Questões de Concursos Assistente de Educação

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1Q1066832 | Administração Pública, Organização e Estrutura do Estado, Assistente de Educação, SED SC, FURB, 2024

Texto associado.

O texto seguinte servira de base para responder a questão.


Com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural, em 14 de agosto de 2018, por meio da Lei nº 13.709, o Governo Federal institui a Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD. Comos avanços da tecnologia em todos os âmbitos da vida, é cada vez mais imperativo a garantia da segurança e a privacidade.


Sobre a LGPD e a relação desta com o contexto escolar, responda as questões que seguem:


LGPD, 2018

A administrado publica é o conjunto de órgãos, entidades, agentes e atividades que visam à realização dos fins do Estado, de acordo com os interesses e as necessidades da coletividade. A administração publica está sujeita a um regime jurídico especial, que se diferencia do regime aplicável aos particulares em razão da natureza e da finalidade das suas funções. Esse regime jurídico especial é composto por normas e princípios que orientam e limitam a atuação da administração publica, conferindo-lhe direitos, deveres, prerrogativas e responsabilidades (Soares, 2024). Ao encontro disso, os princípios administrativos podem ser classificados em Explícitos (PAE) e Implícitos (PAE). Nesse contexto, considere os princípios a seguir e identifique-o com o seu acrônimo: Impessoalidade, Continuidade do Serviço Publico, Razoabilidade.
Assinale a alternativa que correta e respectivamente apresenta a classificação dos princípios apresentados:
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2Q1067008 | Administração Pública, Comunicação Na Gestão Pública, Assistente de Educação, Prefeitura de Cunha Porã SC, FEPESE, 2023

Assinale a alternativa que apresenta corretamente alguns dos atributos da Redação Oficial no contexto da Administração Pública.
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3Q1067009 | Administração Pública, Comunicação Na Gestão Pública, Assistente de Educação, Prefeitura de Cunha Porã SC, FEPESE, 2023

O correio eletrônico (e-mail), por seu baixo custo e rapidez, transformou-se em uma das principais formas de transmissão de documentos.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) sobre esse tipo de comunicação organizacional e seu uso, conforme a redação oficial na Administração Pública.

( ) Um dos atrativos da comunicação por correio eletrônico é a flexibilidade. Assim, não interessa definir padronização da mensagem comunicada.
( ) A certificação criptográfica é utilizada também nas assinaturas digitais, o que permite comprovar que uma mensagem veio mesmo de determinado emissor.
( ) O local e a data devem vir imediatamente após o fecho da mensagem e antes da assinatura.
( ) O texto dos correios eletrônicos deve ser iniciado por uma saudação.
( ) Diferentemente da correspondência impressa, a assinatura do e-mail dispensa o detalhamento da unidade, do órgão e o telefone do remetente.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
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4Q1067007 | Administração Pública, Comunicação Na Gestão Pública, Assistente de Educação, Prefeitura de Cunha Porã SC, FEPESE, 2023

Em relação às partes de um documento no padrão ofício e ao seu texto, conforme a Redação Oficial na Administração Pública, é correto afirmar que:
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5Q560385 | Informática, Armazenamento de Dados, Assistente de Educação, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Acerca de organização de informações, arquivos, pastas e programas, julgue os itens subsequentes.

O Defrag é uma opção para a organização dos arquivos gravados no disco rígido do computador para reduzir problemas de desempenho do sistema, como lentidão no acesso aos dados, que ocorre quando os arquivos ficam gravados de maneira dispersa e desordenada.

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6Q331525 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Assistente de Educação, SEPLAG EDUCAÇÃO DF, CESPE CEBRASPE

Considerando que a planta do projeto urbanístico de uma cidade tenha sido construída de forma que 5 cm na planta correspondam a 15 km no espaço real e que a área de um quadrado em que o seu lado mede L m é igual a L × L m2, julgue os itens a seguir.

Uma rua que, na planta, mede 15 mm de extensão, seu tamanho real é igual a 4,5 km.

