Questões de Concursos Assistente de Diretor de Escola

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1Q320095 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

A gestão democrática do ensino público é um dos princípios estabelecidos na Constituição Federal/88, e a concepção de educação como formação humana contida no texto da LDB. n.º 9.394/96 reafirma o princípio da gestão democrática do ensino público.

Para gerir democraticamente o ensino e a escola, é necessário
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2Q325908 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Segundo o documento Progestão, existe a autonomia legal e a autonomia construída. A primeira refere-se à autonomia prevista na LDB (Lei n.º 9.394/96), já a segunda refere-se à autonomia construída na escola.

Segundo o mesmo documento, o papel do gestor no processo de elaboração do projeto pedagógico da escola, visando ajudar na construção de sua autonomia, é

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3Q320524 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

São princípios que os sistemas de ensino devem respeitar para a definição das normas da gestão democrática do ensino público na educação básica:

I. participação dos governos locais na elaboração do projeto pedagógico da escola;

II. participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes;

III. participação das empresas privadas na elaboração do projeto pedagógico da escola e no financiamento de atividades extracurriculares;

IV. participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola.

De acordo com a Lei n.o 9.394/96, está correto apenas o contido em

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4Q328530 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

De acordo com Veiga (2007), a elaboração do Projeto Político Pedagógico não se reduz apenas à dimensão pedagógica, nem ao conjunto de projetos e planos isolados, mas se constitui em

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5Q322405 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

A Política Educacional vigente que se articula com a Proposta Pedagógica da escola, visando à melhoria da qualidade de ensino, tem como princípios básicos:

I. colaboração e participação;

II. autonomia;

III. competitividade;

IV. compromisso com a direção.

Está correto apenas o contido em

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6Q325157 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Ao conjunto de definições doutrinárias sobre princípios, fundamentos e procedimentos da educação básica que orientam as propostas pedagógicas das escolas brasileiras, nos diferentes sistemas de ensino, denominamos

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7Q319001 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Uma proposta de educação em direitos humanos que tenha como eixo a recuperação do valor da vida, segundo Candau e outros, deve envolver o(a)

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8Q328524 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Ao conceber a Educação de Jovens e Adultos como uma possibilidade que os “[...] adolescentes, jovens, adultos e idosos têm de atualizar conhecimentos, mostrar habilidades, trocar experiências e ter acesso a novas regiões do trabalho e da cultura” o relator do Parecer CNE/CEB n.o 11/00 faz referência ao grande educador Comenius, empregando a “máxima” utilizada pelo pensador, para indicar a relevância da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A “máxima” em questão é:
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9Q322324 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

A diversificação dos instrumentos avaliativos tem uma função estratégica na coleta de um maior número e variedade de informações sobre o trabalho docente e os percursos de aprendizagem.

Com a finalidade de cumprir essa função, de acordo com o Carderno do Gestor, os instrumentos de avaliação devem ser construídos a partir de
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10Q329055 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

No documento Professores do Brasil, Gatti (2009) afirma como necessária uma verdadeira revolução nas estruturas institucionais formativas e nos currículos de formação de professores. Segundo a autora, “A forte tradição de profissionais professores para a educação básica tem que partir de seu campo de prática e agregar a este os conhecimentos necessários selecionados como valorosos, em seus fundamentos e com as mediações didáticas necessárias”.

Com relação a isso, é fundamental que a formação docente seja pensada
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11Q324061 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Segundo La Taille, a indisciplina em sala de aula não se deve essencialmente a “falhas” psicopedagógicas, pois a sua ocorrência se relaciona a outros fatores de formação moral e de valores.

Nessa perspectiva, está correto afirmar que
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12Q322109 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

De acordo com Abranches (2003), a Conferência Mundial sobre Educação para todos, em 1990, em Jontiem, na Tailândia, com a participação de 155 países, deixou como compromisso

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13Q328716 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Segundo Luck e outros, “A participação, em seu sentido pleno, caracteriza-se por uma força de ________ , pela qual os membros de uma unidade social reconhecem e assumem o seu poder de exercer influência na determinação da dinâmica dessa unidade social, de sua ________ e de seus resultados, poder esse resultante de sua ________ e vontade de compreender, ________ e agir em torno de questões que lhe são afetas.”

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
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14Q322999 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Segundo Libâneo e outros (2003), as formas de atuação e da organização e da gestão das escolas favorecem o alcance dos objetivos pedagógicos por ela delineados.

Esses autores sugerem como áreas de atuação:
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15Q322829 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

“[...] Promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil [...]” é meta expressa no seguinte documento legal:

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16Q326091 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) foi criado em 2007 como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). A respeito do Ideb, podemos afirmar que:

I. é um instrumento que permite ao INEP medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino;

II. é uma das provas que compõem o complexo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil;

III. caracteriza-se em importante referência para o estudo e o estabelecimento de metas de desempenho para as escolas;

IV. o desempenho de uma escola no Ideb pode revelar as falhas de aprendizagem de seus alunos.

Estão corretas apenas as afirmativas

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17Q323544 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Segundo estudos e análises dos registros em atas de reuniões de colegiado, em escolas públicas, Abranches (2003) declara:

“[...] percebe-se que, na maioria das vezes, essas demandas partem da escola. A pauta apresentada pela diretora e presidente do colegiado vem pronta para a reunião e sem questões trazidas pela comunidade [...] a direção já apresenta uma planilha de gastos e de um valor predefinido para a contribuição dos pais, submetendo apenas a aprovação”.

Nesse texto, a autora denuncia que

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18Q321909 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Segundo Dermeval Saviani (2010), o “aprender a aprender” está ligado à necessidade, constante, de ampliar a(o)

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19Q324187 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Fullan (2009), usando como exemplo a mudança na sala de aula, pois esse nível é mais próximo do ensino e da aprendizagem, afirma que a inovação é multidimensional e que existem três dimensões em jogo na implementação de mudanças significativas. São dimensões necessárias:

I. uso de materiais novos ou revisados (recursos instrucionais como matérias ou tecnologias curriculares);

II. utilização de novas formas de comunicação entre os integrantes da equipe escolar;

III. uso de novas abordagens de ensino;

IV. subjetivação da mudança social, pelo agente de mudança;

V. alteração de crenças (teorias pedagógicas subjacentes a certas políticas ou programas novos).

Está correto apenas o contido em

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20Q326968 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Segundo o pensamento do professor Azanha (1993), a democracia interna e a autonomia da escola são condições necessárias para que ela

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