Questões de Concursos Assistente de Educação Especializada

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1Q953066 | Fonoaudiologia, Assistente de Educação Especializada, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Para compreender os fundamentos da educação especial, é necessário analisar os aspectos que caracterizam a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, como por exemplo:

I - O movimento mundial pela inclusão é uma ação que se baseia apenas em critérios sociopolíticos.
II – O movimento mundial pela inclusão preconiza a importância da educação especial construída em ambientes pensados especificamente para os alunos com necessidades especiais.
III - A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos políticos.
IV – A educação inclusiva baseia-se na indivissibilidade do sentido de igualdade e diferença que caracteriza o ser humano.

É falso o que se afirma em:
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3Q953068 | Pedagogia, Legislação da Educação, Assistente de Educação Especializada, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Analise as asserções abaixo, marque na sequência a alternativa correspondente.

I - A educação especial, dentro de uma proposta inclusiva, está relacionada a uma concepção e a práticas da escola comum que mudam a lógica do processo de escolarização, a sua organização e o estatuto dos saberes que são objeto do ensino formal. Como modalidade que substitui a escolarização de alunos com deficiência, com transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação, a educação especial visa o atendimento aos alunos que não atendam ao perfil idealizado institucionalmente.
II - Assim, a educação especial perpassa todos os níveis, etapas e demais modalidades de ensino, substituindo o ensino, oferecendo aos seus alunos serviços, recursos e estratégias de acessibilidade ao ambiente e aos conhecimentos escolares.
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4Q953069 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Assistente de Educação Especializada, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Um dos marcos históricos da educação inclusiva é a Declaração de Salamanca. Alguns pontos presentes na referida declaração foram propostos abaixo. Analise cada um deles, marque na sequência a alternativa que não traz nenhum erro conceitual.
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5Q953070 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Assistente de Educação Especializada, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Sobre a educação inclusiva, analise as asserções posteriores, assinale a alternativa incorreta.
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6Q953071 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Assistente de Educação Especializada, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Em consonância literal com a Lei nº 13.146/2015, “a avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar e considerará:

I - Os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo.
II - Os fatores de ordem socioambiental.
III - A limitação no desempenho de atividades.
IV - A restrição de participação.

As alternativas que condizem integralmente com a Lei nº 13.146/2015 são:
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7Q953072 | Pedagogia, Educação Especial, Assistente de Educação Especializada, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Complete o excerto abaixo extraído da Lei nº 9.394/1996, em seu artigo 59:
“Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação:
__________________ para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados
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8Q953073 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Assistente de Educação Especializada, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

O apoio técnico e financeiro retratado pelo Decreto nº 7.611/2011 contemplara algumas ações, como as destacadas abaixo:

I - Aprimoramento do atendimento educacional especializado já ofertado.
II - Implantação de salas de recursos multifuncionais.
III - Formação de gestores, educadores e demais profissionais da escola para a educação na perspectiva da educação inclusiva, particularmente na aprendizagem, na participação e na criação de vínculos interpessoais.
IV - adequação arquitetônica de prédios escolares para acessibilidade

Em relação às ações supracitadas, é verdadeiro o que se afirma em:
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9Q953074 | Psicologia, Transtornos Neurocognitivos, Assistente de Educação Especializada, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Em observância aos propósitos da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, analise os conceitos abaixo definidos e assinale o que condiz com as seguintes características: “concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados, até onde for possível, por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou projeto específico”
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10Q953075 | Arquitetura, Sinalização Visual, Assistente de Educação Especializada, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

É importante saber reconhecer os sinais de alerta para o autismo que variam conforme a faixa etária. Assim, são sinais característicos dos seis meses de vida, EXCETO:
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11Q953076 | Terapia Ocupacional, Assistente de Educação Especializada, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Analise as afirmativas abaixo, marque V (verdadeiro) e F (falso) e, posteriormente, a alternativa correspondente:

[ ] Considerando o atual cenário político educacional do Brasil, a libras, como uma das línguas reconhecidas do país, marca uma história de lutas de surdos em relação aos direitos de sua comunidade e de sua identidade surda.
[ ] O reconhecimento da libras devolveu a dignidade humana para os surdos.
[ ] O reconhecimento da libras quebra paradigmas quando o assunto é língua e comunidade formada por seus usuários: surdos e ouvintes.
[ ] Hoje, libras é considerada a segunda língua oficial brasileira.
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13Q953078 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Assistente de Educação Especializada, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Em relação à ética na educação, observa-se que os princípios éticos, de acordo com as diretrizes curriculares, são construídos por meio da valorização dos aspectos abaixo:

I – autonomia
II – responsabilidade
III – respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas
IV – identidades e singularidades

É verdadeiro o que se afirma em:
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14Q953079 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Direito à Educação, Assistente de Educação Especializada, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Em consonância com a Lei nº 9.394/1996, complete o excerto abaixo:
O poder público adotará, como alternativa preferencial, a___________ do atendimento aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na própria rede pública regular de ensino, independentemente do apoio às instituições previstas neste artigo.
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15Q953080 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Assistente de Educação Especializada, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

De acordo com a Lei nº 13.146/2015, em relação ao direito à educação, em seu artigo 28, observa- se que “Incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar:[...]”
Destaque a alternativa que não completa corretamente o enunciado anterior.
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17Q953082 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Assistente de Educação Especializada, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Em relação às adaptações curriculares de grande porte, conforme o Ministério da Educação, analise as assertivas abaixo:

I - Se um determinado objetivo for eliminado do plano de ensino, o conteúdo a ele correspondente não poderá ser eliminado do processo de ensino e aprendizagem.
II - Se novos objetivos forem introduzidos no plano de ensino para um determinado aluno, os conteúdos a eles correspondentes passarão também a fazer parte do processo de ensino e aprendizagem.
III - O professor de uma classe poderá ter de trabalhar com um plano de ensino básico para a classe, e versões um pouco modificadas desse plano de ensino, destinadas a atender a necessidades especiais de um ou outro aluno, conforme orientação da equipe de apoio (da qual ele, professor, também faz parte.)

É falso o que se afirma em:
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18Q953083 | Enfermagem, Anatomia do Sistema Músculo Esquelético, Assistente de Educação Especializada, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Em relação à inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista, analise as asserções posteriores. Assinale a alternativa que foi mal elaborada.
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19Q953084 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Assistente de Educação Especializada, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Analise as asserções posteriores, marque a alternativa pertinente.

I - O comprometimento da função física poderá acontecer quando existe a falta de um membro (amputação), sua má-formação ou deformação (alterações que acometem o sistema muscular e esquelético).
II - Ainda encontraremos alterações funcionais motoras decorrentes de lesão do sistema nervoso e, nesses casos, observaremos principalmente a alteração do tônus muscular (hipertonia, hipotonia, atividades tônicas reflexas, movimentos involuntários e incoordenados). As terminologias “para, mono, tetra, tri e hemi”, referem-se à determinação da parte do corpo envolvida.
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