Questões de Concursos Área Produção Audiovisual

Resolva questões de Área Produção Audiovisual comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1011558 | Áudio e Vídeo, Microfone, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito de características técnicas e aplicações práticas de microfones e dos equipamentos analógicos e digitais, julgue o item a seguir.

Por captarem melhor as nuances da voz humana, microfones dinâmicos são mais indicados para gravações em estúdios, ao passo que microfones condensadores são menos sensíveis e, portanto, geralmente são adequados a lugares com muito ruído.

  1. ✂️
  2. ✂️

2Q1011559 | Áudio e Vídeo, Microfone, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito de características técnicas e aplicações práticas de microfones e dos equipamentos analógicos e digitais, julgue o item a seguir.

Em ambientes com ruído constante, como salas com ar-condicionado, microfones omnidirecionais são preferíveis aos cardioides para evitar ruídos indesejados na gravação.

  1. ✂️
  2. ✂️

3Q1011560 | Áudio e Vídeo, Microfone, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito de características técnicas e aplicações práticas de microfones e dos equipamentos analógicos e digitais, julgue o item a seguir.

Equipamentos analógicos trabalham com sinais contínuos, enquanto os digitais utilizam sinais discretos, por isso estes garantem melhor precisão no trabalho de edição depois da gravação.

  1. ✂️
  2. ✂️

4Q1011561 | Áudio e Vídeo, Softwares, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca de funcionalidades de softwares de edição e da mixagem de áudio no contexto da produção audiovisual, julgue o item que se segue.

Na mixagem de uma música com várias trilhas, a utilização de automação de volume e equalização é essencial para o equilíbrio dos sons e a clareza na audição.

  1. ✂️
  2. ✂️

5Q1011562 | Áudio e Vídeo, Softwares, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca de funcionalidades desoftwaresde edição e da mixagem de áudio no contexto da produção audiovisual, julgue o item que se segue.

Audacity e Adobe Audition são softwares que oferecem, além do corte básico de gravações, funcionalidades de ajustes precisos de volume e efeitos como reverberação, sem a necessidade de uso de plug-ins ou ferramentas especializadas que complementem seus recursos.

  1. ✂️
  2. ✂️

6Q1011563 | Pedagogia, Mídias, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito de gestão, tutoria e integração em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), bem como de aspectos técnicos e pedagógicos das videoconferências e das webconferências, julgue o próximo item.

Ao controlar as permissões dos participantes em uma webconferência, o organizador pode manter a ordem e o foco da reunião.

  1. ✂️
  2. ✂️

7Q1011564 | Noções de Informática, Nuvem cloud computing e cloud storage, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito de gestão, tutoria e integração em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), bem como de aspectos técnicos e pedagógicos das videoconferências e das webconferências, julgue o próximo item.

Gravar reuniões automaticamente e guardá-las em nuvem é uma prática que garante o registro, a possibilidade de revisão e a segurança das webconferências.

  1. ✂️
  2. ✂️

8Q1011565 | Pedagogia, Mídias, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito de gestão, tutoria e integração em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), bem como de aspectos técnicos e pedagógicos das videoconferências e das webconferências, julgue o próximo item.

As funcionalidades do Moodle transcendem a mera disponibilização de conteúdo estático, contudo esse AVA carece de mecanismos intrínsecos e robustos para o monitoramento granular da participação dos discentes, o que, por conseguinte, impede uma implementação eficaz da avaliação formativa contínua, crucial para o refinamento do processo de ensino-aprendizagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

9Q1011566 | Pedagogia, Mídias, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito de gestão, tutoria e integração em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), bem como de aspectos técnicos e pedagógicos das videoconferências e das webconferências, julgue o próximo item.

Analisar métricas como as taxas de acesso e de conclusão em cursos online ajuda a melhorar a gestão pedagógica e a reduzir a evasão.

  1. ✂️
  2. ✂️

10Q1011567 | Pedagogia, Mídias, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito de gestão, tutoria e integração em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), bem como de aspectos técnicos e pedagógicos das videoconferências e das webconferências, julgue o próximo item.

Integrar plataformas como Moodle e BigBlueButton enriquece o ensino, mas exige cuidado com a configuração dos servidores, a manutenção do equipamento e o treinamento dos usuários.

  1. ✂️
  2. ✂️

11Q1011568 | Noções de Informática, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando os avanços tecnológicos e as práticas atuais relacionadas a videoconferências, julgue o seguinte item.

As conexões via IP são mais flexíveis e mais bem adaptadas às redes atuais do que as conexões via ISDN e, por isso, são mais utilizadas que estas nas videoconferências.

  1. ✂️
  2. ✂️

12Q1011569 | Noções de Informática, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando os avanços tecnológicos e as práticas atuais relacionadas a videoconferências, julgue o seguinte item.

A ocorrência de áudio saturado e de vídeo em baixa qualidade indica que a configuração não está adequada à banda e aos equipamentos utilizados.

  1. ✂️
  2. ✂️

13Q1011570 | Noções de Informática, Protocolo e Serviço, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando os avanços tecnológicos e as práticas atuais relacionadas a videoconferências, julgue o seguinte item.

Os protocolos SIP e H.323, de uso comum em empresas, garantem que diferentes sistemas de videoconferência funcionem juntos.

  1. ✂️
  2. ✂️

14Q1011571 | Noções de Informática, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca de funcionalidades, desafios técnicos e interoperabilidade em sistemas de webconferência, julgue o item a seguir.

Por utilizarem a tecnologia WebRTC, as plataformas de webconferência modernas dispensam completamente a instalação de softwares ou plug-ins e funcionam de forma universal, sem necessidade de ajustes prévios.

  1. ✂️
  2. ✂️

15Q1011572 | Noções de Informática, Protocolo e Serviço, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca de funcionalidades, desafios técnicos e interoperabilidade em sistemas de webconferência, julgue o item a seguir.

A integração entre sistemas que utilizam os protocolos H.323, SIP e WebRTC depende do uso de gateways, o que, no entanto, pode impactar aspectos como a segurança e a qualidade das videoconferências.

  1. ✂️
  2. ✂️

16Q1011573 | Pedagogia, Mídias, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere às tecnologias de ensino e a seu uso educacional, julgue o seguinte item.

A TV ainda é uma ferramenta importante no contexto educacional atual, pois permite a exibição de conteúdos educativos acessíveis.

  1. ✂️
  2. ✂️

17Q1011574 | Pedagogia, Mídias, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere às tecnologias de ensino e a seu uso educacional, julgue o seguinte item.

O uso de computadores em sala de aula permite acesso a recursos interativos e conteúdos digitais variados, além de promoverem o desenvolvimento das competências tecnológicas dos alunos.

  1. ✂️
  2. ✂️

18Q1011575 | Pedagogia, Mídias, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere às tecnologias de ensino e a seu uso educacional, julgue o seguinte item.

O uso de projetores multimídia podem distrair os alunos durante as aulas, subtraindo das aulas um tempo importante que poderia ser utilizado de outra forma.

  1. ✂️
  2. ✂️

19Q1011576 | Pedagogia, Mídias, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere às tecnologias de ensino e a seu uso educacional, julgue o seguinte item.

A videoconferência é uma ferramenta que aumenta a interação entre alunos e professores, permite acesso a conteúdos e informações mesmo a distância e possibilita a realização de aulas síncronas e colaborações em tempo real fora da sala de aula física.

  1. ✂️
  2. ✂️

20Q1011577 | Pedagogia, Mídias, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Com relação às mídias digitais e aos materiais impressos, úteis à educação em informática, julgue o seguinte item.

Vídeos educativos podem ser considerados uma forma eficaz de ensino, pois combinam imagem, som e movimento para facilitar a compreensão de conteúdos.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.