Questões de Concursos Assessor Técnico de Ensino Fundamental

Resolva questões de Assessor Técnico de Ensino Fundamental comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q901382 | Pedagogia, Avaliação e Indicadores de Qualidade na Educação, Assessor Técnico de Ensino Fundamental, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

Os indicadores de qualidade na educação foram criados para auxiliar a comunidade escolar a avaliar a qualidade da escola e atuar para melhorá-la. Um dos principais indicadores de qualidade utilizados na gestão da educação, verifica se a quantidade de pessoal é suficiente para o bom funcionamento da escola, a assiduidade e a estabilidade de toda a equipe escolar. Deste modo, é CORRETO que as características mencionadas correspondem ao indicador de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q901376 | Pedagogia, Normas Constitucionais do Direito à Educação, Assessor Técnico de Ensino Fundamental, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

Na reunião com os pais e mães de alunos, a diretora escolar explicou que, conforme a Constituição Federal de 1988, a educação é um direito de todos, sendo expresso a garantia constitucional para os alunos através do:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q901377 | Pedagogia, Lei nº 11494 de 2007, Assessor Técnico de Ensino Fundamental, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

A lei nº 14113/2020 que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), prevê que o direito à educação infantil será assegurado às crianças até o término do ano letivo em que completarem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q901381 | Pedagogia, Funções da Avaliação Escolar e a Análise dos Resultados, Assessor Técnico de Ensino Fundamental, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

Durante a reunião administrativa, a diretora explicou que a avaliação na escola não se restringe à sala de aula, mas também faz parte da gestão escolar. Devido à complexidade escolar, é CORRETO dizer que a função da avaliação na gestão corresponde a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q901378 | Pedagogia, Avaliação Sistêmica SAEB, Assessor Técnico de Ensino Fundamental, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

Uma educação de qualidade possibilita as pessoas desenvolverem as suas características e habilidades, para alcançar o melhor do seu potencial. Sendo assim, uma das políticas educacionais para aferir a qualidade na educação é o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) que realiza um conjunto de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q901383 | Pedagogia, Gestão Escolar, Assessor Técnico de Ensino Fundamental, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

Em ambientes escolares, o gestor deve tomar decisões antecipadas levando em conta a realidade na qual a escola está inserida. Nesta perspectiva, é CORRETO dizer que a ação de planejar do gestor deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q901379 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Assessor Técnico de Ensino Fundamental, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

O Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 estabelece diretrizes, metas e estratégias para a política educacional brasileira por dez anos. Está previsto que a execução do PNE e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo realizadas pelas seguintes instâncias, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q901385 | Pedagogia, Piaget, Assessor Técnico de Ensino Fundamental, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

Um funcionário atendeu à solicitação de uma mãe para entregar o certificado de ensino fundamental de seu filho de 14 (catorze) anos. Ele informou que acompanhou a trajetória escolar da criança, desde os 5 (cinco) anos de idade, quando ingressou na pré-escola. Considerando a teoria de Piaget, é CORRETO dizer que o funcionário acompanhou o desenvolvimento do aluno nas seguintes etapas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q901384 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Assessor Técnico de Ensino Fundamental, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

Na perspectiva da gestão escolar, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, cabe aos dirigentes dos estabelecimentos do ensino fundamental comunicar ao Conselho Tutelar os casos de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q901387 | Pedagogia, O Papel da Afetividade na Aprendizagem, Assessor Técnico de Ensino Fundamental, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

Na reunião com os pais e mães de alunos, a professora ressaltou a importância de a escola preparar os estudantes para o mercado de trabalho, a se adaptarem aos valores e às normas vigentes na sociedade contemporânea. Neste contexto, é CORRETO afirmar que este relacionamento pedagógico do professor-aluno remete a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q901390 | Pedagogia, Tipos de Planos de Ensino, Assessor Técnico de Ensino Fundamental, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

Em relação aos principais componentes do planejamento escolar, analise as afirmativas a seguir:

I. Metodologia - Domínio e à aplicação de procedimentos e técnicas.

II. Objetivos - Devem estar relacionados com a realidade para torná-los significativos.

III. Assunto - Consiste na indicação da temática a ser trabalhada em sala de aula.

IV. Conteúdos - Descrição daquilo que se quer alcançar como resultados da atividade.

Estão CORRETAS as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q901380 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Assessor Técnico de Ensino Fundamental, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

A Secretaria de Educação emitiu um comunicado direcionado para os gestores da rede municipal de educação com o objetivo de promover um curso de formação continuada onde é abordado a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). É CORRETO dizer que se trata de um documento oficial de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q901388 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, Assessor Técnico de Ensino Fundamental, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

A escola é local onde há interações sociais, seja no pátio, na sala de professores ou secretaria, infelizmente, pode haver a denominada “fofoca”. Quando as fofocas tomam maiores contornos, pode se tornar difamação, e virar caso de justiça. Neste contexto, a fofoca se configura um tipo de violência, definida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q901391 | Pedagogia, Concepções de currículo, Assessor Técnico de Ensino Fundamental, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

As escolas atualmente baseiam-se em três perspectivas relacionadas ao conceito de currículo. Em relação as formas de compreensão do currículo, analise as afirmativas a seguir, e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:

( ) O currículo em ação está presente em documentos oficiais curriculares (PCNs, BNCC, DCNs) nos planos e nas propostas pedagógicas das escolas.
( ) O currículo formal é a proposta curricular efetivada na realidade da sala de aula e nas escolas.
( ) O currículo oculto se manifesta em sentimentos e nas relações sociais e hierárquicas que se apresentam na escola.
( ) O currículo planejado é a etapa onde é realizada o planejamento e organização das atividades de ensino, selecionando conteúdos e recursos.

Assinale a sequência, de cima para baixo, correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q901394 | Pedagogia, Legislação da Educação, Assessor Técnico de Ensino Fundamental, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

No início do ano letivo, uma mãe de aluno com deficiência transferido de uma escola municipal, informou para a coordenadora pedagógica a necessidade de atendimento educacional especializado (AEE) para o seu filho. Em relação ao AEE, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmações falsas:

( ) É preciso fazer a Identificação das necessidades de cada aluno com deficiência, transtorno global do desenvolvimento ou outras necessidades educacionais especiais.
( ) O AEE substitui o ensino regular, assim como complementa e apoia as atividades educacionais oferecidas na sala de recursos especiais.
( ) Pode ser necessário a adaptação de materiais didáticos e métodos de ensino para garantir o acesso e a participação dos alunos com deficiência na escola.
( ) É oferecido atendimento padronizado para todos os alunos com deficiência, assim reconhecendo a pluralidade das necessidades dos alunos.

Assinale a sequência, de cima para baixo, correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q901389 | Pedagogia, Gestão Escolar, Assessor Técnico de Ensino Fundamental, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

Para avaliar as necessidades de uso de verbas públicas recebidas para compra de material permanente, a diretora escolar criou uma comissão de inventário de bens móveis formada por servidores administrativos com o objetivo de inventariar os mobiliários e equipamentos localizados na escola. Em relação aos aspectos a serem observados nestes itens, analise as afirmativas a seguir:

I. Durabilidade – quando o material em uso normal perde ou tem reduzida as suas condições de funcionamento, no prazo máximo de dois anos.
II. Fragilidade – material sujeito a modificações (químicas ou físicas) ou que se deteriora ou perde suas características normal de uso.
III. Perecibilidade – material cuja estrutura esteja sujeita a modificação, por ser quebradiço ou deformável.
IV. Incorporabilidade – quando destinado à incorporação a outro bem, não podendo ser retirado sem prejuízo das características do principal.

Estão CORRETAS as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q901393 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Assessor Técnico de Ensino Fundamental, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

Um grupo de servidores administrativos foram convidados para participarem de uma capacitação em gestão escolar, nela ficou evidenciado a importância da formação continuada dos profissionais de educação, conforme a legislação educacional (LDB 9394/1996). Em relação a formação dos profissionais da educação, de modo a atender às especificidades do exercício de suas atividades, analise as afirmativas a seguir:

I. O aproveitamento da formação e experiências anteriores, em instituições de ensino e em outras atividades, como comercio ou saúde.
II. A presença de sólida formação básica, que propicie o conhecimento dos fundamentos científicos e sociais de suas competências de trabalho.
III. A associação entre teorias e práticas, mediante estágios docentes supervisionados em sala de aula.
IV. A associação entre teorias e práticas, mediante estágios supervisionados e capacitação em serviço.

Estão CORRETAS as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q901386 | Pedagogia, Assessor Técnico de Ensino Fundamental, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

No meio do ano letivo, a escola recebeu recursos financeiros do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE. Em relação ao uso desta verba pela escola, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:

( ) Os recursos do PDDE são repassados de forma direta para as secretarias de educação que fazem a intermediação e repasse da verba para as escolas públicas.
( ) O objetivo desses recursos é a melhoria da infraestrutura física e pedagógica, o reforço da autogestão escolar e a elevação dos índices de desempenho da educação básica.
( ) Os recursos do programa são transferidos de acordo com o número de alunos, de acordo com o censo escolar do ano anterior ao do repasse.
( ) O PDDE consiste na assistência financeira às escolas públicas e privadas da educação básica das redes particulares, estaduais, municipais e do Distrito Federal.

Assinale a sequência, de cima para baixo, correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q901375 | Pedagogia, Educação, Assessor Técnico de Ensino Fundamental, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

Antes da reunião do Conselho Escolar, a diretora comentou com os professores sobre a necessidade de se desenvolver um diálogo entre a escola, família e comunidade. Em relação ao desenvolvimento da relação entre os componentes citados, analise as afirmativas a seguir, e assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:

( ) O relacionamento depende das perspectivas culturais, econômicas, ideológicas dos diferentes atores (docentes, gestores, pais, famílias e moradores) da escola.
( ) A situação do relacionamento entre a escola, família e comunidade, está alheio as políticas educacionais e a gestão escolar local.
( ) O relacionamento pode instituir uma cultura escolar onde as famílias possam ser valorizadas através de estratégias de promoção e inclusão social.
( ) A legislação pode estabelecer uma abordagem que anule a presença de conflitos na relação entre a escola, família e comunidade.

Assinale a sequência, de cima para baixo, correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q901392 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Assessor Técnico de Ensino Fundamental, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

No início do ano letivo, a diretora escolar fez uma convocação para os representantes das comunidades escolar e local eleitos por seus pares, a participarem da reunião do Conselho Escolar. Deste modo, é CORRETO dizer que compõem o Conselho Escolar os integrantes das seguintes categorias, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.