Início

Questões de Concursos Artes Cênicas

Resolva questões de Artes Cênicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q1074965 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

“Nos últimos anos do século XIX ocorreram dois fenômenos, ambos resultantes da revolução tecnológica, de uma importância decisiva para a evolução do espetáculo teatral, na medida em que contribuíram para aquilo que designamos como o surgimento do encenador.”

Esta afirmação é de Jean-Jacques Roubine e os dois fenômenos aos quais ele se refere são respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q1070838 | Artes Cênicas, Políticas Públicas para Artes Cênicas, Artes Cênicas, SESC DF, Quadrix, 2018

Acerca do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), tratado na Lei Orgânica de Cultura do DF, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1074968 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

Grotowski encena Kordian, na Polônia na década de sessenta. O espaço teatral é um hospício, dividido em compartimentos, por estrados de camas de metal, por onde circulam os intérpretes e onde o público está sentado. Eles se veem, uns aos outros, como figuras componentes do universo do hospíio. A colocação do público “dentro da cena” e a “recusa da visão frontal” tão difundida pelo palco italiano têm alguns objetivos no teatro de Grotowski, um deles é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q1074970 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

O crítico e pesquisador Sábato Magaldi organiza a obra de Nélson Rodrigues em três grandes grupos: peças psicológicas, peças míticas e as tragédias cariocas. A sequência de peças que correspondem a esta classificação é, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q1074975 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

Samuel Beckett foi um dos maiores expoentes do Teatro do Absurdo. Um dos seus mais criativos textos -- Fim de Jogo -- narra as relações entre os personagens principais Clov e Hamm.

Jean-Pierre Ryngaert ao propor uma análise possível da obra diz que a verdadeira questão da peça é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q1074969 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

Os Comediantes, em 1943 estreiam “Vestido de Noiva”, de Nélson Rodrigues sob a direção de Ziembinski. É o marco do início do teatro moderno brasileiro. O cenário de Santa Rosa, para esta montagem, era formado por praticáveis que intercomunicavam três planos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q1074855 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

A respeito das especificidades da linguagem teatral, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1074972 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

O grupo Oficina, sob a direção de José Celso Martinez Corrêa, encena em 1967 O Rei da Vela, de Oswald de Andrade. Tornado um manifesto pelo grupo, O Rei da Vela inaugura um novo movimento artístico, aglutinando em forma de espetáculo, aquilo que nascia na música, nas artes plásticas e no cinema. É o início do seguinte movimento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q1074971 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

“O universo popular dos cordelistas, dos mamulengos, da linguagem dos folguedos como o reisado e o bumba-meuboi, está presente na obra de Suassuna, somado a influências do teatro religioso medieval e das tradições da Commedia dell’Arte”.

Chicó e João Grilo são os personagens principais da trama “O Auto da Compadecida” e são os chamados “amarelinhos”. Eles ludibriam seus patrões, usam de esperteza para angariarem vantagens, da mesma forma, como os criados da Commedia dell’Arte:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q911240 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Artes Cênicas, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

As alternativas a seguir apresentam habilidades da Unidade Temática Teatro, do componente curricular Arte, conforme o previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental - Anos Finais, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q911241 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Artes Cênicas, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

No que se refere ao componente Arte, julgue as afirmativas a seguir, com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC):
I. A BNCC propõe que a abordagem das linguagens artísticas articule seis dimensões do conhecimento. II. Essas seis dimensões do conhecimento são: criação, crítica, estesia, expressão, fruição e reflexão. III. A referência a essas dimensões busca dificultar o processo de ensino e aprendizagem em Arte, apartando os conhecimentos do componente curricular.
Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q911242 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Artes Cênicas, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 registrou uma modificação significativa na política curricular do ensino das artes na educação básica. Ao invés de abrigar o ensino das artes sob a nomenclatura Educação Artística, compreendida como uma atividade, essa lei tornou obrigatória a inserção do componente curricular Arte, compreendido como conteúdo dotado de autonomia e legitimidade.
O documento legal que primeiro registrou a obrigatoriedade da inclusão da Educação Artística no currículo do que então era denominado “ensino de 1º e 2º graus” foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1074857 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

Considerando a ação, o espaço e o tempo, elementos constitutivos da experiência teatral, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1071790 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Sobre as teorias e a prática da encenação, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1070835 | Artes Cênicas, Políticas Públicas para Artes Cênicas, Artes Cênicas, SESC DF, Quadrix, 2018

Segundo o cap. IV da Lei Rouanet, que trata do incentivo a projetos culturais, os contribuintes poderão deduzir do imposto de renda, por meio de doações e patrocínio, as quantias efetivamente despendidas nos projetos elencados. Essas doações e esses patrocínios atenderão exclusivamente aos seguintes segmentos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1074973 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

Augusto Boal em sua passagem pelo Arena, sobretudo na montagem de Arena Conta Zumbi e depois em Arena Conta Tiradentes, propõe o que chamou de “sistema coringa” conforme o fragmento abaixo:

“(…) O sistema coringa foi imaginado por Boal como uma “saída” para um teatro em crise econômica, como uma “solução” estética – a um só tempo dramatúrgica e de espetáculo, destinada a viabilizar a cena possível naquele momento.(…)”

O “sistema coringa” revela-se como o afunilamento de sistemas pregressos como as esquetes do Centro Popular de Cultura – CPC – e também:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q1074863 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

Considerando que o Teatro Contemporâneo evoluiu, em parte, das formas cênicas desenvolvidas pelos movimentos de arte de vanguarda do século XX, multiplicando, à luz da subjetividade multifacetada do novo século, as estéticas pós-guerras dos anos 1950 e 1960, assinale a alternativa correta a respeito desse tema.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1070840 | Artes Cênicas, Políticas Públicas para Artes Cênicas, Artes Cênicas, SESC DF, Quadrix, 2018

Conforme o art. 2.º da Lei Rouanet, o Pronac foi implementado por meio dos seguintes mecanismos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1074811 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, SEAP DF, IBFC

A técnica de organizar todo o espaço onde as ações dramáticas são encenadas, muito mais do que a decoração e a ornamentação, é parte importante do espetáculo, pois ela ambienta e ilustra o espaço/tempo, materializando o imaginário e aproximando o público da representação. A esta técnica dá-se o nome de____________________ Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.