Questões de Concursos Arquiteto e Urbanista

Resolva questões de Arquiteto e Urbanista comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q688602 | Arquitetura, Arquiteto e Urbanista, UFPI, COPESE, 2019

A prática de uma boa iluminação para locais de trabalho deve fornecer uma boa visualização da tarefa para que elas sejam realizadas facilmente, com conforto visual e atendendo aos requisitos de segurança. Assim pode-se afirmar que: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q716798 | Arquitetura, Arquiteto e Urbanista, CEFET RJ, CESGRANRIO

No programa AutoCAD, qual o nome do elemento utilizado na diagramação de pranchas no modo Paper (aba layout) que permite a visualização de diferentes escalas dentro de um mesmo arquivo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q717072 | Arquitetura, Arquiteto e Urbanista, IPHAN, FUNIVERSA

Os projetos de conservação e restauração para bens imóveis ou conjuntos urbanos exigem minuciosa pesquisa retrospectiva que resgate simultaneamente o histórico do bem e da sociedade a ele vinculada, procurando identificar uma série de fatores que, associados, resultaram na produção do artefato de valor cultural. Portanto, são etapas do projeto de conservação e restauração, na sequência cronológica em que devem ser desenvolvidas,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q683799 | Direito Administrativo, Regime Jurídico e Estatuto de Servidores Públicos, Arquiteto e Urbanista, UFPI, COPESE, 2019

A Lei 8.112/90 institui o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundações públicas federais. De acordo com a lei, servidor é a pessoa legalmente investida em cargo público. Diante destas premissas e de acordo com a Lei 8.112/90, é CORRETO afirmar que: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q690945 | Direito Administrativo, Regime Jurídico e Estatuto de Servidores Públicos, Arquiteto e Urbanista, UFPI, COPESE, 2019

Quando aborda e trata do processo administrativo disciplinar, a Lei 8.112/90 estabelece que a autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa e que o inquérito administrativo obedecerá ao princípio do contraditório, assegurada ao acusado ampla defesa, com a utilização dos meios e recursos admitidos em direito. Diante do que está posto a este respeito na mencionada lei, é INCORRETO afirmar que: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q692019 | Direito Administrativo, Regime Jurídico e Estatuto de Servidores Públicos, Arquiteto e Urbanista, UFPI, COPESE, 2019

A Lei 8.112/90 traz, em seu bojo, os direitos e vantagens do servidor público federal. A lei estabelece, pois, regras a respeito do vencimento e da remuneração dos servidores públicos, ao tempo em que elenca as vantagens ao tratar das indenizações, gratificações e adicionais. De acordo com o previsto na lei a esse respeito, é INCORRETO afirmar que: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q720693 | Arquitetura, Arquiteto e Urbanista, UFRJ, UFRJ

Ao utilizar uma escada, o conforto do usuário está diretamente vinculado à relação de dimensionamento entre o piso e o espelho do degrau. Aplicando a fórmula de Blondell, para uma escada cujo espelho tem 17,5cm de altura, a medida do piso do degrau será de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q718803 | Arquitetura, Iluminação, Arquiteto e Urbanista, UFSB BA, 2017

A luz age de forma vital sobre todas as ações do homem e permite que se tenha percepção das cores pela sensibilização dos componentes dos olhos. Sobre a teoria da cor para arquitetura, analise as afirmativas.

I - Cores quentes afastam as superfícies e são mais relaxantes e calmantes, ideais para ambientes pequenos.

II - Cores frias aproximam as superfícies, são mais enérgicas e ideais para grandes ambientes ou para encurtar corredores.

III - Tons de preto, branco e cinza transmitem sofisticação, mas também podem tornar-se impessoais e transmitir autoritarismo e frieza.

IV - Combinações de cores complementares podem criar combinações vivas e vibrantes, cheias de energia devido ao uso de cores contrastantes.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q692742 | Direito Administrativo, Regime Jurídico e Estatuto de Servidores Públicos, Arquiteto e Urbanista, UFPI, COPESE, 2019

Crisaldina Rosa da Silva, servidora pública federal estável, foi demitida em razão de processo administrativo disciplinar. Não se conformando com a decisão administrativa, Crisaldina recorreu ao Poder Judiciário. Quatro (4) anos após sua demissão, Crisaldina obteve na Justiça decisão definitiva de invalidação de sua demissão e, portanto, favorável a sua reinvestidura no cargo que ocupava no serviço público. Nesse caso, a Lei 8.112/90: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q716309 | Arquitetura, Arquiteto e Urbanista, CEFET RJ, CESGRANRIO

Após a definição do programa de necessidades de um projeto, é possível verificar as relações espaciais entre os ambientes, através de três categorias: contiguidade, proximidade e separação. Feita a verificação, o resultado permitirá que se defina no projeto a(o)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q820768 | Legislação Federal, Lei 6766 1979, Arquiteto e Urbanista, IF AC AC, MSConcursos

Tratando ainda da Lei 6766/79, para a aprovação de projeto de desmembramento, o interessado apresentará requerimento à Prefeitura Municipal, ou ao Distrito Federal quando for o caso, acompanhado de certidão atualizada da matrícula da gleba, expedida pelo Cartório de Registro de Imóveis competente, e de planta do imóvel a ser desmembrado contendo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q692336 | Arquitetura, Arquiteto e Urbanista, UFPI, COPESE, 2019

Para cada tipo de estrutura, são caracterizados os tipos de esforços internos e as direções dos seus deslocamentos e rotações. Sobre esses esforços, pode-se afirmar: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q719857 | Arquitetura, Arquiteto e Urbanista, IPHAN, FUNIVERSA

No que diz respeito ao projeto de conservação/restauração, em seu entendimento contemporâneo, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q716155 | Arquitetura, Iluminação, Arquiteto e Urbanista, UFSB BA, 2017

A iluminação zenital é uma estratégia de iluminação natural que se utiliza de aberturas localizadas no plano da cobertura como ponto de admissão da luz diurna para o interior de ambientes. A respeito dessa estratégia de iluminação, analise as afirmativas.

I - Possibilita maior aproveitamento da luz natural quando comparada a aberturas localizadas nas paredes das edificações, uma vez que é dificilmente obstruída por elementos exteriores como edifícios vizinhos, indivíduos arbóreos e muros.

II - Deve ser utilizada com cautela em regiões de clima quente, já que permite entrada de radiação direta nos ambientes e impede a ventilação natural.

III - Os Sheds são exemplos desse tipo de estratégia e são caracterizados por uma abertura horizontal ou inclinada no topo de um fosso com paredes reflexivas.

IV - Algumas aberturas zenitais possibilitam a ocorrência de ventilação por meio do ?efeito chaminé? que consiste da saída do ar mais quente pelas aberturas localizadas no teto e consequente entrada do ar mais frio pelas aberturas localizadas mais próximas do piso.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q719911 | Arquitetura, Ventilação, Arquiteto e Urbanista, UFSB BA, 2017

A ventilação é uma das estratégias bioclimáticas mais eficientes para obtenção do conforto térmico nos espaços urbanos e arquitetônicos. Sobre o assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O tamanho, a forma e a localização das aberturas para ventilação são os principais fatores determinantes da configuração do fluxo de ar no interior das construções.

( ) Para um mesmo tamanho de abertura localizada a barlavento, maiores taxas de ventilação são obtidas quando as aberturas situadas a sotavento do edifício são menores.

( ) Em uma construção térrea, a diferença máxima de pressão é obtida se as entradas de ar forem localizadas na região de maior pressão positiva das fachadas a sotavento, e as saídas na região de pressão negativa mais intensa nas paredes a barlavento.

( ) Para construções apresentando aberturas de entrada e saída iguais, a média da velocidade interna do ar é função da porosidade da construção, representada pela razão do total da área aberta dividido pela área da parede, independente da direção do vento.

Assinale a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q718833 | Arquitetura, Arquiteto e Urbanista, CEFET RJ, CESGRANRIO

Entre os diversos métodos de certificação adotados, cuja finalidade é adequar a edificação aos princípios de sustentabilidade, existe aquele que avalia a qualidade ambiental da edificação a partir dos grupos sítio e construção, gestão, conforto e saúde. Esse método de certificação é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q682642 | Português, Porque Porquê Por que Por quê, Arquiteto e Urbanista, UFPI, COPESE, 2019

Texto associado.
TEXTO II
                                                                        VACINAS, PARA QUE AS QUERO? 
 
O mecanismo que torna esses imunológicos mais duradouros ou não ainda segue sem resposta. Mas ninguém deveria duvidar de seu poderoso efeito protetor. 
 
01            Em um momento em que os menos avisados suspeitam das vacinas, as autoridades em saúde pública 
02    e imunologia apresentam dados mostrando que, na realidade, as vacinas precisam, sim, ser inoculadas com 
03    mais frequência. Esse é o teor do artigo ‘Quanto tempo duram as vacinas?’, assinado pelo escritor e roteirista 
04    norte-americano Jon Cohen e publicado na prestigiosa revista Science, em abril de 2019. Nele, Cohen indaga, 
05    entre outros assuntos, por que o efeito protetor das vacinas contra a gripe dura tão pouco (em média, depois de 
06    90 dias, a proteção começa a cair) e em outras, como as da varíola e da febre amarela, a ação é bem mais 
07    prolongada. 
08            Alguns especialistas argumentam que certos vírus sofrem altas taxas de mutação e geram novos clones, 
09    que, por serem ligeiramente diferentes dos originais, não seriam reconhecidos pelas células do sistema imune. 
10    Mas, a coisa não é tão simples assim. 
11            Ao estudar a caxumba (que ainda afeta os humanos), por exemplo, os epidemiologistas descobriram 
12    que a recorrência da doença acontece com mais frequência em uma determinada faixa etária (entre 18 e 29 anos 
13    de idade). Se a reinfecção dependesse apenas de mutações, todas as idades deveriam ser igualmente afetadas. 
14    Assim, o enigma perdura. 
15            No entanto, o consenso entre os imunologistas especializados em vacinas é que, de fato, precisamos 
16    de mais exposição aos agentes infecciosos ou às próprias vacinas. Em outras palavras, no caso da gripe, 
17    teríamos que tomar doses seguidas da vacina a fim de aumentar seu efeito protetor. Em razão desses achados, 
18    os pesquisadores chegaram até a criticar a decisão da Organização Mundial da Saúde (OMS) de recomendar 
19    que a vacina contra a febre amarela devesse ser inoculada apenas uma vez, isto é, seria uma vacina vitalícia. 
20            A necessidade da exposição constante aos agentes infecciosos vai de encontro à hipótese do biólogo 
21    norte-americano Jared Diamond que, em seu livro Armas, germes e aço, defende a ideia de que, ao longo da 
22    história, o sucesso dos conquistadores se deveu, em parte, ao fato de eles serem originalmente cosmopolitas e, 
23    dessa maneira, terem adquirido resistência imunológica aos agentes infecciosos da época. Mesmo resistentes, 
24    seriam portadores desses agentes, o que manteria a memória imunológica. Já os conquistados, grupo formado 
25    por populações menores, sucumbiriam ao confronto por não serem capazes de se defender tanto dos invasores 
26    humanos quanto daqueles microscópicos. 
27            Outro aspecto interessante desse tema é fruto da biotecnologia recente. A vacina contra o papiloma 
28    vírus humano (HPV), que, aparentemente, deu certo, é constituída de um agente imunogênico que não é o vírus 
29    propriamente dito, mas, sim, o que os pesquisadores chamam de partículas semelhantes aos vírus (virus like 
30    particles, VLPs). 
31            Os VLPs podem ser considerados vírus artificiais, ou seja, contêm a capa de proteína dos vírus, mas 
32    não o material genético, que, em geral, é formado por ácidos nucleicos (DNA ou RNA). Desse modo, os VLPs 
33    não são infecciosos. Alguns deles ocorrem naturalmente, mas também podem ser sintetizados no laboratório, e 
34    é aí que repousa a grande esperança tanto contra os vírus quanto contra alguns tipos de câncer cuja ocorrência 
35    foi correlacionada a infecções virais prévias, como o caso do câncer de útero. 
36            Embora o avanço nessa área seja promissor, o mecanismo que torna uma vacina mais duradoura ou 
37    não ainda segue sem resposta. Como afirma Cohen em seu artigo, “essa é uma pergunta de um milhão de 
38    dólares!” (aproximadamente, o valor do prêmio Nobel). 
39            A despeito disso, ninguém deveria duvidar do poder das vacinas. Muito pelo contrário. A tendência atual 
40    no tratamento de doenças crônicas, como o câncer e a artrite reumatoide, é a imunoterapia. Um dia, quem sabe, 
41    teremos vacinas contra todos esses males.
http://cienciahoje.org.br/artigo/vacinas-para-que-as-quero/ Acesso: 15/06/2019. 
No trecho, “Cohen indaga, entre outros assuntos, por que o efeito protetor das vacinas contra a gripe dura tão pouco” (linhas 04 e 05), em relação à expressão “por que”, é CORRETO afirmar que: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q686910 | Arquitetura, Arquiteto e Urbanista, UFPI, COPESE, 2019

Um dos aspectos da sustentabilidade urbana é o emprego da infraestrutura verde. Sobre ela, pode-se afirmar, EXCETO: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q694385 | Arquitetura, Arquiteto e Urbanista, UFPI, COPESE, 2019

Para se projetar as vias para um loteamento ou a expansão de uma área urbanizada, devem-se levar em consideração as definições de cada via, tendo em vista o fim a que se destina, bem como o espaço geográfico em que se situa.  Desta forma, pode-se afirmar: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q720143 | Arquitetura, Arquiteto e Urbanista, UFRJ, UFRJ

Ao se desenvolver um desenho de Arquitetura no model space do programa AutoCAD, foi definida a altura de 1.0 para todos os textos do desenho. No paper space, desenhou-se uma prancha e nela foi aberta uma viewport onde o desenho foi representado na escala 1/100. Caso se quisesse representar esse desenho na escala 1/50, nessa mesma prancha, mantendo a proporção entre os elementos do desenho, a altura dos textos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.