Questões de Concursos Assistente de Suporte Acadêmico

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1Q955626 | Português, Interpretação de Textos, Assistente de Suporte Acadêmico, UNESP, VUNESP, 2025

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder à questão.


A inteligência artificial (IA) tem se consolidado como uma ferramenta poderosa para promover mudanças significativas na área da educação. No que diz respeito à acessibilidade e inclusão, a IA surge como um meio promissor para ampliar o acesso ao conhecimento, eliminar barreiras e melhorar a experiência acadêmica de pessoas com deficiência. Tecnologias de reconhecimento de voz, tradução automática, leitores de tela e plataformas de aprendizado adaptativo são alguns exemplos de como a IA pode transformar o ambiente educacional, proporcionando oportunidades mais equitativas para todos os estudantes.

O artigo 3º da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência define acessibilidade como a condição que permite às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida utilizarem, com segurança e autonomia, espaços, serviços, transportes e tecnologias, tanto públicos quanto privados, em áreas urbanas e rurais. No que tange às instituições de ensino, a inclusão implica a adaptação dos processos educacionais para atender às necessidades de todos os estudantes, respeitando suas singularidades.

A perspectiva de inclusão das pessoas com necessidades especiais é relativamente recente, tendo se consolidado a partir da década de 1990. Essa abordagem é baseada na ideia de que o convívio social é um direito de todos e que a aprendizagem ocorre por meio da interação entre o indivíduo e a sociedade. Além disso, representa um caminho para construir uma sociedade mais justa e acolhedora, em parceria com aqueles que historicamente foram oprimidos e excluídos.

Entretanto, o uso da IA no ensino também levanta importantes questões éticas, que devem ser cuidadosamente examinadas para garantir que essa ferramenta seja desenvolvida e aplicada de maneira justa e inclusiva. Dentre as questões que merecem atenção, destacam-se a necessidade de transparência nos algoritmos, a proteção dos dados pessoais dos usuários e a garantia de que essas tecnologias não reforcem preconceitos e desigualdades preexistentes.


(Emerson Eduardo da Silva. Disponível em: https://jornal.usp.br/ artigos. inteligencia-artificial-responsavel-para-acessibilidadee-inclusao-no-ensino-superior. Acesso em 10.12.2024. Adaptado)


As informações do texto deixam evidente que a utilização de ferramentas de inteligência artificial na área da educação
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2Q955627 | Português, Uso dos conectivos, Assistente de Suporte Acadêmico, UNESP, VUNESP, 2025

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder à questão.


A inteligência artificial (IA) tem se consolidado como uma ferramenta poderosa para promover mudanças significativas na área da educação. No que diz respeito à acessibilidade e inclusão, a IA surge como um meio promissor para ampliar o acesso ao conhecimento, eliminar barreiras e melhorar a experiência acadêmica de pessoas com deficiência. Tecnologias de reconhecimento de voz, tradução automática, leitores de tela e plataformas de aprendizado adaptativo são alguns exemplos de como a IA pode transformar o ambiente educacional, proporcionando oportunidades mais equitativas para todos os estudantes.

O artigo 3º da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência define acessibilidade como a condição que permite às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida utilizarem, com segurança e autonomia, espaços, serviços, transportes e tecnologias, tanto públicos quanto privados, em áreas urbanas e rurais. No que tange às instituições de ensino, a inclusão implica a adaptação dos processos educacionais para atender às necessidades de todos os estudantes, respeitando suas singularidades.

A perspectiva de inclusão das pessoas com necessidades especiais é relativamente recente, tendo se consolidado a partir da década de 1990. Essa abordagem é baseada na ideia de que o convívio social é um direito de todos e que a aprendizagem ocorre por meio da interação entre o indivíduo e a sociedade. Além disso, representa um caminho para construir uma sociedade mais justa e acolhedora, em parceria com aqueles que historicamente foram oprimidos e excluídos.

Entretanto, o uso da IA no ensino também levanta importantes questões éticas, que devem ser cuidadosamente examinadas para garantir que essa ferramenta seja desenvolvida e aplicada de maneira justa e inclusiva. Dentre as questões que merecem atenção, destacam-se a necessidade de transparência nos algoritmos, a proteção dos dados pessoais dos usuários e a garantia de que essas tecnologias não reforcem preconceitos e desigualdades preexistentes.


(Emerson Eduardo da Silva. Disponível em: https://jornal.usp.br/ artigos. inteligencia-artificial-responsavel-para-acessibilidadee-inclusao-no-ensino-superior. Acesso em 10.12.2024. Adaptado)


Considere o período elaborado com base no texto.

Mesmo que a inteligência artificial seja um importante instrumento na área da educação, há questões éticas em jogo, pois, para combater as desigualdades, o uso dos recursos da IA tem de ser indiscutivelmente transparente.

As expressões destacadas estabelecem entre as ideias, correta e respectivamente, as relações de:

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3Q955628 | Português, Pronomes relativos, Assistente de Suporte Acadêmico, UNESP, VUNESP, 2025

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder à questão.


A inteligência artificial (IA) tem se consolidado como uma ferramenta poderosa para promover mudanças significativas na área da educação. No que diz respeito à acessibilidade e inclusão, a IA surge como um meio promissor para ampliar o acesso ao conhecimento, eliminar barreiras e melhorar a experiência acadêmica de pessoas com deficiência. Tecnologias de reconhecimento de voz, tradução automática, leitores de tela e plataformas de aprendizado adaptativo são alguns exemplos de como a IA pode transformar o ambiente educacional, proporcionando oportunidades mais equitativas para todos os estudantes.

