Questões de Concurso Área 10

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q996148 | Direito Ambiental, Lei de Crimes Ambientais, Área 10, POLÍCIA CIENTÍFICAPR, IBFC, 2024

Sobre os crimes contra a fauna, previstos na Lei 9.605/1998, assinale a alternativa correta.

2 Q996150 | Direito Ambiental, Criação, Área 10, POLÍCIA CIENTÍFICAPR, IBFC, 2024

De acordo com a Lei Federal nº 9.985/2000 (Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza), assinale a alternativa incorreta.

3 Q996137 | Veterinária, Área 10, POLÍCIA CIENTÍFICAPR, IBFC, 2024

O primeiro relato de difilobotriose no Brasil ocorreu em 2004, na Bahia, acometendo uma mulher de 29 anos. Dentre os sinais clínicos temos anemia, distensão abdominal, flatulência, cólicas e diarreia. Um indivíduo está preocupado com a possibilidade de contrair a doença. Assinale a alternativa que apresenta a melhor forma de prevenir a difilobotriose.

4 Q996140 | Criminalística, Área 10, POLÍCIA CIENTÍFICAPR, IBFC, 2024

A aplicação da entomologia forense na perícia criminal vai além da simples coleta e identificação de insetos presentes em uma cena de crime. Para uma análise precisa e completa, o profissional responsável precisa ter um conhecimento aprofundado da biologia, fisiologia e classificação dos insetos de importância forense. Compreender a biologia desses insetos envolve o estudo de seus ciclos de vida, comportamento, hábitos alimentares e preferências por diferentes estágios de decomposição do cadáver. Assinale a alternativa incorreta quanto ao conceito.

5 Q996131 | Veterinária, Área 10, POLÍCIA CIENTÍFICAPR, IBFC, 2024

Durante a necropsia de cães e gatos, assinale a alternativa que apresenta qual é a sequência correta de início para a avaliação do coração.

6 Q996133 | Nutrição, Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal, Área 10, POLÍCIA CIENTÍFICAPR, IBFC, 2024

A adição de corantes à alimentos é uma prática comum na indústria, visando realçar sua cor e torná-lo mais atraente ao consumidor. No entanto, é fundamental garantir que os corantes utilizados sejam seguros para o consumo humano e atendam às normas regulatórias. A cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) permite a detecção e quantificação precisa de corantes artificiais e naturais, fornecendo informações importantes para o controle de qualidade e a rotulagem adequada do produto. Diante do exposto,assinale a alternativa correta.

7 Q996135 | Veterinária, Área 10, POLÍCIA CIENTÍFICAPR, IBFC, 2024

A análise centesimal é uma técnica fundamental para a caracterização da composição de alimentos. Diante do exposto, são objetivos da análise centesimal exceto:

8 Q996142 | Criminalística, Área 10, POLÍCIA CIENTÍFICAPR, IBFC, 2024

O método de Grau Dia Acumulado (GDA) é uma ferramenta valiosa na entomologia forense. O GDA permite estimar o intervalo pós-morte (IPM), ou seja, o tempo decorrido desde a morte de um indivíduo até a data de sua descoberta. A estimativa do IPM tem importância na reconstrução de eventos e de circunstâncias da morte, na conexão do suspeito à cena do crime, ou à vítima, e no estabelecimento da veracidade das informações fornecidas por testemunhas. Assinale a alternativa que apresenta qual dos fatores abaixo gera menor interferência no cálculo de GDA.

9 Q996146 | Direito Ambiental, Proteção à Fauna Lei n 5197 de 1967, Área 10, POLÍCIA CIENTÍFICAPR, IBFC, 2024

A fauna brasileira é a de maior diversidade do mundo, em sua maioria composta de animais de pequeno porte, sendo que muitas espécies ainda não foram catalogadas. Segundo dados do Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade, no Brasil há 120 mil espécies de invertebrados e aproximadamente 8930 espécies vertebrados (734 mamíferos, 1982 aves, 732 répteis, 973 anfíbios, 3150 peixes continentais e 1358 peixes marinhos). A fauna pode ser dividida em quatro grandes grupos: animais silvestres, exóticos, domésticos e sinantrópicos. Quanto à classificação da fauna, analise as afirmativas abaixo.

I. Fauna silvestre brasileira são todos aqueles animais pertencentes às espécies nativas, migratórias e quaisquer outras, aquáticas ou terrestres, que tenham seu ciclo de vida ocorrendo dentro dos limites do território brasileiro ou águas jurisdicionais brasileiras.
II. Fauna silvestre exótica são todos aqueles animais pertencentes às espécies ou subespécies cuja distribuição geográfica não inclui o território brasileiro e as espécies ou subespécies introduzidas pelo homem, exceto as domésticas em estado asselvajado ou alçado. Também são consideradas exóticas as espécies ou subespécies que tenham sido introduzidas fora das fronteiras brasileiras e suas águas jurisdicionais e que tenham entrado em território brasileiro.
III. Fauna Doméstica são todos aqueles animais que através de processos tradicionais e sistematizados de manejo e/ou melhoramento zootécnico tornaram-se domésticas, apresentando características biológicas e comportamentais em estreita dependência do homem, podendo apresentar fenótipo variável, diferente da espécie silvestre que os originou.
IV. Fauna sinantrópica refere-se à populações animais de espécies silvestres nativas ou exóticas, que utilizam recursos de áreas antrópicas, de forma transitória em seu deslocamento, como via de passagem ou local de descanso; ou permanente, utilizando-as como área de vida.

Estão corretas as afirmativas:

10 Q996147 | Meio Ambiente, Área 10, POLÍCIA CIENTÍFICAPR, IBFC, 2024

Preocupados com as altas taxas de erosão de recursos genéticos e com a perda de componentes da biodiversidade e, mais ainda, interessados no incremento de esforços voltados à conservação dos recursos biológicos em todo o planeta, países, independentemente da sua condição episódica de usuário ou provedor de material genético, promoveram negociações, no âmbito do Programa das Nações Unidas sobre Meio Ambiente (PNUMA), que resultou na adoção da Convenção sobre Diversidade Biológica. Os recursos genéticos podem ser mantidos em condições in situ e ex situ. Em relação a esse tema, podemos dizer que:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.