Questões de Concursos Anos Iniciais

Resolva questões de Anos Iniciais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q898816 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Anos Iniciais, Prefeitura de Santa Helena SC, AMEOSC, 2024

Os novos paradigmas de avaliação da aprendizagem na educação têm desafiado a escola a repensar suas práticas. Nesse contexto, a avaliação deve ser compreendida pelos docentes como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q898813 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Ciências, Anos Iniciais, Prefeitura de Santa Helena SC, AMEOSC, 2024

Para desenvolver o ensino de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, pois irá promover a curiosidade e o interesse dos alunos, além de desenvolver o senso crítico e a leitura de mundo, pode-se utilizar uma variedade de métodos, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q900417 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Anos Iniciais, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

O resultado do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) mostra que a média de proficiência dos jovens brasileiros em letramento e em leitura, no ano de 2018, foi de 413 pontos; sendo assim, o Brasil está 74 pontos abaixo da média. Tratando-se de Matemática, a proficiência foi de 384 pontos – 108 pontos abaixo da média. Esse estudo ressalta que apenas 0,2% dos 10.961 alunos avaliados atingiram o nível máximo em leitura no país, que 0,1% apresentou nível máximo de proficiência em Matemática e 68,1% dos estudantes estão no pior nível de proficiência em Matemática; portanto, não possuem o mínimo para a cidadania (Brasil, 2018). Esses resultados vêm mostrando que a educação brasileira precisa de reestruturação e de mais investimento nas escolas e nos cursos de formação inicial e continuada dos professores.

BRASIL. Pisa 2000. Relatório Nacional. Brasília: Inep/MEC, 2018.


Os transtornos que comumente afetam a leitura e a escrita dos estudantes na realidade brasileira são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q900416 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Anos Iniciais, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

Analise as afirmativas a seguir:


I. Os transtornos da aprendizagem são vários; os mais estudados são os que causam prejuízo à leitura, à escrita e ao raciocínio matemático.


II. A dificuldade de aprendizagem pode estar relacionada a razões sociais, ambientais, psicológicas, cognitivas, familiares e culturais a que a criança está submetida.


III. Os transtornos que afetam a leitura e a escrita dos estudantes são a dislexia, a dislalia e a disortografia.


IV. A disortografia é um transtorno de aprendizagem caracterizado pela inadequação dos sons e das regras fonológicas.


Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q900423 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Anos Iniciais, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

Analise as afirmações sobre definições conceituais de Avaliação:


I. A avaliação não é um fim, mas um meio, que permite verificar até que ponto os objetivos estão sendo alcançados, identificando os alunos que necessitam de atenção individual e reformular o trabalho com a adoção de procedimentos que possibilitam somar as deficiências identificadas.


II. A avaliação deve estar voltada ao ensino-aprendizagem como um todo. É necessário acompanhar todo o desenvolvimento do aluno. Não é necessário medir apenas para dar nota, mas sim, para verificar o índice da aprendizagem.


III. A avaliação desenvolvida de forma qualitativa proporciona efeitos satisfatórios, o que possibilita a transformação dos indivíduos. Entretanto, para que as mudanças possam ocorrer é fundamental oferecer um ensino de qualidade, que a sociedade demanda.


IV. Avaliação é um processo abrangente da existência humana que implica uma reflexão crítica sobre a prática, no sentido de captar os avanços, resistências, dificuldades e possibilitando uma tomada de decisão e soluções para superação dos obstáculos.


Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q900421 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Anos Iniciais, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

Segundo Vygotsky, apenas as funções psicológicas elementares se caracterizam como reflexos. Os processos psicológicos mais complexos - ou funções psicológicas superiores, que diferenciam os humanos dos outros animais - só se formam e se desenvolvem pelo aprendizado. Entre as funções complexas se encontram a consciência e o discernimento.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky - Aprendizado e Desenvolvimento.

São Paulo: Ed. Scipione, 1997. 112 p.


