Início Questões de Concursos Área de Atuação 4 Educação Matemática e Áreas Afins Resolva questões de Área de Atuação 4 Educação Matemática e Áreas Afins comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Área de Atuação 4 Educação Matemática e Áreas Afins Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q1061503 | Matemática, Trigonometria, Área de Atuação 4 Educação Matemática e Áreas Afins, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025Considere que o pentágono P tenha sido inscrito em uma circunferência de raio R, e que o pentágono Q seja formado pelos pontos médios dos lados consecutivos de P. Nessa situação, se Q fosse inscrito em uma circunferência, o raio desta circunferência seria igual a ✂️ a) R/2. ✂️ b) R - Rcos(36º). ✂️ c) Rsen(36º). ✂️ d) Rsen(54º). ✂️ e) Rcos(54º). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q1061510 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Área de Atuação 4 Educação Matemática e Áreas Afins, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025Durante uma formação continuada, os professores de matemática de uma instituição de ensino discutiram metodologias que poderiam promover maior engajamento dos estudantes e favorecer o desenvolvimento do pensamento crítico e da autonomia. Alguns deles mencionaram a resolução de problemas, a modelagem matemática e a investigação como estratégias centrais para a aprendizagem. Considerando as metodologias de ensino contemporâneas relacionadas à matemática, assinale a opção em que é corretamente descrito o enfoque didático evidenciado nessa situação hipotética. ✂️ a) ensino por competências, com foco no domínio de conteúdos de forma acumulativa ✂️ b) ensino por resolução de problemas, com foco no raciocínio, na criatividade e no protagonismo do aluno ✂️ c) ensino tradicional, centrado na memorização e repetição de algoritmos ✂️ d) ensino tecnicista, baseado em treinamento de habilidades operacionais ✂️ e) ensino por instrução direta, com foco na exposição sistemática dos conteúdos Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q1061504 | Matemática, Trigonometria, Área de Atuação 4 Educação Matemática e Áreas Afins, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025Se tg(θ) = √5 e 0≤θ <π/2,então o valor de cos(3θ) deverá ser igual a ✂️ a) √5/3. ✂️ b) √30/6. ✂️ c) -1. ✂️ d) -7√6/18. ✂️ e) -2/3. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q1061506 | Matemática Financeira, Conceitos Fundamentais de Matemática Financeira, Área de Atuação 4 Educação Matemática e Áreas Afins, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025Uma universidade firmou contrato com uma gráfica para a impressão de apostilas didáticas, no qual está prevista multa por atraso no pagamento de R$ 5.000, com juros simples de 2% ao mês. Nessa situação hipotética, caso a universidade efetue o pagamento com 3 meses de atraso, o valor total, incluídos os juros de mora, será de ✂️ a) R$ 5.100. ✂️ b) R$ 5.200. ✂️ c) R$ 5.300. ✂️ d) R$ 5.400. ✂️ e) R$ 5.500. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q1061502 | Matemática, Funções, Área de Atuação 4 Educação Matemática e Áreas Afins, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025Assinale a opção em que é apresentada uma função cujo gráfico contém os seguintes pontos: (−1, 18); (2, −3); (5, 66). ✂️ a) função logarítmica na forma f(x) = a∙log(bx + c) + d ✂️ b) função modular na forma f(x) = |ax + b| ✂️ c) função afim na forma f(x) = ax + b ✂️ d) função quadrática na forma f(x) = ax2 +bx+c ✂️ e) função exponencial na forma f(x) = a∙e(bx + c) + d Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q1061507 | Matemática, Geometria Espacial, Área de Atuação 4 Educação Matemática e Áreas Afins, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025Considerando dois planos, P1 eP2, no espaço tridimensional e um terceiro plano,P3, perpendicular aP1 e paralelo distinto aP2, julgue os itens a seguir. I Os planosP1eP2são ortogonais. II Os planosP2 eP3 não se intersectam. III Os planosP1eP2possuem vetores normais colineares. IV O produto interno entre os vetores normais dos planos P1eP3é diferente de zero. Estão certos apenas os itens ✂️ a) I e II. ✂️ b) I e III. ✂️ c) II e IV. ✂️ d) I, III e IV. ✂️ e) II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q1061508 | Matemática, Geometria Espacial, Área de Atuação 4 Educação Matemática e Áreas Afins, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025Durante uma oficina didática sobre sólidos geométricos, três modelos foram