Início Questões de Concursos Assistente de Educação Infantil Resolva questões de Assistente de Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Assistente de Educação Infantil Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q57815 | Conhecimentos Específicos, Legislação da Educação, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE, 2018O Artigo 4°, da Resolução CME n° 010/2013, versa sobre o objetivo da Educação Especial. Marque a opção que define corretamente esse objetivo. ✂️ a) A Educação Especial tem como objetivo assegurar a inclusão de todos os estudantes com deficiências, transtornos globais de desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/superdotação, não havendo necessidade de mais nada, apenas recebê-los na escola. ✂️ b) A Educação Especial tem como objetivo assegurar a inclusão dos estudantes com deficiências, transtornos globais de desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/superdotação. Sem se preocupar, porém, com o desenvolvimento de competências, atitudes, habilidades, acesso ao conhecimento e o exercício da cidadania. ✂️ c) A Educação Especial tem como objetivo assegurar a inclusão de alguns estudantes com deficiências, transtornos globais de desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/superdotação, favorecendo as potencialidades, o desenvolvimento de competências, atitudes, habilidades, acesso ao conhecimento e o exercício da cidadania. ✂️ d) A Educação Especial tem como objetivo assegurar a inclusão de todos os estudantes com deficiências, transtornos globais de desenvolvimento (TG e altas habilidades/superdotação, favorecendo as potencialidades, o desenvolvimento de competências, atitudes, habilidades, acesso ao conhecimento e o exercício da cidadania. Resolver questão 🗨️ Comentários 3 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q57808 | Pedagogia, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE, 2018Sobre a função da instituição de Educação Infantil e do professor, podemos afirmar, segundo a Resolução CME n° 002/2010. ✂️ a) A função da escola e do professor da Educação Infantil é garantir o bem-estar e promover o crescimento, o desenvolvimento e as aprendizagens das crianças sob a sua responsabilidade, desconsiderando as necessidades de nutrição, higiene, descanso, brincadeiras, interação, movimento, expressão, aquisição de habilidades e conhecimentos próprios de cada faixa etária. ✂️ b) A função da escola e do professor da Educação Infantil é garantir o bem-estar e promover o crescimento, o desenvolvimento e as aprendizagens das crianças sob a sua responsabilidade, atendendo às necessidades de nutrição, higiene, descanso, brincadeiras, interação, movimento, expressão, aquisição de habilidades e conhecimentos próprios de cada faixa etária. ✂️ c) A função da escola e do professor da Educação Infantil não se relaciona à garantia do bem-estar e promoção do crescimento, do desenvolvimento e das aprendizagens das crianças que estão sob a sua responsabilidade. ✂️ d) A função da escola e do professor da Educação Infantil é garantir apenas o bem-estar das crianças, sem se preocupar com as aprendizagens das crianças, tendo em vista que, nesta etapa da educação básica, o trabalho docente relaciona-se, exclusivamente, ao cuidar. Sendo, portanto, esta a função do professor: cuidar das crianças. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q57814 | Conhecimentos Específicos, Legislação da Educação, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE, 2018Sobre o Atendimento Educacional Especializado, marque a alternativa correta. ✂️ a) O Atendimento Educacional Especializado, serviço educacional de direito de parte dos estudantes da Educação Especial, é de oferta obrigatória pela escola pública e privada e é de caráter facultativo para a sua família. ✂️ b) O Atendimento Educacional Especializado, serviço educacional de direito de parte dos estudantes da Educação Especial, é de oferta obrigatória apenas da escola pública e de caráter facultativo para a sua família. ✂️ c) O Atendimento Educacional Especializado, serviço educacional de direito de todos os estudantes da Educação Especial, é de oferta obrigatória pela escola pública e privada e é de caráter facultativo para a sua família. ✂️ d) O Atendimento Educacional Especializado, serviço educacional de direito de todos os estudantes da Educação Especial, é de oferta obrigatória pela escola pública e privada e é de caráter obrigatório para a sua família. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q57812 | Conhecimentos Específicos, Legislação da Educação, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE, 2018Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9394/96), seção II, Artigo 30, é possível afirmar que a Educação Infantil será oferecida em: ✂️ a) creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até 2 (dois) anos de idade. ✂️ b) pré-escolas, apenas para as crianças de 4 (quatro) anos de idade. ✂️ c) pré-escolas, apenas para as crianças de 5 (cinco) anos de idade. ✂️ d) creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até 3 (três) anos de idade. Resolver questão 🗨️ Comentários 3 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q57809 | Pedagogia, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE, 2018Sobre as finalidades e objetivos da Educação Infantil, é correto afirmar. ✂️ a) A ação pedagógica é caracterizada pela indissociabilidade entre educar e cuidar. ✂️ b) A Educação Infantil tem apenas por finalidade o desenvolvimento cognitivo e linguístico da criança. ✂️ c) A Educação Infantil tem apenas por finalidade o desenvolvimento cognitivo e psicomotor da criança, não havendo necessidade da complementaridade da ação da família e comunidade. ✂️ d) A ação pedagógica é caracterizada apenas pelo cuidar. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q57805 | Pedagogia, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE, 2018Com relação à higiene, à alimentação, à saúde, à segurança, ao sono e ao bem-estar das crianças na etapa da Educação Infantil, é INCORRETO afirmar que: ✂️ a) os alimentos devem fazer parte de uma dieta saudável e livre de contaminação. ✂️ b) deve haver um cardápio nutricional variado e rico, que atenda às necessidades das crianças. ✂️ c) não há necessidade de apoiar as crianças na construção da autonomia. ✂️ d) o ambiente das refeições deve ser tranquilo, limpo e organizado. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q57804 | Pedagogia, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE, 2018Sobre os espaços internos de uma creche, é correto afirmar que: ✂️ a) devem possuir espelhos amplos, nos quais as crianças possam ver todo o seu corpo. ✂️ b) não há necessidade que haja um espaço para leitura e contação de história. ✂️ c) os espaços internos não precisam ser acolhedores e convidativos. ✂️ d) não precisam ser limpos com frequência, tampouco ventilados e arejados. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q57811 | Conhecimentos Específicos, Legislação da Educação, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE, 2018O artigo 53, no capítulo IV, da Lei n° 8.069/1990, ao discorrer sobre o direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer, explicita que “A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.” Diante disso, ficam assegurados a esses sujeitos alguns direitos. Marque a alternativa abaixo que NÃO se configura como direito. ✂️ a) Desigualdade de condições para o acesso e permanência na escola. ✂️ b) Direito de ser respeitado por seus educadores. ✂️ c) Direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores. ✂️ d) Direito de organização e participação em entidades estudantis. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q57802 | Pedagogia, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE, 2018Sobre a organização dos espaços e materiais na Creche, é possível afirmar que: ✂️ a) o gerenciamento da estruturação dos espaços, dos tempos, materiais e mobiliário precisa estar de acordo com as diferentes crianças acolhidas, devendo também ser rico em condições interativas, além de reservar, também, espaços em que a privacidade possa ser garantida. ✂️ b) a organização dos diferentes ambientes da instituição de Educação Infantil não é percebida como uma importante estratégia metodológica para as aprendizagens das crianças. ✂️ c) o gerenciamento da estruturação dos espaços, dos tempos, materiais e mobiliário não precisa estar de acordo com as diferentes crianças acolhidas, tampouco precisa ser rico em condições interativas. ✂️ d) a organização dos diferentes ambientes da instituição de Educação Infantil possui pouca importância para as aprendizagens das crianças. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q57803 | Pedagogia, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE, 2018Quanto aos espaços e ambientes de uma instituição de Educação Infantil, marque APENAS A ALTERNATIVA INCORRETA. ✂️ a) São promotores de aventuras, descobertas, criatividade, desafios, aprendizagens. ✂️ b) Visam apenas aprendizagens cognitivas. ✂️ c) São promotores de interações criança-criança e criança-adulto. ✂️ d) São ambientes nos quais as crianças podem criar e recriar, propor e explorar. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q57807 | Pedagogia, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE, 2018Os eixos norteadores que compõem a proposta pedagógica para a Educação Infantil são: ✂️ a) Interações e Brincadeiras. ✂️ b) Interações e Escrita. ✂️ c) Linguagem e Escrita. ✂️ d) Brincadeiras e Escrita. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q57806 | Pedagogia, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE, 2018Os princípios que norteiam o trabalho com as crianças nas creches, conforme o Parecer CNE/CEB n° 20/2009, são: ✂️ a) éticos, pedagógicos e políticos. ✂️ b) estéticos, pedagógicos e políticos. ✂️ c) éticos, críticos e estéticos. ✂️ d) éticos, políticos e estéticos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q57813 | Conhecimentos Específicos, Legislação da Educação, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE, 2018De acordo com o Artigo 13, da Resolução CME n° 002/2010, que versa sobre o regime de funcionamento das instituições da Educação Infantil, é correto afirmar. ✂️ a) As instituições de Educação Infantil poderão organizar-se em período parcial, com jornada de, no mínimo, quatro horas diárias e/ou integral, com jornada de, no mínimo, sete horas diárias, atendendo às necessidades da comunidade. ✂️ b) As instituições de Educação Infantil poderão organizar-se em período parcial, com jornada de, no mínimo, três horas diárias e/ou integral, com jornada de, no mínimo, sete horas diárias, atendendo às necessidades da comunidade. ✂️ c) As instituições de Educação Infantil poderão organizar-se em período parcial, com jornada de, no mínimo, quatro horas diárias e/ou integral, com jornada de, no mínimo, oito horas diárias, atendendo às necessidades da comunidade. ✂️ d) As instituições de Educação Infantil poderão organizar-se em período parcial, com jornada de, no mínimo, três horas diárias e/ou integral, com jornada de, no mínimo, oito horas diárias, atendendo às necessidades da comunidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q57810 | Conhecimentos Específicos, Legislação da Educação, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE, 2018De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9394/96), seção II, Artigo 29, a Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade: ✂️ a) o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. ✂️ b) o desenvolvimento integral da criança de até 6 (seis) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. ✂️ c) o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, apenas em seus aspectos psicológico e intelectual, complementando a ação da família e da comunidade. ✂️ d) o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, independente da ação da família e da comunidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q884396 | Português, Pontuação, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Jandaia do Sul PR, UNIVIDA, 2024Assinale a alternativa que apresenta frase com a pontuação correta: ✂️ a) Parabéns por ter passado na prova! ✂️ b) Que horas vamos jogar bola! ✂️ c) Eu gosto de pizza, no entanto, prefiro lasanha. ✂️ d) Preciso fazer uma compra no mercado, pão, carne e arroz. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q880383 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia Nacional, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Fátima do Sul MS, MS CONCURSOS, 2024Leia a notícia e responda à questão. Brasil avança no ranking geral, mas permanece no terço inferior. O Brasil avançou pela primeira vez no ranking geral do Competitividade Brasil, saindo da 17ª para a 16ª posição, [...]. Duas principais razões explicam o avanço: primeiro, a melhora do país em fatores como Financiamento, Tributação e Ambiente de Negócios. A segunda razão é o maior impacto da pandemia em países como o Peru, nos fatores Mão de Obra e Ambiente Macroeconômico. (Fonte:https://www.portaldaindustria.com.br/estatisticas/competitividade-brasil-comparacao-com-paisesselecionados/).Ao alcançar a 16ª posição, o Brasil superou: ✂️ a) o Chile. ✂️ b) o México. ✂️ c) a Colômbia. ✂️ d) o Peru. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q880381 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Fátima do Sul MS, MS CONCURSOS, 2024A população global acaba de alcançar os 8 bilhões de habitantes. Em 2050, segundo a projeção da Organização das Nações Unidas (ONU), serão 9,7 bilhões. Naturalmente, os debates sobre estratégias para garantir a segurança alimentar, promovendo a redução das emissões de gases poluentes, tiveram grande destaque na COP27, que aconteceu em novembro: ✂️ a) No Japão. ✂️ b) No Egito. ✂️ c) Na Grécia. ✂️ d) No Brasil. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q880390 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Fátima do Sul MS, MS CONCURSOS, 2024Assinale a alternativa incorreta. ✂️ a) O Decreto nº 9765, de 11/04/2019, institui a Política Nacional de Alfabetização. ✂️ b) Resolução nº 2, de 09/10/2018, define as Diretrizes Operacionais complementares para a matrícula inicial de crianças na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, respectivamente, aos 4 (quatro) e aos 6 (seis) anos de idade. ✂️ c) A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente ✂️ d) A Lei nº 13.722, de 04/10/2018, torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de Educação Básica e de estabelecimentos de recreação infantil. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q880376 | Português, Análise sintática, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Fátima do Sul MS, MS CONCURSOS, 2024Conjunção é toda palavra invariável que serve, essencialmente, para ligar orações, ou termos de mesma função sintática. Assinale a alternativa, onde temos apenas conjunções coordenativas conclusivas. ✂️ a) Que, porque, porquanto, pois (anteposto ao verbo). ✂️ b) Logo, portanto, por conseguinte, pois (posposto ao verbo), por isso. ✂️ c) Ou, ou...ou, ora...ora, já...já, quer...quer. ✂️ d) Mas, porém, todavia, contudo, entretanto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q880386 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Fátima do Sul MS, MS CONCURSOS, 2024Atribua (V) verdadeiro ou (F) falso aos itens e marque a alternativa correta. ( ) As atividades, as experiências, as interações e os relacionamentos que a criança vivencia em seu processo de aprendizagem e desenvolvimento, devem ser o foco de toda a atenção e prática das Instituições e profissionais de Educação Infantil. ( ) A criança tem o direito de interagir na cultura, no ambiente e na comunidade em que se insere, de maneira a entrar em contato com todo o patrimônio de saberes que sua comunidade, região, cidade e país podem oferecer. ( ) No processo de elaboração de currículos, interações e práticas da Educação Infantil, deve ficar expresso a indissociabilidade do cuidar e do educar, os direitos de aprendizagem e as múltiplas linguagens. ✂️ a) V – V – V. ✂️ b) V – V – F. ✂️ c) F – V – V. ✂️ d) V – F – V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q57815 | Conhecimentos Específicos, Legislação da Educação, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE, 2018O Artigo 4°, da Resolução CME n° 010/2013, versa sobre o objetivo da Educação Especial. Marque a opção que define corretamente esse objetivo. ✂️ a) A Educação Especial tem como objetivo assegurar a inclusão de todos os estudantes com deficiências, transtornos globais de desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/superdotação, não havendo necessidade de mais nada, apenas recebê-los na escola. ✂️ b) A Educação Especial tem como objetivo assegurar a inclusão dos estudantes com deficiências, transtornos globais de desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/superdotação. Sem se preocupar, porém, com o desenvolvimento de competências, atitudes, habilidades, acesso ao conhecimento e o exercício da cidadania. ✂️ c) A Educação Especial tem como objetivo assegurar a inclusão de alguns estudantes com deficiências, transtornos globais de desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/superdotação, favorecendo as potencialidades, o desenvolvimento de competências, atitudes, habilidades, acesso ao conhecimento e o exercício da cidadania. ✂️ d) A Educação Especial tem como objetivo assegurar a inclusão de todos os estudantes com deficiências, transtornos globais de desenvolvimento (TG e altas habilidades/superdotação, favorecendo as potencialidades, o desenvolvimento de competências, atitudes, habilidades, acesso ao conhecimento e o exercício da cidadania. Resolver questão 🗨️ Comentários 3 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q57808 | Pedagogia, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE, 2018Sobre a função da instituição de Educação Infantil e do professor, podemos afirmar, segundo a Resolução CME n° 002/2010. ✂️ a) A função da escola e do professor da Educação Infantil é garantir o bem-estar e promover o crescimento, o desenvolvimento e as aprendizagens das crianças sob a sua responsabilidade, desconsiderando as necessidades de nutrição, higiene, descanso, brincadeiras, interação, movimento, expressão, aquisição de habilidades e conhecimentos próprios de cada faixa etária. ✂️ b) A função da escola e do professor da Educação Infantil é garantir o bem-estar e promover o crescimento, o desenvolvimento e as aprendizagens das crianças sob a sua responsabilidade, atendendo às necessidades de nutrição, higiene, descanso, brincadeiras, interação, movimento, expressão, aquisição de habilidades e conhecimentos próprios de cada faixa etária. ✂️ c) A função da escola e do professor da Educação Infantil não se relaciona à garantia do bem-estar e promoção do crescimento, do desenvolvimento e das aprendizagens das crianças que estão sob a sua responsabilidade. ✂️ d) A função da escola e do professor da Educação Infantil é garantir apenas o bem-estar das crianças, sem se preocupar com as aprendizagens das crianças, tendo em vista que, nesta etapa da educação básica, o trabalho docente relaciona-se, exclusivamente, ao cuidar. Sendo, portanto, esta a função do professor: cuidar das crianças. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q57814 | Conhecimentos Específicos, Legislação da Educação, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE, 2018Sobre o Atendimento Educacional Especializado, marque a alternativa correta. ✂️ a) O Atendimento Educacional Especializado, serviço educacional de direito de parte dos estudantes da Educação Especial, é de oferta obrigatória pela escola pública e privada e é de caráter facultativo para a sua família. ✂️ b) O Atendimento Educacional Especializado, serviço educacional de direito de parte dos estudantes da Educação Especial, é de oferta obrigatória apenas da escola pública e de caráter facultativo para a sua família. ✂️ c) O Atendimento Educacional Especializado, serviço educacional de direito de todos os estudantes da Educação Especial, é de oferta obrigatória pela escola pública e privada e é de caráter facultativo para a sua família. ✂️ d) O Atendimento Educacional Especializado, serviço educacional de direito de todos os estudantes da Educação Especial, é de oferta obrigatória pela escola pública e privada e é de caráter obrigatório para a sua família. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q57812 | Conhecimentos Específicos, Legislação da Educação, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE, 2018Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9394/96), seção II, Artigo 30, é possível afirmar que a Educação Infantil será oferecida em: ✂️ a) creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até 2 (dois) anos de idade. ✂️ b) pré-escolas, apenas para as crianças de 4 (quatro) anos de idade. ✂️ c) pré-escolas, apenas para as crianças de 5 (cinco) anos de idade. ✂️ d) creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até 3 (três) anos de idade. Resolver questão 🗨️ Comentários 3 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q57809 | Pedagogia, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE, 2018Sobre as finalidades e objetivos da Educação Infantil, é correto afirmar. ✂️ a) A ação pedagógica é caracterizada pela indissociabilidade entre educar e cuidar. ✂️ b) A Educação Infantil tem apenas por finalidade o desenvolvimento cognitivo e linguístico da criança. ✂️ c) A Educação Infantil tem apenas por finalidade o desenvolvimento cognitivo e psicomotor da criança, não havendo necessidade da complementaridade da ação da família e comunidade. ✂️ d) A ação pedagógica é caracterizada apenas pelo cuidar. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q57805 | Pedagogia, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE, 2018Com relação à higiene, à alimentação, à saúde, à segurança, ao sono e ao bem-estar das crianças na etapa da Educação Infantil, é INCORRETO afirmar que: ✂️ a) os alimentos devem fazer parte de uma dieta saudável e livre de contaminação. ✂️ b) deve haver um cardápio nutricional variado e rico, que atenda às necessidades das crianças. ✂️ c) não há necessidade de apoiar as crianças na construção da autonomia. ✂️ d) o ambiente das refeições deve ser tranquilo, limpo e organizado. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q57804 | Pedagogia, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE, 2018Sobre os espaços internos de uma creche, é correto afirmar que: ✂️ a) devem possuir espelhos amplos, nos quais as crianças possam ver todo o seu corpo. ✂️ b) não há necessidade que haja um espaço para leitura e contação de história. ✂️ c) os espaços internos não precisam ser acolhedores e convidativos. ✂️ d) não precisam ser limpos com frequência, tampouco ventilados e arejados. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q57811 | Conhecimentos Específicos, Legislação da Educação, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE, 2018O artigo 53, no capítulo IV, da Lei n° 8.069/1990, ao discorrer sobre o direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer, explicita que “A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.” Diante disso, ficam assegurados a esses sujeitos alguns direitos. Marque a alternativa abaixo que NÃO se configura como direito. ✂️ a) Desigualdade de condições para o acesso e permanência na escola. ✂️ b) Direito de ser respeitado por seus educadores. ✂️ c) Direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores. ✂️ d) Direito de organização e participação em entidades estudantis. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q57802 | Pedagogia, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE, 2018Sobre a organização dos espaços e materiais na Creche, é possível afirmar que: ✂️ a) o gerenciamento da estruturação dos espaços, dos tempos, materiais e mobiliário precisa estar de acordo com as diferentes crianças acolhidas, devendo também ser rico em condições interativas, além de reservar, também, espaços em que a privacidade possa ser garantida. ✂️ b) a organização dos diferentes ambientes da instituição de Educação Infantil não é percebida como uma importante estratégia metodológica para as aprendizagens das crianças. ✂️ c) o gerenciamento da estruturação dos espaços, dos tempos, materiais e mobiliário não precisa estar de acordo com as diferentes crianças acolhidas, tampouco precisa ser rico em condições interativas. ✂️ d) a organização dos diferentes ambientes da instituição de Educação Infantil possui pouca importância para as aprendizagens das crianças. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q57803 | Pedagogia, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE, 2018Quanto aos espaços e ambientes de uma instituição de Educação Infantil, marque APENAS A ALTERNATIVA INCORRETA. ✂️ a) São promotores de aventuras, descobertas, criatividade, desafios, aprendizagens. ✂️ b) Visam apenas aprendizagens cognitivas. ✂️ c) São promotores de interações criança-criança e criança-adulto. ✂️ d) São ambientes nos quais as crianças podem criar e recriar, propor e explorar. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q57807 | Pedagogia, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE, 2018Os eixos norteadores que compõem a proposta pedagógica para a Educação Infantil são: ✂️ a) Interações e Brincadeiras. ✂️ b) Interações e Escrita. ✂️ c) Linguagem e Escrita. ✂️ d) Brincadeiras e Escrita. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q57806 | Pedagogia, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE, 2018Os princípios que norteiam o trabalho com as crianças nas creches, conforme o Parecer CNE/CEB n° 20/2009, são: ✂️ a) éticos, pedagógicos e políticos. ✂️ b) estéticos, pedagógicos e políticos. ✂️ c) éticos, críticos e estéticos. ✂️ d) éticos, políticos e estéticos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q57813 | Conhecimentos Específicos, Legislação da Educação, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE, 2018De acordo com o Artigo 13, da Resolução CME n° 002/2010, que versa sobre o regime de funcionamento das instituições da Educação Infantil, é correto afirmar. ✂️ a) As instituições de Educação Infantil poderão organizar-se em período parcial, com jornada de, no mínimo, quatro horas diárias e/ou integral, com jornada de, no mínimo, sete horas diárias, atendendo às necessidades da comunidade. ✂️ b) As instituições de Educação Infantil poderão organizar-se em período parcial, com jornada de, no mínimo, três horas diárias e/ou integral, com jornada de, no mínimo, sete horas diárias, atendendo às necessidades da comunidade. ✂️ c) As instituições de Educação Infantil poderão organizar-se em período parcial, com jornada de, no mínimo, quatro horas diárias e/ou integral, com jornada de, no mínimo, oito horas diárias, atendendo às necessidades da comunidade. ✂️ d) As instituições de Educação Infantil poderão organizar-se em período parcial, com jornada de, no mínimo, três horas diárias e/ou integral, com jornada de, no mínimo, oito horas diárias, atendendo às necessidades da comunidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q57810 | Conhecimentos Específicos, Legislação da Educação, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE, 2018De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9394/96), seção II, Artigo 29, a Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade: ✂️ a) o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. ✂️ b) o desenvolvimento integral da criança de até 6 (seis) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. ✂️ c) o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, apenas em seus aspectos psicológico e intelectual, complementando a ação da família e da comunidade. ✂️ d) o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, independente da ação da família e da comunidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q884396 | Português, Pontuação, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Jandaia do Sul PR, UNIVIDA, 2024Assinale a alternativa que apresenta frase com a pontuação correta: ✂️ a) Parabéns por ter passado na prova! ✂️ b) Que horas vamos jogar bola! ✂️ c) Eu gosto de pizza, no entanto, prefiro lasanha. ✂️ d) Preciso fazer uma compra no mercado, pão, carne e arroz. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q880383 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia Nacional, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Fátima do Sul MS, MS CONCURSOS, 2024Leia a notícia e responda à questão. Brasil avança no ranking geral, mas permanece no terço inferior. O Brasil avançou pela primeira vez no ranking geral do Competitividade Brasil, saindo da 17ª para a 16ª posição, [...]. Duas principais razões explicam o avanço: primeiro, a melhora do país em fatores como Financiamento, Tributação e Ambiente de Negócios. A segunda razão é o maior impacto da pandemia em países como o Peru, nos fatores Mão de Obra e Ambiente Macroeconômico. (Fonte:https://www.portaldaindustria.com.br/estatisticas/competitividade-brasil-comparacao-com-paisesselecionados/).Ao alcançar a 16ª posição, o Brasil superou: ✂️ a) o Chile. ✂️ b) o México. ✂️ c) a Colômbia. ✂️ d) o Peru. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q880381 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Fátima do Sul MS, MS CONCURSOS, 2024A população global acaba de alcançar os 8 bilhões de habitantes. Em 2050, segundo a projeção da Organização das Nações Unidas (ONU), serão 9,7 bilhões. Naturalmente, os debates sobre estratégias para garantir a segurança alimentar, promovendo a redução das emissões de gases poluentes, tiveram grande destaque na COP27, que aconteceu em novembro: ✂️ a) No Japão. ✂️ b) No Egito. ✂️ c) Na Grécia. ✂️ d) No Brasil. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q880390 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Fátima do Sul MS, MS CONCURSOS, 2024Assinale a alternativa incorreta. ✂️ a) O Decreto nº 9765, de 11/04/2019, institui a Política Nacional de Alfabetização. ✂️ b) Resolução nº 2, de 09/10/2018, define as Diretrizes Operacionais complementares para a matrícula inicial de crianças na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, respectivamente, aos 4 (quatro) e aos 6 (seis) anos de idade. ✂️ c) A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente ✂️ d) A Lei nº 13.722, de 04/10/2018, torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de Educação Básica e de estabelecimentos de recreação infantil. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q880376 | Português, Análise sintática, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Fátima do Sul MS, MS CONCURSOS, 2024Conjunção é toda palavra invariável que serve, essencialmente, para ligar orações, ou termos de mesma função sintática. Assinale a alternativa, onde temos apenas conjunções coordenativas conclusivas. ✂️ a) Que, porque, porquanto, pois (anteposto ao verbo). ✂️ b) Logo, portanto, por conseguinte, pois (posposto ao verbo), por isso. ✂️ c) Ou, ou...ou, ora...ora, já...já, quer...quer. ✂️ d) Mas, porém, todavia, contudo, entretanto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q880386 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Fátima do Sul MS, MS CONCURSOS, 2024Atribua (V) verdadeiro ou (F) falso aos itens e marque a alternativa correta. ( ) As atividades, as experiências, as interações e os relacionamentos que a criança vivencia em seu processo de aprendizagem e desenvolvimento, devem ser o foco de toda a atenção e prática das Instituições e profissionais de Educação Infantil. ( ) A criança tem o direito de interagir na cultura, no ambiente e na comunidade em que se insere, de maneira a entrar em contato com todo o patrimônio de saberes que sua comunidade, região, cidade e país podem oferecer. ( ) No processo de elaboração de currículos, interações e práticas da Educação Infantil, deve ficar expresso a indissociabilidade do cuidar e do educar, os direitos de aprendizagem e as múltiplas linguagens. ✂️ a) V – V – V. ✂️ b) V – V – F. ✂️ c) F – V – V. ✂️ d) V – F – V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro