Questões de Concursos Anos Iniciais Ensino Fundamental

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1Q984658 | Português, Anos Iniciais Ensino Fundamental, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

Analisar o trecho abaixo e assinalar a alternativa que apresenta o erro de construção da frase.

Mais de uma professora se abraçou emocionadas, enquanto as alunas observavam com sorriso no rosto.
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2Q984659 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Direito à Educação, Anos Iniciais Ensino Fundamental, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

De acordo com a Lei nº 8.069/1990 — Estatuto da Criança e do Adolescente, NÃO é considerado dever do Estado:
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3Q984660 | Legislação Federal, Anos Iniciais Ensino Fundamental, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

A respeito do esporte e lazer, fundamentando-se na Lei nº 12.288/2010 – Estatuto da Igualdade Racial, analisar a sentença.

É obrigatório o ensino da capoeira nas instituições públicas e privadas pelos capoeiristas e mestres tradicionais, pública e formalmente reconhecidos (1ª parte). A atividade de capoeirista será reconhecida em todas as modalidades em que a capoeira se manifesta, seja como esporte, luta, dança ou música, sendo livre o exercício em todo o território nacional (2ª parte).

A sentença está:
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4Q984661 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Anos Iniciais Ensino Fundamental, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

Em relação aos princípios pelos quais o ensino será ministrado, com base na Lei nº 9.394/1996 — Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Individualismo de ideias e conservação de concepções pedagógicas.
( ) Igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola.
( ) Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.
( ) Valorização do descaso com a qualidade do ensino.
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5Q984662 | Pedagogia, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, Anos Iniciais Ensino Fundamental, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

De acordo com a Resolução nº 7/2010 — Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de nove anos, entre os princípios que sistemas de ensino e as escolas devem adotar como norteadores das políticas educativas e das ações pedagógicas, está(ão):

I. Éticos: de justiça, solidariedade, liberdade e autonomia; de respeito à dignidade da pessoa humana e de compromisso com a promoção do bem de todos, contribuindo para combater e eliminar quaisquer manifestações de preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
II. Políticos: de reconhecimento dos direitos e deveres de cidadania, de respeito ao bem comum e à preservação do regime democrático e dos recursos ambientais; da busca da equidade no acesso à educação, à saúde, ao trabalho, aos bens culturais e outros benefícios; da exigência de diversidade de tratamento para assegurar a igualdade de direitos entre os alunos que apresentam diferentes necessidades; da redução da pobreza e das desigualdades sociais e regionais.
III. Estéticos: do cultivo da sensibilidade juntamente com o da racionalidade; do enriquecimento das formas de expressão e do exercício da criatividade; da valorização das diferentes manifestações culturais, especialmente a da cultura brasileira; da construção de identidades plurais e solidárias.

Está CORRETO o que se afirma:
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6Q984663 | Pedagogia, Paulo Freire, Anos Iniciais Ensino Fundamental, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

Freire afirmava que o educador democrático não podia negar-se o dever de, na sua prática docente, reforçar a capacidade crítica do educando, sua curiosidade e sua insubmissão. Em conformidade com alguns saberes necessários para a prática educativa, é INCORRETO afirmar que:
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7Q984664 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Anos Iniciais Ensino Fundamental, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

A educação é um instrumento fundamental para a inclusão social. A respeito da inclusão social, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) É um processo ao qual a sociedade se adapta para poder incluir, em seus sistemas sociais gerais, pessoas com necessidades especiais e, simultaneamente, essas se preparam para assumir seus papéis na sociedade.
( ) Constitui um processo bilateral no qual as pessoas, ainda excluídas, e a sociedade buscam em parceria equacionar problemas, decidir sobre soluções e efetivar a equiparação de oportunidades para todos.
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8Q984665 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Anos Iniciais Ensino Fundamental, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

A educadora Maria Nilde Mascellani foi um dos grandes nomes da educação no Brasil. Entre outros teóricos, ela acreditava na pedagogia da autonomia, que tem como característica:
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9Q984666 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Anos Iniciais Ensino Fundamental, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

Segundo a Base Nacional Comum Curricular: etapa do ensino fundamental, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.

No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, os componentes curriculares tematizam diversas práticas, considerando especialmente aquelas relativas às culturas infantis __________________________. Nesse conjunto de práticas, nos _______ primeiros anos desse segmento, o processo de alfabetização deve ser o foco da ação pedagógica.
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10Q984667 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Anos Iniciais Ensino Fundamental, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

Sobre a prática contínua na aprendizagem de habilidades matemáticas, assinalar a alternativa CORRETA.
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11Q984668 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Anos Iniciais Ensino Fundamental, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

A leitura é uma atividade bastante complexa, pois envolve um conjunto de habilidades que o leitor precisa acionar simultaneamente enquanto lê. Nesse sentido, sobre a fluência em leitura, é CORRETO afirmar que:
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12Q984669 | Pedagogia, Avaliação da Educação Básica e no Ensino Superior, Anos Iniciais Ensino Fundamental, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

Sobre a avaliação nos anos iniciais, assinalar a alternativa CORRETA.
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13Q984670 | Pedagogia, Vygotsky, Anos Iniciais Ensino Fundamental, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

A zona de desenvolvimento proximal é um conceito vygotskiano que define aquelas funções que ainda não amadureceram, mas que estão em processo de maturação; funções que amadurecerão, mas que, no presente momento, estão em processo:
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14Q984671 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Anos Iniciais Ensino Fundamental, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

O portfólio é uma das formas de registro da prática pedagógica. Em relação ao portfólio, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) São entendidos como seleção de registros, como documentação de um projeto, de um grupo, incluindo relatos de atividades, falas e produções das crianças, descrição de etapas de um trabalho e fotografias.
( ) Representam a construção de memória, de história, tornando possível, ainda, o intercâmbio de experiências e a divulgação de um trabalho.
( ) Contribuem para a valorização da experiência e dos saberes dela decorrentes.
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15Q984672 | Pedagogia, Anos Iniciais Ensino Fundamental, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

A educação constitui um processo de produção de sentidos e de criação de significados. A forma como as instituições escolares se organizam para produzir esses processos é o currículo. Considerando-se um currículo que enfatiza seu aspecto produtivo e interativo, analisar os itens.

I. É constituído por informações, conceitos e princípios, que são passados para os alunos e organizados sob a forma de lista de conteúdos que devem ser ensinados.
II. Refere-se ao que as crianças e os professores produzem ao trabalhar com os mais variados materiais, como objetos de estudo que podem incluir os mais diversos elementos da vida das crianças e de seu grupo, ou as experiências de outros grupos e de outras culturas, que são trazidos para o interior da escola.
III. Determina as trajetórias escolares das crianças, direcionando o que deve ser ensinado e como deve ser este processo, não permitindo ajustes ou adaptações.

Está CORRETO o que se afirma:
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16Q1014314 | Libras, Educação dos Surdos, Anos Iniciais Ensino Fundamental, SEDSC, FURB, 2024

Arthur tem 6 anos, possui surdez congênita e está matriculado no primeiro ano do Ensino Fundamental. Ele frequentou a Educação Infantil desde os 4 anos quando começou a aprender a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Os registros produzidos na Educação Infantil apontam que ele apresenta nível socioemocional e cognitivo dentro do esperado para sua idade.
Considerando a Lei Brasileira de Inclusão (2015) e o aparato legal que versa sobre os direitos das pessoas surdas ou que apresentem perda auditiva, avalie as afirmações:

I.É direito acessar atendimento educacional especializado no ensino da Língua Brasileira de Sinais e da Língua Portuguesa na modalidade escrita como segunda língua.
II.O atendimento educacional especializado é direito durante toda a educação básica, não se estendendo para a educação superior.
III.Cabe aos sistemas de ensino disponibilizarem as funções de instrutor, tradutor/intérprete de Libras.
IV.Os alunos deficientes auditivos, que não apresentarem comprometimento intelectual, prescindem atendimento educacional especializado.

É correto o que se afirma em:
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