Início Questões de Concursos Artes Cênicas Resolva questões de Artes Cênicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Artes Cênicas Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q1074965 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ“Nos últimos anos do século XIX ocorreram dois fenômenos, ambos resultantes da revolução tecnológica, de uma importância decisiva para a evolução do espetáculo teatral, na medida em que contribuíram para aquilo que designamos como o surgimento do encenador.” Esta afirmação é de Jean-Jacques Roubine e os dois fenômenos aos quais ele se refere são respectivamente: ✂️ a) as tournées dos Meininger pela Europa – os irmãos Lumière apresentam o cinematógrafo ao mundo ✂️ b) começou a se apagar a noção das fronteiras/distâncias – foram descobertos os recursos da iluminação elétrica ✂️ c) o contato de Stanislavski com a Comédie-Française e o Boulevard – o telefone é inventado por Graham Bell ✂️ d) os Espectros, de Ibsen, é lançado em 1881, na Noruega – o alemão Friedrich Gottlob König inventa a prensa mecânica Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q1070838 | Artes Cênicas, Políticas Públicas para Artes Cênicas, Artes Cênicas, SESC DF, Quadrix, 2018Acerca do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), tratado na Lei Orgânica de Cultura do DF, assinale a alternativa correta. ✂️ a) O FAC tem como finalidade apoiar, facilitar, promover, difundir e fomentar projetos e atividades culturais, apenas na modalidade não reembolsável. ✂️ b) O FAC é um fundo de natureza contábil gerido pela Secretaria de Cultura, conforme regulamento, que equivale ao mecenato (em âmbito nacional). ✂️ c) Os recursos do FAC também são utilizados nas despesas de manutenção administrativa da Secretaria de Estado de Cultura. ✂️ d) De acordo com as condições e os limites aprovados pelo Conselho de Cultura do DF dispostos em regulamentação, os proponentes não podem ser contemplados com recursos do FAC em mais de dois projetos por exercício, porém podem ser excepcionados prêmios ou concessões de apoio para participação em eventos, intercâmbios, residências e bolsas. ✂️ e) Podem ser utilizados até 20% dos recursos do FAC para manutenção, informatização, contratação de consultoria, contratação de pareceres, contratação de serviços auxiliares, remuneração de colegiados e profissionais responsáveis pela análise de propostas, acompanhamento, fiscalização e análise final de prestação de contas, aquisição de ferramentas de gestão, aquisição de equipamentos e outros bens e serviços dedicados ao funcionamento eficiente do FAC e do Programa de Incentivo Fiscal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q1074966 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJIdentifique entre os artistas abaixo aquele que, segundo JeanJacques Roubine, é considerado o primeiro encenador moderno: ✂️ a) Constantin Stanislavski ✂️ b) Vsevolod Meyerhold ✂️ c) André Antoine ✂️ d) Gordon Craig Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q1074968 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJGrotowski encena Kordian, na Polônia na década de sessenta. O espaço teatral é um hospício, dividido em compartimentos, por estrados de camas de metal, por onde circulam os intérpretes e onde o público está sentado. Eles se veem, uns aos outros, como figuras componentes do universo do hospíio. A colocação do público “dentro da cena” e a “recusa da visão frontal” tão difundida pelo palco italiano têm alguns objetivos no teatro de Grotowski, um deles é: ✂️ a) discutir a “frontalidade” da ação dramática ao usar o espectador como “cenário” ✂️ b) criar uma cenografia decorativa livrando-se das pressões impostas pela arquitetura do teatro italiano ✂️ c) suscitar no espectador um conforto ao se aproximar da área de encenação tornando-se cúmplice do personagem criado pelos atores ✂️ d) reduzir as distâncias, uma vez que o ator deve agir diretamente sobre alguns indivíduos tornando necessária uma “proximidade de organismos vivos” Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q1074970 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJO crítico e pesquisador Sábato Magaldi organiza a obra de Nélson Rodrigues em três grandes grupos: peças psicológicas, peças míticas e as tragédias cariocas. A sequência de peças que correspondem a esta classificação é, respectivamente: ✂️ a) Valsa nº 6 – Anjo Negro – Boca de Ouro ✂️ b) A Serpente – A Falecida – Vestido de Noiva ✂️ c) Dorotéia – Anti-Nélson Rodrigues – Perdoa-me por Me Traíres ✂️ d) Álbum de Família – Viúva, Porém Honesta – O Beijo no Asfalto Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q1074975 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJSamuel Beckett foi