Questões de Concurso Área Produção Audiovisual

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q1011579 | Áudio e Vídeo, Câmera Objetivas lentes, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, relativo aos componentes da câmera, ao videografismo, ao contraste e à cor.

A escolha de uma lente com baixa aberração cromática e alto índice de reprodução de cor (IRC) contribui para a fidelidade visual da imagem captada, facilitando o trabalho de videografismo e correção de cor na pós-produção.

2 Q1011562 | Áudio e Vídeo, Softwares, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca de funcionalidades desoftwaresde edição e da mixagem de áudio no contexto da produção audiovisual, julgue o item que se segue.

Audacity e Adobe Audition são softwares que oferecem, além do corte básico de gravações, funcionalidades de ajustes precisos de volume e efeitos como reverberação, sem a necessidade de uso de plug-ins ou ferramentas especializadas que complementem seus recursos.

3 Q1011576 | Pedagogia, Mídias, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere às tecnologias de ensino e a seu uso educacional, julgue o seguinte item.

A videoconferência é uma ferramenta que aumenta a interação entre alunos e professores, permite acesso a conteúdos e informações mesmo a distância e possibilita a realização de aulas síncronas e colaborações em tempo real fora da sala de aula física.

4 Q1011558 | Áudio e Vídeo, Microfone, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito de características técnicas e aplicações práticas de microfones e dos equipamentos analógicos e digitais, julgue o item a seguir.

Por captarem melhor as nuances da voz humana, microfones dinâmicos são mais indicados para gravações em estúdios, ao passo que microfones condensadores são menos sensíveis e, portanto, geralmente são adequados a lugares com muito ruído.

5 Q1011559 | Áudio e Vídeo, Microfone, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito de características técnicas e aplicações práticas de microfones e dos equipamentos analógicos e digitais, julgue o item a seguir.

Em ambientes com ruído constante, como salas com ar-condicionado, microfones omnidirecionais são preferíveis aos cardioides para evitar ruídos indesejados na gravação.

6 Q1011560 | Áudio e Vídeo, Microfone, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito de características técnicas e aplicações práticas de microfones e dos equipamentos analógicos e digitais, julgue o item a seguir.

Equipamentos analógicos trabalham com sinais contínuos, enquanto os digitais utilizam sinais discretos, por isso estes garantem melhor precisão no trabalho de edição depois da gravação.

7 Q1011561 | Áudio e Vídeo, Softwares, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca de funcionalidades de softwares de edição e da mixagem de áudio no contexto da produção audiovisual, julgue o item que se segue.

Na mixagem de uma música com várias trilhas, a utilização de automação de volume e equalização é essencial para o equilíbrio dos sons e a clareza na audição.

8 Q1011563 | Pedagogia, Mídias, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito de gestão, tutoria e integração em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), bem como de aspectos técnicos e pedagógicos das videoconferências e das webconferências, julgue o próximo item.

Ao controlar as permissões dos participantes em uma webconferência, o organizador pode manter a ordem e o foco da reunião.

9 Q1011565 | Pedagogia, Mídias, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito de gestão, tutoria e integração em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), bem como de aspectos técnicos e pedagógicos das videoconferências e das webconferências, julgue o próximo item.

As funcionalidades do Moodle transcendem a mera disponibilização de conteúdo estático, contudo esse AVA carece de mecanismos intrínsecos e robustos para o monitoramento granular da participação dos discentes, o que, por conseguinte, impede uma implementação eficaz da avaliação formativa contínua, crucial para o refinamento do processo de ensino-aprendizagem.

10 Q1011566 | Pedagogia, Mídias, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito de gestão, tutoria e integração em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), bem como de aspectos técnicos e pedagógicos das videoconferências e das webconferências, julgue o próximo item.

Analisar métricas como as taxas de acesso e de conclusão em cursos online ajuda a melhorar a gestão pedagógica e a reduzir a evasão.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.