Segundo os Parâmetros Curriculares
Nacionais (PCN’s) do componente curricular Arte,
no Brasil, as disciplinas voltadas para o estudo da
arte estavam, na primeira metade do século XX,
majoritariamente voltadas para as elites
nacionais. Tendo em vista essa afirmação,
observe as assertivas a seguir:
I - Na escola tradicional, valorizavam-se
principalmente as habilidades manuais, os “dons
artísticos”, os hábitos de organização e precisão,
mostrando ao mesmo tempo uma visão utilitarista e
imediatista da arte.
II - As atividades de teatro e dança não estavam
incluídas no currículo escolar como práticas
obrigatórias, e somente eram reconhecidas quando
faziam parte das festividades escolares na
celebração de datas como Natal, Páscoa ou
Independência, ou nas festas de final de período
escolar.
III - Depois de cerca de 60 anos de atividades em todo
o Brasil, o Canto Orfeônico foi substituído pela
Educação Musical, criada pela Lei de Diretrizes e
Bases da Educação Brasileira de 1981, vigorando
efetivamente a partir de meados da década de 1980.
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