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7Q336645 | Matemática, Trinômio do 2 grau, Assistente de Educação, SEPLAG EDUCAÇÃO DF, CESPE CEBRASPE

Em uma fábrica, em que um de seus produtos são pares de chinelos, parte do que é produzido segue imediatamente para venda e o restante fica para compor o estoque. O estoque diário de pares de chinelo é modelado pela expressão 100 × P, em que P(x) = -x2 + 8x + 20, e x $ 0 é a quantidade de horas de funcionamento da fábrica, a partir das 8 h, início das atividades da fábrica em cada dia. Com relação ao estoque dessa fábrica, julgue os itens que se seguem.

Diariamente, no início das atividades da fábrica, o estoque de pares de chinelos remanescente do dia anterior é superior a 1.000 pares, com tendência de crescimento por todo o dia.

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8Q339466 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Assistente de Educação, SEPLAG EDUCAÇÃO DF, CESPE CEBRASPE

Com relação ao princípio de contagem, julgue os itens a seguir.

Considere que, para ir de sua mesa ao balcão de atendimentos, o secretário escolar disponha de 6 caminhos e, para ir do balcão até os arquivos, ele disponha de 4 caminhos. Assim, para sair de sua mesa e chegar aos arquivos, passando pelo balcão, o secretário poderá fazê-lo de menos de 25 maneiras diferentes.

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9Q810768 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Assistente de Educação, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, à luz da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei n.º 9.394/1996), que dispõe sobre a organização da educação básica por níveis e modalidades de ensino.

O ensino médio visa a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos, sendo obrigação do poder público financiar sua oferta, inclusive em estabelecimentos privados.

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10Q333594 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Assistente de Educação, SEPLAG EDUCAÇÃO DF, CESPE CEBRASPE

Considerando que a planta do projeto urbanístico de uma cidade tenha sido construída de forma que 5 cm na planta correspondam a 15 km no espaço real e que a área de um quadrado em que o seu lado mede L m é igual a L × L m2, julgue os itens a seguir.

Se, na planta, um bairro da cidade corresponde a um quadrado de 100 cm2 de área, então a área real desse bairro é igual a 90.000 m2.

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11Q341278 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Assistente de Educação, SEPLAG EDUCAÇÃO DF, CESPE CEBRASPE

Na última reunião dos trabalhadores de uma escola, realizada em torno de uma mesa retangular com 6 cadeiras de cada lado e 1 cadeira em cada cabeceira, compareceram o presidente do sindicato da categoria e mais 11 outros trabalhadores, entre os quais 3 secretários escolares. Da pauta da reunião constava a designação de uma comissão de 5 pessoas para representar os interesses da categoria nas instâncias superiores. Os 12 participantes da reunião almoçaram no mesmo restaurante onde ocuparam uma mesa redonda com 12 lugares, para que pudessem ficar juntos.

Julgue os itens seguintes, relativos às informações apresentadas no texto.

No restaurante, se cada participante dirigir cumprimentos a cada um dos outros colegas, então a quantidade de cumprimentos pode ser calculada como uma combinação de 12 elementos, tomados 2 a 2.

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12Q338989 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Assistente de Educação, SEPLAG EDUCAÇÃO DF, CESPE CEBRASPE

Na última reunião dos trabalhadores de uma escola, realizada em torno de uma mesa retangular com 6 cadeiras de cada lado e 1 cadeira em cada cabeceira, compareceram o presidente do sindicato da categoria e mais 11 outros trabalhadores, entre os quais 3 secretários escolares. Da pauta da reunião constava a designação de uma comissão de 5 pessoas para representar os interesses da categoria nas instâncias superiores. Os 12 participantes da reunião almoçaram no mesmo restaurante onde ocuparam uma mesa redonda com 12 lugares, para que pudessem ficar juntos.

Julgue os itens seguintes, relativos às informações apresentadas no texto.

Se a comissão citada precisasse contar com pelo menos um secretário, então essa comissão poderia ser formada de mais de 650 maneiras diferentes.

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13Q340017 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Assistente de Educação, SEPLAG EDUCAÇÃO DF, CESPE CEBRASPE

Com relação ao princípio de contagem, julgue os itens a seguir.

Considere que, para imprimir alguns documentos, a secretária escolar tenha encontrado apenas 10 folhas de papel da cor azul, 16 da cor branca, 8 da cor rosa e 6 da cor verde, e que os papéis tenham sido colocados misturados na gaveta da impressora. Nesse caso, para se garantir que 3 cópias de um documento de apenas uma página sejam impressas em folhas da mesma cor, deverão ser impressas 9 páginas.

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14Q332339 | Matemática, Trinômio do 2 grau, Assistente de Educação, SEPLAG EDUCAÇÃO DF, CESPE CEBRASPE

Em uma fábrica, em que um de seus produtos são pares de chinelos, parte do que é produzido segue imediatamente para venda e o restante fica para compor o estoque. O estoque diário de pares de chinelo é modelado pela expressão 100 × P, em que P(x) = -x2 + 8x + 20, e x $ 0 é a quantidade de horas de funcionamento da fábrica, a partir das 8 h, início das atividades da fábrica em cada dia. Com relação ao estoque dessa fábrica, julgue os itens que se seguem.

Conferindo o estoque de pares de chinelo durante todo o dia, verifica-se que quando o estoque chegou ao ponto máximo, havia 3.600 pares de chinelo no estoque.

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15Q340541 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Assistente de Educação, SEPLAG EDUCAÇÃO DF, CESPE CEBRASPE

Na lógica sentencial, uma proposição é uma sentença declarativa que pode ser julgada como verdadeira ou falsa, mas não como verdadeira e falsa simultaneamente. As proposições são representadas por letras maiúsculas A, B, C, D etc. Como operações lógicas sobre proposições, a proposição “A ou B” só será falsa se as duas proposições A e B forem falsas; a proposição “Se A, então B” só será falsa se a proposição A for verdadeira e a B for falsa. Uma sequência de proposições é denominada correta se a última proposição, como consequência das anteriores, for verdadeira, sempre que as anteriores o forem. Nesse caso, a última proposição é denominada conclusão e as anteriores, premissas.

Julgue os itens subsequentes, com relação às definições apresentadas no texto acima.

Considere que as mesas em que Beatriz, Carla e Marcos trabalham têm as formas retangular, em L e redonda, e cores branca, azul e verde, não necessariamente nessas ordens. Sabe-se também que a mesa de Beatriz é azul; a de Marcos é redonda; a de Carla não é verde nem tem a forma de L. Nesse caso, é correto afirmar que a proposição “As formas das mesas azul, branca e verde são, respectivamente, em forma de L, redonda e retangular” é verdadeira.

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16Q814916 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Assistente de Educação, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, à luz da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei n.º 9.394/1996), que dispõe sobre a organização da educação básica por níveis e modalidades de ensino.

A educação de jovens e adultos se destina às pessoas que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental ou médio na idade própria.

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17Q337221 | Matemática, Trinômio do 2 grau, Assistente de Educação, SEPLAG EDUCAÇÃO DF, CESPE CEBRASPE

Em uma fábrica, em que um de seus produtos são pares de chinelos, parte do que é produzido segue imediatamente para venda e o restante fica para compor o estoque. O estoque diário de pares de chinelo é modelado pela expressão 100 × P, em que P(x) = -x2 + 8x + 20, e x $ 0 é a quantidade de horas de funcionamento da fábrica, a partir das 8 h, início das atividades da fábrica em cada dia. Com relação ao estoque dessa fábrica, julgue os itens que se seguem.

O estoque diário máximo ocorre entre 10 h e 11 h.

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18Q812873 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Assistente de Educação, SEPLAG EDUCAÇÃO DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, à luz da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei n.º 9.394/1996), que dispõe sobre a organização da educação básica por níveis e modalidades de ensino.

A educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio e visa assegurar a formação necessária ao exercício da cidadania e o desenvolvimento dos meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

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19Q816970 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Assistente de Educação, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Considerando, ainda, o que a LDB dispõe sobre a organização da educação básica, julgue os itens subsequentes.

Como critérios de verificação do rendimento escolar do aluno, a lei exclui a possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar e o aproveitamento de estudos.

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20Q818776 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Assistente de Educação, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Relativamente aos direitos fundamentais previstos na Lei n.º 8.069/1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é assegurado à criança e ao adolescente, no que tange ao direito à educação,

a oferta de ensino noturno adequado às condições da criança e do adolescente trabalhadores.

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