um dos maiores expoentes do Teatro do Absurdo. Um dos seus mais criativos textos -- Fim de Jogo -- narra as relações entre os personagens principais Clov e Hamm. Jean-Pierre Ryngaert ao propor uma análise possível da obra diz que a verdadeira questão da peça é: ✂️ a) o tempo imóvel ✂️ b) o conflito de gerações ✂️ c) a ação descontinuada ✂️ d) a fragmentação do homem Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q1074969 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJOs Comediantes, em 1943 estreiam “Vestido de Noiva”, de Nélson Rodrigues sob a direção de Ziembinski. É o marco do início do teatro moderno brasileiro. O cenário de Santa Rosa, para esta montagem, era formado por praticáveis que intercomunicavam três planos: ✂️ a) alucinação – futuro - memória ✂️ b) presente – alucinação - memória ✂️ c) alucinação – memória - realidade ✂️ d) passado – alucinação - realidade Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q1074855 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSAA respeito das especificidades da linguagem teatral, assinale a alternativa incorreta. ✂️ a) O fazer teatral, tanto como fim em si mesmo quanto como meio para determinada ação cultural, pode ser considerado como um amplo campo interdisciplinar. ✂️ b) O teatro é, principalmente, uma realização de necessidade individual na interação simbólica com a realidade, proporcionando condições para um crescimento pessoal. ✂️ c) Uma peculiaridade do fazer teatral é o fato de ele se configurar como meio suficientemente maleável. ✂️ d) Em propostas pedagógicas que têm por base o fazer teatral, os procedimentos, direta ou indiretamente, podem contribuir tanto para o processo de ensino-aprendizagem em si quanto para a significância da própria aprendizagem em relação aos universos do educando e do educador. ✂️ e) A experiência teatral faz ressaltar e evidenciar, no indivíduo, a ludicidade que lhe é inerente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q1074972 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJO grupo Oficina, sob a direção de José Celso Martinez Corrêa, encena em 1967 O Rei da Vela, de Oswald de Andrade. Tornado um manifesto pelo grupo, O Rei da Vela inaugura um novo movimento artístico, aglutinando em forma de espetáculo, aquilo que nascia na música, nas artes plásticas e no cinema. É o início do seguinte movimento: ✂️ a) Tropicalismo ✂️ b) Modernismo ✂️ c) Contracultura ✂️ d) Experimentalismo Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q1074971 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ“O universo popular dos cordelistas, dos mamulengos, da linguagem dos folguedos como o reisado e o bumba-meuboi, está presente na obra de Suassuna, somado a influências do teatro religioso medieval e das tradições da Commedia dell’Arte”. Chicó e João Grilo são os personagens principais da trama “O Auto da Compadecida” e são os chamados “amarelinhos”. Eles ludibriam seus patrões, usam de esperteza para angariarem vantagens, da mesma forma, como os criados da Commedia dell’Arte: ✂️ a) Pantalone e Dottore ✂️ b) Arlecchino e Brighela ✂️ c) Pulcinella e Francatripa ✂️ d) Scaramuccia e Capitano Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q911240 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Artes Cênicas, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024As alternativas a seguir apresentam habilidades da Unidade Temática Teatro, do componente curricular Arte, conforme o previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental - Anos Finais, EXCETO: ✂️ a) Identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no tempo e no espaço de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral. ✂️ b) Experimentar a gestualidade e as construções corporais e vocais de maneira imaginativa na improvisação teatral e no jogo cênico. ✂️ c) Experimentar diferentes formas de orientação no plano americano e viabilizar imagens do movimento técnico, explorando modos de registro notacional em clave de sol e fá. ✂️ d) Reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro. ✂️ e) Explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos (figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q911241 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Artes Cênicas, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024No que se refere ao componente Arte, julgue as afirmativas a seguir, com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): I. A BNCC propõe que a abordagem das linguagens artísticas articule seis dimensões do conhecimento. II. Essas seis dimensões do conhecimento são: criação, crítica, estesia, expressão, fruição e reflexão. III. A referência a essas dimensões busca dificultar o processo de ensino