Questões de Concursos Arquitetura e Urbanismo

Resolva questões de Arquitetura e Urbanismo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1031171 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

A Instrução Normativa Iphan no 1/2015, que trata sobre procedimentos administrativos nos processos de licenciamento ambiental, estabelece a execução do Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico, para os empreendimentos classificados como Nível III e do Projeto de Avaliação Potencial de Impacto do Patrimônio Arqueológico, para os de Nível IV.
Assinale a opção que apresenta o dado que ambos os tipos de Projeto deverão conter.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1031172 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

Em conformidade com o Decreto-lei no 25/1937, que organiza a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional, assinale a opção que apresenta uma condição para efeitos do tombamento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1031173 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

Com relação à Portaria Iphan no 135/2023, que dispõe sobre a regulamentação do procedimento para a declaração do tombamento de documentos e sítios detentores de reminiscências dos antigos quilombos, analise as afirmativas a seguir.

I. Os sítios não ocupados por remanescentes das comunidades de quilombos, que são detentores de vestígios materiais referentes à sua memória, são considerados para fins desta Portaria.
II. Quando o bem estiver localizado em mais de um Estado, o pedido de tombamento formulado por qualquer pessoa física ou jurídica, deverá ser apresentado exclusivamente na sede da autarquia, em Brasília/DF.
III. A criação do Livro do Tombo de Documentos e Sítios Detentores de Reminiscências Históricas de Antigos Quilombos foi instituída por meio da referida Portaria.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1031174 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

Para requerer a autorização para intervenção em bens edificados tombados e nas respectivas áreas de entorno, a Portaria Iphan no 420/2010 exige, no caso de reforma/construção nova, além dos documentos comuns a todas as categorias de intervenção, a apresentação do(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1031175 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

Sobre os bens e conjuntos de bens que devem ser evitados ao se aplicar o instrumento de tombamento, segundo a Portaria Iphan n o 375/2018 que instituiu a Política de Patrimônio Cultural Material e deu outras providências, analise as afirmativas a seguir.

I. Os bens materiais passíveis de fruição cultural intensa, acarretando sua deterioração pela dificuldade de acesso e de vigilância.
II. Os conjuntos dito completos de obras de artistas ou arquitetos.
III. Os bens ou conjuntos que demandem alto custo, caso seja propriedade do Poder Público.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1031176 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

A filósofa e historiadora do urbanismo, Françoise Choay (1925- 2025), notabilizou-se pela contribuição para o campo do patrimônio. Entre outros temas, ela debateu a ideia de memória e sua relação com a evolução das cidades.
Assinale a opção que explicita uma das obras mais conhecidas da autora, onde são abordados os conceitos de monumento e de monumento histórico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1031177 | Arquitetura, História da Arquitetura e Urbanismo, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

O movimento Neocolonial, cujo maior incentivador foi José Mariano Filho, teve maior amplitude no Rio de Janeiro que em São Paulo.
Assinale a opção que apresenta uma característica desse movimento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1031178 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

Sobre o conceito de falsificação, presente na Teoria da Restauração de Cesare Brandi, analise as afirmativas a seguir.

I. A cópia e a imitação seriam a produção ou a reprodução de um objeto ou de um objeto no estilo de um período ou de determinado autor, para efeito de documentação ou do deleite resultante do produto final.
II. A falsificação e a imitação têm a mesma intencionalidade, mas diferem no modo como são produzidas.
III. Tanto o copiador como o falsificador, têm em comum a característica de aplicar às suas reproduções aspectos peculiares a modas e predileções do período histórico em que se inserem, fornecendo pistas para uma possível datação da época em que foram concebidas.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1031179 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

O termo restaurar possui caráter diverso para alguns teóricos que se debruçaram sobre o tema e que acabaram estabelecendo certos paradigmas no campo da preservação. Relacione os nomes listados a seguir aos conceitos que defendiam.

I. John Ruskin
II. Cesare Brandi
III. Viollet-le-Duc
IV. Camillo Boito

( ) Afirmava que toda adição deveria ser realizada em caráter diverso, para distingui-la da obra original, mas sem destoar do conjunto.
( ) Acreditava que restaurar um edifício seria restabelecê-lo em um estado completo que pode nunca ter existido.
( ) Via na restauração uma mentira, por acreditar na finitude das coisas, mas admitindo a possibilidade de manutenção do monumento para manter sua dignidade até quando fosse possível.
( ) Defendia que a restauração deveria visar ao restabelecimento de uma unidade potencial, sem produzir um falseamento artístico ou histórico, mas admitindo traços da passagem da obra no tempo.

Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1031180 | Arquitetura, História da Arquitetura e Urbanismo, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

A ideia do patrimônio, surgida da preocupação com a salvaguarda dos vestígios do passado, foi longamente discutida entre alguns intelectuais a partir de suas concepções sobre arte, história, tradição e nação.
Estes intelectuais, que assumiram a implantação de um serviço destinado a proteger obras de arte e o legado histórico do país, distinguiam-se como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1031181 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

Nas primeiras décadas do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), incidiam, prioritariamente, as inscrições, a noção de excepcionalidade e o valor
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1031182 | Arquitetura, História da Arquitetura e Urbanismo, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

A gestão de Aloísio Magalhães como diretor do Iphan representou uma nova fase dentro da instituição, apontando para uma política cultural de valorização de um Brasil heterogêneo, incorporando o bem ecológico, a tecnologia, a arte, o fazer e o saber.
Sobre as realizações de Aloísio Magalhães para o campo do patrimônio cultural, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Mapeou a representatividade do caju para a cultura brasileira e tombou o edifício da fábrica Tito Silva, que produzia vinho à base da fruta, reconhecendo no saber tecnológico peculiar, um bem cultural.
( ) Retomou e atualizou no Iphan outros aspectos preconizados no anteprojeto de Mário de Andrade.
( ) Participou da criação e coordenou as atividades do Centro Nacional de Referência Cultural (CNRC), em 1975.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1031183 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

O incêndio que atingiu, recentemente, uma fábrica de fantasias e adereços de Carnaval no Rio de Janeiro deve ter sido, provavelmente, causado por negligência quanto às Normas de Segurança do Trabalho. Em um canteiro de obras, no espaço reservado para trabalho a quente, deve ser elaborada uma análise de risco específico quando
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1031184 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

Desde a sua criação, o Iphan recebeu diversas nomenclaturas. Assinale a opção que apresenta o contexto em que surgiu a designação Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1031185 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

A atual estrutura do Iphan é formada por 27 superintendências estaduais, às quais se subordinam outros 27 escritórios técnicos, atuando em todos os estados da Federação, mais o Distrito Federal.
Assinale a opção que cita corretamente uma das unidades especiais que também fazem parte da estrutura organizacional da instituição.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1031186 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

A Convenção de Paris, de 1972, que versa sobre a salvaguarda do patrimônio mundial, cultural e natural, estabelece definições específicas para cada categoria de patrimônio. Analise as definições a seguir e assinale (C) para aquelas consideradas como Patrimônio Cultural e (N), para as consideradas como Patrimônio Natural.

( ) Monumentos constituídos por formações físicas e biológicas, que tenham valor universal excepcional do ponto de vista estético ou científico.
( ) Zonas nitidamente delimitadas que constituam o habitat de espécies animais e vegetais ameaçados, com valor universal excepcional do ponto de vista da ciência e da conservação.
( ) Obras conjugadas do homem e da natureza, de valor universal excepcional do ponto de vista histórico, estético, etnológico ou antropológico.

Assinale a opção que apresenta a identificação correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1031187 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

Relacione os tipos de intervenção listados a seguir (Carta de Burra, Austrália, 1980), às suas respectivas características.

1. Preservação
2. Restauração
3. Reconstrução

( ) Deve servir para mostrar novos aspectos em relação à significação cultural do bem, devendo ir para onde começa a hipótese.
( ) Se impõe nos casos em que a própria substância do bem, no estado em que se encontra, oferece testemunho de uma significação cultural específica.
( ) Deve ser efetivada quando constituir condição de sobrevivência de um bem cuja integridade tenha sido comprometida por desgastes ou modificações, estabelecendo uma significação cultural específica para o conjunto de um bem.

Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1034515 | Arquitetura, Tecnologia das Construções, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

A pedra foi um material muito utilizado nas construções históricas. O tipo de alvenaria de pedra denominado de canjicado consiste na aplicação de pedras
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1031188 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

Ao complementar a Carta Internacional sobre Conservação e Restauração de Monumentos e Sítios (Veneza, 1964), a Carta de Washington, de 1986, afirmou que os valores a preservar são o caráter histórico da cidade e o conjunto de elementos materiais e espirituais que expressam sua imagem.

Assinale a opção que apresenta um dos valores da Carta de Washington.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1034516 | Arquitetura, Tecnologia das Construções, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

O Park Hotel São Clemente em Nova Friburgo, projeto de Lucio Costa, é um exemplo de adaptação harmônica dos preceitos funcionalistas aos materiais locais empregados, substituindo elementos de concreto por toros de madeira em seu estado rústico, para compor o sistema estrutural do edifício o que, por outro lado, acaba exigindo cuidados especiais quanto à sua conservação.
Em relação às peças de madeira diretamente expostas ao clima, relacione os agentes agressores não biológicos aos principais efeitos destrutivos a eles correspondentes.

I. Chuva.
II. Raios solares infravermelhos.
III. Raios solares ultravioletas.
IV. Variação térmica.

( ) descoloramento
( ) retração
( ) degradação pela ação do ácido carbônico
( ) fendilhamento da superfície

Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.