Questões de Concursos Assistente de Gabinete

Resolva questões de Assistente de Gabinete comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q561791 | Informática, Firewall, Assistente de Gabinete, DPE MT, FGV

Com relação aos aplicativos para a segurança da informação, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Firewall é um recurso baseado exclusivamente em software, que se coloca entre computadores e redes, visando impedir acessos indesejados oriundos da rede.

( ) A detecção de vírus por meio de um serviço de computação em nuvem permite a identificação de arquivos maliciosos e indesejados por múltiplos mecanismos de detecção em paralelo.

( ) Antispyware é um software de segurança que tem o objetivo de detectar e remover spywares, sendo ineficaz contra os adwares.

As afirmativas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q377752 | Administração Pública, Gerencial, Assistente de Gabinete, DPE MT, FGV

O modelo de administração pública gerencial pressupõe que o Estado é dividido em quatro setores: núcleo estratégico, atividades exclusivas, atividades não exclusivas e produção de bens e serviços.

Assinale a opção que indica uma atividade não exclusiva do Estado.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q556748 | Informática, Virus e Anti Vírus, Assistente de Gabinete, DPE MT, FGV

A respeito das ameaças a que uma informação pode ser submetida, analise as afirmativas a seguir.

I. Vírus é um programa que se conecta a um arquivo e replicase sem a necessidade de sua execução.

II. Worm é um programa que se conecta a um arquivo e replicase após ser executado.

III. Cavalo de Troia é um programa disfarçado como aplicação útil.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q554974 | Informática, Gerenciamento de Dados e Arquivos, Assistente de Gabinete, DPE MT, FGV

Relacione os métodos de organizações de dados no armazenamento secundário às respectivas definições.

1. Organização sequencial de arquivos.

2. Organização direta de arquivos.

3. Organização indexada de arquivos.

( ) Os registros são armazenados fisicamente em uma determinada ordem.

( ) Os registros são armazenados por meio de um identificador exclusivo.

( ) Os registros podem ser acessados sequencialmente ou diretamente.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q158983 | Raciocínio Lógico, Assistente de Gabinete, DPE MT, FGV

Na sala de arquivos de um escritório de advocacia os arquivos são designados em ordem pelas letras do alfabeto: A, B, C, etc. Cada arquivo possui três gavetas: 1, 2 e 3, cada gaveta possui 30 pastas numeradas de 01 a 30 e cada pasta contém os documentos de uma pessoa. Tudo é feito em ordem, no sentido que se uma pasta está cheia, todas as pastas anteriores da gaveta estão cheias e todas as gavetas e arquivos anteriores estão cheios. Cada pasta é designada por um código formado pela letra do arquivo, seguido do número da gaveta e do número da pasta dentro dela. Por exemplo, B-3-11 é a pasta de número 11 da gaveta 3 do arquivo B.

João começou a trabalhar como arquivista nesse escritório e colocou os documentos do primeiro cliente que atendeu na pasta D-2-19. Certo tempo depois João foi transferido para outro setor do escritório e os últimos documentos que arquivou, antes da transferência, foram na pasta G-1-07.

O número de pastas utilizadas por João durante o seu trabalho de arquivamento foi

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q157964 | Português, Assistente de Gabinete, DPE MT, FGV

Sobre o tema “O jogo no Brasil”, uma leitora do jornal O Globo escreveu o seguinte: “Não entendo por que não se legaliza o jogo no Brasil. Todos os países que têm o jogo reconhecido, além de arrecadarem uma fortuna em impostos, dão emprego a muita gente. Quem quer jogar, o faz livremente pela Internet e nos bingos ilegais, onde quem arrecada é o contraventor. Os mais abastados deixam dólares lá fora, que poderiam ajudar a educação e saúde, aqui dentro”.

As opções a seguir apresentam argumentos para a defesa do ponto de vista da autora, à exceção de uma. Assinale-a.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q159246 | Português, Assistente de Gabinete, DPE MT, FGV

            Horóscopo do signo de Virgem, do dia 01 de fevereiro de 2015.
Procure agregar aliados com interesses semelhantes aos seus, invista em parcerias corretas. Mercúrio segue retrógrado em Aquário: você ganha mais se unir forças e trabalhar em equipe. Continue com atenção redobrada ao se comunicar. Bom período para ouvir opiniões diferentes, repensar assuntos e se abrir para novos pontos de vista. Bom, também, para revisar equipamentos eletrônicos.”

            “Continue com atenção redobrada ao se comunicar
Assinale a opção que indica a forma desenvolvida equivalente à oração “ao se comunicar”.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q160015 | Administração Geral, Comunicação organizacional, Assistente de Gabinete, DPE MT, FGV

Sobre os tipos de comunicação organizacional, analise as afirmativas a seguir.

