar à responsabilidade ética no meu mover-me no mundo. Se sou puro produto da determinação genética ou cultural ou de classe, sou irresponsável pelo que faço no mover-me no mundo e se careço de responsabilidade não posso falar em ética. Isto não significa negar os condicionamentos genéticos, culturais, sociais a que estamos submetidos. O excerto acima, extraído de obra de Paulo Freire, oferece elementos para considerarmos os processos de educação escolar e não escolar dos indivíduos. A partir das formulações nele contida, os indivíduos ✂️ a) são seres condicionados mas não determinados, que o futuro é problemático mas não inexorável. ✂️ b) conquistam autonomia na sociedade moderna e altamente racionalizada pelo respeito a si mesmos e por assumirem uma responsabilidade ética. ✂️ c) ainda que condicionados, se tornam independentes, sem precisarem prestar contas a ninguém, se assumirem uma responsabilidade ética com o mundo da vida. ✂️ d) têm capacidade de outorgarem a si mesmos uma lei própria, de formar uma visão de mundo, se superarem as circunstâncias históricas que se encontram. ✂️ e) conquistam a emancipação quando vinculados a um projeto coletivo ou histórico e mediante a assunção da responsabilidade ética. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 6 Q377928 | Administração Pública, Planejamento estratégico, Analista Ministerial, MPE PB, FCCUma organização pública realizou um planejamento que teve como objetivo a elaboração de planos, programas e projetos para a implementação da sua estratégia. Esse tipo de Planejamento é o ✂️ a) global. ✂️ b) tático. ✂️ c) estratégico. ✂️ d) operacional ✂️ e) tradicional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 7 Q438224 | Direito Constitucional, Política Agrícola e Fundiária e Reforma Agrária, Analista Ministerial, MPE AP, FCCJosé é proprietário de uma fazenda em Porto Grande, interior do Amapá. Ocorre que, além de não produzir em seu latifúndio, José ainda utiliza de forma inadequada os recursos naturais disponíveis na terra. Diante do exposto, de acordo com a Constituição Federal brasileira, para fins de reforma agrária a fazenda ✂️ a) poderá ser desapropriada somente se comprovado que José seja proprietário de outro imóvel. ✂️ b) não poderá ser desapropriada, pois se trata de propriedade de grande extensão territorial. ✂️ c) poderá ser desapropriada, pois não cumpre sua função social. ✂️ d) não poderá ser desapropriada, pois possui recursos naturais disponíveis, mesmo que estes estejam sendo utilizados de forma inadequada. ✂️ e) não poderá ser desapropriada, pois não realiza atividade agrícola predatória, causadora de danos ao meio ambiente. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 8 Q366294 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Analista Ministerial, TRT 23a, FCCPara orientar um paciente ostomizado, recomenda-se ✂️ a) proceder, ao sinal de dor no estoma, a retirada da bolsa, aspergir a solução anestésica no local e buscar um atendimento de emergência. ✂️ b) observar, de forma rotineira, a cor, o brilho, a umidade, a presença de muco, o tamanho e a forma do estoma. ✂️ c) utilizar sistema de bolsa de coleta que siga o padrão universal de vedação adesiva e possua sistema de escape para situações de excesso de odor. ✂️ d) trocar a bolsa de colostomia, a cada banho, como medida preventiva de contaminação. ✂️ e) limpar a pele ao redor do estoma com álcool a 70%, de forma rotineira. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 9 Q342900 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Analista Ministerial, MPE PE, FCCDe um grupo de 5 homens (A, B, C, D e E) e 6 mulheres (M, N, O, P, Q e R), deverá ser formado um grupo de trabalho constituído de 3 homens e 3 mulheres, satisfazendo as seguintes condições: - A se recusa a trabalhar com M e Q; - B se recusa a trabalhar com N e P; - C se recusa a trabalhar com P e R; - D se recusa a trabalhar com N e R; - E se recusa a trabalhar com N e Q; - Q se recusa a trabalhar com N e R. Se Q pertencer ao grupo, então os outros membros desse grupo serão ✂️ a) B, C, E, O e P. ✂️ b) B, C, D, M e O. ✂️ c) B, C, D, M e P. ✂️ d) B, C, D, N e O. ✂️ e) B, D, E, M e O. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 10 Q418196 | Direito Civil, Bens, Analista Ministerial, PGE CE, FCCConsideram-se bens móveis para os efeitos legais: ✂️ a) as edificações que, separadas do solo, mas conservando sua unidade, forem removidas para outro local. ✂️ b) o direito à sucessão aberta. ✂️ c) os materiais provisoriamente separados de um prédio, para nele se reempregarem. ✂️ d) as energias que tenham valor econômico. ✂️ e) tudo quanto se incorporar ao solo artificialmente. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDFPróximo →
1 Q542836 | Probabilidade e Estatística, Desvio Padrão Desvio Padrão Amostral, Analista Ministerial, MPE AP, FCCAo considerar uma curva de distribuição normal, com uma média como medida central, temos a variância e o desvio padrão referentes a esta média. Em relação a estes parâmetros, ✂️ a) a variância é uma medida cujo significado é a metade do desvio padrão. ✂️ b) a variância é calculada com base no dobro do desvio padrão. ✂️ c) o desvio padrão é a raiz quadrada da variância. ✂️ d) a média dividida pelo desvio padrão forma a variância. ✂️ e) a variância elevada ao quadrado indica qual é o desvio padrão. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
2 Q377690 | Administração Pública, Indicadores de desempenho, Analista Ministerial, MPE PB, FCCSobre os conceitos de eficiência, eficácia e efetividade, é correto afirmar: ✂️ a) A eficiência limita-se à avaliação dos recursos empregados, assegurando que eles sejam mínimos. ✂️ b) A eficácia refere-se à avaliação dos impactos de curto prazo. ✂️ c) A efetividade compreende a avaliação da implementação das políticas públicas. ✂️ d) A relação entre os resultados, os impactos e os recursos empregados para alcançá-los diz respeito à eficiência. ✂️ e) As metas e objetivos estão relacionadas à eficácia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
3 Q638123 | Informática, Gestão do Risco, Analista Ministerial, MPE PE, FCCSobre o gerenciamento de riscos é correto afirmar: ✂️ a) Convém que a análise/avaliação de riscos considere apenas os recursos de processamento das informações, e inclua os resultados específicos da segurança da informação. Os processos de negócio não são relevantes nesse contexto. ✂️ b) Os resultados da análise/avaliação de riscos ajudarão a direcionar e a determinar as ações gerenciais apropriadas e as prioridades para o gerenciamento dos riscos da segurança da informação, e para a implementação dos controles selecionados para a proteção contra estes riscos. ✂️ c) A análise/avaliação de riscos deve contemplar todos os riscos internos e externos que podem afetar a continuidade do negócio, porém, não deve ser repetida periodicamente. ✂️ d) Uma vez que os riscos tenham sido identificados e as decisões para o tratamento dos riscos tenham sido tomadas, é necessário que controles sejam implementados para assegurar que todos os riscos sejam eliminados, ou seja, reduzidos zero. ✂️ e) A seleção de controles de segurança da informação depende exclusivamente das decisões da organização, baseadas nos critérios para aceitação de risco. Nesse contexto, as legislações e regulamentações nacionais são irrelevantes. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
4 Q322363 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Ministerial, Ministério Público Estadual PE, FCC, 2018Por vezes, a juventude é definida por sua característica revolucionária, de potência positiva e transformadora. Em outras circunstâncias, a juventude é identificada como geradora de problemas para a sociedade e como um modo de vida que exige cuidados específicos. Cada uma dessas, e outras visões gera, como consequência, uma maneira de lidar com a juventude e de pensar em políticas para esse grupo social. Nesse sentido, para a juventude, como preparação para a vida adulta, as políticas pensadas serão essencialmente voltadas para o futuro, geralmente em torno da educação formal ou da formação profissional. Já para a juventude, como problema ou ameaça social, as políticas ✂️ a) serão voltadas para conter sua atuação na sociedade, já que o jovem é criminalizado de maneira geral; o foco se encontra em medidas repressivas ou assistencialistas e voltadas apenas para a parcela da juventude em situação de vulnerabilidade social. ✂️ b) são assistenciais e vistas como fator estratégico para o desenvolvimento socioeconômico de um país; há investimento em sua formação profissional e integral e, também, estímulo ao envolvimento com serviços na sua comunidade. ✂️ c) estão voltadas à formação da moral e do caráter para a convivência cidadã, prevendo-se, também, cumprimento de pena aos atos infracionais praticados pelas crianças, adolescentes e jovens maiores de 12 anos de idade. ✂️ d) encontram-se direcionadas ao mercado de trabalho e à formação integral do jovem, sendo este visto como “padrão de juventude”, pois dada sua escolaridade e posição social é inserido na sociedade de consumo, valorizado e estimulado ao empreendedorismo. ✂️ e) concebem o jovem como sujeito de direito, razão pela qual é oferecido a ele uma educação integral que o forme para as demandas do tempo presente, adiando, ainda que sem desconsiderar, os aspectos voltados à vida produtiva do país. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
5 Q329107 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Ministerial, Ministério Público Estadual PE, FCC, 2018Considere o texto abaixo. Na verdade, seria incompreensível se a consciência de minha presença no mundo não significasse já a impossibilidade de minha ausência na construção da própria presença. Como presença consciente no mundo não posso escapar à responsabilidade ética no meu mover-me no mundo. Se sou puro produto da determinação genética ou cultural ou de classe, sou irresponsável pelo que faço no mover-me no mundo e se careço de responsabilidade não posso falar em ética. Isto não significa negar os condicionamentos genéticos, culturais, sociais a que estamos submetidos. O excerto acima, extraído de obra de Paulo Freire, oferece elementos para considerarmos os processos de educação escolar e não escolar dos indivíduos. A partir das formulações nele contida, os indivíduos ✂️ a) são seres condicionados mas não determinados, que o futuro é problemático mas não inexorável. ✂️ b) conquistam autonomia na sociedade moderna e altamente racionalizada pelo respeito a si mesmos e por assumirem uma responsabilidade ética. ✂️ c) ainda que condicionados, se tornam independentes, sem precisarem prestar contas a ninguém, se assumirem uma responsabilidade ética com o mundo da vida. ✂️ d) têm capacidade de outorgarem a si mesmos uma lei própria, de formar uma visão de mundo, se superarem as circunstâncias históricas que se encontram. ✂️ e) conquistam a emancipação quando vinculados a um projeto coletivo ou histórico e mediante a assunção da responsabilidade ética. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
6 Q377928 | Administração Pública, Planejamento estratégico, Analista Ministerial, MPE PB, FCCUma organização pública realizou um planejamento que teve como objetivo a elaboração de planos, programas e projetos para a implementação da sua estratégia. Esse tipo de Planejamento é o ✂️ a) global. ✂️ b) tático. ✂️ c) estratégico. ✂️ d) operacional ✂️ e) tradicional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
7 Q438224 | Direito Constitucional, Política Agrícola e Fundiária e Reforma Agrária, Analista Ministerial, MPE AP, FCCJosé é proprietário de uma fazenda em Porto Grande, interior do Amapá. Ocorre que, além de não produzir em seu latifúndio, José ainda utiliza de forma inadequada os recursos naturais disponíveis na terra. Diante do exposto, de acordo com a Constituição Federal brasileira, para fins de reforma agrária a fazenda ✂️ a) poderá ser desapropriada somente se comprovado que José seja proprietário de outro imóvel. ✂️ b) não poderá ser desapropriada, pois se trata de propriedade de grande extensão territorial. ✂️ c) poderá ser desapropriada, pois não cumpre sua função social. ✂️ d) não poderá ser desapropriada, pois possui recursos naturais disponíveis, mesmo que estes estejam sendo utilizados de forma inadequada. ✂️ e) não poderá ser desapropriada, pois não realiza atividade agrícola predatória, causadora de danos ao meio ambiente. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
8 Q366294 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Analista Ministerial, TRT 23a, FCCPara orientar um paciente ostomizado, recomenda-se ✂️ a) proceder, ao sinal de dor no estoma, a retirada da bolsa, aspergir a solução anestésica no local e buscar um atendimento de emergência. ✂️ b) observar, de forma rotineira, a cor, o brilho, a umidade, a presença de muco, o tamanho e a forma do estoma. ✂️ c) utilizar sistema de bolsa de coleta que siga o padrão universal de vedação adesiva e possua sistema de escape para situações de excesso de odor. ✂️ d) trocar a bolsa de colostomia, a cada banho, como medida preventiva de contaminação. ✂️ e) limpar a pele ao redor do estoma com álcool a 70%, de forma rotineira. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
9 Q342900 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Analista Ministerial, MPE PE, FCCDe um grupo de 5 homens (A, B, C, D e E) e 6 mulheres (M, N, O, P, Q e R), deverá ser formado um grupo de trabalho constituído de 3 homens e 3 mulheres, satisfazendo as seguintes condições: - A se recusa a trabalhar com M e Q; - B se recusa a trabalhar com N e P; - C se recusa a trabalhar com P e R; - D se recusa a trabalhar com N e R; - E se recusa a trabalhar com N e Q; - Q se recusa a trabalhar com N e R. Se Q pertencer ao grupo, então os outros membros desse grupo serão ✂️ a) B, C, E, O e P. ✂️ b) B, C, D, M e O. ✂️ c) B, C, D, M e P. ✂️ d) B, C, D, N e O. ✂️ e) B, D, E, M e O. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
10 Q418196 | Direito Civil, Bens, Analista Ministerial, PGE CE, FCCConsideram-se bens móveis para os efeitos legais: ✂️ a) as edificações que, separadas do solo, mas conservando sua unidade, forem removidas para outro local. ✂️ b) o direito à sucessão aberta. ✂️ c) os materiais provisoriamente separados de um prédio, para nele se reempregarem. ✂️ d) as energias que tenham valor econômico. ✂️ e) tudo quanto se incorporar ao solo artificialmente. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro