Questões de Concursos Artes

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1Q901196 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Em uma conferência sobre educação em Queimadas-PB, discutiu-se como as tendências contemporâneas no ensino de artes integram tecnologias e abordagens interdisciplinares. Considere as afirmativas abaixo:

1. As tendências contemporâneas incentivam o uso de tecnologias digitais para ampliar as possibilidades criativas dos alunos.

2. A educação para a diversidade cultural é uma característica central das abordagens contemporâneas, refletindo a multiplicidade de expressões culturais presentes na sociedade.

3. As tecnologias, apesar de suas vantagens, são consideradas secundárias nas tendências contemporâneas, onde a ênfase é colocada na expressão tradicional.

4. O ensino interdisciplinar é promovido, integrando a arte com outras áreas do conhecimento, como ciências, história e literatura.

5. As tendências contemporâneas valorizam tanto a produção artística individual quanto as colaborações em projetos coletivos, refletindo a complexidade do mundo atual.


Alternativas:
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2Q900429 | Pedagogia, Libâneo, Artes, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

De acordo com Libâneo (2004), os estudos sobre currículo realizados a partir das décadas 1960-1970 destacam a existência nas escolas de, pelo menos, três manifestações de currículo: o formal, o real e o oculto. A respeito do terceiro, currículo oculto, é correto fazer a seguinte afirmação:
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3Q901197 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Durante um curso de formação continuada para professores de artes em Queimadas-PB, foram discutidas as influências das teorias de Piaget, Vygotsky e Gardner no ensino das artes. Avalie as afirmativas a seguir:

1. Segundo Piaget, o desenvolvimento cognitivo das crianças influencia diretamente sua capacidade de compreender e criar obras de arte, passando por diferentes estágios de habilidades artísticas.

2. Vygotsky enfatiza o papel do ambiente social e cultural no desenvolvimento artístico, destacando a importância da mediação do professor e da interação social para a aprendizagem da arte.

3. Gardner propôs a Teoria das Múltiplas Inteligências, na qual as inteligências espacial e musical são especialmente importantes para o ensino das artes, dado o envolvimento direto dessas habilidades na criação artística.

4. Piaget, Vygotsky e Gardner concordam que o desenvolvimento artístico é um processo individual, com pouca influência do ambiente e da educação formal.

5. A aplicação dessas teorias no ensino de artes visa o desenvolvimento técnico dos alunos, parcelando a expressividade e a criatividade.


Alternativas:
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4Q901195 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Durante uma formação continuada em Queimadas-PB, professores foram desafiados a analisar as tendências pedagógicas tradicionais no ensino de artes. Considere as afirmativas a seguir:

1. As tendências tradicionais no ensino de artes priorizam a reprodução fiel de modelos artísticos clássicos, com ênfase na técnica.

2. O academicismo é uma abordagem que valoriza a excelência técnica e o domínio das formas clássicas.

3. As abordagens tradicionais tendem a desconsiderar a criatividade e a expressividade individual dos alunos, focando mais na precisão técnica.

4. O ensino técnico nas tendências tradicionais está frequentemente dissociado de contextos históricos e culturais.

5. As tendências tradicionais, apesar de sua rigidez, contribuem para o desenvolvimento de uma base técnica sólida nos alunos.


Alternativas:
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5Q901198 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Durante uma conferência sobre educação em Queimadas-PB, foi debatido o impacto da legislação e das diretrizes curriculares sobre o ensino de artes. Considere as afirmativas abaixo:

1. A legislação brasileira atual ainda carece de políticas específicas que incentivem a formação continuada de professores de artes.

2. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) propõem que o ensino de artes deve ser interdisciplinar, promovendo a integração com outras áreas do conhecimento.

3. A LDB prevê que a carga horária destinada ao ensino de artes deve ser equivalente à das outras disciplinas, garantindo assim sua valorização no currículo escolar.

4. As diretrizes curriculares nacionais atuais enfatizam a importância do ensino de artes para o desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico nos alunos.

5. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996 incluiu o ensino de artes como componente obrigatório no currículo da educação básica.

Alternativas:
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6Q901200 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Em um fórum educacional em Queimadas-PB, foi abordada a importância de propostas metodológicas que favorecem a inclusão social e o multiculturalismo no ensino de artes. Considere as afirmativas abaixo:

1. As propostas metodológicas inclusivas buscam adaptar o ensino de artes às necessidades de alunos com deficiências, utilizando recursos diversificados para promover a aprendizagem.

2. O multiculturalismo é incentivado nas propostas metodológicas que valorizam a arte de diferentes culturas, contribuindo para uma educação antirracista e plural.

3. A inclusão social no ensino de artes se limita à adaptação de materiais didáticos e considera parcialmente a necessidade de mudanças na abordagem pedagógica.

4. As propostas metodológicas devem priorizar a arte contemporânea, pois ela reflete as realidades culturais e sociais atuais de forma mais direta.

5. O ensino de artes, segundo as propostas metodológicas atuais, deve estar desvinculado das questões sociais e culturais para garantir uma formação técnica sólida.


Alternativas:
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7Q909834 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Artes, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Sobre a integração das artes com tecnologias digitais, ludicidade e gamificação, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(    ) A integração das artes com tecnologias digitais permite explorar novas formas de expressão criativa, como arte digital, realidade virtual e realidade aumentada.
(    ) Para Vieira (2014), a possibilidade do diálogo entre a arte e a abordagem STEAM permite a reaproximação da arte e da ciência.
(    ) A gamificação na integração das artes com tecnologias digitais é uma abordagem que exclui a interatividade e a participação dos alunos, limitando‑se apenas à transmissão de conteúdo.
(    ) A integração das artes com tecnologias digitais, ludicidade e gamificação pode promover uma aprendizagem mais colaborativa e interdisciplinar, incentivando a criatividade e a inovação.

Assinale a sequência correta.
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8Q906015 | Pedagogia, Legislação da Educação, Artes, IFSP, IF SP, 2024

A obrigatoriedade do componente curricular de Arte na Educação Básica brasileira foi instituída, pela primeira vez, por meio da Lei 5.692/1971 (Lei de Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus); porém, os primeiros cursos superiores para licenciados em Arte (Educação Artística) surgiram apenas em 1973 (Barbosa, A imagem no ensino da arte, 2010, p. 10). Desse período, a professora e pesquisadora Ana Mae Barbosa destaca um movimento surgido na década de 1940 que influenciou a formação do professor de arte nas décadas seguintes, ainda que as escolas não atribuissem o grau superior necessário para a sua atuação como licenciado nas escolas formais.

O referido movimento era denominado:

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9Q901199 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Em um workshop sobre os PCNs em Queimadas-PB, os participantes discutiram como as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de artes podem promover a diversidade cultural e o desenvolvimento crítico dos alunos. Avalie as seguintes afirmativas:

1. Os PCNs propõem que o ensino de artes deve valorizar as diversas manifestações culturais presentes no Brasil, promovendo o respeito à diversidade.

2. A interdisciplinaridade no ensino de artes, segundo os PCNs, deve ser evitada para que os alunos se concentrem exclusivamente nas habilidades artísticas.

3. O desenvolvimento crítico dos alunos é estimulado nos PCNs através da análise e reflexão sobre as produções artísticas, considerando seu contexto histórico e social.

4. Os PCNs sugerem que o ensino de artes deve ser desvinculado das outras disciplinas, para garantir uma abordagem mais técnica e especializada.

5. A inclusão de conteúdos relacionados à arte indígena e afro-brasileira é considerada fundamental nos PCNs para promover uma educação inclusiva e crítica.


Alternativas:
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10Q909833 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Artes, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

São estratégias para engajar estudantes com dificuldades de aprendizagem, no que se refere à inclusão na Arte, exceto:
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11Q906150 | Pedagogia, PCN's, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Para os PCNs, o Teatro promove oportunidades para que jovens e adultos conheçam, observem e confrontem diferentes culturas em diferentes momentos históricos, operando com um modo coletivo de produção de arte.
A respeito dos conteúdos previstos para a linguagem Teatro, assinale a afirmativa correta.
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12Q901184 | Pedagogia, Direitos Humanos, Artes, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Uma escola em Queimadas, PB, decidiu priorizar a educação para a sustentabilidade como um dos objetivos principais de seu projeto pedagógico, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. No entanto, os professores ainda têm dúvidas sobre como integrar esses valores nas práticas pedagógicas cotidianas. Sobre esse tema, avalie as assertivas seguintes:

1. A Agenda 2030 da ONU, por meio dos ODS, destaca a importância da educação de qualidade para promover o desenvolvimento sustentável e a cidadania global.

2. A educação para a sustentabilidade deve ser integrada ao currículo de todas as disciplinas, incentivando os alunos a adotarem práticas sustentáveis em seu cotidiano.

3. A LDBEN prevê que a educação ambiental não deve ser trabalhada de forma transversal, em todos os níveis e modalidades de ensino, como parte do processo educativo mais amplo.

4. A promoção de valores relacionados à sustentabilidade e à cidadania global é uma responsabilidade das disciplinas de geografia e biologia, que abordam diretamente questões ambientais.

5. O Relatório Brundtland (1987) define desenvolvimento sustentável como aquele que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações de satisfazerem as suas próprias.


Alternativas:
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13Q1043350 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Sobre uma forma teatral desenvolvida no século XX, leia o trecho a seguir.

Nessa linguagem teatral, prevalece a exposição dos acontecimentos ao invés da tentativa de reconstituí-los pela verossimilhança, como no teatro dramático. É um teatro que utiliza instrumentais diretamente ligados à técnica narrativa do espetáculo, como a comunicação direta entre ator e público, a música como comentário da ação, a ruptura de tempo-espaço entre as cenas, a exposição do urdimento, das coxias e do aparato cenotécnico, o posicionamento do ator como um crítico das ações da personagem que interpreta e como um agente da história. Nesse teatro, o espectador é o destinatário ativo da representação de questões políticas ou sociais, que dizem respeito ao coletivo da sociedade.

