Questões de Concursos Área Petróleo e Gás

Resolva questões de Área Petróleo e Gás comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q920457 | Química, Petróleo, Área Petróleo e Gás, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Para detectarem a probabilidade de existência de petróleo em determinada área, equipes multidisciplinares buscam indícios da presença de acumulações de hidrocarbonetos. Esse tipo de investigação precedeu as descobertas das bacias do Pré-Sal brasileiro. Além disso, nas áreas do Pré-Sal brasileiro, algumas condições essenciais indicariam a existência (ou os indícios) de acumulação de petróleo. Sobre essas condições, avalie as apresentadas abaixo.
I. Existência de uma rocha geradora com temperatura apropriada.
II. Existência de aquíferos de grandes dimensões.
III. Possibilidade de migração dos hidrocarbonetos para a rocha reservatório.
IV. Presença de rochas ígneas na área pesquisada.
Estão corretas as condições descritas nos itens
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q920458 | Química, Petróleo, Área Petróleo e Gás, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Em uma região do Nordeste, foi encontrada uma bacia com probabilidade de exploração de petróleo e, após uma série de estudos da área, o engenheiro decidiu realizar uma prospecção para definir a perfuração de um poço pioneiro. A equipe deve decidir quais métodos podem ser utilizados, para determinar onde será realizada a perfuração do poço. Sobre essa temática, analise os métodos abaixo.
I. Aerofotogrametria
II. Gravimetria
III. Testemunhagem
IV. Cimentação
Quanto aos métodos adequados para decidir onde será perfurado o poço, estão corretos os apresentados nos itens
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q920459 | Química, Petróleo, Área Petróleo e Gás, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Um grupo de geólogos analisou o aprisionamento do petróleo nas acumulações de uma bacia. Esse aprisionamento é obtido por meio de armadilhas que são classificadas como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q920460 | Engenharia de Petróleo, Poços e Perfurações, Área Petróleo e Gás, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Um engenheiro de campo analisa os componentes de uma sonda de perfuração e verifica os equipamentos que são agrupados em sistemas. Ele solicita ao estagiário que estude alguns sistemas da sonda. Atendendo a solicitação, o estagiário precisou estudar os sistemas de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q920461 | Engenharia de Petróleo, Poços e Perfurações, Área Petróleo e Gás, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Na análise de um projeto de perfuração, foi necessário avaliar o sistema de circulação de uma sonda, envolvendo as fases de injeção, retorno e tratamento do fluido de perfuração. Essa análise exige também a avaliação dos equipamentos apropriados. Sobre esses equipamentos, avalie os apresentados abaixo.
I. Peneira vibratória.
II. Catarina.
III. Mesa rotativa.
IV. Desareiador.
Nesse caso, os equipamentos apropriados a serem submetidos à avaliação estão presentes nos itens
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q920462 | Engenharia de Petróleo, Poços e Perfurações, Área Petróleo e Gás, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Na região do Canto do Amaro está sendo realizada a perfuração de um poço de petróleo. Para realizar esse procedimento, é necessária a descida da coluna de perfuração que é responsável pela transmissão de rotação e do peso sobre a broca. Para isso, alguns componentes importantes da coluna são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q920463 | Engenharia de Petróleo, Poços e Perfurações, Área Petróleo e Gás, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Um estagiário presenciou a perfuração de um poço, onde estava acontecendo algumas operações conhecidas como especiais na engenharia de perfuração de poços. O engenheiro explicou a importância desses tipos de operações na indústria e solicitou ao estagiário que fizesse uma revisão do assunto, o que incluiria, necessariamente, a análise das operações necessárias no processo de perfuração. Sobre essa temática, avalie as operações apresentadas abaixo.
I. Manobra.
II. Testemunhagem.
III. Cimentação.
IV. Pescaria.
As operações especiais necessárias no processo de perfuração estão presentes nos itens
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q920464 | Engenharia de Petróleo, Poços e Perfurações, Área Petróleo e Gás, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Um professor estava discutindo com seus alunos sobre as características de reservatórios de petróleo, incluindo suas dimensões e qualidades. Ele concluiu que, para reservatórios de dimensões idênticas, a propriedade que tem maior impacto no volume de fluidos contidos na rocha seria a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q920465 | Química, Petróleo, Área Petróleo e Gás, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Foram descobertos dois reservatórios (A e B) com valores semelhantes de pressão, saturação de fluidos e viscosidades. A área e a espessura com óleo também são semelhantes. O reservatório “A” tem permeabilidade de 850 mD, porosidade de 18%, compressibilidade de 4,0 x 10-61/psi e densidade relativa da rocha de 2,65. O reservatório “B” tem permeabilidade de 300 mD, porosidade de 27%, compressibilidade de 4,5 x 10-6 1/psi e densidade relativa da rocha de 2,60. Nos dois reservatórios pode existir fluxo dos fluidos no meio poroso e, por hipótese, haveria maior ou menor facilidade de deslocamento dos fluidos em cada um desses reservatórios. No caso descrito, avaliando-se esse aspecto, é correto concluir que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q920466 | Química, Petróleo, Área Petróleo e Gás, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Durante uma aula sobre reservatórios de petróleo, o professor explicou aos alunos os principais mecanismos de produção de óleo, suas características mais importantes e os fatores de recuperação típicos. Nesse contexto, analise os mecanismos apresentados abaixo.