construídos com o mesmo material e com a mesma altura h. O primeiro modelo construído foi um cilindro, com raio da base r. O segundo foi um cone, com a mesma base e altura do cilindro. O terceiro foi uma semiesfera (metade de uma esfera) com raio r. Com base nessa situação hipotética e sabendo que r = h e que Vé o volume de um sólido, assinale a opção em que é apresentada corretamente a ordem crescente dos volumes dos três sólidos citados na situação hipotética. ✂️ a) Vcone < Vsemiesfera < Vcilindro ✂️ b) Vcilindro < Vcone < Vsemiesfera ✂️ c) Vsemiesfera < Vcone < Vcilindro ✂️ d) Vcone < Vcilindro < Vsemiesfera ✂️ e) Vsemiesfera < Vcilindro < Vcone Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q1061501 | Matemática, Álgebra, Área de Atuação 4 Educação Matemática e Áreas Afins, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025Assinale a opção que corresponde à décima potência do número complexo z = 1 + i. ✂️ a) 512 − 512i ✂️ b) 512 + 512i ✂️ c) −1024i ✂️ d) 1024i ✂️ e) 1024 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q1061509 | Matemática, Geometria Analítica, Área de Atuação 4 Educação Matemática e Áreas Afins, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025Durante uma atividade interdisciplinar, um grupo de estudantes utilizou um software de geometria dinâmica para a exploração de curvas cônicas. Ao moverem um ponto em um plano cartesiano, os estudantes observaram que o ponto satisfazia a equação a seguir. x2/9 + y2/4 = 1 Nessa situação hipotética, a equação descreve uma ✂️ a) elipse com centro na origem, eixo maior horizontal e eixo menor vertical. ✂️ b) reta que intercepta os eixos coordenados nos pontos (3,0) e (0,2). ✂️ c) parábola com vértice na origem e eixo horizontal. ✂️ d) hipérbole com centro na origem e focos sobre o eixo vertical. ✂️ e) circunferência de raio 3, centrada na origem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q1061505 | Matemática, Trigonometria, Área de Atuação 4 Educação Matemática e Áreas Afins, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025Se t=tg (x/2), então o valor de cosec(x) - cotg(x) em função de té igual a ✂️ a) 1/t. ✂️ b) 1-t/1+t. ✂️ c) t. ✂️ d) 2t/1+t2. ✂️ e) 1-t2/1+t2. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q1088361 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Área de Atuação 4 Educação Matemática e Áreas Afins, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025Texto associado. Texto 4A1-I Certo professor ministra aulas para uma turma de 8 alunos e decidiu passar tarefas de casa por dez semanas consecutivas. Para incentivar os estudantes a fazê-las, ele estabeleceu o seguinte sistema de notas como parte da avaliação: a turma começará com 100 pontos; a cada semana, o professor sorteará aleatoriamente 4 estudantes; se nenhum dos estudantes sorteados tiver feito a tarefa, a turma perde 8 pontos; se todos os estudantes sorteados tiverem feito a tarefa, a turma ganha 12 pontos; se, ao final, a turma alcançar mais que 100 pontos, a pontuação excedente será aproveitada na nota de outra avaliação. Considerando a situação hipotética apresentada no texto 4A1-I, assinale a opção na qual é apresentado o número de maneiras distintas que o professor poderá sortear os estudantes que terão seus cadernos vistoriados semanalmente. ✂️ a) 32 ✂️ b) 70 ✂️ c) 80 ✂️ d) 210 ✂️ e) 6.720 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q1088362 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Área de Atuação 4 Educação Matemática e Áreas Afins, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025Texto associado. Texto 4A1-I Certo professor ministra aulas para uma turma de 8 alunos e decidiu passar tarefas de casa por dez semanas consecutivas. Para incentivar os estudantes a fazê-las, ele estabeleceu o seguinte sistema de notas como parte da avaliação: a turma começará com 100 pontos; a cada semana, o professor sorteará aleatoriamente 4 estudantes; se nenhum dos estudantes sorteados tiver feito a tarefa, a turma perde 8 pontos; se todos os estudantes sorteados tiverem feito a tarefa, a turma ganha 12 pontos; se, ao final, a turma alcançar mais que 100 pontos, a pontuação excedente será aproveitada na nota de outra avaliação. Ainda na situação apresentada no texto 4A1-I, se, na primeira semana, exatamente 4 estudantes da turma tiverem feito a tarefa, então a probabilidade de a turma não perder e nem ganhar pontos nessa semana é ✂️ a) superior ou igual a 80% e inferior a 90%. ✂️ b) superior ou igual a 90%. ✂️ c) inferior a 60%. ✂️ d) superior ou igual a 60% e inferior a 70%. ✂️ e) superior ou igual a 70% e inferior a 80%. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF
1Q1061503 | Matemática, Trigonometria, Área de Atuação 4 Educação Matemática e Áreas Afins, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025Considere que o pentágono P tenha sido inscrito em uma circunferência de raio R, e que o pentágono Q seja formado pelos pontos médios dos lados consecutivos de P. Nessa situação, se Q fosse inscrito em uma circunferência, o raio desta circunferência seria igual a ✂️ a) R/2. ✂️ b) R - Rcos(36º). ✂️ c) Rsen(36º). ✂️ d) Rsen(54º). ✂️ e) Rcos(54º). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q1061510 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Área de Atuação 4 Educação Matemática e Áreas Afins, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025Durante uma formação continuada, os professores de matemática de uma instituição de ensino discutiram metodologias que poderiam promover maior engajamento dos estudantes e favorecer o desenvolvimento do pensamento crítico e da autonomia. Alguns deles mencionaram a resolução de problemas, a modelagem matemática e a investigação como estratégias centrais para a aprendizagem. Considerando as metodologias de ensino contemporâneas relacionadas à matemática, assinale a opção em que é corretamente descrito o enfoque didático evidenciado nessa situação hipotética. ✂️ a) ensino por competências, com foco no domínio de conteúdos de forma acumulativa ✂️ b) ensino por resolução de problemas, com foco no raciocínio, na criatividade e no protagonismo do aluno ✂️ c) ensino tradicional, centrado na memorização e repetição de algoritmos ✂️ d) ensino tecnicista, baseado em treinamento de habilidades operacionais ✂️ e) ensino por instrução direta, com foco na exposição sistemática dos conteúdos Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q1061504 | Matemática, Trigonometria, Área de Atuação 4 Educação Matemática e Áreas Afins, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025Se tg(θ) = √5 e 0≤θ <π/2,então o valor de cos(3θ) deverá ser igual a ✂️ a) √5/3. ✂️ b) √30/6. ✂️ c) -1. ✂️ d) -7√6/18. ✂️ e) -2/3. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q1061506 | Matemática Financeira, Conceitos Fundamentais de Matemática Financeira, Área de Atuação 4 Educação Matemática e Áreas Afins, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025Uma universidade firmou contrato com uma gráfica para a impressão de apostilas didáticas, no qual está prevista multa por atraso no pagamento de R$ 5.000, com juros simples de 2% ao mês. Nessa situação hipotética, caso a universidade efetue o pagamento com 3 meses de atraso, o valor total, incluídos os juros de mora, será de ✂️ a) R$ 5.100. ✂️ b) R$ 5.200. ✂️ c) R$ 5.300. ✂️ d) R$ 5.400. ✂️ e) R$ 5.500. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q1061502 | Matemática, Funções, Área de Atuação 4 Educação Matemática e Áreas Afins, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025Assinale a opção em que é apresentada uma função cujo gráfico contém os seguintes pontos: (−1, 18); (2, −3); (5, 66). ✂️ a) função logarítmica na forma f(x) = a∙log(bx + c) + d ✂️ b) função modular na forma f(x) = |ax + b| ✂️ c) função afim na forma f(x) = ax + b ✂️ d) função quadrática na forma f(x) = ax2 +bx+c ✂️ e) função exponencial na forma f(x) = a∙e(bx + c) + d Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q1061507 | Matemática, Geometria Espacial, Área de Atuação 4 Educação Matemática e Áreas Afins, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025Considerando dois planos, P1 eP2, no espaço tridimensional e um terceiro plano,P3, perpendicular aP1 e paralelo distinto aP2, julgue os itens a seguir. I Os planosP1eP2são ortogonais. II Os planosP2 eP3 não se intersectam. III Os planosP1eP2possuem vetores normais colineares. IV O produto interno entre os vetores normais dos planos P1eP3é diferente de zero. Estão certos apenas os itens ✂️ a) I e II. ✂️ b) I e III. ✂️ c) II e IV. ✂️ d) I, III e IV. ✂️ e) II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q1061508 | Matemática, Geometria Espacial, Área de Atuação 4 Educação Matemática e Áreas Afins, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025Durante uma oficina didática sobre sólidos geométricos, três modelos foram construídos com o mesmo material e com a mesma altura h. O primeiro modelo construído foi um cilindro, com raio da base r. O segundo foi um cone, com a mesma base e altura do cilindro. O terceiro foi uma semiesfera (metade de uma esfera) com raio r. Com base nessa situação hipotética e sabendo que r = h e que Vé o volume de um sólido, assinale a opção em que é apresentada corretamente a ordem crescente dos volumes dos três sólidos citados na situação hipotética. ✂️ a) Vcone < Vsemiesfera < Vcilindro ✂️ b) Vcilindro < Vcone < Vsemiesfera ✂️ c) Vsemiesfera < Vcone < Vcilindro ✂️ d) Vcone < Vcilindro < Vsemiesfera ✂️ e) Vsemiesfera < Vcilindro < Vcone Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q1061501 | Matemática, Álgebra, Área de Atuação 4 Educação Matemática e Áreas Afins, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025Assinale a opção que corresponde à décima potência do número complexo z = 1 + i. ✂️ a) 512 − 512i ✂️ b) 512 + 512i ✂️ c) −1024i ✂️ d) 1024i ✂️ e) 1024 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q1061509 | Matemática, Geometria Analítica, Área de Atuação 4 Educação Matemática e Áreas Afins, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025Durante uma atividade interdisciplinar, um grupo de estudantes utilizou um software de geometria dinâmica para a exploração de curvas cônicas. Ao moverem um ponto em um plano cartesiano, os estudantes observaram que o ponto satisfazia a equação a seguir. x2/9 + y2/4 = 1 Nessa situação hipotética, a equação descreve uma ✂️ a) elipse com centro na origem, eixo maior horizontal e eixo menor vertical. ✂️ b) reta que intercepta os eixos coordenados nos pontos (3,0) e (0,2). ✂️ c) parábola com vértice na origem e eixo horizontal. ✂️ d) hipérbole com centro na origem e focos sobre o eixo vertical. ✂️ e) circunferência de raio 3, centrada na origem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q1061505 | Matemática, Trigonometria, Área de Atuação 4 Educação Matemática e Áreas Afins, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025Se t=tg (x/2), então o valor de cosec(x) - cotg(x) em função de té igual a ✂️ a) 1/t. ✂️ b) 1-t/1+t. ✂️ c) t. ✂️ d) 2t/1+t2. ✂️ e) 1-t2/1+t2. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q1088361 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Área de Atuação 4 Educação Matemática e Áreas Afins, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025Texto associado. Texto 4A1-I Certo professor ministra aulas para uma turma de 8 alunos e decidiu passar tarefas de casa por dez semanas consecutivas. Para incentivar os estudantes a fazê-las, ele estabeleceu o seguinte sistema de notas como parte da avaliação: a turma começará com 100 pontos; a cada semana, o professor sorteará aleatoriamente 4 estudantes; se nenhum dos estudantes sorteados tiver feito a tarefa, a turma perde 8 pontos; se todos os estudantes sorteados tiverem feito a tarefa, a turma ganha 12 pontos; se, ao final, a turma alcançar mais que 100 pontos, a pontuação excedente será aproveitada na nota de outra avaliação. Considerando a situação hipotética apresentada no texto 4A1-I, assinale a opção na qual é apresentado o número de maneiras distintas que o professor poderá sortear os estudantes que terão seus cadernos vistoriados semanalmente. ✂️ a) 32 ✂️ b) 70 ✂️ c) 80 ✂️ d) 210 ✂️ e) 6.720 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q1088362 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Área de Atuação 4 Educação Matemática e Áreas Afins, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025Texto associado. Texto 4A1-I Certo professor ministra aulas para uma turma de 8 alunos e decidiu passar tarefas de casa por dez semanas consecutivas. Para incentivar os estudantes a fazê-las, ele estabeleceu o seguinte sistema de notas como parte da avaliação: a turma começará com 100 pontos; a cada semana, o professor sorteará aleatoriamente 4 estudantes; se nenhum dos estudantes sorteados tiver feito a tarefa, a turma perde 8 pontos; se todos os estudantes sorteados tiverem feito a tarefa, a turma ganha 12 pontos; se, ao final, a turma alcançar mais que 100 pontos, a pontuação excedente será aproveitada na nota de outra avaliação. Ainda na situação apresentada no texto 4A1-I, se, na primeira semana, exatamente 4 estudantes da turma tiverem feito a tarefa, então a probabilidade de a turma não perder e nem ganhar pontos nessa semana é ✂️ a) superior ou igual a 80% e inferior a 90%. ✂️ b) superior ou igual a 90%. ✂️ c) inferior a 60%. ✂️ d) superior ou igual a 60% e inferior a 70%. ✂️ e) superior ou igual a 70% e inferior a 80%. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro