Questões de Concursos: Assistente de Educação Especializada

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1 Q953069 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Assistente de Educação Especializada, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Um dos marcos históricos da educação inclusiva é a Declaração de Salamanca. Alguns pontos presentes na referida declaração foram propostos abaixo. Analise cada um deles, marque na sequência a alternativa que não traz nenhum erro conceitual.

3 Q953083 | Enfermagem, Anatomia do Sistema Músculo Esquelético, Assistente de Educação Especializada, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Em relação à inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista, analise as asserções posteriores. Assinale a alternativa que foi mal elaborada.

4 Q953070 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Assistente de Educação Especializada, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Sobre a educação inclusiva, analise as asserções posteriores, assinale a alternativa incorreta.

5 Q953080 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Assistente de Educação Especializada, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

De acordo com a Lei nº 13.146/2015, em relação ao direito à educação, em seu artigo 28, observa- se que “Incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar:[...]”
Destaque a alternativa que não completa corretamente o enunciado anterior.

6 Q953082 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Assistente de Educação Especializada, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Em relação às adaptações curriculares de grande porte, conforme o Ministério da Educação, analise as assertivas abaixo:

I - Se um determinado objetivo for eliminado do plano de ensino, o conteúdo a ele correspondente não poderá ser eliminado do processo de ensino e aprendizagem.
II - Se novos objetivos forem introduzidos no plano de ensino para um determinado aluno, os conteúdos a eles correspondentes passarão também a fazer parte do processo de ensino e aprendizagem.
III - O professor de uma classe poderá ter de trabalhar com um plano de ensino básico para a classe, e versões um pouco modificadas desse plano de ensino, destinadas a atender a necessidades especiais de um ou outro aluno, conforme orientação da equipe de apoio (da qual ele, professor, também faz parte.)

É falso o que se afirma em:

7 Q953066 | Fonoaudiologia, Assistente de Educação Especializada, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Para compreender os fundamentos da educação especial, é necessário analisar os aspectos que caracterizam a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, como por exemplo:

I - O movimento mundial pela inclusão é uma ação que se baseia apenas em critérios sociopolíticos.
II – O movimento mundial pela inclusão preconiza a importância da educação especial construída em ambientes pensados especificamente para os alunos com necessidades especiais.
III - A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos políticos.
IV – A educação inclusiva baseia-se na indivissibilidade do sentido de igualdade e diferença que caracteriza o ser humano.

É falso o que se afirma em:

8 Q953072 | Pedagogia, Educação Especial, Assistente de Educação Especializada, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Complete o excerto abaixo extraído da Lei nº 9.394/1996, em seu artigo 59:
“Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação:
__________________ para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados

9 Q953074 | Psicologia, Transtornos Neurocognitivos, Assistente de Educação Especializada, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Em observância aos propósitos da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, analise os conceitos abaixo definidos e assinale o que condiz com as seguintes características: “concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados, até onde for possível, por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou projeto específico”
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