Questões de Concursos Assistente de Atendimento

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1Q918105 | Redação Oficial, Assistente de Atendimento, CRP 3ª Região BA, Consulplan, 2025

A redação oficial deve se caracterizar por: clareza e precisão; objetividade; concisão; coesão e coerência; impessoalidade; formalidade e padronização; e uso da norma padrão da língua portuguesa.
(Manual de Redação da Presidência da República. 3. ed., Brasília: Imprensa Nacional, 2018.)

Considerando as características da redação oficial, assinale a afirmativa INCORRETA.
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2Q918106 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Assistente de Atendimento, CRP 3ª Região BA, Consulplan, 2025

Um ente público apresenta problemas na administração de pessoas: alta rotatividade de profissionais; ausência de uma política estruturada de capacitação e desenvolvimento; e desmotivação dos servidores, refletida na baixa adesão a programas internos, aumento de licenças por questões emocionais, falta de clareza nos critérios de progressão de carreira e ausência de feedback regular. Verifique as propostas apresentadas pela equipe gestora para resolver os problemas identificados e, com base nas práticas recomendadas de administração de pessoas, analise a adequabilidade delas.

I. Implantar programas de treinamento e capacitação contínua, com planejamento e cronograma alinhados às necessidades identificadas.
II. Contratar consultorias externas e realizar contratações de caráter temporário, visando à redução da rotatividade.
III. Criar um plano de cargos e salários que contemple progressão de carreira baseada em mérito e tempo de serviço.
IV. Realizar pesquisas regulares de clima organizacional para identificar e tratar problemas de desmotivação e insatisfação.

Está correto o que se afirma apenas em
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3Q918107 | Administração Pública, Estrutura Organizacional na Administração Pública, Assistente de Atendimento, CRP 3ª Região BA, Consulplan, 2025

Uma autarquia federal responsável pela regulamentação e fiscalização de determinada profissão enfrenta dificuldades em sua estrutura organizacional. Um diagnóstico interno identificou os seguintes problemas:

• Processos decisórios lentos devido à existência de múltiplos níveis hierárquicos. • Falta de clareza nas atribuições dos departamentos, gerando sobreposição de funções.
• Pouca autonomia nas unidades descentralizadas, o que prejudica a agilidade na execução de atividades regionais.
• Comunicação ineficiente entre os departamentos, levando à duplicidade de esforços e desperdício de recursos.

Foram apresentadas propostas de algumas mudanças na estrutura organizacional como formas para enfrentar os desafios. Com base nas características da estrutura organizacional em autarquias públicas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Adotar uma estrutura organizacional do tipo matricial, que permita maior integração entre departamentos e projetos.
( ) Reduzir os níveis hierárquicos, adotando uma estrutura organizacional mais enxuta e com maior delegação de poder.
( ) Reestruturar os processos de decisão para priorizar a centralização, assegurando uniformidade em todas as decisões estratégicas.
( ) Implantar canais formais de comunicação e sistemas de gestão integrada para melhorar o fluxo de informações.

A sequência está correta em
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4Q918108 | Administração de Recursos Materiais, Conceitos Básicos na Administração de Recursos Materiais, Assistente de Atendimento, CRP 3ª Região BA, Consulplan, 2025

Uma autarquia enfrenta dificuldades na gestão de seus recursos materiais. Há falta frequente de materiais de expediente nos setores, como papel para impressão e canetas; o almoxarifado não possui um sistema informatizado de controle de estoques, dificultando a previsão de demandas; diversos materiais estão sendo descartados por ultrapassarem o prazo de validade, como toners, colas e borrachas, gerando desperdício; os processos de compra são frequentemente atrasados devido à ausência de planejamento e comunicação entre os setores. Com base na situação hipotética, a autarquia decidiu implementar melhorias no gerenciamento de recursos materiais. Verifique as sugestões apresentadas com base nas práticas recomendadas de administração de recursos materiais e analise a adequabilidade das propostas para resolver os problemas identificados:

I. Implantar um sistema de controle informatizado para otimizar a gestão de estoques.
II. Criar planejamento e cronograma integrados entre os setores para solicitação de materiais.
III. Melhorar a comunicação entre os responsáveis pelo consumo e aquisição de materiais.
IV. Adquirir os materiais de expediente em maiores quantidades para evitar falta de insumos.