O trecho caracteriza a linguagem cênica desenvolvida pelo(a)
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14Q900537 | Pedagogia, PCN's, Artes, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) do componente curricular Arte, no Brasil, as disciplinas voltadas para o estudo da arte estavam, na primeira metade do século XX, majoritariamente voltadas para as elites nacionais. Tendo em vista essa afirmação, observe as assertivas a seguir:

I - Na escola tradicional, valorizavam-se principalmente as habilidades manuais, os “dons artísticos”, os hábitos de organização e precisão, mostrando ao mesmo tempo uma visão utilitarista e imediatista da arte. II - As atividades de teatro e dança não estavam incluídas no currículo escolar como práticas obrigatórias, e somente eram reconhecidas quando faziam parte das festividades escolares na celebração de datas como Natal, Páscoa ou Independência, ou nas festas de final de período escolar. III - Depois de cerca de 60 anos de atividades em todo o Brasil, o Canto Orfeônico foi substituído pela Educação Musical, criada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira de 1981, vigorando efetivamente a partir de meados da década de 1980.
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15Q1045817 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Artes, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Buckingham (2010) observa que a escola enfrenta desafios cada vez mais amplos diante das mídias digitais, sendo que “uma questão-chave [...] concerne ao seu papel no enfrentamento das desigualdades de acesso à tecnologia surgida na sociedade”. Para o autor, acesso, nesse sentido, deve ser pensado como
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16Q906145 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Maria Heloisa Ferraz e Maria Fusari defendem que a metodologia do ensino e aprendizagem em arte integra os encaminhamentos educativos das práticas de aulas artísticas e estéticas que se constituem em um conjunto de ideias e teorias educativas em arte transformadas em opções e atos que são concretizados em projetos ou no próprio desenvolvimento das aulas de Arte. São posições a respeito de “como devem” ou “como deveriam ser” as práticas educativas em arte baseadas ao mesmo tempo em propostas de estudiosos da área e em nossas práticas escolares em arte e que se cristalizam nas propostas e aulas.

Adaptado de FUSARI, M. F. R.; FERRAZ, M. H. C. T. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 2001, p. 98.

Com base no trecho, assinale a afirmativa que, para as autoras, descreve corretamente a concepção de metodologia do ensino da Arte.
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17Q1045152 | Conhecimentos Gerais, Meio Ambiente, Artes, Prefeitura de Caucaia CE, Fundação CETREDE, 2024

O Acordo de Paris, assinado durante a 21ª Conferência das Partes, a COP21, é um dos tratados internacionais mais importantes na pauta das mudanças climáticas. Assinado em 2015, seu principal objetivo é
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18Q906144 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O Movimento Arte-Educação instituiu uma nova concepção de ensino da Arte no Brasil.
A respeito das iniciativas que integraram a trajetória da Arte-Educação no Brasil, no decorrer do século XX, assinale a afirmativa correta.
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19Q911692 | Informática, Sítios de busca e pesquisa na Internet, Artes, Prefeitura de Aguaí SP, IPEFAE, 2024

Para navegar na internet, é essencial a utilização de um navegador. Sabendo disso, seu chefe lhe atribuiu a responsabilidade de instalar navegadores no computador de uso na prefeitura municipal de Aguaí/SP. Diante dessa situação, marque a alternativa que apresenta exclusivamente dois navegadores que podem ser instalados na máquina da prefeitura.
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20Q900430 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Artes, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

Durante muito tempo a escola investiu naquilo que hoje conhecemos como aprendizagem mecânica. Mas o psicólogo estadunidense David Ausubel (1918- 2008) nos mostrou o contrário: que o aluno só assimila de verdade e de forma permanente os conteúdos quando ele os aprende de forma significativa, isto é, com significado (MASINI E MOREIRA. Aprendizagem significativa: condições para ocorrência e lacunas que levam a comprometimentos. São Paulo: Vetor, 2008). Com base nessa distinção, julgue as características da aprendizagem significativa apresentadas abaixo, assinalando-as com V, se forem verdadeiras, ou F, se forem falsas:

( ) Aprendizagem significativa é um processo educativo pelo qual o aluno se apropria do conhecimento sem a necessidade explícita de compreensão do significado ou do contexto completo e prévio das informações.
( ) Na aprendizagem significativa, as informações são completamente compreendidas e integradas ao conhecimento já adquirido, formando conexões que enriquecem o repertório de conhecimentos dos alunos.
( ) Uma característica fundamental do aprendizado significativo é a capacidade de fazer conexões entre os conceitos aprendidos e as situações reais da vida.
( ) Na aprendizagem significativa, haverá sempre o concurso dos seguintes elementos: relevância pessoal, pensamento crítico, memorização, construção ativa e investimento na cópia.

Está correta a sequência indicada em:
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