Questões de Concursos Analista Superior I

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1Q814858 | Legislação Federal, Decreto n 1171 1994 Código de Ética do Servidor Público, Analista Superior I, INFRAERO, FCC

João, servidor público civil do Poder Executivo Federal, retirou da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, documento pertencente ao patrimônio público. Já Maria, também servidora pública civil do Poder Executivo Federal, deixou de utilizar avanços técnicos e científicos do seu conhecimento para atendimento do seu mister. Sobre os fatos narrados, é correto afirmar que

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2Q383757 | Biologia, Evolução, Analista Superior I, INFRAERO, FCC

A evolução por seleção natural se processa no nível de

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3Q651790 | Códigos de Ética, Código de Ética do Jornalista, Analista Superior I, INFRAERO, FCC

Segundo o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, o jornalista NÃO deve

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4Q384271 | Biologia, Botânica, Analista Superior I, INFRAERO, FCC

As três florestas caracterizadas a seguir são encontradas no complexo vegetacional da Floresta Atlântica:

 - floresta 1: reveste as serras e morros, em altitudes de 800 a 1.500 m, sobre solos formados pela decomposição de rochas cristalinas, com dossel de 20-30 m e árvores emergentes de até 40 m;

- floresta 2: sobre solos hidromórficos permanentemente inundados e ácidos, é uma floresta relativamente aberta, com baixa diversidade de espécies arbóreas, cuja altura máxima está entre 8 e 10 m;

- floresta 3: ocupa as planícies costeiras, sobre terraços quaternários e pouco acima do nível do mar, tendo o dossel cerca de 12-18 m de altura.

Essas caracterizações melhor identificam, respectivamente, as florestas:

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5Q383760 | Biologia, Fatores Abióticos, Analista Superior I, INFRAERO, FCC

Oito meses após o início da operação de um aeroporto de grande porte e com alto fluxo de aeronaves, foram observadas alterações na diversidade e na composição da comunidade de insetos de um fragmento de mata contíguo ao aeroporto. Inicialmente, os insetos voadores adultos eram representados por 32 espécies, com uma equitatividade (índice de Pielou) igual a 0,94. Após os oito meses, o número de espécies caiu para 28 e o índice de equitatividade para 0,62. Com base nessas informações, pode-se admitir que

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6Q385554 | Biologia, Biodiversidade, Analista Superior I, INFRAERO, FCC

A importância da biodiversidade vem sendo cada vez mais reconhecida e destacada, nos últimos anos. Com base no conhecimento acumulado acerca desse assunto, está INCORRETO afirmar que

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7Q414243 | Direito Ambiental, Analista Superior I, INFRAERO, FCC

Analisando-se a legislação relacionada à proteção e exploração da biota brasileira, é correto afirmar:

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8Q386346 | Biologia, Taxonomia, Analista Superior I, INFRAERO, FCC

Filogeneticamente, dentre os grupos de aves abaixo, aqueles que estão mais relacionados entre si são:

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9Q385070 | Biologia, Fatores Abióticos, Analista Superior I, INFRAERO, FCC

Para os pássaros da Ordem Passeriformes em geral, ocorrendo em ambientes savânicos e florestais, os métodos mais adequados e seguros de captura e monitoramento a médio-longo prazo envolvem o uso de:

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10Q815151 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Analista Superior I, INFRAERO, FCC

A LBD (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) tem como objetivo

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11Q385332 | Biologia, Biologia Animal, Analista Superior I, INFRAERO, FCC

As características determinantes para o risco de extinção de uma espécie de animal são:

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12Q386615 | Biologia, Educação Ambiental, Analista Superior I, INFRAERO, FCC

No que concerne à Educação Ambiental e à Política Nacional de Educação Ambiental, analise:

I. A primeira deve ter como base o pensamento crítico e inovador, em qualquer tempo ou lugar, em seus modos formal, não formal e informal, promovendo a transformação e a construção da sociedade.

II. A primeira pode ser entendida como os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente.

III. A primeira é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente de forma articulada e, segundo a Constituição Federal, restrita a todos os níveis e modalidades do processo educativo de caráter formal.

IV. A segunda tem sua esfera de ação restrita aos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente e instituições educacionais públicas e privadas dos sistemas de ensino.

V. A segunda é coordenada por um órgão gestor que define as diretrizes para sua implementação e articula, coordena e supervisiona os planos, programas e projetos na área de educação ambiental em âmbito nacional.

É correto o que consta APENAS em

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13Q817723 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Analista Superior I, INFRAERO, FCC

Segundo o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, num Projeto de Jovem Aprendiz devem ser levados em conta os seguintes aspectos:

I. Ao adolescente aprendiz, maior de quatorze anos, são assegurados os direitos trabalhistas e previdenciários.

II. Ao adolescente portador de deficiência é assegurado trabalho nas mesmas condições que aos demais adolescentes.

III. É vedado o trabalho noturno realizado entre as vinte e duas horas de um dia e as cinco horas do dia seguinte ao adolescente aprendiz.

IV. Havendo necessidade, o adolescente aprendiz deve trocar o horário e local de estudo, permitindo-se a ele a frequência à escola em primazia ao trabalho.

Está correto o que se afirma APENAS em

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14Q387135 | Biologia, Conservação, Analista Superior I, INFRAERO, FCC

As chamadas “espécies guarda-chuva” podem ser usadas como indicadoras em biologia da conservação e ações de manejo ambiental porque são

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15Q382793 | Biologia, Conservação, Analista Superior I, INFRAERO, FCC

Reserva Biológica é uma categoria de unidade de conservação caracterizada por

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16Q327755 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista Superior I, INFRAERO, FCC

Os projetos elaborados pelo Designer Instrucional buscam atingir estratégias mais adequadas para a instrução de pessoas em ambientes virtuais de aprendizagem. Neste sentindo, este profissional

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17Q809804 | Legislação Federal, Lei 11182 2005, Analista Superior I, INFRAERO, FCC

A respeito da Taxa de Fiscalização da Aviação Civil – TFAC, considere:

I. São sujeitos passivos da TFAC, dentre outros, as empresas concessionárias, permissionárias e autorizatárias de prestação de serviços aéreos comerciais.

II. A TFAC não recolhida no prazo e na forma estabelecida em regulamento será acrescida de multa de mora de 20% (vinte por cento), reduzida a 10% (dez por cento) caso o pagamento seja efetuado até o último dia do mês subsequente ao do seu vencimento.

III. Os débitos de TFAC não poderão ser parcelados em razão da sua natureza tributária e de arrecadação tarifária.

IV. São sujeitos passivos da TFAC, dentre outros, os operadores de serviços aéreos privados, as exploradoras de infraestrutura aeroportuária e as agências de carga aérea.

De acordo com a Lei no 11.182/2005, está correto o que consta APENAS em

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18Q328790 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Superior I, INFRAERO, FCC

Em seu livro Pedagogia da Autonomia (1996, p.136), Paulo Freire reconhece a incompletude de todo ser humano: Seria impossível saber-se inacabado e não se abrir aos outros à procura de explicação, de respostas a múltiplas perguntas. A partir desta afirmação, o autor procura despertar nos educadores o compromisso com

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19Q426071 | Direito Constitucional, Diversos, Analista Superior I, INFRAERO, FCC

Sobre os aeroportos, é correto afirmar:

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20Q386660 | Biologia, Impacto ambiental, Analista Superior I, INFRAERO, FCC

Considerando-se os impactos decorrentes da implantação

de um aeroporto, é correto afirmar:

I. Colisão de aves com aeronaves, produção de ruído

e poluição atmosférica são impactos negativos

diretos sobre a biota durante a fase de operação do

empreendimento.

II. Colisão de aves com aeronaves, produção de ruído

e poluição atmosférica são impactos negativos

diretos sobre a biota durante a fase de construção

do empreendimento.

III. A criação de empregos é um impacto positivo direto

ou indireto nas fases de construção e operação do

empreendimento.

É certo o que consta em

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