Início Questões de Concursos Área Organizacional Resolva questões de Área Organizacional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Área Organizacional Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q1051421 | Gestão de Pessoas, Educação Corporativa, Área Organizacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Acerca dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas, julgue o item subsequente. A fim de determinar a efetividade de um programa de educação corporativa, devem ser realizadas avaliações no nível de resultados, cujo alvo são os efeitos gerados no desempenho das organizações, descontada a influência de outras ações que também possam contribuir com os resultados observados. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q1051444 | Gestão de Pessoas, Aplicando Pessoas, Área Organizacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Acerca de aspectos pertinentes a avaliação de desempenho nas organizações, julgue o próximo item. A avaliação e a gestão de desempenho são processos similares, pois visam dotar as organizações de condições adequadas para as pessoas expressarem seus potenciais e competências. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q1051451 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Área Organizacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Julgue o item seguinte, referente à gestão da qualidade nas organizações.Os grupos de pessoas que se reúnem regularmente para discutir e resolver problemas que afetam a qualidade de seus trabalho são exemplos de círculos da qualidade. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q1051438 | Gestão de Pessoas, Recrutamento e Seleção, Área Organizacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018A respeito de atração e retenção de talentos, julgue o item subsecutivo.Entre as práticas de retenção de talentos que manipulam aspectos de natureza ocupacional incluem-se a retribuição variável por desempenho, o enriquecimento de cargos, o planejamento de carreiras e o aconselhamento profissional. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q1051443 | Segurança e Saúde no Trabalho, Saúde Ocupacional, Área Organizacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Julgue o item que se segue, a respeito de saúde e segurança no trabalho.Os programas de segurança e de saúde constituem atividades paralelas importantes para a manutenção das condições físicas e psicológicas adequadas dos indivíduos nas organizações. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q1051450 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Área Organizacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Julgue o item seguinte, referente à gestão da qualidade nas organizações.O processo contínuo de medição de produtos, serviços e práticas organizacionais refere-se à técnica de melhoria contínua da gestão da qualidade total nas organizações. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q1051420 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Área Organizacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Acerca dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas, julgue o item subsequente. Independente do tipo de ação — treinamento, educação ou desenvolvimento —, o programa instrucional a ser compartilhado com os alunos deverá conter objetivos de aprendizagem, sequência de ensino-aprendizagem, métodos, estratégias e recursos didático-pedagógicos e critérios de avaliação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q1051437 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Área Organizacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018A respeito de atração e retenção de talentos, julgue o item subsecutivo.A gestão das relações com as comunidades internas e externas às organizações, orientada pela lógica do desenvolvimento sustentável, pode ser uma estratégia de atração e retenção de talentos, além de melhorar a imagem da empresa e o seu próprio desempenho. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q1051439 | Gestão de Pessoas, Recrutamento e Seleção, Área Organizacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018A respeito de atração e retenção de talentos, julgue o item subsecutivo.Desde que teoricamente fundamentada e conduzida por profissional qualificado, a entrevista psicológica pode substituir, em processos seletivos, outros procedimentos de investigação da personalidade dos candidatos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q1051445 | Gestão de Pessoas, Aplicando Pessoas, Área Organizacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Acerca de aspectos pertinentes a avaliação de desempenho nas organizações, julgue o próximo item. O padrão de desempenho esperado, ligado às metas e às competências organizacionais, define o grau de confiabilidade da avaliação de desempenho nas organizações. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q1051434 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Área Organizacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018No que concerne às táticas de desenvolvimento de pessoas, julgue o item a seguir.A modelagem comportamental é estruturada a partir dos princípios do autogerenciamento e da estruturação positiva, que são postos em prática a partir do estabelecimento, pelo próprio participante, de objetivos, prazos e mecanismos de autorreforçamento e auto-observação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q1051440 | Segurança e Saúde no Trabalho, Saúde Ocupacional, Área Organizacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Julgue o item que se segue, a respeito de saúde e segurança no trabalho.Os paradigmas da excelência organizacional, da competitividade e da inovação constante causam impactos na saúde ocupacional no curto prazo, mas contribuem para a melhoria da qualidade de vida no trabalho no longo prazo em virtude do aumento da produtividade e da qualificação profissional. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q1051453 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Área Organizacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Julgue o item seguinte, referente à gestão da qualidade nas organizações.A gestão da qualidade total enfatiza o trabalho em equipe para aumentar a satisfação do cliente e diminuir os custos da organização. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q1051433 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Área Organizacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018No que concerne às táticas de desenvolvimento de pessoas, julgue o item a seguir.