Início Questões de Concursos Assistente de Diretor de Escola Resolva questões de Assistente de Diretor de Escola comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Assistente de Diretor de Escola Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q320095 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPA gestão democrática do ensino público é um dos princípios estabelecidos na Constituição Federal/88, e a concepção de educação como formação humana contida no texto da LDB. n.º 9.394/96 reafirma o princípio da gestão democrática do ensino público. Para gerir democraticamente o ensino e a escola, é necessário ✂️ a) desenvolver ações que promovam a participação de todos de acordo com uma programação estipulada pelo corpo docente. ✂️ b) aplicar corretamente os recursos financeiros arrecadados pela escola. ✂️ c) desenvolver atividades na escola que serão executadas pelos alunos que tiverem melhor desempenho escolar. ✂️ d) estimular a participação de diferentes pessoas na articulação dos aspectos financeiros e administrativos da escola. ✂️ e) programar com os docentes reuniões de planejamento para análise do resultado das avaliações, visando à melhoria da qualidade do ensino. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q325908 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPSegundo o documento Progestão, existe a autonomia legal e a autonomia construída. A primeira refere-se à autonomia prevista na LDB (Lei n.º 9.394/96), já a segunda refere-se à autonomia construída na escola. Segundo o mesmo documento, o papel do gestor no processo de elaboração do projeto pedagógico da escola, visando ajudar na construção de sua autonomia, é ✂️ a) coordenar o trabalho dos professores na elaboração do projeto pedagógico da escola. ✂️ b) coordenar o processo de organização das pessoas no interior da escola, buscando a convergência dos interesses dos vários segmentos e a superação dos conflitos deles decorrentes. ✂️ c) coordenar o trabalho de professores, alunos e funcionários administrativos na elaboração do projeto pedagógico da escola, evitando, assim, que interesses particulares se sobreponham aos interesses coletivos. ✂️ d) impor as determinações legais aos seus subordinados, para evitar interferência direta dos órgãos centrais. ✂️ e) manter pais e responsáveis afastados da elaboração do projeto pedagógico da escola, pois esta é uma atribuição que cabe aos profissionais da educação, pois assim o gestor evita conflitos de interesses. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q320524 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPSão princípios que os sistemas de ensino devem respeitar para a definição das normas da gestão democrática do ensino público na educação básica: I. participação dos governos locais na elaboração do projeto pedagógico da escola; II. participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes; III. participação das empresas privadas na elaboração do projeto pedagógico da escola e no financiamento de atividades extracurriculares; IV. participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola. De acordo com a Lei n.o 9.394/96, está correto apenas o contido em ✂️ a) I e II. ✂️ b) II e IV. ✂️ c) III e IV. ✂️ d) I, II e III. ✂️ e) II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q328530 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPDe acordo com Veiga (2007), a elaboração do Projeto Político Pedagógico não se reduz apenas à dimensão pedagógica, nem ao conjunto de projetos e planos isolados, mas se constitui em ✂️ a) uma proposta que nasce da própria realidade singular em que a escola está inserida. ✂️ b) uma proposta de opções explícitas na direção da superação de problemas relacionados a questões de ordem pedagógica. ✂️ c) um instrumento clarificador após profunda reflexão dos agentes envolvidos, sobre a ação coletiva e educativa da escola, baseada na pesquisa real no sentido de possibilitar possíveis transformações. ✂️ d) processo de organização educativa de ordem didática e administrativa que direciona as ações escolares. ✂️ e) propostas de ações de constante superação de problemas do cotidiano escolar e de ordem administrativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q322405 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPA Política Educacional vigente que se articula com a Proposta Pedagógica da escola, visando à melhoria da qualidade de ensino, tem como princípios básicos: I. colaboração e participação; II. autonomia; III. competitividade; IV. compromisso com a direção. Está correto apenas o contido em ✂️ a) I e II. ✂️ b) I e III. ✂️ c) II e III. ✂️ d) II e IV. ✂️ e) III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q325157 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPAo conjunto de definições