Questões de Concursos Área Análises Clínicas

Resolva questões de Área Análises Clínicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q920130 | Biomedicina, Função Renal, Área Análises Clínicas, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

O técnico de laboratório, ao realizar a dosagem da concentração de sódio presente em uma amostra de urina, encontrou o valor de 160mmol/L. Considerando que o volume total de urina nas 24h era de 2400mL, a quantidade de sódio em mmol neste volume será
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q1013013 | Noções de Informática, Sistema Operacional, Área Análises Clínicas, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca do Windows Explorer, de manipulação de arquivos e pastas e tipos de arquivos e suas extensões, julgue o item a seguir.

No Windows Explorer do Windows 11, a criação de uma estrutura de pastas aninhadas é permitida até que o caminho completo resultante alcance 256 caracteres, ponto a partir do qual a criação de novas subpastas é impedida.

  1. ✂️
  2. ✂️

3Q1009941 | Biomedicina, Procedimentos Gerais, Área Análises Clínicas, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere ao controle de qualidade em imunologia, julgue o próximo item.

É estritamente proibido o uso de mistura de pool de soro na preparação de sorocontrole interno em laboratórios clínicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

4Q920132 | Biomedicina, Técnicas de Lavagem, Área Análises Clínicas, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

O técnico de laboratório precisa saber fazer uso das diferentes formas de limpeza e conservação de materiais e de equipamentos, para garantir o bom funcionamento do laboratório. Sobre essa temática, avalie as afirmativas abaixo.
I. Uma das soluções de limpeza utilizadas em laboratório para limpar vidrarias é a solução sulfocrômica, que tem, entre seus componentes, o ácido sulfúrico.
II. O pHmetro é um equipamento de fundamental importância no preparo de soluções. Assim, ao término da aferição do pH, o eletrodo deve ser lavado exaustivamente com uma solução de NaOH 0,1 M e seco cuidadosamente com Kimwipe.
III. Após utilizar a objetiva de imersão do microscópio, o técnico deve deslocar a objetiva para o lado, limpar a lente com álcool isopropílico e secá-la com papel apropriado.
IV. A limpeza do banho-maria deve ser feita semanalmente com água e detergente neutro e imersão da parte interna do equipamento com hipoclorito de sódio 5% por 3 horas.
Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q920139 | Biomedicina, Normas de Biossegurança e Descarte, Área Análises Clínicas, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Para garantir a integridade física das pessoas que trabalham em laboratórios, existem duas categorias de equipamentos de proteção regulamentadas por normas do Ministério do Trabalho: os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e os EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva). Considerando os EPIs e EPCs, analise as afirmativas abaixo.
I. O chuveiro de emergência é considerado um EPC e deve ser utilizado para banho em caso de acidentes com produtos químicos ou material biológico que afetem o profissional.
II. As alças descartáveis, feitas de plástico estéril, ideais para serem utilizadas na bancada do laboratório, são consideradas EPIs porque evitam a formação de aerossóis, uma vez que dispensam a flambagem.
III. Os respiradores são EPCs, que apresentam sistemas de filtro, e devem ser usados em áreas de alta contaminação com aerossóis provenientes de material biológico e na manipulação de substâncias químicas com alto teor de evaporação.
IV. O jaleco é um EPI de uso restrito ao ambiente de trabalho, podendo ser utilizado em áreas comuns quando estiverem sendo transportados materiais biológicos, químicos, estéreis ou resíduos.
Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q920135 | Biomedicina, Normas de Biossegurança e Descarte, Área Análises Clínicas, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Durante um procedimento de centrifugação, um tubo de vidro contendo sangue quebrou, derramando seu conteúdo na centrífuga. Nesse caso, o técnico deve desligar o equipamento, esperar o motor parar e
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q920140 | Biomedicina, Normas de Biossegurança e Descarte, Área Análises Clínicas, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

O técnico de laboratório deve conhecer os riscos e impactos gerados pelos resíduos produzidos nesse ambiente e também saber como descartá-los de forma correta. Assim, devem-se descartar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q920133 | Biomedicina, Técnicas de Lavagem, Área Análises Clínicas, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Em um laboratório, o técnico em análises clínicas necessita selecionar uma vidraria para determinar a velocidade de hemossedimentação. A pipeta adequada para realizar esse procedimento é a de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q920125 | Biomedicina, Área Análises Clínicas, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

No laboratório clínico, a análise do material fecal acontece por meio do uso de várias técnicas diferentes a depender do objetivo do exame, da espécie ou do grupo de parasitas a serem diagnosticados. No setor de parasitologia clínica, a técnica mais comumente usada é a de Hoffman, Pons e Janer (HPJ), que se baseia na sedimentação espontânea do material fecal filtrado e suspenso em água. Entretanto existem outras técnicas, dentre elas, a técnica de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q920126 | Biomedicina, Validação e Controle de Qualidade Laboratorial, Área Análises Clínicas, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

O laboratório clínico precisa assegurar que os resultados produzidos reflitam, de forma fidedigna e consistente, sem nenhuma interferência no processo, a situação clínica dos pacientes. Nesse contexto, o controle de qualidade (CQ) é crucial e deve ser incessantemente avaliado e mantido. Assim, quando o técnico do laboratório de análises clínicas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q1011693 | Biomedicina, Metodos em Parasitologia, Área Análises Clínicas, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere ao uso de fixadores e conservadores em amostras para diagnóstico parasitológico, julgue o item seguinte.

O formol a 10% é um conservante amplamente utilizado para amostras fecais, pois preserva estruturas parasitárias e permite a realização de exames de sedimentação espontânea.

  1. ✂️
  2. ✂️

12Q920123 | Biomedicina, Área Análises Clínicas, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

A coloração de Gram é usada para classificar bactérias com base no tamanho, morfologia celular e comportamento diante dos corantes. No laboratório de microbiologia clínica, é um teste adicional rápido para o diagnóstico de agentes infecciosos, sendo também utilizado para avaliar a qualidade da amostra clínica analisada. Após a coloração de Gram, na lâmina corada é possível ver
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q920128 | Biomedicina, Área Análises Clínicas, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

A tipagem sanguínea ABO Rh, no laboratório de análises clínicas, pode ser realizada no setor de hematologia clínica. Para fazer esse exame, é necessária a coleta do sangue do paciente e o uso de um kit comercial, no qual encontram-se os soros anti-A, anti-B e anti-D (fator Rh), sendo o teste realizado em tubos de hemólise. O técnico do laboratório clínico realizou a tipagem ABO-Rh de um paciente e ficou com dúvidas sobre o resultado encontrado. Nesse caso, se os resultados da reação nos tubos contendo as hemácias do paciente e os soros anti-A, anti-B e Anti-D, forem, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q920118 | Biomedicina, Área Análises Clínicas, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

A coleta sanguínea representa o começo do exame laboratorial e realizá-la adequadamente é extremamente necessário para dar confiabilidade ao resultado liberado pelo laboratorista clínico. Sobre a coleta sanguínea no laboratório clínico, avalie as afirmativas abaixo.
I. Para os exames do setor de hematologia, o sangue deve ser colhido com o anticoagulante EDTA e o tubo tem a tampa roxa.
II. Para os exames de dosagem de glicose, a coleta pode ser feita com o uso do anticoagulante Fluoreto de sódio e o tubo tem a tampa cinza.
III. Para os exames de coagulação, o sangue deve ser colhido com o anticoagulante Fluoreto de sódio e o tubo tem a tampa azul.
IV. Para os exames de dosagens de sódio e potássio, a coleta preferencialmente deve ser feita com o anticoagulante heparina e o tubo tem a tampa verde.
Das afirmativas, estão corretas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q1011666 | Redação Oficial, Tipos de Documentos, Área Análises Clínicas, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando as características gerais da redação oficial e a padronização de documentos da Universidade de Brasília, julgue o item a seguir.

Na comunicação oficial, o email, em razão de seu caráter informal e flexível, prescinde de padronização e de outros atributos característicos da redação oficial.

  1. ✂️
  2. ✂️

16Q1013011 | Direito Digital, Lei N 13709 de 2018, Área Análises Clínicas, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, a partir das disposições do Estatuto e Regimento Geral da Universidade de Brasília e das Leis n.º 11.091/2005, n.º 13.709/2018 e n.º 12.527/2011.

Sendo indispensável para a proteção da vida ou da incolumidade física do titular, o tratamento de dados pessoais sensíveis pode ocorrer sem o prévio consentimento do titular.

  1. ✂️
  2. ✂️

17Q1009934 | Técnicas em Laboratório, Coleta e Preparo de Amostras de Sangue, Área Análises Clínicas, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito de coleta de sangue e obtenção de amostra de sangue, soro, plasma e urina, julgue o item a seguir.

No caso de formação de hematomas durante a coleta, esta deve ser interrompida e o local da punção deve ser pressionado vigorosamente por, pelo menos, 5 minutos.

  1. ✂️
  2. ✂️

18Q1011657 | Português, Pronomes possessivos, Área Análises Clínicas, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Texto CB2A1

Existem muitas formas de fazer ciência — na sala de aula, na universidade, em grupos de pesquisa, institutos públicos, em centros privados. Também é possível partir da própria ciência para incentivar outras pessoas na trajetória científica, difundir o conhecimento de pesquisadores, revelar seus achados e descobertas. E pode-se fazer tudo isso junto. Mônica Santos Dahmouche é um bom exemplo disso, como física, professora, divulgadora científica, coordenadora da implantação do Museu Ciência e Vida, incentivadora de feiras, olimpíadas e hackathons de ciência e várias outras frentes, com um olhar especial para a visibilidade feminina nas ciências.

“Eu imaginava que faria concurso para uma universidade, teria meu grupo de pesquisa, orientaria alunos. Faço isso hoje, mas de diferentes formas. Jamais tinha pensado em trabalhar em um museu de ciências. Tem sido uma jornada maravilhosa”, conta a professora.

Nos últimos anos, Mônica mergulhou em projetos voltados a futuras meninas cientistas e à atuação diversa de mulheres na área. “Desde 2018 me emociona e mobiliza poder mostrar a elas a beleza de fazer ciência, especialmente ciências exatas, mais desiguais em termos de equidade de gênero”, afirma.

A iniciativa já se transformou em exposições temáticas no próprio Museu Ciência e Vida e na criação, com amigas também cientistas, de uma rede de mulheres das áreas de ciências, tecnologias, engenharias e matemática (STEM). O grupo já gestou até um livro, Exatas é com elas: tecendo redes no estado do Rio de Janeiro.

Seu motivo de orgulho mais recente é o podcast Mulheres da Hora, idealizado por ela e produzido pelo Museu Ciência e Vida e pela Fundação CECIERJ. A produção abrange histórias de mulheres que se destacam em áreas como ciências exatas, engenharia e computação.

“O objetivo é mostrar o que se pode fazer em uma carreira de ciência e tecnologia, para além da docência na universidade ou da pesquisa”, afirma. Seja qual for o caminho escolhido, ressalta Mônica, uma formação de excelência é a base para voar.

Elisa Martins. De museu a podcast, a arte de divulgar ciência.
In: Ciência Hoje, n.º 418, mar./2025 (com adaptações).

Julgue o seguinte item, referente a aspectos linguísticos do texto CB2A1.

No primeiro período do quinto parágrafo, o pronome “Seu” tem como referente o termo “podcast”.

  1. ✂️
  2. ✂️

19Q1009931 | Português, Interpretação de Textos, Área Análises Clínicas, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.

Texto CB2A1


Existem muitas formas de fazer ciência — na sala de aula, na universidade, em grupos de pesquisa, institutos públicos, em centros privados. Também é possível partir da própria ciência para incentivar outras pessoas na trajetória científica, difundir o conhecimento de pesquisadores, revelar seus achados e descobertas. E pode-se fazer tudo isso junto. Mônica Santos Dahmouche é um bom exemplo disso, como física, professora, divulgadora científica, coordenadora da implantação do Museu Ciência e Vida, incentivadora de feiras, olimpíadas e hackathons de ciência e várias outras frentes, com um olhar especial para a visibilidade feminina nas ciências.


“Eu imaginava que faria concurso para uma universidade, teria meu grupo de pesquisa, orientaria alunos. Faço isso hoje, mas de diferentes formas. Jamais tinha pensado em trabalhar em um museu de ciências. Tem sido uma jornada maravilhosa”, conta a professora.


Nos últimos anos, Mônica mergulhou em projetos voltados a futuras meninas cientistas e à atuação diversa de mulheres na área. “Desde 2018 me emociona e mobiliza poder mostrar a elas a beleza de fazer ciência, especialmente ciências exatas, mais desiguais em termos de equidade de gênero”, afirma.


A iniciativa já se transformou em exposições temáticas no próprio Museu Ciência e Vida e na criação, com amigas também cientistas, de uma rede de mulheres das áreas de ciências, tecnologias, engenharias e matemática (STEM). O grupo já gestou até um livro, Exatas é com elas: tecendo redes no estado do Rio de Janeiro.


Seu motivo de orgulho mais recente é o podcast Mulheres da Hora, idealizado por ela e produzido pelo Museu Ciência e Vida e pela Fundação CECIERJ. A produção abrange histórias de mulheres que se destacam em áreas como ciências exatas, engenharia e computação.


“O objetivo é mostrar o que se pode fazer em uma carreira de ciência e tecnologia, para além da docência na universidade ou da pesquisa”, afirma. Seja qual for o caminho escolhido, ressalta Mônica, uma formação de excelência é a base para voar.


Elisa Martins. De museu a podcast, a arte de divulgar ciência.

In: Ciência Hoje, n.º 418, mar./2025 (com adaptações).

Em relação ao texto CB2A1, aos seus sentidos e às ideias nele veiculadas, julgue o item a seguir.

No trecho ‘mais desiguais em termos de equidade de gênero’ (último período do terceiro parágrafo), está subentendida uma comparação entre as ciências exatas e outras ciências.

  1. ✂️
  2. ✂️

20Q1013012 | Noções de Informática, Sistema Operacional, Área Análises Clínicas, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca do Windows Explorer, de manipulação de arquivos e pastas e tipos de arquivos e suas extensões, julgue o item a seguir.

No Windows 11, ao renomear um arquivo diretamente no Windows Explorer e modificar sua extensão (por exemplo, de .jpg para .png), o sistema operacional ajusta os metadados e a estrutura inicial do arquivo para refletir o novo formato indicado, preservando o conteúdo semântico dos dados.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.