O artigo 3º da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência define acessibilidade como a condição que permite às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida utilizarem, com segurança e autonomia, espaços, serviços, transportes e tecnologias, tanto públicos quanto privados, em áreas urbanas e rurais. No que tange às instituições de ensino, a inclusão implica a adaptação dos processos educacionais para atender às necessidades de todos os estudantes, respeitando suas singularidades.

A perspectiva de inclusão das pessoas com necessidades especiais é relativamente recente, tendo se consolidado a partir da década de 1990. Essa abordagem é baseada na ideia de que o convívio social é um direito de todos e que a aprendizagem ocorre por meio da interação entre o indivíduo e a sociedade. Além disso, representa um caminho para construir uma sociedade mais justa e acolhedora, em parceria com aqueles que historicamente foram oprimidos e excluídos.

Entretanto, o uso da IA no ensino também levanta importantes questões éticas, que devem ser cuidadosamente examinadas para garantir que essa ferramenta seja desenvolvida e aplicada de maneira justa e inclusiva. Dentre as questões que merecem atenção, destacam-se a necessidade de transparência nos algoritmos, a proteção dos dados pessoais dos usuários e a garantia de que essas tecnologias não reforcem preconceitos e desigualdades preexistentes.


(Emerson Eduardo da Silva. Disponível em: https://jornal.usp.br/ artigos. inteligencia-artificial-responsavel-para-acessibilidadee-inclusao-no-ensino-superior. Acesso em 10.12.2024. Adaptado)


Considere as passagens do texto:

•  ... define acessibilidade como a condição que permite às pessoas com deficiência... (2oº parágrafo)

•  ... levanta importantes questões éticas, que devem ser cuidadosamente examinadas... (4º parágrafo)

Os vocábulos destacados podem ser, correta e respectivamente, substituídos por:

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4Q955629 | Português, Regência, Assistente de Suporte Acadêmico, UNESP, VUNESP, 2025

A frase redigida em conformidade com a norma-padrão de regência verbal se encontra na alternativa:
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5Q955630 | Matemática, Porcentagem, Assistente de Suporte Acadêmico, UNESP, VUNESP, 2025

O preço inicial P de uma luminária sofreu, no primeiro dia deste mês, um aumento de 10%, mas por tê-la comprado a vista, Joaquim ganhou um desconto de 8% sobre o novo valor. Na situação descrita, comparando-se o preço pago por Joaquim com o preço inicial P da luminária, aquele corresponde a um aumento de
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6Q955631 | Matemática, Médias, Assistente de Suporte Acadêmico, UNESP, VUNESP, 2025

Em uma prova de concurso com 20 testes, cada um valendo 1 ponto, a média de pontos dos 850 candidatos que fizeram a prova foi 12. A nota individual máxima na prova foi de 19 pontos, obtida por 50 candidatos. Retirando-se esses 50 candidatos do cálculo da média de pontos do concurso, a nova média de pontos dos demais candidatos desse concurso seria
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7Q955632 | Áudio e Vídeo, Conectores, Assistente de Suporte Acadêmico, UNESP, VUNESP, 2025

O protocolo serial de uso corrente nas mesas digitais de controle de iluminação cênica denomina-se
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8Q955633 | Áudio e Vídeo, Imagem, Assistente de Suporte Acadêmico, UNESP, VUNESP, 2025

Nos projetores digitais de imagens, o termo Keystone se refere
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9Q955634 | Áudio e Vídeo, Conectores, Assistente de Suporte Acadêmico, UNESP, VUNESP, 2025

Conexões balanceadas de áudio analógico usam tipicamente cabos com conectores dos tipos
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10Q955635 | Áudio e Vídeo, Armazenamento e Arquivo, Assistente de Suporte Acadêmico, UNESP, VUNESP, 2025

Em análise comparativa dos sistemas de armazenamento virtual Dropbox e Google Drive, é correto afirmar:
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11Q955636 | Áudio e Vídeo, Softwares, Assistente de Suporte Acadêmico, UNESP, VUNESP, 2025

No software de edição de imagens Adobe Photoshop, o uso de camadas de ajuste (Adjustment Layers) permite
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12Q955637 | Áudio e Vídeo, Softwares, Assistente de Suporte Acadêmico, UNESP, VUNESP, 2025

Zoom e Google Meet são duas das mais utilizadas plataformas de videoconferências.

Sobre elas, é correto afirmar:

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13Q955638 | Áudio e Vídeo, Softwares, Assistente de Suporte Acadêmico, UNESP, VUNESP, 2025

Versões recentes dos softwares para edição de conteúdos de mídia apresentam grande demanda de recursos de hardware.

Considerando em particular as operações de renderização e algoritmos baseados em Inteligência Artificial, na configuração de uma estação de trabalho dedicada a essas atividades, é importante especificar

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14Q955639 | Áudio e Vídeo, Câmera Objetivas lentes, Assistente de Suporte Acadêmico, UNESP, VUNESP, 2025

Nas câmeras digitais de cinema e vídeo, utiliza-se o ajuste denominado White Balance para
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