Está correto o que se afirma apenas em
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5Q918109 | Administração Pública, Qualidade na Administração Pública, Assistente de Atendimento, CRP 3ª Região BA, Consulplan, 2025

Determinado ente público implantou recentemente um setor de inovação para modernizar os serviços prestados, tendo sido transferidos servidores de outros setores para formação da equipe. No entanto, após seis meses, foi constatado que os servidores não adotaram plenamente as práticas propostas, como o uso de novas tecnologias e metodologias ágeis de gestão, em função da resistência advinda de uma cultura organizacional arraigada. Com base no cenário apresentado, a ação mais eficaz para promover a mudança cultural necessária à implementação bem-sucedida das inovações propostas é:
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6Q918110 | Psicologia, Assistente de Atendimento, CRP 3ª Região BA, Consulplan, 2025

O Conselho Regional de Psicologia (CRP) do Estado X identificou demandas específicas que exigem contratações pontuais. Durante o planejamento de suas atividades, as seguintes situações foram apresentadas; analise-as.

Situação 1: Contratação da empresa X para desenvolver uma plataforma exclusiva de registro e fiscalização de psicólogos, sendo esta a única empresa no mercado com a tecnologia e expertise necessárias.

Situação 2: Aquisição emergencial de equipamentos de segurança para uso em fiscalizações em instituições com histórico de práticas inadequadas e denúncias recentes.

Situação 3: Contratação de serviços de manutenção da sede e subsedes do conselho, com ampla oferta de fornecedores no mercado.
Situação 4: Contratação de um profissional renomado, com notória especialização, para ministrar palestras sobre ética profissional e saúde mental, na prática da psicologia.

Com base no contexto apresentado, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Situação 1 configura hipótese de inexigibilidade de licitação, tendo em vista a inviabilidade de competição.
( ) Situação 2 pode ser enquadrada como dispensa de licitação, em razão da emergência devidamente comprovada.
( ) Situação 3 pode ser enquadrada como dispensa de licitação, devido à simplicidade dos serviços contratados.
( ) Situação 4 é uma hipótese de inexigibilidade de licitação, pois envolve serviço técnico especializado de natureza singular.

A sequência está correta em
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7Q918111 | Administração Geral, Abordagem Neoclássica da Administração, Assistente de Atendimento, CRP 3ª Região BA, Consulplan, 2025

O processo administrativo compreende as funções de planejar, organizar, dirigir e controlar, as quais estão inter-relacionadas e são indispensáveis à gestão eficaz das organizações.
(CHIAVENATO, I. Teoria Geral da Administração. 8. ed., Rio de Janeiro: Elsevier, 2021.)

Considerando o disposto, relacione adequadamente as funções administrativas aos conceitos apresentados.

1. Controle.
2.Direção.
3.Organização.
4. Planejamento.

( ) Alocar recursos, estruturar as equipes para execução das tarefas e definir as responsabilidades de cada equipe para a execução de ações.
( ) Definir estratégias, objetivos e metas e objetivos para os próximos cinco anos, detalhando os recursos necessários e os prazos.
( ) Engajar os servidores no cumprimento das metas, promovendo comunicação clara e motivação visando a realização das ações de forma eficaz.
( ) Monitorar o andamento das ações, comparar e avaliar os resultados alcançados em relação aos resultados alcançados e propor ajustes, se necessário.

A sequência correta está em
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8Q918112 | Administração Financeira e Orçamentária, Classificação da Receita e Despesa Orçamentária, Assistente de Atendimento, CRP 3ª Região BA, Consulplan, 2025

O Conselho Regional de Psicologia (CRP) do Estado Y apresenta os seguintes problemas em sua administração financeira, especialmente na gestão orçamentária e no controle de despesas:

1. Deficits recorrentes no orçamento, devido a gastos superiores à arrecadação.
2. Baixa eficiência na arrecadação de anuidades, com altos índices de inadimplência.
3. Falta de transparência nos relatórios financeiros disponibilizados aos associados e à sociedade.
4. Subutilização de recursos transferidos pelo CRP, sob a forma de patrocínio, que frequentemente retornam por falta de execução das atividades e eventos.

Verifique as ações propostas e, com base nas práticas recomendadas de administração, analise a adequabilidade delas para resolver os problemas identificados.

I. Ampliar os recursos captados por meio de operações de crédito para compensar os deficits recorrentes.
II. Realizar campanhas de conscientização para reduzir a inadimplência e promover a educação fiscal.
III. Implantar um sistema de gestão financeira integrada para monitorar receitas e despesas em tempo real.
IV. Estabelecer critérios rigorosos de priorização de despesas para equilibrar o orçamento anual.

Está correto o que se afirma em
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9Q918113 | Administração Pública, Comunicação na Administração Pública, Assistente de Atendimento, CRP 3ª Região BA, Consulplan, 2025

Determinada autarquia federal, responsável pela gestão de recursos naturais, enfrenta crescente descontentamento de comunidades locais devido a um projeto de expansão de infraestrutura que impactará áreas ambientalmente sensíveis. Para melhorar o relacionamento com os stakeholders e mitigar as tensões, a equipe de relações públicas da autarquia propôs ações de comunicação e engajamento. Tendo em vista a situação hipotética e, ainda, de acordo com as relações públicas, a ação mais adequada é:
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10Q918114 | Administração Geral, Comunicação e Controle, Assistente de Atendimento, CRP 3ª Região BA, Consulplan, 2025

O ato de se comunicar exerce funções indispensáveis à própria natureza humana. A comunicação é usada para informar algo, para influenciar atitudes e comportamentos, para motivar, interagir, realizar atividades ou inovar. Através dela, as pessoas expressam sentimentos, pensamentos, opiniões e obtêm respostas, ou seja, correlacionam-se com o meio em que vive.

(NEVES, R. C. Comunicação Empresarial Integrada. São Paulo: Editora Mauad, 2009.)

Considerando o tema abordado, analise as assertivas correlatas a seguir e a relação proposta entre elas.

I. “A comunicação, tendo como recursos a fala, os gestos, os sorrisos, os olhares, as expressões faciais, os sons, entre outros, constitui-se em um instrumento estratégico essencial para as organizações.”

PORQUE

II. “A comunicação promove a transparência; possibilita a construção de relações interpessoais saudáveis; facilita o engajamento dos colaboradores; e reforça as ações institucionais.”

Assinale a alternativa correta.
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11Q918115 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas nas Organizações, Assistente de Atendimento, CRP 3ª Região BA, Consulplan, 2025

O setor de gestão de pessoas de um ente público adota ações contínuas para o fortalecimento das relações humanas, o aumento do desempenho profissional e o desenvolvimento. Considerando a situação hipotética, analise as estratégias adotadas.

I. Realização de treinamentos regulares focados no desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais, o que contribui para o aumento do desempenho.
II. Feedback contínuo e estruturado, como prática para o desenvolvimento individual e organizacional, ao fornecer informações claras e construtivas para o aprimoramento dos servidores.
III. Estabelecimento de metas claras e desafiadoras para os servidores, alinhadas com os recursos disponíveis e o ambiente de trabalho, para melhorar a motivação e reduzir conflitos.
IV. Promoção de dinâmicas de integração e reconhecimento, visando fortalecer a coesão da equipe, melhorar as relações interpessoais e promover um ambiente mais colaborativo.

Está correto o que se afirma
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12Q918116 | Arquivologia, Gestão de Documentos / Arquivos Corrente e Intermediário, Assistente de Atendimento, CRP 3ª Região BA, Consulplan, 2025

Conforme a Portaria Interministerial nº 1.677/2015, Art. 1º [...], §1º, “Para fins desta Portaria Interministerial, consideram-se atividades de protocolo o recebimento, a classificação, o registro, a distribuição, o controle da tramitação, a expedição e a autuação de documentos avulsos para formação de processos, e os respectivos procedimentos decorrentes”.

(BRASIL. Portaria Interministerial nº 1.677, de 07 de outubro de 2015. Define os procedimentos gerais para o desenvolvimento das atividades de protocolo no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal.)

Nesse sentido, no contexto da Administração Pública, o registro e a expedição de correspondências oficiais são etapas fundamentais para a gestão documental e a comunicação institucional. Em relação a esses processos, pode-se afirmar que:
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13Q918117 | Direito Administrativo, Assistente de Atendimento, CRP 3ª Região BA, Consulplan, 2025

Contrato administrativo é o ajuste firmado entre a Administração Pública e particulares ou entre entes públicos, regido predominantemente por normas de direito público, com vistas à satisfação de interesses coletivos, observando os princípios da legalidade, supremacia do interesse público e continuidade do serviço público.
(DI PIETRO, M. S. Z. Direito Administrativo. 35. ed., São Paulo: Thomson Reuters, 2023.)

Sobre os instrumentos contratuais previstos na Lei nº 14.133/2021, assinale a afirmativa correta.
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14Q918118 | Direito Administrativo, Assistente de Atendimento, CRP 3ª Região BA, Consulplan, 2025

Uma autarquia pública federal apresenta os procedimentos elencados a seguir relacionados à execução de contratos administrativos regidos pela Lei nº 14.133/2021; relacione-os adequadamente às situações hipotéticas.

1. Extinção.
2. Reajuste.
3. Repactuação.
4. Revisão.

( ) O preço de um contrato de fornecimento de materiais de consumo foi corrigido devido à inflação acumulada após um ano.
( ) Uma empresa de construção civil, durante a execução de um contrato, solicitou o ajuste do contrato devido a um evento imprevisível que aumentou significativamente o custo de insumos.
( ) Um contrato de fornecimento de bens foi encerrado antes do prazo em decorrência do inadimplemento da contratada.
( ) Um contrato de prestação de serviços continuados precisou ser ajustado em função de aumentos salariais decorrentes de dissídios coletivos.

A sequência está correta em
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15Q4186 | Direitos Humanos, Noções de Cidadania, Assistente de Atendimento, Expresso Cidadão PE, UPENET

Sobre o Senso Moral e Consciência Moral, considere as seguintes proposições:

I. Os sentimentos e as ações morais são aqueles que não dependem de nós mesmos, que nascem da nossa
incapacidade de discernir e sermos subservientes, necessitando do coletivo para decidir.
II. Dizem respeito a valores, sentimentos, intenções, decisões e ações referidos ao bem e ao mal, ao desejo de
felicidade e ao exercício de liberdade.
III. São constitutivos de nossa existência intersubjetiva, isto é, das nossas relações com outros sujeitos morais.
IV. Referem-se a valores (justiça, honradez, espírito de sacrifício, integridade, generosidade), sentimentos provocados
pelos valores (admiração, vergonha, culpa, remorso, cólera, amor, dúvida, medo) e a decisões que conduzam a
ações com consequências para nós e para os outros.

Estão CORRETAS
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16Q4187 | Direitos Humanos, Noções de Cidadania, Assistente de Atendimento, Expresso Cidadão PE, UPENET

Sobre a Ética ou Filosofia Moral, NÃO é correto afirmar que
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17Q4188 | Direitos Humanos, Noções de Cidadania, Assistente de Atendimento, Expresso Cidadão PE, UPENET

Sobre a moralidade administrativa, analise as proposições abaixo:

I. O administrador público deve ter um Código de Conduta, de linguagem simples e acessível, que norteie seu
comportamento, enquanto permanecer no cargo, e o proteja de acusações infundadas.
II. A moralidade administrativa constitui-se, atualmente, de pressuposto de validade de todo ato da administração
pública.
III. A moral administrativa é imposta ao agente público para sua conduta, segundo as exigências da instituição a que
serve, e a finalidade de sua ação: o bem comum.
IV. Ao atuar, o administrador público não pode desprezar o elemento ético de sua conduta.

Estão CORRETAS
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18Q4189 | Direitos Humanos, Noções de Cidadania, Assistente de Atendimento, Expresso Cidadão PE, UPENET

Segundo Gilberto Dimenstein, nota-se a ausência de cidadania quando uma sociedade gera um menino de rua (livro
cidadão de papel). Cidadania é

I. o direito de viver decentemente.
II. poder votar em quem quiser sem constrangimento.
III. o direito de ter uma ideia e poder expressá-la.
IV. processar um médico que comete um erro.

Estão CORRETAS
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20Q4191 | Direitos Humanos, Noções de Cidadania, Assistente de Atendimento, Expresso Cidadão PE, UPENET

Sobre a postura do servidor público, considere as seguintes proposições:

I. A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem
nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função ou fora dele.
II. A conduta do servidor deve-se limitar à distinção entre o bem e o mal, devendo ter consciência de que o fim nem
sempre é o bem comum, mas, a harmonia dos trabalhadores do serviço público.
III. Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor público, entretanto, poderá omiti-la ou falseá-la para garantir a
estabilidade na administração pública.
IV. O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu
próprio bem-estar, já que, como cidadão integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado
como seu maior patrimônio.

Estão CORRETAS
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