Para Vygotsky, um dos principais papeis atribuídos ao Professor(a), consiste em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q900418 | Pedagogia, Avaliação Sistêmica SAEB, Anos Iniciais, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

O Decreto nº 9.432, de 29 de junho de 2018, regulamenta a Política Nacional de Avaliação e Exames da Educação Básica. A Portaria nº 250, de 05 de julho 2021, estabelece as diretrizes de realização do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) no ano de 2021, que contemplou uma amostra de instituições privadas, públicas e conveniadas com o poder público, localizadas em zonas urbanas e rurais que possuam turmas de creche ou pré-escola da etapa da Educação Infantil.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Implementação da Avaliação da Educação Infantil. 2024.

Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/areas-de-atuacao/eb/implementacao

da-avaliacao-da-educacao-infantil. Acesso em: 12 maio 2024.


O SAEB é um conjunto de avaliações externas em larga escala, tem por objetivo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q985354 | Português, Vocativo e Termos Acessórios da Oração Adjunto Adnominal, Anos Iniciais, Prefeitura de Horizontina RS, OBJETIVA, 2025

"Não chame um cachorro com um chicote em sua mão." (provérbio africano)

Sobre a estruturação desse pensamento, assinalar a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q900420 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Anos Iniciais, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

. acessos em 12 maio 2024. Epub02-Ago-2019.A alternativa que não contempla exemplos de gêneros textuais, utilizados nos anos iniciais é:">

A Educação Infantil é espaço e tempo, por excelência, de desenvolvimento da linguagem. A linguagem expressa das mais diferentes formas: corporal, musical, plástica, oral, escrita. Nesse tempo e espaço, é importante que múltiplas linguagens sejam contempladas no cotidiano do trabalho com as crianças, levando-as a estabelecer interações contínuas com seus pares, com os adultos, com os objetos e com a natureza. Nas brincadeiras, possibilidade rica de interação e recriação da realidade, as diversas linguagens entrelaçam-se para significar a situação criada/vivenciada pela criança. É, portanto, a linguagem, mediadora das interações e das brincadeiras, possibilitadora da apropriação do mundo pelas crianças, na constituição de suas identidades.

MELO, Keylla Rejane Almeida; BRITO, Antonia Edna. Práticas de leitura e

escrita na educação infantil: o texto como unidade de sentido. LTP,

Campinas , v. 36, n. 74, p. 31 45, maio 2018 . Disponível em

<http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S231709722

018000300031&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 12 maio 2024. Epub

02-Ago-2019.



A alternativa que não contempla exemplos de gêneros textuais, utilizados nos anos iniciais é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q901289 | Pedagogia, Pressupostos Epistemológicos Teorias do Conhecimento, Anos Iniciais, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Claude Lévi-Strauss, em suas reflexões sobre Etnociência, sugere uma distinção entre ciência ocidental e conhecimento indígena. De acordo com ele, qual é uma implicação crítica dessa distinção para a epistemologia moderna?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q985356 | Conhecimentos Gerais, Questões Sociais, Anos Iniciais, Prefeitura de Horizontina RS, OBJETIVA, 2025

O tétano é uma doença grave causada por uma bactéria que pode entrar no organismo através de ferimentos. Assinalar a alternativa que apresenta uma característica ou forma de prevenção dessa doença.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q900422 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Anos Iniciais, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

Deve-se salientar, ainda, que os conteúdos dos cursos de licenciatura, ou não incluem o estudo das correntes pedagógicas, ou giram em torno de teorias de aprendizagem e ensino que quase nunca têm correspondência com as situações concretas de sala de aula, não ajudando os professores a formar um quadro de referência para orientar sua prática.

LIBÂNEO, José Carlos. Educação escolar: políticas, estrutura e

organização. São Paulo: Cortez, 2006. 208 p.


Na formação de professores, o estudo da epistemologia das tendências pedagógicas objetiva:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q985359 | Noções de Informática, Navegadores Browser, Anos Iniciais, Prefeitura de Horizontina RS, OBJETIVA, 2025

Durante o uso diário da internet, um usuário se depara com diversos alertas de segurança ao tentar acessar sites desconhecidos. Em meio a essas ocorrências, ele percebe que alguns sites podem ser falsificados para obter informações pessoais. Qual medida seria mais eficaz para garantir uma navegação mais segura?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q984591 | Atualidades, Questões Sociais, Anos Iniciais, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025

Durante as enchentes de 2024, no Rio Grande do Sul, muitos municípios enfrentaram problemas graves relacionados à saúde pública. Assinalar a alternativa que apresenta a doença mais comum a ser contraída devido ao contato com águas contaminadas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q985358 | Noções de Informática, Procedimento de Segurança e Back up, Anos Iniciais, Prefeitura de Horizontina RS, OBJETIVA, 2025

O que são drivers de dispositivos e qual é a sua principal função em um sistema de computador?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q984605 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Anos Iniciais, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025

Em consonância com a Resolução CNE/CP nº 2/2017 — Base Nacional Comum Curricular, compreende−se que a BNCC é referência nacional para os sistemas de ensino e para as instituições ou redes escolares públicas e privadas da Educação Básica, dos sistemas federal, estaduais, distrital e municipais, para construírem ou revisarem os seus currículos. Com base nessa premissa, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) A BNCC deve fundamentar a concepção, formulação, implementação, avaliação e revisão dos currículos, e consequentemente das propostas pedagógicas das instituições escolares, contribuindo, desse modo, para a articulação e coordenação de políticas e ações educacionais desenvolvidas em âmbito federal, estadual, distrital e municipal, especialmente em relação à formação de professores, à avaliação da aprendizagem, à definição de recursos didáticos e aos critérios definidores de infraestrutura adequada para o pleno desenvolvimento da oferta de educação de qualidade.
( ) A implementação da BNCC deve superar a fragmentação das políticas educacionais, ensejando o fortalecimento do regime de colaboração entre as três esferas de governo e balizando a qualidade da educação ofertada.
( ) As propostas pedagógicas e os currículos devem desconsiderar as múltiplas dimensões dos estudantes, seu pleno desenvolvimento, bem como a perspectiva de efetivação de uma educação integral.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q984604 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Anos Iniciais, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025

Em conformidade com o Parecer CNE/CP nº 3/2004, os sistemas de ensino e os estabelecimentos de educação básica precisam providenciar:
I. Apoio sistemático aos professores para a aplicação das normativas reguladoras da educação das relações étnico−raciais, a fim de uniformizar as ações realizadas em território nacional.
II. A organização de centros de documentação, bibliotecas, midiotecas, museus, exposições para a divulgação de valores, pensamentos, jeitos de ser e viver dos diferentes grupos étnico−raciais brasileiros, particularmente dos afrodescendentes.
III. Edição de livros e de materiais didáticos, para diferentes níveis e modalidades de ensino, que abordem a pluralidade cultural e a diversidade étnico−racial da nação brasileira, corrijam distorções e equívocos em obras já publicadas sobre a história, a cultura, a identidade dos afrodescendentes.
Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q1030442 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Anos Iniciais, SEEC RN, FGV, 2025

É preciso esclarecer que qualquer projeção sempre produz algum tipo de distorção em tamanhos, formas, posições e distâncias. Mas tais distorções seriam menores se em um mesmo atlas fosse utilizado sempre o mesmo tipo de escalas. Mas isso não sucede com os atlas tradicionais, baseados em Mercator, que chegam a utilizar de 20 a 50 escalas diferentes, o que impede a comparação dos mapas entre si. A projeção de Gerhard Mercator, construída com o objetivo de auxiliar a navegação, com os conhecimentos e a tecnologia disponíveis hoje em dia, pode ser considerada uma produção eurocêntrica, pois tanto a Europa quanto a América do Norte aparecem representadas com imagens maiores, desproporcionais com relação a outros continentes e países política e economicamente menos poderosos. Isso também pode ser constatado quando, no cálculo das latitudes, utiliza-se o meridiano de Greenwich, ou Londres, como ponto de referência, o que é compreensível dado o poder britânico naqueles momentos e, especialmente, sua política colonialista.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1998, p. 91. Adaptado.

O exemplo cartográfico mencionado pelo trecho acima provoca a reflexão acerca de um modelo educacional que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q898808 | Pedagogia, Libâneo, Anos Iniciais, Prefeitura de Santa Helena SC, AMEOSC, 2024

Na pedagogia Crítico-social dos conteúdos, tendência que apareceu no Brasil nos fins dos anos 70, o papel do professor é visto como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q984594 | Noções de Informática, Conceitos Básicos de Correio Eletrônico, Anos Iniciais, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025

Com relação à organização e à automação de e−mails, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.