I. Injeção de vapor.
II. Gás em solução.
III. Influxo de água.
IV. Injeção de CO2.
Os principais mecanismos de produção de óleo nos reservatórios de petróleo estão presentes nos itens
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q920467 | Engenharia de Petróleo, Análises de Bacias Sedimentares, Área Petróleo e Gás, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

O reservatório Tabatinga foi descoberto e colocado em produção em junho de 2018, avaliado com um volume original de óleo de 2.000.000 m³std e um fator de recuperação esperado de 20%. Em dezembro de 2021, a produção acumulada de óleo atingiu 100.000 m³std e, após analisar os dados, o engenheiro calculou a reserva nessa data para colocar no relatório anual da empresa. Nesse caso, o valor calculado da reserva de óleo foi de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q920468 | Engenharia de Petróleo, Análises de Bacias Sedimentares, Área Petróleo e Gás, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

O reservatório Pirangi tem um fator de recuperação estimado em 12%. A equipe verificou algumas características do reservatório, tais como: porosidade de 20%, viscosidade do óleo de 2 cP (na condição de reservatório) e permeabilidade de 300 mD. Os engenheiros envolvidos desejam aumentar esse fator, com baixo custo, e estão projetando um método convencional de recuperação. Com base no exposto, analise os métodos apresentados abaixo.
I. Injeção de vapor.
II. Injeção de tensoativos.
III. Injeção de água.
IV. Injeção de gás não miscível.
Os métodos convencionais mais apropriados para esse projeto de recuperação estão presentes nos itens
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q920469 | Engenharia de Petróleo, Análises de Bacias Sedimentares, Área Petróleo e Gás, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

É de conhecimento geral que não é possível prever com exatidão onde existe petróleo e, sim, onde há as condições favoráveis para sua existência. Por isso, para encontrar novas jazidas de petróleo, é necessária uma análise das bacias sedimentares a fim de verificar os locais mais favoráveis à presença dessas jazidas e, para isso, podem ser utilizados métodos de prospecção de petróleo. Sobre esse tipo de investigação, analise as afirmativas abaixo.
I Para a análise inicial de uma bacia, podem ser utilizados os métodos geológicos, métodos potenciais e métodos sísmicos.
II É necessário realizar um estudo exploratório para conhecer os possíveis lugares com acumulação de hidrocarbonetos, por meio de consulta a mapas de superfícies, entre outros.
III Para a análise inicial de uma bacia, devem ser utilizados métodos de injeção de vapor, métodos de injeção de gás e métodos de injeção de água.
IV É necessária a perfuração de diferentes poços em diferentes locais no início da prospecção de petróleo.
Em relação à análise das bacias sedimentares, estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q920470 | Engenharia de Petróleo, Análises de Bacias Sedimentares, Área Petróleo e Gás, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Foi realizada a perfuração de um poço para extrair petróleo na região de Canto do Amaro/RN. Nessa operação, foi testado um novo fluido de perfuração, fabricado por um laboratório novo no mercado. Durante o processo de perfuração com o novo fluido, houve um colapso das paredes do reservatório e foi perdida uma das ferramentas de perfuração. Os engenheiros enviaram uma amostra do fluido para um laboratório com experiência em fluidos de perfuração. O resultado da análise realizada pelo laboratório indicou que o principal motivo para o colapso das paredes do reservatório foi relacionado ao fluido de perfuração que apresentou
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q920471 | Engenharia de Petróleo, Análises de Bacias Sedimentares, Área Petróleo e Gás, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Técnicos de uma empresa de petróleo planejam realizar a perfuração de um poço de petróleo em um reservatório com alta pressão e alta temperatura (HPHT), e que tem regiões argilosas e plásticas em muitas camadas. Para tanto, foram testadas diferentes bases de fluidos de perfuração com a finalidade de se conhecer qual seria o mais apropriado, tecnicamente, para o caso em questão. Findos os testes, concluiu-se corretamente pela recomendação do uso de um fluido à base de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q920472 | Engenharia de Petróleo, Fundamentos de Petróleo, Área Petróleo e Gás, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Um engenheiro de uma empresa de petróleo pretende caracterizar uma amostra de uma rocha-reservatório para conhecer se a rocha é pouco ou muito permeável. A amostra é levada a um laboratório. O técnico realiza um experimento de fluxo no meio poroso, saturando a rocha só com óleo (viscosidade do óleo de 1,5 cP, na temperatura de 25°C). Analisa o sistema em forma unidimensional e horizontal, utilizando uma vazão de 1,8 cm³/s. A amostra é um paralelepípedo de 3 cm² de área exposta ao fluxo, com um comprimento (L) de 5 cm. A pressão no início do sistema (L=0) é de 3,5 atm e, no final (L= 5cm), de 2 atm. Com base nesse caso, analise as afirmativas abaixo.
I A rocha tem baixa permeabilidade o que vai permitir uma baixa produção de óleo.
II Devido à alta permeabilidade da rocha, vai existir uma boa produção de óleo.
III A permeabilidade absoluta da rocha é um parâmetro que deve ser considerado na produção de hidrocarbonetos.
IV A permeabilidade absoluta da rocha não interfere na produção de óleo, por isso sempre haverá uma boa produção de óleo.
Em relação aos resultados da análise da amostra, estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q920473 | Engenharia de Petróleo, Geologia do Petróleo, Área Petróleo e Gás, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Foi encontrada uma jazida de gás no Norte do Brasil, numa temperatura de 60°C e pressão de 50,0 atm. A condição inicial do gás, num diagrama Pressão x Temperatura, está à direita da tangente vertical (cricondenterma) da curva de pontos de orvalho. O gás produzido foi levado para o separador onde verificou-se que, na condição de superfície (1 atm, 25°C), os hidrocarbonetos apresentavam uma porcentagem volumétrica de 90% na fase gasosa, e 10% na fase líquida. Nesse caso, a literatura indica que se trata de um reservatório de gás
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q920474 | Engenharia de Petróleo, Fundamentos de Petróleo, Área Petróleo e Gás, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Um reservatório de óleo subsaturado na área do RN, com volume poroso de 5.000.000 m³, está sendo produzido naturalmente. A produção acumulada de óleo, em 5 anos, corresponde a 375.000 m³std, o valor da pressão do reservatório medida nesse tempo foi de 20,0 kgf/cm² e a saturação da água conata no reservatório foi calculada em 0,25. Na época da descoberta, foi realizada uma análise do óleo e medido um fator volume de formação do óleo de 1,25. Com base nessas informações, o engenheiro encontrou uma fração recuperada, em relação ao óleo original, no campo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q920475 | Engenharia de Petróleo, Fundamentos de Química Orgânica, Área Petróleo e Gás, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Um reservatório está sendo produzido utilizando sua energia natural e a malha matriz do reservatório consiste em 5 poços produtores verticais. O óleo dentro do reservatório se encontra numa temperatura inicial de 41°C, possui uma razão de solubilidade de 10 m³STD/m³STD, viscosidade de 5.000 cP na temperatura inicial, permeabilidade horizontal média de 1000 mD, porosidade de 20% e uma saturação de água conata de 28%. Após um ano, verificou-se que a produção tem sido muito baixa. O engenheiro de campo propôs um método avançado de recuperação, decidindo transformar um dos poços em injetor e deixando 4 poços como produtores, com base na experiência em outros campos nos quais ele trabalhou. Com base nessas informações, o método de recuperação recomendado para aumentar eficientemente a recuperação de óleo deve ser a injeção
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q920476 | Engenharia de Petróleo, Geologia do Petróleo, Área Petróleo e Gás, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Foi realizado um teste de poços em um reservatório de óleo subsaturado. O óleo possui uma viscosidade inicial de 50 cP na temperatura de 45°C. Em 5 dias de produção do poço, foram medidas as pressões do reservatório e do poço, com o seguinte resultado: a pressão do reservatório de 27,5 kgf/cm² e pressão dentro do poço de 22,5 kgf/cm². O índice de produtividade do poço é de 0,25 (m³cm²)/(kgf.d). Para que o poço possa ser considerado “econômico” e continuar com a produção, ele deve ter uma vazão considerada econômica maior que 5 m³std/dia. Com base no exposto, analise as afirmativas abaixo.
I. O hidrocarboneto está nas fases gás e líquida dentro do reservatório e por isso o modelo mais apropriado é o modelo linear para o cálculo do índice de produtividade.
II. O hidrocarboneto está na fase líquida nas condições de reservatório e por isso pode ser considerado um modelo linear para o cálculo do índice de produtividade.
III. O poço deve ser fechado já que a produção é menor que a vazão mínima econômica.
IV. O poço pode se manter aberto já que a produção ainda é maior que o a vazão mínima econômica.
Das afirmativas, estão corretas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.