Questões de Concursos: Área Microbiologia

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Área Microbiologia. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q953757 | Técnicas em Laboratório, Área Microbiologia, UFCG, UFCG, 2025

Conforme a Resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária/ANVISA (RDC nº 222), os resíduos do Grupo A são resíduos que possuem a possível presença de agentes biológicos que, por suas características, podem apresentar risco de infecção. Esses resíduos são classificados em vários subgrupos (A1 a A5), os quais devem ser submetidos a diferentes processos de tratamento antes de serem descartados. Qual a alternativa CORRETA relacionada ao descarte de materiais biológicos do Grupo A?

2 Q953773 | Biomedicina, Coleta e Transporte de Amostras Clínicas para o Exame Microbiológico, Área Microbiologia, UFCG, UFCG, 2025

Um aspecto muito importante para o isolamento e identificação de bactérias de importância clínica é o procedimento de coleta do material clínico. O material clínico deve ser representativo do local onde ocorre o processo infeccioso, e na obtenção da amostra clínica deve-se utilizar técnicas que evitem ou minimizem a contaminação com bactérias saprófitas que não estejam envolvidas na infecção. Considerando os procedimentos de coleta, qual(ais) da(s) afirmativa(s) abaixo está(ão) correta(s)?

I - A coleta de urina, para realização de urocultura, por punção supra púbica é um método invasivo, mas que evita a contaminação da urina com bactérias saprófitas da genitália humana.
II - A coleta de sangue para a hemocultura deve ser feita por punção venosa. O sangue deve ser coletado com anticoagulante, imediatamente centrifugado e semeado diretamente em meios de cultura sólidos.
III - A coleta de líquor (líquido cefalorraquidiano) deve ser feita de forma asséptica por punção lombar. O líquor nunca deve ser mantido em geladeira antes da semeadura nos meios de cultura.

Assinale a opção que contempla a(s) proposição(ões) CORRETA(S):

3 Q953759 | Técnicas em Laboratório, Microscópios, Área Microbiologia, UFCG, UFCG, 2025

Qual das alternativas abaixo apresenta as partes de um microscópio óptico?

4 Q953760 | Técnicas em Laboratório, Microbiologia Clínica nas Técnicas em Laboratório, Área Microbiologia, UFCG, UFCG, 2025

A microscopia é um dos métodos mais comumente utilizados para detecção de microrganismos diretamente de amostras clínicas. A principal coloração utilizada em laboratórios de microbiologia clínica é a coloração de Gram. Essa coloração permite diferenciar as bactérias em dois grandes grupos que apresentam implicações clínicas diferentes. Considerando as principais bactérias de importância clínica, qual(ais) a(s) alternativa(s) correta(s):

I - Escherichia coli e Staphylococcus aureussão bactérias Gram negativa e Gram positiva, respectivamente.
II - Pseudomonas aeruginosae Enterococcus faecalis são bactérias Gram negativa e Gram positiva, respectivamente.
III - Mycobacterium tuberculosis e Mycoplasma pneumoniae são bactérias Gram negativa e Gram positiva, respectivamente.

Assinale a opção CORRETA:

5 Q953764 | Biomedicina, Aplicação e Execução de Técnicas Bacteriológicas, Área Microbiologia, UFCG, UFCG, 2025

A prova da coagulase avalia a capacidade de microrganismos reagirem com o plasma e formar um coágulo, uma vez que a coagulase é uma proteína com atividade similar à protrombina, capaz de converter o fibrinogênio em fibrina, que resulta na formação de um coágulo visível. Esta prova é muito útil na diferenciação do Staphylococcus aureus (bactéria coagulase positiva) e de outros estafilococos incapazes de coagular o plasma. Considerando as diferentes provas de detecção da coagulase, qual das alternativas abaixo está CORRETA?

6 Q953780 | Técnicas em Laboratório, Técnicas Manuais e Automatizadas de Aparelhos e Materiais, Área Microbiologia, UFCG, UFCG, 2025

A técnica de contraste de fase pode ser utilizada em microscópios ópticos desde que o microscópio seja equipado com objetivas especiais e um condensador de fase. Com a microscopia de contraste de fase, o fundo (campo) se apresenta cinza e a amostra (estrutura celular) fica brilhante. Em qual(is) da(s) situação(ões) abaixo a utilização da técnica de contraste de fase facilita a observação de estruturas?

I - Visualização de sedimentos de urina.
II - Realização de contagens de plaquetas usando o hemocitômetro.
III - A partir de colorações como o Ziehl-Neelsen.

Considerando as asserções é CORRETO o que se afirma em:

7 Q953758 | Técnicas em Laboratório, Área Microbiologia, UFCG, UFCG, 2025

A objetiva de imersão (aumento 100 vezes) é a que permite o maior aumento quando utilizada com a ocular de 10 vezes, gerando uma magnitude de 1000 vezes das estruturas observadas. A objetiva de imersão é utilizada com uma gota de óleo de imersão e permite visualizar células sanguíneas coradas, cortes de tecido e lâminas coradas contendo microrganismos. Qual(is) o(s) ajuste(s) que deve(m) ser feito(s) no microscópio para o uso da objetiva de imersão?

I - O condensador deve ser colocado na posição mais baixa.
II - O diafragma deve ser aberto na sua totalidade para permitir o máximo de luz.
III - Deve-se utilizar apenas o cursor fino para ajuste do foco.

Assinale a opção CORRETA:

8 Q953766 | Biomedicina, Aplicação e Execução de Técnicas Bacteriológicas, Área Microbiologia, UFCG, UFCG, 2025

A realização da técnica de antibiograma por disco-difusão requer que seja preparada uma suspensão bacteriana com uma determinada turbidez. A avaliação da turbidez da suspensão bacteriana deve corresponder a mesma turbidez da escala 0,5 de MacFarland. A escala de MacFarland é obtida pela mistura gradual de uma solução de cloreto de bário e solução de ácido sulfúrico. Qual das alternativas abaixo apresenta a concentração bacteriana CORRETA em unidades formadoras de colônia por mL (UFC/mL) que equivale a escala 0,5 de MacFarland?

9 Q953778 | Biomedicina, Bacteriologia, Área Microbiologia, UFCG, UFCG, 2025

Para a garantia da qualidade dos corantes, da metodologia da coloração e da proficiência da pessoa responsável pela coloração de Gram, é necessário utilizar cepas bacterianas-padrão as quais devem apresentar as características morfotintoriais adequadas após o procedimento da coloração. Qual das cepas abaixo podem ser utilizadas no procedimento de controle de qualidade da coloração de Gram e qual o resultado que ela deve apresentar?

10 Q953771 | Biomedicina, Bacteriologia, Área Microbiologia, UFCG, UFCG, 2025

A prova de identificação bacteriana baseada na reação de catalase é bastante utilizada para diferenciar os gêneros Staphylococcus e Streptococcus. A prova da catalase é uma técnica bastante simples que se baseia na mistura de células bacterianas com solução de peróxido de hidrogênio. Considerando a prova da catalase, qual das alternativas abaixo está CORRETA?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.