e aprendizagem em Arte, apartando os conhecimentos do componente curricular. Assinale a alternativa CORRETA. ✂️ a) Apenas a afirmativa I está correta. ✂️ b) Apenas a afirmativa III está correta. ✂️ c) Apenas as afirmativas I e II estão corretas. ✂️ d) Apenas as afirmativas I e III estão corretas. ✂️ e) Todas as afirmativas estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q911242 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Artes Cênicas, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 registrou uma modificação significativa na política curricular do ensino das artes na educação básica. Ao invés de abrigar o ensino das artes sob a nomenclatura Educação Artística, compreendida como uma atividade, essa lei tornou obrigatória a inserção do componente curricular Arte, compreendido como conteúdo dotado de autonomia e legitimidade. O documento legal que primeiro registrou a obrigatoriedade da inclusão da Educação Artística no currículo do que então era denominado “ensino de 1º e 2º graus” foi: ✂️ a) A Lei de Diretrizes e Bases 9394, de 1996. ✂️ b) A Lei de Diretrizes e Bases 5692, de 1971. ✂️ c) A Lei de Diretrizes e Bases 5798, de 1965. ✂️ d) Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), de 1972. ✂️ e) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de 2020. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q1074857 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSAConsiderando a ação, o espaço e o tempo, elementos constitutivos da experiência teatral, assinale a alternativa incorreta. ✂️ a) Conforme Patrice Pavis, pode-se descrever o espaço, no teatro, como objetivo ou como elemento lúdico. ✂️ b) O espaço objetivo corresponde ao espaço visível, preenchível e, muitas vezes, descritível. ✂️ c) O espaço lúdico é aquele criado pelo ator, por meio da evolução gestual, da presença e dos deslocamentos, da relação com o grupo e da disposição no espaço. ✂️ d) Classicamente, considera-se que o espaço é fator determinante para os sons em cena, tanto vocais quanto mecânicos. ✂️ e) Não se pode falar de espaço acústico na cena teatral, uma vez que a maioria das definições de espaço induz, com recorrência, a dimensões visuais e a lugares apreensíveis a partir do olho ou de uma idéia imagética. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q1071790 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024Sobre as teorias e a prática da encenação, assinale a alternativa INCORRETA. ✂️ a) A encenação é o campo de estudo e prática do teatro exclusivo dos(as) diretores(as) teatrais. ✂️ b) Trata-se de um conceito abstrato relativamente novo que emerge no final do século XIX junto com o nascimento do teatro moderno e a invenção da luz elétrica. ✂️ c) Constantin Stanislavski, Eugênio Barba, Peter Brook, Zé Celso, Antunes Filho, Daniela Thomas, Cibele Forjaz e Christiane Jatahy são artistas encenadores de referência nos estudos da pedagogia da encenação. ✂️ d) São elementos da encenação o texto dramático ou roteiro performativo, figurinos, maquiagens, cenários, iluminação e trilha sonora. ✂️ e) O trabalho da encenação frequentemente estabelece relações práticas e teóricas com linguagens afins, tais como arquitetura, artes visuais, cinema e com as tecnologias digitais tais como games, holografia e cyber espaço. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q1070835 | Artes Cênicas, Políticas Públicas para Artes Cênicas, Artes Cênicas, SESC DF, Quadrix, 2018Segundo o cap. IV da Lei Rouanet, que trata do incentivo a projetos culturais, os contribuintes poderão deduzir do imposto de renda, por meio de doações e patrocínio, as quantias efetivamente despendidas nos projetos elencados. Essas doações e esses patrocínios atenderão exclusivamente aos seguintes segmentos: ✂️ a) artes cênicas; livros de valor artístico, literário ou humanístico; música erudita ou instrumental; exposições de artes visuais; doações de acervos para bibliotecas públicas, museus, arquivos públicos e cinematecas, bem como treinamento de pessoal e aquisição de equipamentos para a manutenção desses acervos; produção de obras cinematográficas e videofonográficas de curta e média metragem e preservação e difusão do acervo audiovisual; preservação do patrimônio cultural material e imaterial; e construção e manutenção de salas de cinema e teatro, que poderão funcionar também como centros culturais comunitários em municípios com menos de 100.000 habitantes. ✂️ b) artes cênicas; música; artes visuais; dança; preservação do patrimônio cultural material e imaterial; e construção e manutenção de salas de cinema e teatro, que poderão funcionar também como centros culturais comunitários em municípios com menos de 100.000 habitantes. ✂️ c) teatro; dança; circo; ópera; mímica