Questões de Concursos Assistente de Educação Infantil

Resolva questões de Assistente de Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q880384 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Fátima do Sul MS, MS CONCURSOS, 2024

Leia a recorte da notícia, publicada em 15/01/23, no site https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul e marque a alternativa que completa a lacuna.

O _______________________, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, realiza neste mês de janeiro uma programação bem caprichada para a garotada poder aproveitar melhor as férias. [...].

O objetivo é oferecer às crianças entretenimento e atividades lúdicas nas férias. Pais e responsáveis também estão convidados para participarem das sessões gratuitas oferecidas nesta programação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q880385 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Fátima do Sul MS, MS CONCURSOS, 2024

Leia a notícia adaptada para responder à questão.

Índia deve superar população [...] em 2023: qual o impacto disso para o mundo?

[...]

Os dois gigantes asiáticos possuem mais de 1,4 bilhão de habitantes cada. Há mais de 70 anos, eles representam mais de um terço da população mundial.

A população [...] provavelmente começará a encolher no próximo ano. No ano passado, nasceram 10,6 milhões de pessoas, um pouco mais do que o número de mortes, graças a uma rápida queda na taxa de natalidade.

(Fonte: site https://www.bbc.com/portuguese/internacional-64151151,acesso em 20/01/2023).

Segundo a notícia, em 2023, a Índia deve superar a população:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q880386 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Fátima do Sul MS, MS CONCURSOS, 2024

Atribua (V) verdadeiro ou (F) falso aos itens e marque a alternativa correta.

( ) As atividades, as experiências, as interações e os relacionamentos que a criança vivencia em seu processo de aprendizagem e desenvolvimento, devem ser o foco de toda a atenção e prática das Instituições e profissionais de Educação Infantil.

( ) A criança tem o direito de interagir na cultura, no ambiente e na comunidade em que se insere, de maneira a entrar em contato com todo o patrimônio de saberes que sua comunidade, região, cidade e país podem oferecer.

( ) No processo de elaboração de currículos, interações e práticas da Educação Infantil, deve ficar expresso a indissociabilidade do cuidar e do educar, os direitos de aprendizagem e as múltiplas linguagens.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q880387 | Pedagogia, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Fátima do Sul MS, MS CONCURSOS, 2024

Analise as assertivas e marque a alternativa verdadeira.

I- Através de brinquedos, jogos e brincadeiras, a criança tem a oportunidade de se desenvolver, pois além de ter a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia estimuladas, ainda desenvolve a linguagem, a concentração e a atenção.

II- O brincar é uma ação livre, que surge a qualquer hora, iniciada e conduzida pela criança; dá prazer, não exige como condição um produto final; relaxa, envolve, ensina regras, linguagens, desenvolve habilidades e introduz a criança no mundo imaginário.

III- Ao brincar, a criança experimenta o poder de explorar o mundo dos objetos, das pessoas, da natureza e da cultura, para compreendê-lo e expressá-lo por meio de variadas linguagens.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q880388 | Pedagogia, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Fátima do Sul MS, MS CONCURSOS, 2024

De acordo com a Lei nº 13716, de 24/09/2018, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q880389 | Pedagogia, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Fátima do Sul MS, MS CONCURSOS, 2024

Atribua (V) verdadeiro ou (F) falso aos itens e marque a alternativa correspondente.

( ) Os eixos estruturantes das práticas pedagógicas da Educação Infantil são as interações e a brincadeira, experiências nas quais as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização.

( ) Na Educação Infantil, é importante promover experiências nas quais as crianças possam falar e ouvir, potencializando sua participação na cultura oral, pois é na escuta de histórias, na participação em conversas, nas descrições, nas narrativas elaboradas individualmente, ou em grupo, nas implicações com as múltiplas linguagens, que a criança se constitui ativamente como sujeito singular e pertencente a um grupo social.

( ) Na Educação Infantil, as aprendizagens essenciais compreendem tanto comportamentos, habilidades e conhecimentos, quanto vivências que promovem aprendizagem e desenvolvimento nos diversos campos de experiências, sempre tomando as interações e a brincadeira como eixos estruturantes. Essas aprendizagens, portanto, constituem-se como objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q880390 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Fátima do Sul MS, MS CONCURSOS, 2024

Assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q884396 | Português, Pontuação, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Jandaia do Sul PR, UNIVIDA, 2024

Assinale a alternativa que apresenta frase com a pontuação correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q884397 | Português, Uso dos doispontos, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Jandaia do Sul PR, UNIVIDA, 2024

Assinale a alternativa que apresenta o emprego correto dos “dois pontos” na frase:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q884399 | Geografia, Vegetação, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Jandaia do Sul PR, UNIVIDA, 2024

No Brasil, localizado no morro do Corcovado, o monumento Cristo Redentor é um dos destinos turísticos mais procurados. O morro do Corcovado está localizado no bioma brasileiro:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q884401 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Jandaia do Sul PR, UNIVIDA, 2024

Entre outras razões, pode-se afirmar que a transferência da sede monárquica de Portugal para o Brasil ocorreu em virtude da sua não adesão ao:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q884402 | Geografia, Urbanização brasileira, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Jandaia do Sul PR, UNIVIDA, 2024

Analise as afirmativas abaixo e depois assinale a alternativa correta:

I - O Brasil vive um paradoxo! Com mais de 85% da população vivendo nas cidades, o país não possui um bom sistema de planejamento e gestão urbana estruturado nas escalas locais, metropolitanas, regionais e nacionais. Com uma sociedade altamente urbanizada, não há uma política nacional de desenvolvimento urbano que realmente possa ser colocada em prática através desse sistema multiescalar.
Assim,
II - A perspectiva é que não existe expectativas de melhoras nas condições de vida das pessoas que enfrentam dificuldades diárias por causa das profundas injustiças, desigualdades, precariedades e vulnerabilidades socioespaciais urbanas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q884404 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Trabalho, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Jandaia do Sul PR, UNIVIDA, 2024

Programa brasileiro caracterizado como linha de transferência de renda às famílias com vulnerabilidade social:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q880376 | Português, Análise sintática, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Fátima do Sul MS, MS CONCURSOS, 2024

Conjunção é toda palavra invariável que serve, essencialmente, para ligar orações, ou termos de mesma função sintática.

Assinale a alternativa, onde temos apenas conjunções coordenativas conclusivas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q880377 | Português, Numerais, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Fátima do Sul MS, MS CONCURSOS, 2024

Numeral é a palavra que, essencialmente, dá ideia de número (um, dois, três, mil, etc), ou de ordem numérica (primeiro, segundo, terceiro, milésimo, etc).

Então, o numeral arábico 700, tem como cardinal e ordinal, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.