doutrinárias sobre princípios, fundamentos e procedimentos da educação básica que orientam as propostas pedagógicas das escolas brasileiras, nos diferentes sistemas de ensino, denominamos ✂️ a) Plano Nacional de Educação. ✂️ b) Referencial Curricular da Educação Básica. ✂️ c) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. ✂️ d) Diretrizes Curriculares Nacionais. ✂️ e) Plano de Desenvolvimento da Educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q319001 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPUma proposta de educação em direitos humanos que tenha como eixo a recuperação do valor da vida, segundo Candau e outros, deve envolver o(a) ✂️ a) pedagogia da indignação, o saber construído sobre os direitos humanos e o reconhecimento da vida. ✂️ b) sistematização de práticas coletivas que valorizam a vida em situações emergentes. ✂️ c) educação em direitos humanos com liderança da equipe gestora associada à prática da indignação. ✂️ d) intercâmbio e o diálogo sobre o potencial da vida para reconhecimento do seu valor. ✂️ e) confronto entre experiências diversas provenientes da indignação e prática da sensibilização. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q328524 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPAo conceber a Educação de Jovens e Adultos como uma possibilidade que os “[...] adolescentes, jovens, adultos e idosos têm de atualizar conhecimentos, mostrar habilidades, trocar experiências e ter acesso a novas regiões do trabalho e da cultura” o relator do Parecer CNE/CEB n.o 11/00 faz referência ao grande educador Comenius, empregando a “máxima” utilizada pelo pensador, para indicar a relevância da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A “máxima” em questão é: ✂️ a) Ensinar tudo a todos. ✂️ b) Rever a oportunidade perdida. ✂️ c) Equalizar as chances de todos. ✂️ d) Reduzir as diferenças. ✂️ e) Disponibilizar as oportunidades. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q322324 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPA diversificação dos instrumentos avaliativos tem uma função estratégica na coleta de um maior número e variedade de informações sobre o trabalho docente e os percursos de aprendizagem. Com a finalidade de cumprir essa função, de acordo com o Carderno do Gestor, os instrumentos de avaliação devem ser construídos a partir de ✂️ a) técnicas elaboradas e complexas baseadas nos conteúdos mínimos. ✂️ b) técnicas simples, baseadas em matrizes de referência. ✂️ c) formas complexas baseadas no conteúdo ministrado. ✂️ d) formas simples que têm por objetivo abordar uma área do conhecimento. ✂️ e) técnicas abrangentes que tendem a abordar o conteúdo desenvolvido. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q329055 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPNo documento Professores do Brasil, Gatti (2009) afirma como necessária uma verdadeira revolução nas estruturas institucionais formativas e nos currículos de formação de professores. Segundo a autora, “A forte tradição de profissionais professores para a educação básica tem que partir de seu campo de prática e agregar a este os conhecimentos necessários selecionados como valorosos, em seus fundamentos e com as mediações didáticas necessárias”. Com relação a isso, é fundamental que a formação docente seja pensada ✂️ a) a partir das ciências e seus diversos campos disciplinares. ✂️ b) através da relação com a área do conhecimento específico, fruto da formação docente. ✂️ c) através das demandas provenientes de sua área específica do conhecimento. ✂️ d) levando em conta a forte tradição disciplinar que marca a identidade docente. ✂️ e) a partir da função própria à escolarização, atendendo as demandas gerais da educação básica. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q324061 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPSegundo La Taille, a indisciplina em sala de aula não se deve essencialmente a “falhas” psicopedagógicas, pois a sua ocorrência se relaciona a outros fatores de formação moral e de valores. Nessa perspectiva, está correto afirmar que ✂️ a) a vergonha perdeu o seu caráter de sentimento moral no trato das questões relacionais e na forma de olhar o espaço público. ✂️ b) as repentinas mudanças curriculares interferiram nas motivações das condutas humanas que ocorrem no cotidiano escolar. ✂️ c) a observação da dignidade como valor a ser constantemente reverenciado na escola se constitui numa competência a ser alcançada. ✂️ d) a escola e seus agentes não constroem limites adequados para os alunos, criando uma situação de conflito no ambiente de convívio. ✂️ e) atualmente as instituições passam por um momento de crise e de ruptura que ainda não constituem preocupações para os envolvidos no ambiente escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q322109 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPDe acordo com Abranches (2003), a Conferência Mundial sobre Educação para todos, em 1990, em Jontiem, na Tailândia, com a participação de 155 países, deixou como compromisso ✂️ a) a elaboração de um documento em 2010, caracterizando as propostas educacionais e as diretrizes governamentais. ✂️ b) plano decenal de educação para todos, que definiu novas modalidades educativas e governamentais. ✂️ c) a garantia da educação básica a todas crianças, jovens e adultos e a promoção da equidade. ✂️ d) o direcionamento de novos padrões de gestão, possibilitando a organização de um trabalho didático pedagógico de qualidade. ✂️ e) promover um ensino de qualidade, priorizando uma ampla interação com a comunidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q328716 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPSegundo Luck e outros, “A participação, em seu sentido pleno, caracteriza-se por uma força de ________ , pela qual os membros de uma unidade social reconhecem e assumem o seu poder de exercer influência na determinação da dinâmica dessa unidade social, de sua ________ e de seus resultados, poder esse resultante de sua ________ e vontade de compreender, ________ e agir em torno de questões que lhe são afetas.”Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto. ✂️ a) solidariedade mútua ... cultura ... participação ... integrar ✂️ b) competência recíproca ... colaboração ... participação ... decidir ✂️ c) atuação consciente ... cultura ... competência ... decidir ✂️ d) participação mútua ... solidariedade ... competência ... decidir ✂️ e) competência única ... participação ... colaboração ... organizar Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q322999 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPSegundo Libâneo e outros (2003), as formas de atuação e da organização e da gestão das escolas favorecem o alcance dos objetivos pedagógicos por ela delineados. Esses autores sugerem como áreas de atuação: ✂️ a) o planejamento técnico-pedagógico, a avaliação e a escolha de políticas administrativas sólidas. ✂️ b) o planejamento e o projeto pedagógico curricular, as práticas de gestão técnico-administrativas e pedagógicas e a avaliação institucional. ✂️ c) seleção adequada dos procedimentos de ensino-aprendizagem e dos processos avaliativos. ✂️ d) valorização da equipe pedagógico-administrativa, organização e desenvolvimento de técnicas atualizadas de gestão e de currículo. ✂️ e) planejamento teórico-prático dos procedimentos curriculares, organização administrativo-pedagógica e valorização da equipe profissional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q322829 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP“[...] Promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil [...]” é meta expressa no seguinte documento legal: ✂️ a) Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. ✂️ b) Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. ✂️ c) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. ✂️ d) Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação dos Povos Indígenas e para o Ensino da História e da sua Cultura. ✂️ e) Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q326091 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPO Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) foi criado em 2007 como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). A respeito do Ideb, podemos afirmar que: I. é um instrumento que permite ao INEP medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino; II. é uma das provas que compõem o complexo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil; III. caracteriza-se em importante referência para o estudo e o estabelecimento de metas de desempenho para as escolas; IV. o desempenho de uma escola no Ideb pode revelar as falhas de aprendizagem de seus alunos. Estão corretas apenas as afirmativas ✂️ a) I e II. ✂️ b) I e III. ✂️ c) I, II e III. ✂️ d) I, III e IV. ✂️ e) II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q323544 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPSegundo estudos e análises dos registros em atas de reuniões de colegiado, em escolas públicas, Abranches (2003) declara: “[...] percebe-se que, na maioria das vezes, essas demandas partem da escola. A pauta apresentada pela diretora e presidente do colegiado vem pronta para a reunião e sem questões trazidas pela comunidade [...] a direção já apresenta uma planilha de gastos e de um valor predefinido para a contribuição dos pais, submetendo apenas a aprovação”. Nesse texto, a autora denuncia que ✂️ a) o Colegiado constitui um espaço de implantação democrática, pois todos os segmentos participam igualmente dos encontros. ✂️ b) a transição do processo de centralização de decisões para um movimento descentralizado ainda não ocorreu e os professores apresentam descrença diante do poder dos pais na deliberação de decisões. ✂️ c) a descentralização do poder na escola vem indicando a participação mais ativa de pais, professores, equipe gestora e representação de alunos. ✂️ d) apesar da burocracia, as resoluções tomadas nos colegiados se referem à opinião fornecida pelos pais e responsáveis comunitários. ✂️ e) com a ampliação do interesse dos pais em participação dos Colegiados, verifica-se a divisão de responsabilidade igualitária entre todos os envolvidos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q321909 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPSegundo Dermeval Saviani (2010), o “aprender a aprender” está ligado à necessidade, constante, de ampliar a(o) ✂️ a) carreira. ✂️ b) formação técnica. ✂️ c) profissionalismo. ✂️ d) formação geral. ✂️ e) empregabilidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q324187 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPFullan (2009), usando como exemplo a mudança na sala de aula, pois esse nível é mais próximo do ensino e da aprendizagem, afirma que a inovação é multidimensional e que existem três dimensões em jogo na implementação de mudanças significativas. São dimensões necessárias: I. uso de materiais novos ou revisados (recursos instrucionais como matérias ou tecnologias curriculares); II. utilização de novas formas de comunicação entre os integrantes da equipe escolar; III. uso de novas abordagens de ensino; IV. subjetivação da mudança social, pelo agente de mudança; V. alteração de crenças (teorias pedagógicas subjacentes a certas políticas ou programas novos). Está correto apenas o contido em ✂️ a) I, II e III. ✂️ b) I, II e IV. ✂️ c) I, III e IV. ✂️ d) II, III e V. ✂️ e) III, IV e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q326968 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPSegundo o pensamento do professor Azanha (1993), a democracia interna e a autonomia da escola são condições necessárias para que ela ✂️ a) reproduza procedimentos a partir de diretrizes, normas ou critérios administrativos. ✂️ b) abandone sua tarefa de captar valores e sentimentos de uma época. ✂️ c) reproduza o espaço e a conveniência da participação comunitária. ✂️ d) assuma o papel de produção de conhecimento e criatividade. ✂️ e) assuma a tarefa de defender e adotar a uniformidade pedagógica. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q320095 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPA gestão democrática do ensino público é um dos princípios estabelecidos na Constituição Federal/88, e a concepção de educação como formação humana contida no texto da LDB. n.º 9.394/96 reafirma o princípio da gestão democrática do ensino público. Para gerir democraticamente o ensino e a escola, é necessário ✂️ a) desenvolver ações que promovam a participação de todos de acordo com uma programação estipulada pelo corpo docente. ✂️ b) aplicar corretamente os recursos financeiros arrecadados pela escola. ✂️ c) desenvolver atividades na escola que serão executadas pelos alunos que tiverem melhor desempenho escolar. ✂️ d) estimular a participação de diferentes pessoas na articulação dos aspectos financeiros e administrativos da escola. ✂️ e) programar com os docentes reuniões de planejamento para análise do resultado das avaliações, visando à melhoria da qualidade do ensino. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q325908 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPSegundo o documento Progestão, existe a autonomia legal e a autonomia construída. A primeira refere-se à autonomia prevista na LDB (Lei n.º 9.394/96), já a segunda refere-se à autonomia construída na escola. Segundo o mesmo documento, o papel do gestor no processo de elaboração do projeto pedagógico da escola, visando ajudar na construção de sua autonomia, é ✂️ a) coordenar o trabalho dos professores na elaboração do projeto pedagógico da escola. ✂️ b) coordenar o processo de organização das pessoas no interior da escola, buscando a convergência dos interesses dos vários segmentos e a superação dos conflitos deles decorrentes. ✂️ c) coordenar o trabalho de professores, alunos e funcionários administrativos na elaboração do projeto pedagógico da escola, evitando, assim, que interesses particulares se sobreponham aos interesses coletivos. ✂️ d) impor as determinações legais aos seus subordinados, para evitar interferência direta dos órgãos centrais. ✂️ e) manter pais e responsáveis afastados da elaboração do projeto pedagógico da escola, pois esta é uma atribuição que cabe aos profissionais da educação, pois assim o gestor evita conflitos de interesses. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q320524 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPSão princípios que os sistemas de ensino devem respeitar para a definição das normas da gestão democrática do ensino público na educação básica: I. participação dos governos locais na elaboração do projeto pedagógico da escola; II. participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes; III. participação das empresas privadas na elaboração do projeto pedagógico da escola e no financiamento de atividades extracurriculares; IV. participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola. De acordo com a Lei n.o 9.394/96, está correto apenas o contido em ✂️ a) I e II. ✂️ b) II e IV. ✂️ c) III e IV. ✂️ d) I, II e III. ✂️ e) II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q328530 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPDe acordo com Veiga (2007), a elaboração do Projeto Político Pedagógico não se reduz apenas à dimensão pedagógica, nem ao conjunto de projetos e planos isolados, mas se constitui em ✂️ a) uma proposta que nasce da própria realidade singular em que a escola está inserida. ✂️ b) uma proposta de opções explícitas na direção da superação de problemas relacionados a questões de ordem pedagógica. ✂️ c) um instrumento clarificador após profunda reflexão dos agentes envolvidos, sobre a ação coletiva e educativa da escola, baseada na pesquisa real no sentido de possibilitar possíveis transformações. ✂️ d) processo de organização educativa de ordem didática e administrativa que direciona as ações escolares. ✂️ e) propostas de ações de constante superação de problemas do cotidiano escolar e de ordem administrativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q322405 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPA Política Educacional vigente que se articula com a Proposta Pedagógica da escola, visando à melhoria da qualidade de ensino, tem como princípios básicos: I. colaboração e participação; II. autonomia; III. competitividade; IV. compromisso com a direção. Está correto apenas o contido em ✂️ a) I e II. ✂️ b) I e III. ✂️ c) II e III. ✂️ d) II e IV. ✂️ e) III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q325157 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPAo conjunto de definições doutrinárias sobre princípios, fundamentos e procedimentos da educação básica que orientam as propostas pedagógicas das escolas brasileiras, nos diferentes sistemas de ensino, denominamos ✂️ a) Plano Nacional de Educação. ✂️ b) Referencial Curricular da Educação Básica. ✂️ c) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. ✂️ d) Diretrizes Curriculares Nacionais. ✂️ e) Plano de Desenvolvimento da Educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q319001 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPUma proposta de educação em direitos humanos que tenha como eixo a recuperação do valor da vida, segundo Candau e outros, deve envolver o(a) ✂️ a) pedagogia da indignação, o saber construído sobre os direitos humanos e o reconhecimento da vida. ✂️ b) sistematização de práticas coletivas que valorizam a vida em situações emergentes. ✂️ c) educação em direitos humanos com liderança da equipe gestora associada à prática da indignação. ✂️ d) intercâmbio e o diálogo sobre o potencial da vida para reconhecimento do seu valor. ✂️ e) confronto entre experiências diversas provenientes da indignação e prática da sensibilização. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q328524 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPAo conceber a Educação de Jovens e Adultos como uma possibilidade que os “[...] adolescentes, jovens, adultos e idosos têm de atualizar conhecimentos, mostrar habilidades, trocar experiências e ter acesso a novas regiões do trabalho e da cultura” o relator do Parecer CNE/CEB n.o 11/00 faz referência ao grande educador Comenius, empregando a “máxima” utilizada pelo pensador, para indicar a relevância da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A “máxima” em questão é: ✂️ a) Ensinar tudo a todos. ✂️ b) Rever a oportunidade perdida. ✂️ c) Equalizar as chances de todos. ✂️ d) Reduzir as diferenças. ✂️ e) Disponibilizar as oportunidades. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q322324 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPA diversificação dos instrumentos avaliativos tem uma função estratégica na coleta de um maior número e variedade de informações sobre o trabalho docente e os percursos de aprendizagem. Com a finalidade de cumprir essa função, de acordo com o Carderno do Gestor, os instrumentos de avaliação devem ser construídos a partir de ✂️ a) técnicas elaboradas e complexas baseadas nos conteúdos mínimos. ✂️ b) técnicas simples, baseadas em matrizes de referência. ✂️ c) formas complexas baseadas no conteúdo ministrado. ✂️ d) formas simples que têm por objetivo abordar uma área do conhecimento. ✂️ e) técnicas abrangentes que tendem a abordar o conteúdo desenvolvido. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q329055 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPNo documento Professores do Brasil, Gatti (2009) afirma como necessária uma verdadeira revolução nas estruturas institucionais formativas e nos currículos de formação de professores. Segundo a autora, “A forte tradição de profissionais professores para a educação básica tem que partir de seu campo de prática e agregar a este os conhecimentos necessários selecionados como valorosos, em seus fundamentos e com as mediações didáticas necessárias”. Com relação a isso, é fundamental que a formação docente seja pensada ✂️ a) a partir das ciências e seus diversos campos disciplinares. ✂️ b) através da relação com a área do conhecimento específico, fruto da formação docente. ✂️ c) através das demandas provenientes de sua área específica do conhecimento. ✂️ d) levando em conta a forte tradição disciplinar que marca a identidade docente. ✂️ e) a partir da função própria à escolarização, atendendo as demandas gerais da educação básica. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q324061 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPSegundo La Taille, a indisciplina em sala de aula não se deve essencialmente a “falhas” psicopedagógicas, pois a sua ocorrência se relaciona a outros fatores de formação moral e de valores. Nessa perspectiva, está correto afirmar que ✂️ a) a vergonha perdeu o seu caráter de sentimento moral no trato das questões relacionais e na forma de olhar o espaço público. ✂️ b) as repentinas mudanças curriculares interferiram nas motivações das condutas humanas que ocorrem no cotidiano escolar. ✂️ c) a observação da dignidade como valor a ser constantemente reverenciado na escola se constitui numa competência a ser alcançada. ✂️ d) a escola e seus agentes não constroem limites adequados para os alunos, criando uma situação de conflito no ambiente de convívio. ✂️ e) atualmente as instituições passam por um momento de crise e de ruptura que ainda não constituem preocupações para os envolvidos no ambiente escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q322109 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPDe acordo com Abranches (2003), a Conferência Mundial sobre Educação para todos, em 1990, em Jontiem, na Tailândia, com a participação de 155 países, deixou como compromisso ✂️ a) a elaboração de um documento em 2010, caracterizando as propostas educacionais e as diretrizes governamentais. ✂️ b) plano decenal de educação para todos, que definiu novas modalidades educativas e governamentais. ✂️ c) a garantia da educação básica a todas crianças, jovens e adultos e a promoção da equidade. ✂️ d) o direcionamento de novos padrões de gestão, possibilitando a organização de um trabalho didático pedagógico de qualidade. ✂️ e) promover um ensino de qualidade, priorizando uma ampla interação com a comunidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q328716 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPSegundo Luck e outros, “A participação, em seu sentido pleno, caracteriza-se por uma força de ________ , pela qual os membros de uma unidade social reconhecem e assumem o seu poder de exercer influência na determinação da dinâmica dessa unidade social, de sua ________ e de seus resultados, poder esse resultante de sua ________ e vontade de compreender, ________ e agir em torno de questões que lhe são afetas.”Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto. ✂️ a) solidariedade mútua ... cultura ... participação ... integrar ✂️ b) competência recíproca ... colaboração ... participação ... decidir ✂️ c) atuação consciente ... cultura ... competência ... decidir ✂️ d) participação mútua ... solidariedade ... competência ... decidir ✂️ e) competência única ... participação ... colaboração ... organizar Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q322999 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPSegundo Libâneo e outros (2003), as formas de atuação e da organização e da gestão das escolas favorecem o alcance dos objetivos pedagógicos por ela delineados. Esses autores sugerem como áreas de atuação: ✂️ a) o planejamento técnico-pedagógico, a avaliação e a escolha de políticas administrativas sólidas. ✂️ b) o planejamento e o projeto pedagógico curricular, as práticas de gestão técnico-administrativas e pedagógicas e a avaliação institucional. ✂️ c) seleção adequada dos procedimentos de ensino-aprendizagem e dos processos avaliativos. ✂️ d) valorização da equipe pedagógico-administrativa, organização e desenvolvimento de técnicas atualizadas de gestão e de currículo. ✂️ e) planejamento teórico-prático dos procedimentos curriculares, organização administrativo-pedagógica e valorização da equipe profissional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q322829 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP“[...] Promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil [...]” é meta expressa no seguinte documento legal: ✂️ a) Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. ✂️ b) Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. ✂️ c) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. ✂️ d) Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação dos Povos Indígenas e para o Ensino da História e da sua Cultura. ✂️ e) Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q326091 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPO Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) foi criado em 2007 como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). A respeito do Ideb, podemos afirmar que: I. é um instrumento que permite ao INEP medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino; II. é uma das provas que compõem o complexo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil; III. caracteriza-se em importante referência para o estudo e o estabelecimento de metas de desempenho para as escolas; IV. o desempenho de uma escola no Ideb pode revelar as falhas de aprendizagem de seus alunos. Estão corretas apenas as afirmativas ✂️ a) I e II. ✂️ b) I e III. ✂️ c) I, II e III. ✂️ d) I, III e IV. ✂️ e) II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q323544 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPSegundo estudos e análises dos registros em atas de reuniões de colegiado, em escolas públicas, Abranches (2003) declara: “[...] percebe-se que, na maioria das vezes, essas demandas partem da escola. A pauta apresentada pela diretora e presidente do colegiado vem pronta para a reunião e sem questões trazidas pela comunidade [...] a direção já apresenta uma planilha de gastos e de um valor predefinido para a contribuição dos pais, submetendo apenas a aprovação”. Nesse texto, a autora denuncia que ✂️ a) o Colegiado constitui um espaço de implantação democrática, pois todos os segmentos participam igualmente dos encontros. ✂️ b) a transição do processo de centralização de decisões para um movimento descentralizado ainda não ocorreu e os professores apresentam descrença diante do poder dos pais na deliberação de decisões. ✂️ c) a descentralização do poder na escola vem indicando a participação mais ativa de pais, professores, equipe gestora e representação de alunos. ✂️ d) apesar da burocracia, as resoluções tomadas nos colegiados se referem à opinião fornecida pelos pais e responsáveis comunitários. ✂️ e) com a ampliação do interesse dos pais em participação dos Colegiados, verifica-se a divisão de responsabilidade igualitária entre todos os envolvidos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q321909 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPSegundo Dermeval Saviani (2010), o “aprender a aprender” está ligado à necessidade, constante, de ampliar a(o) ✂️ a) carreira. ✂️ b) formação técnica. ✂️ c) profissionalismo. ✂️ d) formação geral. ✂️ e) empregabilidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q324187 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPFullan (2009), usando como exemplo a mudança na sala de aula, pois esse nível é mais próximo do ensino e da aprendizagem, afirma que a inovação é multidimensional e que existem três dimensões em jogo na implementação de mudanças significativas. São dimensões necessárias: I. uso de materiais novos ou revisados (recursos instrucionais como matérias ou tecnologias curriculares); II. utilização de novas formas de comunicação entre os integrantes da equipe escolar; III. uso de novas abordagens de ensino; IV. subjetivação da mudança social, pelo agente de mudança; V. alteração de crenças (teorias pedagógicas subjacentes a certas políticas ou programas novos). Está correto apenas o contido em ✂️ a) I, II e III. ✂️ b) I, II e IV. ✂️ c) I, III e IV. ✂️ d) II, III e V. ✂️ e) III, IV e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q326968 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPSegundo o pensamento do professor Azanha (1993), a democracia interna e a autonomia da escola são condições necessárias para que ela ✂️ a) reproduza procedimentos a partir de diretrizes, normas ou critérios administrativos. ✂️ b) abandone sua tarefa de captar valores e sentimentos de uma época. ✂️ c) reproduza o espaço e a conveniência da participação comunitária. ✂️ d) assuma o papel de produção de conhecimento e criatividade. ✂️ e) assuma a tarefa de defender e adotar a uniformidade pedagógica. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro