Questões de Concursos Anos Iniciais eou Educação Infantil

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q985390 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Anos Iniciais eou Educação Infantil, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025

De acordo com Libâneo, a avaliação escolar é parte integrante do processo de ensino e aprendizagem, e não uma etapa isolada. Sobre a avaliação, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.

A avaliação é uma tarefa complexa que não se resume à realização de provas e atribuição de notas. A mensuração apenas proporciona dados que devem ser submetidos a uma apreciação qualitativa. A avaliação, assim, cumpre funções ______________, de ___________ e de ___________em relação às quais se recorre a instrumentos de verificação do rendimento escolar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2 Q985396 | Pedagogia, Componentes Curriculares, Anos Iniciais eou Educação Infantil, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025

Os conteúdos compreendem conceitos, princípios e conhecimentos relacionados a atitudes, procedimentos, valores e normas como componentes de aprendizagem. Considerando as diferentes categorias de conteúdo, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Conceitual. (2) Procedimental. (3) Atitudinal.

( ) Sua aprendizagem sugere uma prática lógica em que as atitudes, as normas e os valores que se pretendem trabalhar estejam presentes desde os relacionamentos entre as pessoas, passando pela forma de organização da instituição, até a escolha dos conteúdos.
( ) Referem-se ao saber-fazer em que a aprendizagem de metodologias está inteiramente pautada à possibilidade de a criança estabelecer caminhos e ferramentas que lhe permitam a prática de suas ações.
( ) Sua a aprendizagem acontece por meio de um processo de constantes partidas e chegadas, progressos e retrocessos, nos quais as crianças estabelecem ideias temporárias, expandem e alteram, aproximando-se gradativamente de considerações cada vez mais precisas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3 Q985391 | Pedagogia, O Papel da Afetividade na Aprendizagem, Anos Iniciais eou Educação Infantil, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025

A educação integral, no sentido do desenvolvimento pleno da pessoa, traz para a educação um novo olhar, que se impõe para a sociedade. Assinalar a alternativa que apresenta aspectos do desenvolvimento integral do estudante na escola contemporânea.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4 Q985393 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Anos Iniciais eou Educação Infantil, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025

As funções executivas podem ser divididas em categorias de competências. Sobre a competência do autocontrole, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5 Q985392 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Anos Iniciais eou Educação Infantil, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025

Jaques Delors, presidente da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, que produziu o relatório “Educação: um tesouro a descobrir” (1996), para a UNESCO, preconiza que a educação se organize em torno de quatro pilares do conhecimento. Analisar os itens abaixo e indicar apenas os que fazem referência aos pilares elencados no documento:

I. Aprender a conviver, desenvolvendo o conhecimento a respeito dos outros, de sua história, tradições e espiritualidade.
II. Aprender a fazer refere-se a adquirir, de forma mais ampla, uma competência que torne o indivíduo apto para enfrentar numerosas situações.
III. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola garantindo o direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.
IV. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber bem como o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6 Q985394 | Pedagogia, Educação Infantil, Anos Iniciais eou Educação Infantil, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025

O planejamento na educação infantil tem características próprias, em função da faixa etária do público envolvido. Em relação ao planejamento, analisar os itens.

I. É um plano voltado para as atividades pedagógicas, e as demais atividades, como o banho, a alimentação e o sono, não integram o planejamento do professor.
II. Marca a intencionalidade do processo educativo. Tal intencionalidade está presente na elaboração e pode variar de professor para professor, pois nela estão implicadas concepções de criança, infância e do significado do próprio planejamento em si.
III. É essencialmente linguagem, formas de expressão e leitura do mundo que nos rodeia.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7 Q985395 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Anos Iniciais eou Educação Infantil, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025

Em relação à aprendizagem dos conceitos matemáticos, analisar os itens.

I. É constituída pela atuação das crianças sobre os objetos e pelas interações com outras pessoas que possibilitem a sua atuação e o estabelecimento de relações entre os objetos.
II. Precisa estar centrada nos aspectos mais abstratos, por meio da linguagem verbal e figurativa. Ocorre de forma regressiva.
III. É um processo que se dá por repetição, memorização ou por meio de uma gradação de conteúdos que vai do mais fácil ao mais difícil.


Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8 Q985397 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, Anos Iniciais eou Educação Infantil, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025

Uma criança, quando resolve a questão da diferenciação entre escrita e desenho, passa a formular condições para que algo possa ser lido ou não. Para as crianças, nessa fase, as palavras para serem lidas devem:

I. Ter uma quantidade mínima de caracteres.
II. Ser iniciadas por consoante e devem estar na sequência consoante-vogal, e assim por diante.
III. Ser escritas com letras de forma.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.