Questões de Concursos: Assistente de Suporte Acadêmico II

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Assistente de Suporte Acadêmico II. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q955612 | Direito Constitucional, Ordem Social, Assistente de Suporte Acadêmico II, UNESP, VUNESP, 2025

A respeito do regime constitucional da Educação, previsto na Constituição Federal, é correto afirmar que

2 Q955623 | Eletricidade, Assistente de Suporte Acadêmico II, UNESP, VUNESP, 2025

Um circuito utiliza um diodo LED que opera com corrente direta nominal de 20 mA. Na operação nominal, a queda de tensão no LED é de 2,2 V. Ele é ligado a uma fonte de 12 V. Considerando essa situação, assinale a alternativa que apresenta o valor da resistência do resistor que deve ser ligado em série com o LED de forma a limitar a corrente ao valor nominal.

3 Q955617 | Eletricidade, Assistente de Suporte Acadêmico II, UNESP, VUNESP, 2025

Deseja-se fazer a instalação de um aparelho de ar-condicionado num apartamento. Esse aparelho será alimentado com tensão bifásica de 220 V. O fator de potência do aparelho é 0,8. Assinale a alternativa em que se apresenta a máxima potência ativa nominal que esse aparelho pode ter de forma a não ser necessário um circuito independente para sua alimentação.

4 Q955618 | Eletricidade, Motores, Assistente de Suporte Acadêmico II, UNESP, VUNESP, 2025

Em uma indústria de processamento de alimentos, um motor trifásico aciona uma esteira transportadora que é ligada e desligada diversas vezes ao dia. Na partida direta, observa-se um pico de corrente elevado e um impacto mecânico brusco, resultando em desgaste prematuro dos componentes e perturbações na rede elétrica. Assinale a alternativa que apresenta o dispositivo que é mais apropriado para mitigar esses problemas, permitindo diminuir a corrente de partida e proporcionando uma aceleração mais suave do motor.

5 Q955614 | Eletricidade, Instalações de Média Tensão, Assistente de Suporte Acadêmico II, UNESP, VUNESP, 2025

O fator de capacidade é a fração do tempo em que uma usina gera potência próxima de sua potência máxima. Analise as afirmações a seguir sobre diferentes fontes de energia e assinale aquela que descreve corretamente uma tendência típica dos fatores de capacidade.

6 Q955622 | Eletricidade, Eletrônica Analógica em Eletricidade, Assistente de Suporte Acadêmico II, UNESP, VUNESP, 2025

Em um semicondutor tipo p, a concentração de lacunas é 1016 portadores/cm3. Sabe-se que o material está em equilíbrio térmico e que, na temperatura considerada, a concentração intrínseca é de 1,5 · 1010 portadores/cm3 .

Sendo assim, a concentração de elétrons é de

7 Q955609 | Português, Regência, Assistente de Suporte Acadêmico II, UNESP, VUNESP, 2025

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder à questão.



A inteligência artificial (IA) tem se consolidado como uma ferramenta poderosa para promover mudanças significativas na área da educação. No que diz respeito à acessibilidade e inclusão, a IA surge como um meio promissor para ampliar o acesso ao conhecimento, eliminar barreiras e melhorar a experiência acadêmica de pessoas com deficiência. Tecnologias de reconhecimento de voz, tradução automática, leitores de tela e plataformas de aprendizado adaptativo são alguns exemplos de como a IA pode transformar o ambiente educacional, proporcionando oportunidades mais equitativas para todos os estudantes.

O artigo 3º da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência define acessibilidade como a condição que permite às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida utilizarem, com segurança e autonomia, espaços, serviços, transportes e tecnologias, tanto públicos quanto privados, em áreas urbanas e rurais. No que tange às instituições de ensino, a inclusão implica a adaptação dos processos educacionais para atender às necessidades de todos os estudantes, respeitando suas singularidades.

A perspectiva de inclusão das pessoas com necessidades especiais é relativamente recente, tendo se consolidado a partir da década de 1990. Essa abordagem é baseada na ideia de que o convívio social é um direito de todos e que a aprendizagem ocorre por meio da interação entre o indivíduo e a sociedade. Além disso, representa um caminho para construir uma sociedade mais justa e acolhedora, em parceria com aqueles que historicamente foram oprimidos e excluídos.

Entretanto, o uso da IA no ensino também levanta importantes questões éticas, que devem ser cuidadosamente examinadas para garantir que essa ferramenta seja desenvolvida e aplicada de maneira justa e inclusiva. Dentre as questões que merecem atenção, destacam-se a necessidade de transparência nos algoritmos, a proteção dos dados pessoais dos usuários e a garantia de que essas tecnologias não reforcem preconceitos e desigualdades preexistentes.


(Emerson Eduardo da Silva. Disponível em: https://jornal.usp.br/ artigos. inteligencia-artificial-responsavel-para-acessibilidadee-inclusao-no-ensino-superior. Acesso em 10.12.2024. Adaptado)

Considere as passagens do texto:

•  ... define acessibilidade como a condição que permite às pessoas com deficiência... (2º parágrafo)

•  ... levanta importantes questões éticas, que devem ser cuidadosamente examinadas... (4º parágrafo)

Os vocábulos destacados podem ser, correta e respectivamente, substituídos por:

8 Q955616 | Eletricidade, Circuitos de Corrente Contínua e de Corrente Alternada, Assistente de Suporte Acadêmico II, UNESP, VUNESP, 2025

Num sistema de distribuição trifásico equilibrado, a carga em cada fase possui uma impedância complexa de Z = 10 + j10 Ω. A tensão eficaz de linha é de 400 V e a carga está conectada em estrela. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a corrente eficaz de linha.

Dados: √21,4 e √31,7.

9 Q955625 | Eletricidade, Eletrônica Digital em Eletricidade, Assistente de Suporte Acadêmico II, UNESP, VUNESP, 2025

Um transmissor AM é utilizado para transmitir um sinal de áudio limitado em frequência a 2 kHz. Esse sinal modulante controla a amplitude de uma portadora com frequência 100 kHz. Assumindo que não há componentes harmônicos adicionais, a largura de banda do sinal modulado é

10 Q955611 | Legislação Federal, Assistente de Suporte Acadêmico II, UNESP, VUNESP, 2025

João é aluno da Unesp e faz parte do grêmio estudantil. Durante as eleições para escolher vereadores e prefeito, ele tem interrompido as aulas, sem a autorização dos professores, para promover atividades de cunho político-partidária. De acordo com essa situação e o que está previsto no Regimento Geral da Unesp, é correto afirmar que
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.