e congêneres; produção cinematográfica, videográfica, fotográfica, discográfica e congêneres; literatura, inclusive obras de referência; música; artes plásticas, artes gráficas, gravuras, cartazes, filatelia e outras congêneres; folclore e artesanato; patrimônio cultural, inclusive histórico, arquitetônico, arqueológico, bibliotecas, museus, arquivos e demais acervos; humanidades; e rádio e televisão educativas e culturais, de caráter não comercial. ✂️ d) artes cênicas; livros de valor artístico, literário ou humanístico; música erudita ou instrumental; exposições de artes visuais; doações de acervos para bibliotecas públicas, museus, arquivos públicos e cinematecas, bem como treinamento de pessoal e aquisição de equipamentos para a manutenção desses acervos; e artes plásticas, artes gráficas, gravuras, cartazes, filatelia e outras congêneres. ✂️ e) teatro; dança; circo; ópera; mímica e congêneres; produção cinematográfica, videográfica, fotográfica, discográfica e congêneres; literatura, inclusive obras de referência; música; produção de obras cinematográficas e videofonográficas de curta e média metragem; e preservação e difusão do acervo audiovisual. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q1074973 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJAugusto Boal em sua passagem pelo Arena, sobretudo na montagem de Arena Conta Zumbi e depois em Arena Conta Tiradentes, propõe o que chamou de “sistema coringa” conforme o fragmento abaixo: “(…) O sistema coringa foi imaginado por Boal como uma “saída” para um teatro em crise econômica, como uma “solução” estética – a um só tempo dramatúrgica e de espetáculo, destinada a viabilizar a cena possível naquele momento.(…)” O “sistema coringa” revela-se como o afunilamento de sistemas pregressos como as esquetes do Centro Popular de Cultura – CPC – e também: ✂️ a) os jogos teatrais ✂️ b) as improvisações ✂️ c) as teorias de Artaud ✂️ d) as peças didáticas de Brecht Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q1074863 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSAConsiderando que o Teatro Contemporâneo evoluiu, em parte, das formas cênicas desenvolvidas pelos movimentos de arte de vanguarda do século XX, multiplicando, à luz da subjetividade multifacetada do novo século, as estéticas pós-guerras dos anos 1950 e 1960, assinale a alternativa correta a respeito desse tema. ✂️ a) O texto teatral, no Teatro Contemporâneo, tem recebido diversas formas de tratamento e de criação. Entre elas, podem-se destacar a adaptação, a bricolagem, a criação coletiva e os processos colaborativos. A improvisação teatral é um dos recursos utilizados na criação com base nas duas últimas formas. ✂️ b) Hans-Thies Lehmann, crítico teatral, entende que grande parte do teatro ocidental até o final do século XX tem respondido aos princípios da mímesis e da Kátharsis aristotélicas, princípios que têm sido mantidos no Teatro Contemporâneo. ✂️ c) A cena teatral contemporânea tem se caracterizado, comumente, em torno da interpretação de textos pré-escritos que objetivem conflitos psicológicos e morais entre as personagens, ou seja, em torno de esquema narrativo que sirva bem ao cinema, à TV e ao teatro. ✂️ d) Autores e diretores teatrais, como Samuel Beckett e Ariane Mnouchkine, entre outros, começaram a construir uma dramaturgia fragmentária, na segunda metade do século XX, trabalhando para garantir as especificidades e a pureza da linguagem teatral. ✂️ e) As novas formas contemporâneas da linguagem teatral propõem a redefinição do status do dramaturgo e do diretor, possibilitando a manutenção e a dependência recíproca dos papéis das várias linguagens da cena, como a cenografia, a iluminação ou o som. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q1070840 | Artes Cênicas, Políticas Públicas para Artes Cênicas, Artes Cênicas, SESC DF, Quadrix, 2018Conforme o art. 2.º da Lei Rouanet, o Pronac foi implementado por meio dos seguintes mecanismos: ✂️ a) FNC; Funarte; e mecenato. ✂️ b) FNC; e mecenato. ✂️ c) FNC; Funarte; e FAC. ✂️ d) FNC; e Fundo de Investimento Cultural e Artístico (FICART). ✂️ e) FNC; FICART; e incentivo a projetos culturais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q1074811 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, SEAP DF, IBFCA técnica de organizar todo o espaço onde as ações dramáticas são encenadas, muito mais do que a decoração e a ornamentação, é parte importante do espetáculo, pois ela ambienta e ilustra o espaço/tempo, materializando o imaginário e aproximando o público da representação. A esta técnica dá-se o nome de____________________ Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. ✂️ a) Sonoplastia. ✂️ b) Iluminação. ✂️ c) Improvisação. ✂️ d) Cenografia Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q1074965 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ“Nos últimos anos do século XIX ocorreram dois fenômenos, ambos resultantes da revolução tecnológica, de uma importância decisiva para a evolução do espetáculo teatral, na medida em que contribuíram para aquilo que designamos como o surgimento do encenador.” Esta afirmação é de Jean-Jacques Roubine e os dois fenômenos aos quais ele se refere são respectivamente: ✂️ a) as tournées dos Meininger pela Europa – os irmãos Lumière apresentam o cinematógrafo ao mundo ✂️ b) começou a se apagar a noção das fronteiras/distâncias – foram descobertos os recursos da iluminação elétrica ✂️ c) o contato de Stanislavski com a Comédie-Française e o Boulevard – o telefone é inventado por Graham Bell ✂️ d) os Espectros, de Ibsen, é lançado em 1881, na Noruega – o alemão Friedrich Gottlob König inventa a prensa mecânica Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q1070838 | Artes Cênicas, Políticas Públicas para Artes Cênicas, Artes Cênicas, SESC DF, Quadrix, 2018Acerca do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), tratado na Lei Orgânica de Cultura do DF, assinale a alternativa correta. ✂️ a) O FAC tem como finalidade apoiar, facilitar, promover, difundir e fomentar projetos e atividades culturais, apenas na modalidade não reembolsável. ✂️ b) O FAC é um fundo de natureza contábil gerido pela Secretaria de Cultura, conforme regulamento, que equivale ao mecenato (em âmbito nacional). ✂️ c) Os recursos do FAC também são utilizados nas despesas de manutenção administrativa da Secretaria de Estado de Cultura. ✂️ d) De acordo com as condições e os limites aprovados pelo Conselho de Cultura do DF dispostos em regulamentação, os proponentes não podem ser contemplados com recursos do FAC em mais de dois projetos por exercício, porém podem ser excepcionados prêmios ou concessões de apoio para participação em eventos, intercâmbios, residências e bolsas. ✂️ e) Podem ser utilizados até 20% dos recursos do FAC para manutenção, informatização, contratação de consultoria, contratação de pareceres, contratação de serviços auxiliares, remuneração de colegiados e profissionais responsáveis pela análise de propostas, acompanhamento, fiscalização e análise final de prestação de contas, aquisição de ferramentas de gestão, aquisição de equipamentos e outros bens e serviços dedicados ao funcionamento eficiente do FAC e do Programa de Incentivo Fiscal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q1074966 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJIdentifique entre os artistas abaixo aquele que, segundo JeanJacques Roubine, é considerado o primeiro encenador moderno: ✂️ a) Constantin Stanislavski ✂️ b) Vsevolod Meyerhold ✂️ c) André Antoine ✂️ d) Gordon Craig Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q1074968 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJGrotowski encena Kordian, na Polônia na década de sessenta. O espaço teatral é um hospício, dividido em compartimentos, por estrados de camas de metal, por onde circulam os intérpretes e onde o público está sentado. Eles se veem, uns aos outros, como figuras componentes do universo do hospíio. A colocação do público “dentro da cena” e a “recusa da visão frontal” tão difundida pelo palco italiano têm alguns objetivos no teatro de Grotowski, um deles é: ✂️ a) discutir a “frontalidade” da ação dramática ao usar o espectador como “cenário” ✂️ b) criar uma cenografia decorativa livrando-se das pressões impostas pela arquitetura do teatro italiano ✂️ c) suscitar no espectador um conforto ao se aproximar da área de encenação tornando-se cúmplice do personagem criado pelos atores ✂️ d) reduzir as distâncias, uma vez que o ator deve agir diretamente sobre alguns indivíduos tornando necessária uma “proximidade de organismos vivos” Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q1074970 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJO crítico e pesquisador Sábato Magaldi organiza a obra de Nélson Rodrigues em três grandes grupos: peças psicológicas, peças míticas e as tragédias cariocas. A sequência de peças que correspondem a esta classificação é, respectivamente: ✂️ a) Valsa nº 6 – Anjo Negro – Boca de Ouro ✂️ b) A Serpente – A Falecida – Vestido de Noiva ✂️ c) Dorotéia – Anti-Nélson Rodrigues – Perdoa-me por Me Traíres ✂️ d) Álbum de Família – Viúva, Porém Honesta – O Beijo no Asfalto Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q1074975 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJSamuel Beckett foi um dos maiores expoentes do Teatro do Absurdo. Um dos seus mais criativos textos -- Fim de Jogo -- narra as relações entre os personagens principais Clov e Hamm. Jean-Pierre Ryngaert ao propor uma análise possível da obra diz que a verdadeira questão da peça é: ✂️ a) o tempo imóvel ✂️ b) o conflito de gerações ✂️ c) a ação descontinuada ✂️ d) a fragmentação do homem Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q1074969 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJOs Comediantes, em 1943 estreiam “Vestido de Noiva”, de Nélson Rodrigues sob a direção de Ziembinski. É o marco do início do teatro moderno brasileiro. O cenário de Santa Rosa, para esta montagem, era formado por praticáveis que intercomunicavam três planos: ✂️ a) alucinação – futuro - memória ✂️ b) presente – alucinação - memória ✂️ c) alucinação – memória - realidade ✂️ d) passado – alucinação - realidade Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q1074855 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSAA respeito das especificidades da linguagem teatral, assinale a alternativa incorreta. ✂️ a) O fazer teatral, tanto como fim em si mesmo quanto como meio para determinada ação cultural, pode ser considerado como um amplo campo interdisciplinar. ✂️ b) O teatro é, principalmente, uma realização de necessidade individual na interação simbólica com a realidade, proporcionando condições para um crescimento pessoal. ✂️ c) Uma peculiaridade do fazer teatral é o fato de ele se configurar como meio suficientemente maleável. ✂️ d) Em propostas pedagógicas que têm por base o fazer teatral, os procedimentos, direta ou indiretamente, podem contribuir tanto para o processo de ensino-aprendizagem em si quanto para a significância da própria aprendizagem em relação aos universos do educando e do educador. ✂️ e) A experiência teatral faz ressaltar e evidenciar, no indivíduo, a ludicidade que lhe é inerente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q1074972 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJO grupo Oficina, sob a direção de José Celso Martinez Corrêa, encena em 1967 O Rei da Vela, de Oswald de Andrade. Tornado um manifesto pelo grupo, O Rei da Vela inaugura um novo movimento artístico, aglutinando em forma de espetáculo, aquilo que nascia na música, nas artes plásticas e no cinema. É o início do seguinte movimento: ✂️ a) Tropicalismo ✂️ b) Modernismo ✂️ c) Contracultura ✂️ d) Experimentalismo Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q1074971 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ“O universo popular dos cordelistas, dos mamulengos, da linguagem dos folguedos como o reisado e o bumba-meuboi, está presente na obra de Suassuna, somado a influências do teatro religioso medieval e das tradições da Commedia dell’Arte”. Chicó e João Grilo são os personagens principais da trama “O Auto da Compadecida” e são os chamados “amarelinhos”. Eles ludibriam seus patrões, usam de esperteza para angariarem vantagens, da mesma forma, como os criados da Commedia dell’Arte: ✂️ a) Pantalone e Dottore ✂️ b) Arlecchino e Brighela ✂️ c) Pulcinella e Francatripa ✂️ d) Scaramuccia e Capitano Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q911240 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Artes Cênicas, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024As alternativas a seguir apresentam habilidades da Unidade Temática Teatro, do componente curricular Arte, conforme o previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental - Anos Finais, EXCETO: ✂️ a) Identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no tempo e no espaço de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral. ✂️ b) Experimentar a gestualidade e as construções corporais e vocais de maneira imaginativa na improvisação teatral e no jogo cênico. ✂️ c) Experimentar diferentes formas de orientação no plano americano e viabilizar imagens do movimento técnico, explorando modos de registro notacional em clave de sol e fá. ✂️ d) Reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro. ✂️ e) Explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos (figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q911241 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Artes Cênicas, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024No que se refere ao componente Arte, julgue as afirmativas a seguir, com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): I. A BNCC propõe que a abordagem das linguagens artísticas articule seis dimensões do conhecimento. II. Essas seis dimensões do conhecimento são: criação, crítica, estesia, expressão, fruição e reflexão. III. A referência a essas dimensões busca dificultar o processo de ensino e aprendizagem em Arte, apartando os conhecimentos do componente curricular. Assinale a alternativa CORRETA. ✂️ a) Apenas a afirmativa I está correta. ✂️ b) Apenas a afirmativa III está correta. ✂️ c) Apenas as afirmativas I e II estão corretas. ✂️ d) Apenas as afirmativas I e III estão corretas. ✂️ e) Todas as afirmativas estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q911242 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Artes Cênicas, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 registrou uma modificação significativa na política curricular do ensino das artes na educação básica. Ao invés de abrigar o ensino das artes sob a nomenclatura Educação Artística, compreendida como uma atividade, essa lei tornou obrigatória a inserção do componente curricular Arte, compreendido como conteúdo dotado de autonomia e legitimidade. O documento legal que primeiro registrou a obrigatoriedade da inclusão da Educação Artística no currículo do que então era denominado “ensino de 1º e 2º graus” foi: ✂️ a) A Lei de Diretrizes e Bases 9394, de 1996. ✂️ b) A Lei de Diretrizes e Bases 5692, de 1971. ✂️ c) A Lei de Diretrizes e Bases 5798, de 1965. ✂️ d) Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), de 1972. ✂️ e) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de 2020. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q1074857 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSAConsiderando a ação, o espaço e o tempo, elementos constitutivos da experiência teatral, assinale a alternativa incorreta. ✂️ a) Conforme Patrice Pavis, pode-se descrever o espaço, no teatro, como objetivo ou como elemento lúdico. ✂️ b) O espaço objetivo corresponde ao espaço visível, preenchível e, muitas vezes, descritível. ✂️ c) O espaço lúdico é aquele criado pelo ator, por meio da evolução gestual, da presença e dos deslocamentos, da relação com o grupo e da disposição no espaço. ✂️ d) Classicamente, considera-se que o espaço é fator determinante para os sons em cena, tanto vocais quanto mecânicos. ✂️ e) Não se pode falar de espaço acústico na cena teatral, uma vez que a maioria das definições de espaço induz, com recorrência, a dimensões visuais e a lugares apreensíveis a partir do olho ou de uma idéia imagética. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q1071790 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024Sobre as teorias e a prática da encenação, assinale a alternativa INCORRETA. ✂️ a) A encenação é o campo de estudo e prática do teatro exclusivo dos(as) diretores(as) teatrais. ✂️ b) Trata-se de um conceito abstrato relativamente novo que emerge no final do século XIX junto com o nascimento do teatro moderno e a invenção da luz elétrica. ✂️ c) Constantin Stanislavski, Eugênio Barba, Peter Brook, Zé Celso, Antunes Filho, Daniela Thomas, Cibele Forjaz e Christiane Jatahy são artistas encenadores de referência nos estudos da pedagogia da encenação. ✂️ d) São elementos da encenação o texto dramático ou roteiro performativo, figurinos, maquiagens, cenários, iluminação e trilha sonora. ✂️ e) O trabalho da encenação frequentemente estabelece relações práticas e teóricas com linguagens afins, tais como arquitetura, artes visuais, cinema e com as tecnologias digitais tais como games, holografia e cyber espaço. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q1070835 | Artes Cênicas, Políticas Públicas para Artes Cênicas, Artes Cênicas, SESC DF, Quadrix, 2018Segundo o cap. IV da Lei Rouanet, que trata do incentivo a projetos culturais, os contribuintes poderão deduzir do imposto de renda, por meio de doações e patrocínio, as quantias efetivamente despendidas nos projetos elencados. Essas doações e esses patrocínios atenderão exclusivamente aos seguintes segmentos: ✂️ a) artes cênicas; livros de valor artístico, literário ou humanístico; música erudita ou instrumental; exposições de artes visuais; doações de acervos para bibliotecas públicas, museus, arquivos públicos e cinematecas, bem como treinamento de pessoal e aquisição de equipamentos para a manutenção desses acervos; produção de obras cinematográficas e videofonográficas de curta e média metragem e preservação e difusão do acervo audiovisual; preservação do patrimônio cultural material e imaterial; e construção e manutenção de salas de cinema e teatro, que poderão funcionar também como centros culturais comunitários em municípios com menos de 100.000 habitantes. ✂️ b) artes cênicas; música; artes visuais; dança; preservação do patrimônio cultural material e imaterial; e construção e manutenção de salas de cinema e teatro, que poderão funcionar também como centros culturais comunitários em municípios com menos de 100.000 habitantes. ✂️ c) teatro; dança; circo; ópera; mímica e congêneres; produção cinematográfica, videográfica, fotográfica, discográfica