I. Uma sugestão de melhoria é um tipo de comunicação ascendente.
II. Uma instrução de trabalho é um exemplo de comunicação descendente.
III. Uma comunicação entre departamentos ou entre setores é um exemplo de comunicação horizontal.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q159764 | Raciocínio Lógico, Assistente de Gabinete, DPE MT, FGV

Marcelo começou a fazer o trabalho previsto para determinado dia às 9h15min. Às 10h 45min havia completado 25% do trabalho previsto. Mantidas as condições de trabalho e sem interrupções, Marcelo terminará o trabalho previsto às

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q159002 | Informática, Assistente de Gabinete, DPE MT, FGV

O TCP-IP é o protocolo padrão na Internet Pública. A função do endereçamento do Protocolo IP versão 4 está baseada nos elementos chaves denominados

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q160027 | Português, Assistente de Gabinete, DPE MT, FGV

Um outro leitor declara o seguinte: “Toda vez que vejo, ou leio, no noticiário que alguém foi atingido por uma bala perdida eu me pergunto: porque será que as pessoas insistem em chamar de bala perdida aquela que atingiu alguém? Se o objetivo das balas é matar e, na melhor das hipóteses, ferir alguém, sempre que aquilo acontece a bala cumpriu sua função e, assim sendo, não deveria ser chamada de bala perdida”.

O objetivo da carta é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q158493 | Matemática, Assistente de Gabinete, DPE MT, FGV

Sabe-se que o número 3x/4 - 2x/3 é um número inteiro.

Sobre o número x conclui-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q159007 | Informática, Assistente de Gabinete, DPE MT, FGV

Relacione os métodos de organizações de dados no armazenamento secundário às respectivas definições.

1. Organização sequencial de arquivos.
2. Organização direta de arquivos.
3. Organização indexada de arquivos.

( ) Os registros são armazenados fisicamente em uma determinada ordem.
( ) Os registros são armazenados por meio de um identificador exclusivo.
( ) Os registros podem ser acessados sequencialmente ou diretamente.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q158496 | Administração Geral, Assistente de Gabinete, DPE MT, FGV

Com o advento e progresso das tecnologias de comunicação, bem como em função dos negócios globais de algumas corporações, algumas empresas adotam modelos de equipe em que seus membros residem em países diferentes e se comunicam e compartilham trabalhos por meio de ferramentas tecno- informacionais.

Nesse sentido, assinale a opção que indica esse modelo de equipe.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q158500 | Português, Assistente de Gabinete, DPE MT, FGV

Sobre o tema “O jogo no Brasil”, uma leitora do jornal O Globo escreveu o seguinte: “Não entendo por que não se legaliza o jogo no Brasil. Todos os países que têm o jogo reconhecido, além de arrecadarem uma fortuna em impostos, dão emprego a muita gente. Quem quer jogar, o faz livremente pela Internet e nos bingos ilegais, onde quem arrecada é o contraventor. Os mais abastados deixam dólares lá fora, que poderiam ajudar a educação e saúde, aqui dentro”.

Na frase “Não entendo por que não se legaliza o jogo no Brasil”, o termo sublinhado tem a grafia em dois termos exatamente pelo mesmo motivo que em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q159268 | Administração Geral, Assistente de Gabinete, DPE MT, FGV

A cultura organizacional é dita tradicional, ou seja, caracterizada pelo modelo organizacional burocrático; em outros, a cultura organizacional é chamada de participativa, isto é, calcada na flexibilidade e adaptabilidade.
Nesse sentido, considerando as características de ambos os modelos de cultura organizacional, assinale T para uma característica tradicional e P para uma característica participativa.

( ) Autocracia
( ) Informalidade
( ) Remuneração baseada no desempenho
( ) Trabalho individualizado

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q158757 | Arquivologia, Protocolo, Assistente de Gabinete, DPE MT, FGV

Sobre as atividades de protocolo, analise as afirmativas a seguir.

I. É um conjunto de operações visando ao controle dos documentos que tramitam no órgão.
II. Assegura a imediata localização e a recuperação dos documentos.
III. Classifica, registra e avalia os documentos.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q159783 | Secretariado, Assistente de Gabinete, DPE MT, FGV

O secretário é, antes de qualquer coisa, o principal assessor da chefia. Seu interesse em colaborar e seu decidido apoio á chefia constituem elementos essenciais para que a empresa possa desenvolver suas atividades de forma correta e produtiva.”

A respeito da conduta de secretário junto a seu chefe imediato, analise as afirmativas a seguir.

I. Deve manter um relacionamento profissional, evitando sempre tomar liberdades excessivas.
II. Deve aceitar as críticas construtivas da chefia sem desanimar ou perder o interesse pelo trabalho.
III. Deve criticar a chefia junto a terceiros, demonstrando sua insatisfação pela conduta do chefe.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q158511 | Português, Assistente de Gabinete, DPE MT, FGV

            Horóscopo do signo de Virgem, do dia 01 de fevereiro de 2015.
Procure agregar aliados com interesses semelhantes aos seus, invista em parcerias corretas. Mercúrio segue retrógrado em Aquário: você ganha mais se unir forças e trabalhar em equipe. Continue com atenção redobrada ao se comunicar. Bom período para ouvir opiniões diferentes, repensar assuntos e se abrir para novos pontos de vista. Bom, também, para revisar equipamentos eletrônicos.”

As opções a seguir apresentam grupos de palavras que mantêm entre si uma relação de concordância nominal ou verbal, à exceção de uma,. Assinale-a.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q159282 | Arquivologia, Ciclo VitalTeoria das Três Idades, Assistente de Gabinete, DPE MT, FGV

A adoção da Teoria das 3 idades revolucionou as técnicas arquivísticas e, consequentemente, o uso dos arquivos. Segundo essa teoria, os arquivos passam

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.