Questões de Concursos Arquitetura e Urbanismo

Resolva questões de Arquitetura e Urbanismo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1031171 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

A Instrução Normativa Iphan no 1/2015, que trata sobre procedimentos administrativos nos processos de licenciamento ambiental, estabelece a execução do Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico, para os empreendimentos classificados como Nível III e do Projeto de Avaliação Potencial de Impacto do Patrimônio Arqueológico, para os de Nível IV.
Assinale a opção que apresenta o dado que ambos os tipos de Projeto deverão conter.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1031172 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

Em conformidade com o Decreto-lei no 25/1937, que organiza a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional, assinale a opção que apresenta uma condição para efeitos do tombamento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1031173 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

Com relação à Portaria Iphan no 135/2023, que dispõe sobre a regulamentação do procedimento para a declaração do tombamento de documentos e sítios detentores de reminiscências dos antigos quilombos, analise as afirmativas a seguir.

I. Os sítios não ocupados por remanescentes das comunidades de quilombos, que são detentores de vestígios materiais referentes à sua memória, são considerados para fins desta Portaria.
II. Quando o bem estiver localizado em mais de um Estado, o pedido de tombamento formulado por qualquer pessoa física ou jurídica, deverá ser apresentado exclusivamente na sede da autarquia, em Brasília/DF.
III. A criação do Livro do Tombo de Documentos e Sítios Detentores de Reminiscências Históricas de Antigos Quilombos foi instituída por meio da referida Portaria.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1031174 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

Para requerer a autorização para intervenção em bens edificados tombados e nas respectivas áreas de entorno, a Portaria Iphan no 420/2010 exige, no caso de reforma/construção nova, além dos documentos comuns a todas as categorias de intervenção, a apresentação do(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1031175 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

Sobre os bens e conjuntos de bens que devem ser evitados ao se aplicar o instrumento de tombamento, segundo a Portaria Iphan n o 375/2018 que instituiu a Política de Patrimônio Cultural Material e deu outras providências, analise as afirmativas a seguir.

I. Os bens materiais passíveis de fruição cultural intensa, acarretando sua deterioração pela dificuldade de acesso e de vigilância.
II. Os conjuntos dito completos de obras de artistas ou arquitetos.
III. Os bens ou conjuntos que demandem alto custo, caso seja propriedade do Poder Público.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1031176 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

A filósofa e historiadora do urbanismo, Françoise Choay (1925- 2025), notabilizou-se pela contribuição para o campo do patrimônio. Entre outros temas, ela debateu a ideia de memória e sua relação com a evolução das cidades.
Assinale a opção que explicita uma das obras mais conhecidas da autora, onde são abordados os conceitos de monumento e de monumento histórico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1031177 | Arquitetura, História da Arquitetura e Urbanismo, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

O movimento Neocolonial, cujo maior incentivador foi José Mariano Filho, teve maior amplitude no Rio de Janeiro que em São Paulo.
Assinale a opção que apresenta uma característica desse movimento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1031180 | Arquitetura, História da Arquitetura e Urbanismo, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

A ideia do patrimônio, surgida da preocupação com a salvaguarda dos vestígios do passado, foi longamente discutida entre alguns intelectuais a partir de suas concepções sobre arte, história, tradição e nação.
Estes intelectuais, que assumiram a implantação de um serviço destinado a proteger obras de arte e o legado histórico do país, distinguiam-se como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1031182 | Arquitetura, História da Arquitetura e Urbanismo, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

A gestão de Aloísio Magalhães como diretor do Iphan representou uma nova fase dentro da instituição, apontando para uma política cultural de valorização de um Brasil heterogêneo, incorporando o bem ecológico, a tecnologia, a arte, o fazer e o saber.
Sobre as realizações de Aloísio Magalhães para o campo do patrimônio cultural, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Mapeou a representatividade do caju para a cultura brasileira e tombou o edifício da fábrica Tito Silva, que produzia vinho à base da fruta, reconhecendo no saber tecnológico peculiar, um bem cultural.
( ) Retomou e atualizou no Iphan outros aspectos preconizados no anteprojeto de Mário de Andrade.
( ) Participou da criação e coordenou as atividades do Centro Nacional de Referência Cultural (CNRC), em 1975.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1034515 | Arquitetura, Tecnologia das Construções, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

A pedra foi um material muito utilizado nas construções históricas. O tipo de alvenaria de pedra denominado de canjicado consiste na aplicação de pedras
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1034516 | Arquitetura, Tecnologia das Construções, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

O Park Hotel São Clemente em Nova Friburgo, projeto de Lucio Costa, é um exemplo de adaptação harmônica dos preceitos funcionalistas aos materiais locais empregados, substituindo elementos de concreto por toros de madeira em seu estado rústico, para compor o sistema estrutural do edifício o que, por outro lado, acaba exigindo cuidados especiais quanto à sua conservação.
Em relação às peças de madeira diretamente expostas ao clima, relacione os agentes agressores não biológicos aos principais efeitos destrutivos a eles correspondentes.

I. Chuva.
II. Raios solares infravermelhos.
III. Raios solares ultravioletas.
IV. Variação térmica.

( ) descoloramento
( ) retração
( ) degradação pela ação do ácido carbônico
( ) fendilhamento da superfície

Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1034517 | Arquitetura, Tecnologia das Construções, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

No dia 8 de janeiro desse ano foi devolvido ao acervo da Presidência da República o relógio francês do século XVII, que havia sido vandalizado por um extremista, em atos antidemocráticos, no ano de 2023. A peça, feita em bronze e com elementos produzidos a partir de casco de tartaruga, foi restaurada na Suíça.
Sobre as características do bronze, metal largamente empregado em cúpulas e coberturas de edifícios históricos, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1034518 | Arquitetura, Implantação e Situação, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

O georreferenciamento usa um conjunto de tecnologias para realizar a captura, a organização e a interpretação de dados sobre a Terra. Os modelos criados com o emprego do sistema GIS (Geographic Information System), por exemplo, são de grande utilidade para os planos de preservação do patrimônio cultural, permitindo análises espaciais que facilitam a delimitação de poligonais de tombamento, zoneamento dos diversos níveis de proteção, critérios e normas, dinamizando a gestão e o acesso à informação.
Em relação às tecnologias complementares empregadas na construção desses dados espaciais, avalie os itens a seguir e assinale (V) para o verdadeiro e (F) para o falso.

( ) Cartografia analógica.
( ) GPS.
( ) Sensoriamento remoto.

Os itens são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1034519 | Arquitetura, Tecnologia das Construções, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

Andaimes são muito empregados em restauro de fachadas, permitindo o acesso dos profissionais aos trechos em que realizarão os trabalhos de recomposição de elementos decorativos ou de natureza funcional, como cimalhas, beirais e chapins.
Em relação às Normas de Segurança do Trabalho, quanto aos procedimentos a serem observados na utilização dessas estruturas, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1034520 | Arquitetura, Planejamento e Controle de Obras, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

Em um canteiro de obras para restauração de um museu, o responsável pela segurança do trabalho decidiu realizar um teste para avaliar o conhecimento de um carpinteiro, recém-contratado, sobre as boas práticas no manuseio de uma serra circular.
Durante o teste, o profissional recebeu uma lista com informações sobre o assunto, e deveria marcar com (V) as verdadeiras e com (F), as falsas.

( ) A serra não precisa possuir estrutura metálica estável, desde que o operador a manipule com a destreza requerida para a função.
( ) A serra circular deve possuir coletor de serragem.
( ) O disco de serra precisa ser mantido afiado e travado, podendo ser reutilizado mais algumas vezes, em caso de empenamento.

Assinale a opção que apresenta as marcações do carpinteiro, que foi aprovado no teste.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1031199 | Arquitetura, Tecnologia das Construções, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

Relacione as rochas empregadas nas cantarias e alvenarias das edificações brasileiras no período colonial, listadas a seguir, às características que a elas correspondem.

I. Gnaisse
II. Lioz
III. Mármore
IV. Granito

( ) de coloração que varia entre o branco e o arroxeado, transitando pelo amarelado e suas matizes, tem sua origem na região de Lisboa.
( ) tem no quartzo o principal elemento de sua composição.
( ) mineral de grande dureza. No período colonial, geralmente empregada nos embasamentos.
( ) de origem calcária metamórfica, largamente utilizado como elemento decorativo.

Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1031200 | Arquitetura, Tecnologia das Construções, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

O descolamento com empolamento é uma manifestação patológica na argamassa de revestimento, na qual a superfície do reboco descola do emboço formando bolhas, aumentando gradativamente seu diâmetro.
Assinale a opção que indica corretamente a causa dessa manifestação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1031201 | Arquitetura, Aspectos Imobiliários, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

Ao vistoriar um imóvel antigo, o arquiteto observou desaprumo da parede, mais acentuado na parte superior, com deslizamento entre a parede e o piso interno, além de abaulamento da zona de parede compreendida entre os arranques e a parte superior dos arcos.
Assinale a opção que indica a possível causa desse problema.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1031202 | Arquitetura, Tecnologia das Construções, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

O tratamento usado nas madeiras da estrutura do telhado de uma edificação histórica pode ser preventivo e/ou curativo. Assinale a opção que apresenta os métodos que podem ser tanto preventivos quanto curativos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.