Questões de Concursos Área de Atuação Manutenção Predial

Resolva questões de Área de Atuação Manutenção Predial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q955727 | Português, Redação, Área de Atuação Manutenção Predial, UNESP, VUNESP, 2025

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder à questão.


A inteligência artificial (IA) tem se consolidado como uma ferramenta poderosa para promover mudanças significativas na área da educação. No que diz respeito à acessibilidade e inclusão, a IA surge como um meio promissor para ampliar o acesso ao conhecimento, eliminar barreiras e melhorar a experiência acadêmica de pessoas com deficiência. Tecnologias de reconhecimento de voz, tradução automática, leitores de tela e plataformas de aprendizado adaptativo são alguns exemplos de como a IA pode transformar o ambiente educacional, proporcionando oportunidades mais equitativas para todos os estudantes.

O artigo 3º da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência define acessibilidade como a condição que permite às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida utilizarem, com segurança e autonomia, espaços, serviços, transportes e tecnologias, tanto públicos quanto privados, em áreas urbanas e rurais. No que tange às instituições de ensino, a inclusão implica a adaptação dos processos educacionais para atender às necessidades de todos os estudantes, respeitando suas singularidades.

A perspectiva de inclusão das pessoas com necessidades especiais é relativamente recente, tendo se consolidado a partir da década de 1990. Essa abordagem é baseada na ideia de que o convívio social é um direito de todos e que a aprendizagem ocorre por meio da interação entre o indivíduo e a sociedade. Além disso, representa um caminho para construir uma sociedade mais justa e acolhedora, em parceria com aqueles que historicamente foram oprimidos e excluídos.

Entretanto, o uso da IA no ensino também levanta importantes questões éticas, que devem ser cuidadosamente examinadas para garantir que essa ferramenta seja desenvolvida e aplicada de maneira justa e inclusiva. Dentre as questões que merecem atenção, destacam-se a necessidade de transparência nos algoritmos, a proteção dos dados pessoais dos usuários e a garantia de que essas tecnologias não reforcem preconceitos e desigualdades preexistentes.


(Emerson Eduardo da Silva. Disponível em: https://jornal.usp.br/

artigos. inteligencia-artificial-responsavel-para-acessibilidade

e-inclusao-no-ensino-superior. Acesso em 10.12.2024. Adaptado)

Assinale a alternativa cujo trecho reescrito pode substituir adequadamente o trecho destacado na passagem do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q955728 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Área de Atuação Manutenção Predial, UNESP, VUNESP, 2025

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder à questão.


A inteligência artificial (IA) tem se consolidado como uma ferramenta poderosa para promover mudanças significativas na área da educação. No que diz respeito à acessibilidade e inclusão, a IA surge como um meio promissor para ampliar o acesso ao conhecimento, eliminar barreiras e melhorar a experiência acadêmica de pessoas com deficiência. Tecnologias de reconhecimento de voz, tradução automática, leitores de tela e plataformas de aprendizado adaptativo são alguns exemplos de como a IA pode transformar o ambiente educacional, proporcionando oportunidades mais equitativas para todos os estudantes.

O artigo 3º da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência define acessibilidade como a condição que permite às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida utilizarem, com segurança e autonomia, espaços, serviços, transportes e tecnologias, tanto públicos quanto privados, em áreas urbanas e rurais. No que tange às instituições de ensino, a inclusão implica a adaptação dos processos educacionais para atender às necessidades de todos os estudantes, respeitando suas singularidades.

A perspectiva de inclusão das pessoas com necessidades especiais é relativamente recente, tendo se consolidado a partir da década de 1990. Essa abordagem é baseada na ideia de que o convívio social é um direito de todos e que a aprendizagem ocorre por meio da interação entre o indivíduo e a sociedade. Além disso, representa um caminho para construir uma sociedade mais justa e acolhedora, em parceria com aqueles que historicamente foram oprimidos e excluídos.

Entretanto, o uso da IA no ensino também levanta importantes questões éticas, que devem ser cuidadosamente examinadas para garantir que essa ferramenta seja desenvolvida e aplicada de maneira justa e inclusiva. Dentre as questões que merecem atenção, destacam-se a necessidade de transparência nos algoritmos, a proteção dos dados pessoais dos usuários e a garantia de que essas tecnologias não reforcem preconceitos e desigualdades preexistentes.


(Emerson Eduardo da Silva. Disponível em: https://jornal.usp.br/

artigos. inteligencia-artificial-responsavel-para-acessibilidade

e-inclusao-no-ensino-superior. Acesso em 10.12.2024. Adaptado)

Assinale a alternativa cuja frase foi redigida em conformidade com a norma-padrão de concordância verbal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q955729 | Português, Interpretação de Textos, Área de Atuação Manutenção Predial, UNESP, VUNESP, 2025

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder à questão.


Na origem de todos os belos êxitos, há sempre quem tenha corrido riscos, aceitando, portanto, a possibilidade do fracasso. Ousar é, em princípio, arriscar-se ao fracasso.

É possível passar a vida inteira sem jamais ousar nada, optando por coisas razoáveis, esperando sempre que as células das tabelas do Excel estejam preenchidas de modo correto. Mas a que preço? Agir assim é renunciar a qualquer sucesso relevante e deixar de se conhecer de verdade. Mesmo quando nossa audácia não é coroada de sucesso, ela ainda constitui a prova de que temos o senso do risco, de que somos capazes de decisões verdadeiras e não simplesmente de escolhas lógicas.

Decisão e escolha: esses dois termos parecem sinônimos, mas não são. É preciso conhecer a diferença entre eles para aproximar-se do segredo da audácia.

Tomemos uma situação em meio à qual hesitamos entre uma opção A e uma opção B. Se ficar evidente, depois de uma análise racional, que a opção B é melhor do que a outra, então a escolhemos. Essa escolha é fundamentada, explicável, portanto, não há o que decidir. Mas se, apesar da análise, continuamos em dúvida, não temos argumento, mas sentimos que é preciso optar por B, então decidimos por isso. A decisão exige um salto além dos argumentos racionais, uma confiança na própria intuição. É exatamente quando o saber não basta que devemos decidir − do latim decisio: ação deseparar, discriminar. Uma decisão é sempre audaciosa: por definição, ela implica a possibilidade de fracasso.

A decisão, afirmava Aristóteles, deriva mais de uma arte do que de uma ciência; de uma intuição, mais do que do trabalho de uma razão analítica. Isso não significa que seja irracional: ela pode basear-se em um saber, mas sem se reduzir a este. Aristóteles ilustra isso referindo-se a médicos e capitães de navios. Ambos são competentes, mas quando há urgência, diante do risco de morte de um paciente ou em plena tempestade, eles devem decidir sem perder tempo com um exame completo da situação, encontrar a coragem de tomar a decisão no escuro.


(Charles Pépin. As virtudes do fracasso, 2018. Adaptado)

Em relação a escolhas e decisões, o texto permite concluir corretamente que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q955730 | Português, Área de Atuação Manutenção Predial, UNESP, VUNESP, 2025

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder à questão.


Na origem de todos os belos êxitos, há sempre quem tenha corrido riscos, aceitando, portanto, a possibilidade do fracasso. Ousar é, em princípio, arriscar-se ao fracasso.

É possível passar a vida inteira sem jamais ousar nada, optando por coisas razoáveis, esperando sempre que as células das tabelas do Excel estejam preenchidas de modo correto. Mas a que preço? Agir assim é renunciar a qualquer sucesso relevante e deixar de se conhecer de verdade. Mesmo quando nossa audácia não é coroada de sucesso, ela ainda constitui a prova de que temos o senso do risco, de que somos capazes de decisões verdadeiras e não simplesmente de escolhas lógicas.

Decisão e escolha: esses dois termos parecem sinônimos, mas não são. É preciso conhecer a diferença entre eles para aproximar-se do segredo da audácia.

Tomemos uma situação em meio à qual hesitamos entre uma opção A e uma opção B. Se ficar evidente, depois de uma análise racional, que a opção B é melhor do que a outra, então a escolhemos. Essa escolha é fundamentada, explicável, portanto, não há o que decidir. Mas se, apesar da análise, continuamos em dúvida, não temos argumento, mas sentimos que é preciso optar por B, então decidimos por isso. A decisão exige um salto além dos argumentos racionais, uma confiança na própria intuição. É exatamente quando o saber não basta que devemos decidir − do latim decisio: ação deseparar, discriminar. Uma decisão é sempre audaciosa: por definição, ela implica a possibilidade de fracasso.

A decisão, afirmava Aristóteles, deriva mais de uma arte do que de uma ciência; de uma intuição, mais do que do trabalho de uma razão analítica. Isso não significa que seja irracional: ela pode basear-se em um saber, mas sem se reduzir a este. Aristóteles ilustra isso referindo-se a médicos e capitães de navios. Ambos são competentes, mas quando há urgência, diante do risco de morte de um paciente ou em plena tempestade, eles devem decidir sem perder tempo com um exame completo da situação, encontrar a coragem de tomar a decisão no escuro.


(Charles Pépin. As virtudes do fracasso, 2018. Adaptado)

Assinale a alternativa cujo trecho apresenta uma comparação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q955731 | Legislação Estadual, Normas da Universidade Estadual Paulista, Área de Atuação Manutenção Predial, UNESP, VUNESP, 2025

Maria é aluna e líder de sala de uma turma de graduação da Unesp, e se direcionou à direção do Departamento de seu curso para reclamar sobre a forma, utilizada por um docente, de avaliação do rendimento escolar da turma. No começo da conversa, Maria comenta que o professor não repôs as aulas que foram perdidas por falta coletiva dos alunos e que aprovou alguns colegas com notas ligeiramente acima de cinco. Com base nessa situação, Thiago, que atende Maria, pode afirmar, corretamente, com base no Regimento Geral da Unesp, que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q955732 | Edificações, Equipamentos e Ferramentas, Área de Atuação Manutenção Predial, UNESP, VUNESP, 2025

Existem vários tipos de soldadores elétricos, cada um adequado para processos e aplicações específicas. Uma das principais características do soldador MIG/MAG é que ele utiliza um
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q955733 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Área de Atuação Manutenção Predial, UNESP, VUNESP, 2025

A soldagem a gás é o processo que utiliza um gás combustível combinado com um gás comburente para efetuar a união de metais. Esses gases geralmente são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q955735 | Engenharia Civil, Alvenaria e Acabamento, Área de Atuação Manutenção Predial, UNESP, VUNESP, 2025

O graute é aplicado nos vazados dos blocos com objetivo de proporcionar a integração da armadura com a alvenaria, no caso de alvenaria estrutural armada. A diferença do graute para o concreto convencional é, principalmente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q955736 | Engenharia Civil, Alvenaria e Acabamento, Área de Atuação Manutenção Predial, UNESP, VUNESP, 2025

Para que uma alvenaria de vedação seja adequadamente executada é necessário obedecer a alguns critérios. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q955738 | Engenharia Civil, Prevenção e Combate e Incêndio, Área de Atuação Manutenção Predial, UNESP, VUNESP, 2025

Considerando um edifício de 8 pavimentos, com 4 apartamentos em cada um e com uma média de 4 moradores por apartamento, se o consumo diário por pessoa é estimado em 200 litros e a reserva de incêndio é de 20%, o reservatório de água deverá ter uma capacidade mínima de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q955739 | Engenharia Civil, Instalações em Engenharia Civil, Área de Atuação Manutenção Predial, UNESP, VUNESP, 2025

É correto afirmar que, nas instalações prediais de água fria:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q955741 | Engenharia Civil, Instalações Elétricas em Engenharia Civil, Área de Atuação Manutenção Predial, UNESP, VUNESP, 2025

Nos esquemas de aterramento representados como ITN, ITS e ITR, a letra T significa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q955742 | Engenharia Civil, Instalações Elétricas em Engenharia Civil, Área de Atuação Manutenção Predial, UNESP, VUNESP, 2025

As prescrições da norma para instalações de média tensão são, entre outras:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q955743 | Engenharia Civil, Instalações Elétricas em Engenharia Civil, Área de Atuação Manutenção Predial, UNESP, VUNESP, 2025

Quando, nas instalações de média tensão, forem empregadas cores para identificação dos condutores de fase em corrente contínua, os polos positivo e negativo serão, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q955744 | Engenharia Civil, Instalações Elétricas em Engenharia Civil, Área de Atuação Manutenção Predial, UNESP, VUNESP, 2025

Recomenda-se omitir o dispositivo de proteção contra sobrecargas, por razões de segurança, em casos como circuitos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q955745 | Engenharia Civil, Instalações Elétricas em Engenharia Civil, Área de Atuação Manutenção Predial, UNESP, VUNESP, 2025

As instalações elétricas somente serão consideradas desenergizadas e liberadas para trabalho após a realização de uma sequência de procedimentos apropriados, entre os quais o seccionamento. Seccionamento significa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q955746 | Segurança e Saúde no Trabalho, NBR 14039, Área de Atuação Manutenção Predial, UNESP, VUNESP, 2025

De acordo com a NBR 14039, as pessoas que trabalham nas instalações elétricas de média tensão devem usar como equipamentos de proteção, no mínimo, além do capacete, luvas, detector de tensão, botas e tapete isolante, também

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.