Início

Questões de Concursos Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular

Resolva questões de Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q1005496 | Medicina, Angiologia, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular, EBSERH, FGV, 2024

Um homem de 62 anos, hipertenso em uso de losartana e hidroclorotiazida, chega a seu polo de espuma densa referenciado pela unidade básica, com dor, edema, varizes e dermatite ocre em membros inferiores, já classificado como CEAP IV, com exame de doppler venoso mostrando safenas magnas e parvas dilatadas e insuficientes. É indicado para tratamento por espuma densa ecoguiada como rege o fluxo da instituição local. Apesar da conduta já determinada, o residente plantonista hipocraticamente colhe a história do paciente e o examina, descobrindo que, além de hipertenso, ele é diabético e tabagista e que suas dores são típicas de claudicação intermitente com uma distância de marcha não maior que 100 metros. Seus pulsos poplíteos e tibiais são diminuídos e os pediosos, ausentes.

Diante do quadro clínico em questão, é esperado que o residente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1004935 | Medicina, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular, EBSERH, IBFC, 2023

A compressão ecoguiada de uma artéria pode ser aplicada em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q998330 | Medicina, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular, EBSERH, FGV, 2024

Para tratamento medicamentoso inicial de hemangiomas na infância, a medicação de escolha é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1004941 | Medicina, Angiologia, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular, EBSERH, IBFC, 2023

Em relação a síndrome de isquemiareperfusão, analise as afirmativas abaixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1004942 | Medicina, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular, EBSERH, IBFC, 2023

Paciente de 40 anos, masculino, tabagista e hipertenso, vem ao pronto-socorro referindo dor, hiperemia e enduração em trajetos venosos superficiais inicialmente em perna e atualmente na coxa lateral. Refere ainda dor plantar bilateral à deambulação de longa data e, há 3 meses, aparecimento de ulceras digitais de difícil cicatrização em mão direita e pés, associadas a dor isquêmica no repouso. Ao exame físico, observa-se perfusão lentificada nos pés bilateralmente e em mão direita, ulceras com crosta necrótica e fundo pálido e ausência de pulsos tibial anterior e tibial posterior nos membros inferiores e radial e ulnar no membro superior direito; demais pulsos 4+/4+, sem sopros; comprova-se flebite superficial. Assinale a alternativa que melhor descreve a hipótese diagnostica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q998325 | Medicina, Angiologia, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 75 anos de idade, portador de hipertensão arterial sistêmica, diabete melito tipo II e dislipidemia, apresenta queixa de claudicação intermitente incapacitante de panturrilha direita. Durante a investigação, foi solicitado ecodoppler colorido arterial de membros inferiores, que demonstrou oclusão femoropoplítea direita, sem acometimento distal importante. Diante desses fatos, o médico assistente decidiu solicitar uma angiotomografia com contraste para programação de revascularização.

Para realização desse exame nesse perfil de paciente, devido ao risco de acidose lática, é preciso ficar atento ao uso de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1005514 | Medicina, Angiologia, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 28 anos de idade encontra-se em investigação para aneurisma de aorta abdominal assintomático, descoberto durante exame médico de rotina. Na anamnese o paciente refere úlceras orais dolorosas de repetição e um episódio de úlcera genital.

Diante desses fatos, deve-se investigar o diagnóstico de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1004931 | Medicina, Angiologia, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular, EBSERH, IBFC, 2023

Assinale a alternativa que apresenta qual é a artéria mais comumente envolvida em embolias cardiogênicas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q998327 | Medicina, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 58 anos de idade, em pré-operatório de cirurgia de varizes de membros inferiores, teve descoberto um aneurisma de artéria poplítea de membro inferior direito, assintomático, com 20 mm em seu maior diâmetro.

A melhor conduta nesses casos é iniciar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1005505 | Radiologia, Bases Físicas e Tecnológicas em Ressonância Magnética, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular, EBSERH, FGV, 2024

Uma mulher de 54 anos é encaminhada aos cuidados de um especialista com indicação de embolização de miomas uterinos. Relata dor pélvica, dispareunia e sangramentos exagerados ligados ao ciclo ovariano. Traz ultrassonografia transvaginal e tomografia sugestivas de leiomiomas.

A conduta mais adequada nesse momento, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1004945 | Medicina, Angiologia, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular, EBSERH, IBFC, 2023

Paciente apresenta membro inferior esquerdo cianótico, frio e importante edema desde sua raiz. Ao exame, evidencia-se diminuição da temperatura e mobilidade com conservação da sensibilidade na extremidade. Não existe história anterior de cardiopatia ou claudicação intermitente. Foi impossível palpar pulsos poplíteos e tibiais. Pulso femoral ++/ 4. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o diagnóstico mais provável para esse quadro.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1004950 | Medicina, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular, EBSERH, IBFC, 2023

O aparecimento de petéquias que se concentram no terço distal da perna em doentes que apresentam insuficiência venosa crônica é chamado de angiodermite purpúrica e é secundário à qual das seguintes alterações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1004932 | Medicina, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular, EBSERH, IBFC, 2023

Em relação à isquemia seguida de reperfusão, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q998319 | Radiologia, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 32 anos sofreu acidente de moto, sem traumatismo craniano. Apesar de hemodinamicamente estável, ela reclama de muita dor em ambos os membros superiores, dorso e abdômen, no qual apresenta inúmeras escoriações. O médico da emergência achou melhor fazer tomografia computadorizada de abdômen sem contraste. Entretanto, durante o exame, foi observada volumosa massa pancreática, que necessitou da administração de contraste intravenoso para melhor caracterização. No laudo, lê-se: “volumosa imagem sólida, hipodensa, encapsulada, de contornos bem definidos, medindo 6,1 cm x 5,5 cm x 5,0 cm, ocupando corpo e cauda do pâncreas, com cistos centralmente e realce em seu componente sólido localizado perifericamente”
Baseado no caso, o diagnóstico mais provável é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q998324 | Medicina, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular, EBSERH, FGV, 2024

Em relação aos paragangliomas de corpo carotídeo, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1005506 | Medicina, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular, EBSERH, FGV, 2024

Uma mulher na terceira década de vida chega com TVP em membro inferior esquerdo muito sintomática, sendo o edema (+++/++++) desde a raiz da coxa. O exame de doppler confirma uma oclusão por trombo agudo em todo o eixo íleo fêmuro-poplíteo.

A melhor abordagem para essa paciente é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1004949 | Medicina, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular, EBSERH, IBFC, 2023

Assinale a alternativa que apresenta qual alteração do sinal de velocidade ao Doppler ultrassom, obtido na veia poplítea, sugere obstrução da veia femoral comum.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1004951 | Medicina, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular, EBSERH, IBFC, 2023

Paciente submetido à angioplastia + stent em artéria femoral superficial há 1 ano. Retorna com piora clínica e claudicação para 20m há 1 mês, sendo submetido a uma nova angiografia que evidencia reestenose. Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q998328 | Medicina, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 38 anos de idade apresenta, durante a primeira semana do puerpério de sua segunda gestação, trombose venosa profunda de veia muscular de perna direita.


Como está ainda em fase de amamentação, a melhor conduta terapêutica é iniciar enoxaparina em dose plena e, posteriormente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1005498 | Radiologia, Anatomia e Fisiologia Humana em Radiologia, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular, EBSERH, FGV, 2024

O Serviço de Atendimento de Urgência traz um paciente de 47 anos com lesão por arma branca. Agredido pela esposa com faca de cozinha no oco clavicular direito, o paciente está vigil, torporoso, pálido e sem pulsos em membros superiores ou inferiores. O socorrista relata ter presenciado quantidade impressionante (sic) de sangue no local. O exame do membro superior direito não mostra isquemia crítica, mas há temperatura um pouco diminuída e leve palidez em relação ao contralateral. Tomografia de tórax não identifica lesão nos vasos subclávios e mostra pequeno extravasamento de contraste na musculatura e tecido celular subcutâneo.

A conduta mais adequada diante dessa situação é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.