e congêneres; literatura, inclusive obras de referência; música; artes plásticas, artes gráficas, gravuras, cartazes, filatelia e outras congêneres; folclore e artesanato; patrimônio cultural, inclusive histórico, arquitetônico, arqueológico, bibliotecas, museus, arquivos e demais acervos; humanidades; e rádio e televisão educativas e culturais, de caráter não comercial. ✂️ d) artes cênicas; livros de valor artístico, literário ou humanístico; música erudita ou instrumental; exposições de artes visuais; doações de acervos para bibliotecas públicas, museus, arquivos públicos e cinematecas, bem como treinamento de pessoal e aquisição de equipamentos para a manutenção desses acervos; e artes plásticas, artes gráficas, gravuras, cartazes, filatelia e outras congêneres. ✂️ e) teatro; dança; circo; ópera; mímica e congêneres; produção cinematográfica, videográfica, fotográfica, discográfica e congêneres; literatura, inclusive obras de referência; música; produção de obras cinematográficas e videofonográficas de curta e média metragem; e preservação e difusão do acervo audiovisual. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q1074973 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJAugusto Boal em sua passagem pelo Arena, sobretudo na montagem de Arena Conta Zumbi e depois em Arena Conta Tiradentes, propõe o que chamou de “sistema coringa” conforme o fragmento abaixo: “(…) O sistema coringa foi imaginado por Boal como uma “saída” para um teatro em crise econômica, como uma “solução” estética – a um só tempo dramatúrgica e de espetáculo, destinada a viabilizar a cena possível naquele momento.(…)” O “sistema coringa” revela-se como o afunilamento de sistemas pregressos como as esquetes do Centro Popular de Cultura – CPC – e também: ✂️ a) os jogos teatrais ✂️ b) as improvisações ✂️ c) as teorias de Artaud ✂️ d) as peças didáticas de Brecht Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q1074863 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSAConsiderando que o Teatro Contemporâneo evoluiu, em parte, das formas cênicas desenvolvidas pelos movimentos de arte de vanguarda do século XX, multiplicando, à luz da subjetividade multifacetada do novo século, as estéticas pós-guerras dos anos 1950 e 1960, assinale a alternativa correta a respeito desse tema. ✂️ a) O texto teatral, no Teatro Contemporâneo, tem recebido diversas formas de tratamento e de criação. Entre elas, podem-se destacar a adaptação, a bricolagem, a criação coletiva e os processos colaborativos. A improvisação teatral é um dos recursos utilizados na criação com base nas duas últimas formas. ✂️ b) Hans-Thies Lehmann, crítico teatral, entende que grande parte do teatro ocidental até o final do século XX tem respondido aos princípios da mímesis e da Kátharsis aristotélicas, princípios que têm sido mantidos no Teatro Contemporâneo. ✂️ c) A cena teatral contemporânea tem se caracterizado, comumente, em torno da interpretação de textos pré-escritos que objetivem conflitos psicológicos e morais entre as personagens, ou seja, em torno de esquema narrativo que sirva bem ao cinema, à TV e ao teatro. ✂️ d) Autores e diretores teatrais, como Samuel Beckett e Ariane Mnouchkine, entre outros, começaram a construir uma dramaturgia fragmentária, na segunda metade do século XX, trabalhando para garantir as especificidades e a pureza da linguagem teatral. ✂️ e) As novas formas contemporâneas da linguagem teatral propõem a redefinição do status do dramaturgo e do diretor, possibilitando a manutenção e a dependência recíproca dos papéis das várias linguagens da cena, como a cenografia, a iluminação ou o som. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q1070840 | Artes Cênicas, Políticas Públicas para Artes Cênicas, Artes Cênicas, SESC DF, Quadrix, 2018Conforme o art. 2.º da Lei Rouanet, o Pronac foi implementado por meio dos seguintes mecanismos: ✂️ a) FNC; Funarte; e mecenato. ✂️ b) FNC; e mecenato. ✂️ c) FNC; Funarte; e FAC. ✂️ d) FNC; e Fundo de Investimento Cultural e Artístico (FICART). ✂️ e) FNC; FICART; e incentivo a projetos culturais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q1074811 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, SEAP DF, IBFCA técnica de organizar todo o espaço onde as ações dramáticas são encenadas, muito mais do que a decoração e a ornamentação, é parte importante do espetáculo, pois ela ambienta e ilustra o espaço/tempo, materializando o imaginário e aproximando o público da representação. A esta técnica dá-se o nome de____________________ Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. ✂️ a) Sonoplastia. ✂️ b) Iluminação. ✂️ c) Improvisação. ✂️ d) Cenografia Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro