Questões de Concursos Área Organizacional

Resolva questões de Área Organizacional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1Q1051421 | Gestão de Pessoas, Educação Corporativa, Área Organizacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas, julgue o item subsequente.

A fim de determinar a efetividade de um programa de educação corporativa, devem ser realizadas avaliações no nível de resultados, cujo alvo são os efeitos gerados no desempenho das organizações, descontada a influência de outras ações que também possam contribuir com os resultados observados.

  1. ✂️
  2. ✂️

2Q1051433 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Área Organizacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

No que concerne às táticas de desenvolvimento de pessoas, julgue o item a seguir.

É possível distinguir coaching e mentoring a partir dos objetivos destas duas atividades: enquanto a primeira visa ao desenvolvimento de habilidades e ao aumento do desempenho no trabalho, a segunda almeja o desenvolvimento de carreira no longo prazo.

  1. ✂️
  2. ✂️

3Q1051434 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Área Organizacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

No que concerne às táticas de desenvolvimento de pessoas, julgue o item a seguir.

A modelagem comportamental é estruturada a partir dos princípios do autogerenciamento e da estruturação positiva, que são postos em prática a partir do estabelecimento, pelo próprio participante, de objetivos, prazos e mecanismos de autorreforçamento e auto-observação.

  1. ✂️
  2. ✂️

4Q1051438 | Gestão de Pessoas, Recrutamento e Seleção, Área Organizacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito de atração e retenção de talentos, julgue o item subsecutivo.

Entre as práticas de retenção de talentos que manipulam aspectos de natureza ocupacional incluem-se a retribuição variável por desempenho, o enriquecimento de cargos, o planejamento de carreiras e o aconselhamento profissional.

  1. ✂️
  2. ✂️

5Q1051441 | Segurança e Saúde no Trabalho, Medicina do Trabalho, Área Organizacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue o item que se segue, a respeito de saúde e segurança no trabalho.

O sofrimento criativo descreve o processo de mobilização do indivíduo para transformar seu sofrimento em algo benéfico para si mesmo, o que faz com que ele disponha de certa liberdade de negociação na organização do trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️

6Q1051444 | Gestão de Pessoas, Aplicando Pessoas, Área Organizacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca de aspectos pertinentes a avaliação de desempenho nas organizações, julgue o próximo item.

A avaliação e a gestão de desempenho são processos similares, pois visam dotar as organizações de condições adequadas para as pessoas expressarem seus potenciais e competências.
  1. ✂️
  2. ✂️

7Q1051450 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Área Organizacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue o item seguinte, referente à gestão da qualidade nas organizações.

O processo contínuo de medição de produtos, serviços e práticas organizacionais refere-se à técnica de melhoria contínua da gestão da qualidade total nas organizações.

  1. ✂️
  2. ✂️

8Q1051451 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Área Organizacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue o item seguinte, referente à gestão da qualidade nas organizações.

Os grupos de pessoas que se reúnem regularmente para discutir e resolver problemas que afetam a qualidade de seus trabalho são exemplos de círculos da qualidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

10Q1051420 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Área Organizacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas, julgue o item subsequente.

Independente do tipo de ação — treinamento, educação ou desenvolvimento —, o programa instrucional a ser compartilhado com os alunos deverá conter objetivos de aprendizagem, sequência de ensino-aprendizagem, métodos, estratégias e recursos didático-pedagógicos e critérios de avaliação.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.