É possível distinguir coaching e mentoring a partir dos objetivos destas duas atividades: enquanto a primeira visa ao desenvolvimento de habilidades e ao aumento do desempenho no trabalho, a segunda almeja o desenvolvimento de carreira no longo prazo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q1051442 | Segurança e Saúde no Trabalho, Medicina do Trabalho, Área Organizacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Julgue o item que se segue, a respeito de saúde e segurança no trabalho.O absenteísmo é o principal indicador de que a saúde psíquica e as condições ocupacionais não estão em níveis adequados, demandando planos de melhoria no clima organizacional e na qualidade de vida no trabalho. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q1051435 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas Nas Organizações, Área Organizacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018No que concerne às táticas de desenvolvimento de pessoas, julgue o item a seguir.Ao induzir os participantes a representarem papéis que se opõem às suas convicções, a dramatização pode ser útil na modificação de atitudes, valores e comportamentos indesejáveis no trabalho, uma vez que estimula o surgimento de dissonâncias cognitivas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q1051446 | Gestão de Pessoas, Aplicando Pessoas, Área Organizacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Acerca de aspectos pertinentes a avaliação de desempenho nas organizações, julgue o próximo item. Critérios contaminados referem-se àqueles que foram afetados por elementos que não fazem parte do desempenho real e prejudicam as medidas de avaliação de desempenho. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q1051422 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Área Organizacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Acerca dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas, julgue o item subsequente. Se, com determinada ação de treinamento visa-se, ao final, tornar os aprendizes capazes de elaborar mapas organizacionais de competências individuais, então são apropriadas as seguintes estratégias de ensino-aprendizagem: exposição oral dialogada e casos de ensino. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q1051423 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Área Organizacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Acerca dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas, julgue o item subsequente. Para exercer efeitos positivos na motivação dos aprendizes, os objetivos de ensino devem ser formulados de maneira clara, desafiadora e factível, como no seguinte exemplo: ao final do curso, os aprendizes devem ser capazes de identificar necessidades de aprendizagem de natureza afetiva, psicomotora e cognitiva. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q1051441 | Segurança e Saúde no Trabalho, Medicina do Trabalho, Área Organizacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Julgue o item que se segue, a respeito de saúde e segurança no trabalho.O sofrimento criativo descreve o processo de mobilização do indivíduo para transformar seu sofrimento em algo benéfico para si mesmo, o que faz com que ele disponha de certa liberdade de negociação na organização do trabalho. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q1051421 | Gestão de Pessoas, Educação Corporativa, Área Organizacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Acerca dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas, julgue o item subsequente. A fim de determinar a efetividade de um programa de educação corporativa, devem ser realizadas avaliações no nível de resultados, cujo alvo são os efeitos gerados no desempenho das organizações, descontada a influência de outras ações que também possam contribuir com os resultados observados. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q1051444 | Gestão de Pessoas, Aplicando Pessoas, Área Organizacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Acerca de aspectos pertinentes a avaliação de desempenho nas organizações, julgue o próximo item. A avaliação e a gestão de desempenho são processos similares, pois visam dotar as organizações de condições adequadas para as pessoas expressarem seus potenciais e competências. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q1051451 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Área Organizacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Julgue o item seguinte, referente à gestão da qualidade nas organizações.Os grupos de pessoas que se reúnem regularmente para discutir e resolver problemas que afetam a qualidade de seus trabalho são exemplos de círculos da qualidade. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q1051438 | Gestão de Pessoas, Recrutamento e Seleção, Área Organizacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018A respeito de atração e retenção de talentos, julgue o item subsecutivo.Entre as práticas de retenção de talentos que manipulam aspectos de natureza ocupacional incluem-se a retribuição variável por desempenho, o enriquecimento de cargos, o planejamento de carreiras e o aconselhamento profissional. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q1051443 | Segurança e Saúde no Trabalho, Saúde Ocupacional, Área Organizacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Julgue o item que se segue, a respeito de saúde e segurança no trabalho.Os programas de segurança e de saúde constituem atividades paralelas importantes para a manutenção das condições físicas e psicológicas adequadas dos indivíduos nas organizações. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q1051450 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Área Organizacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Julgue o item seguinte, referente à gestão da qualidade nas organizações.O processo contínuo de medição de produtos, serviços e práticas organizacionais refere-se à técnica de melhoria contínua da gestão da qualidade total nas organizações. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q1051420 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Área Organizacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Acerca dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas, julgue o item subsequente. Independente do tipo de ação — treinamento, educação ou desenvolvimento —, o programa instrucional a ser compartilhado com os alunos deverá conter objetivos de aprendizagem, sequência de ensino-aprendizagem, métodos, estratégias e recursos didático-pedagógicos e critérios de avaliação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q1051437 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Área Organizacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018A respeito de atração e retenção de talentos, julgue o item subsecutivo.A gestão das relações com as comunidades internas e externas às organizações, orientada pela lógica do desenvolvimento sustentável, pode ser uma estratégia de atração e retenção de talentos, além de melhorar a imagem da empresa e o seu próprio desempenho. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q1051439 | Gestão de Pessoas, Recrutamento e Seleção, Área Organizacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018A respeito de atração e retenção de talentos, julgue o item subsecutivo.Desde que teoricamente fundamentada e conduzida por profissional qualificado, a entrevista psicológica pode substituir, em processos seletivos, outros procedimentos de investigação da personalidade dos candidatos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q1051445 | Gestão de Pessoas, Aplicando Pessoas, Área Organizacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Acerca de aspectos pertinentes a avaliação de desempenho nas organizações, julgue o próximo item. O padrão de desempenho esperado, ligado às metas e às competências organizacionais, define o grau de confiabilidade da avaliação de desempenho nas organizações. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q1051434 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Área Organizacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018No que concerne às táticas de desenvolvimento de pessoas, julgue o item a seguir.A modelagem comportamental é estruturada a partir dos princípios do autogerenciamento e da estruturação positiva, que são postos em prática a partir do estabelecimento, pelo próprio participante, de objetivos, prazos e mecanismos de autorreforçamento e auto-observação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q1051440 | Segurança e Saúde no Trabalho, Saúde Ocupacional, Área Organizacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Julgue o item que se segue, a respeito de saúde e segurança no trabalho.Os paradigmas da excelência organizacional, da competitividade e da inovação constante causam impactos na saúde ocupacional no curto prazo, mas contribuem para a melhoria da qualidade de vida no trabalho no longo prazo em virtude do aumento da produtividade e da qualificação profissional. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q1051453 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Área Organizacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Julgue o item seguinte, referente à gestão da qualidade nas organizações.A gestão da qualidade total enfatiza o trabalho em equipe para aumentar a satisfação do cliente e diminuir os custos da organização. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q1051433 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Área Organizacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018No que concerne às táticas de desenvolvimento de pessoas, julgue o item a seguir.É possível distinguir coaching e mentoring a partir dos objetivos destas duas atividades: enquanto a primeira visa ao desenvolvimento de habilidades e ao aumento do desempenho no trabalho, a segunda almeja o desenvolvimento de carreira no longo prazo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q1051442 | Segurança e Saúde no Trabalho, Medicina do Trabalho, Área Organizacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Julgue o item que se segue, a respeito de saúde e segurança no trabalho.O absenteísmo é o principal indicador de que a saúde psíquica e as condições ocupacionais não estão em níveis adequados, demandando planos de melhoria no clima organizacional e na qualidade de vida no trabalho. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q1051435 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas Nas Organizações, Área Organizacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018No que concerne às táticas de desenvolvimento de pessoas, julgue o item a seguir.Ao induzir os participantes a representarem papéis que se opõem às suas convicções, a dramatização pode ser útil na modificação de atitudes, valores e comportamentos indesejáveis no trabalho, uma vez que estimula o surgimento de dissonâncias cognitivas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q1051446 | Gestão de Pessoas, Aplicando Pessoas, Área Organizacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Acerca de aspectos pertinentes a avaliação de desempenho nas organizações, julgue o próximo item. Critérios contaminados referem-se àqueles que foram afetados por elementos que não fazem parte do desempenho real e prejudicam as medidas de avaliação de desempenho. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q1051422 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Área Organizacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Acerca dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas, julgue o item subsequente. Se, com determinada ação de treinamento visa-se, ao final, tornar os aprendizes capazes de elaborar mapas organizacionais de competências individuais, então são apropriadas as seguintes estratégias de ensino-aprendizagem: exposição oral dialogada e casos de ensino. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q1051423 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Área Organizacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Acerca dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas, julgue o item subsequente. Para exercer efeitos positivos na motivação dos aprendizes, os objetivos de ensino devem ser formulados de maneira clara, desafiadora e factível, como no seguinte exemplo: ao final do curso, os aprendizes devem ser capazes de identificar necessidades de aprendizagem de natureza afetiva, psicomotora e cognitiva. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q1051441 | Segurança e Saúde no Trabalho, Medicina do Trabalho, Área Organizacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Julgue o item que se segue, a respeito de saúde e segurança no trabalho.O sofrimento criativo descreve o processo de mobilização do indivíduo para transformar seu sofrimento em algo benéfico para si mesmo, o que faz com que ele disponha de certa liberdade de negociação na organização do trabalho. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro