Início Questões de Concursos Assistente em Desenvolvimento Social I Resolva questões de Assistente em Desenvolvimento Social I comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Assistente em Desenvolvimento Social I Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q955104 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025Quanto à participação das famílias na vida escolar de seus filhos, podemos afirmar como CORRETO: ✂️ a) Que as famílias não devem ser incomodadas com a vida escolar dos seus filhos, essa é responsabilidade exclusiva dos pares da escola. ✂️ b) Família e escola devem estar articuladas no desenvolvimento escolar de seus filhos, propiciando discussões sobre o desempenho dos mesmos, e contribuindo caso seja adequado e necessário. ✂️ c) Que à escola compete ensinar conteúdos sistematizados e às famílias compete ensinar normas de conduta em público, sem haver interferência de nenhuma das partes. ✂️ d) A escola, por meio de seus pares, deve evitar contato direto com as famílias em torno do desenvolvimento dos(as) seus filhos(as), propiciando total separação entre família e escola. ✂️ e) Há que se defender a separação total entre família e escola, pois ambas não possuem nenhuma similaridade em torno da educação de crianças em formação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q955110 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025O processo de valorização das diferenças individuais, de gênero, étnicas e socioculturais e o combate à desigualdade deve ser uma das premissas do trabalho pedagógico a ser desenvolvido quando da função atribuída na Educação Social ampla. Nesse sentido, é CORRETO afirmar: ✂️ a) Todos os sujeitos devem ser tratados como iguais, sem desconsiderar suas diferenças na totalidade, primando pelo acesso de todos e todas juntos aos bens e serviços. ✂️ b) As questões de gênero não devem ser consideradas no atendimento em espaços sociais. ✂️ c) Independente das questões culturais, todos os sujeitos devem se adaptar ao que se oferece em espaços de formação social, ainda que não concordem com as formas de abordagens, pois não devem possuir direito à fala. ✂️ d) Não há necessidade de planejamento nem sequer de avaliação dos processos pedagógicos amplos que atendam as demandas individuais das pessoas em programas sociais. ✂️ e) Os programas e projetos sociais devem estar pautados nos ideais de seus profissionais, sem levar em consideração as condições dos sujeitos que nele integram. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q955111 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025No sentido de prevenir a violência em espaços educacionais em geral, podemos definir como INCORRETO: ✂️ a) Promover palestras em cenários sociais amplos sobre a violência e seus desdobramentos define e delimita grandes possibilidades de preveni-la. ✂️ b) Dialogar constantemente sobre situações de conflito bem como diante delas permite observar e compreender de melhor maneira as condições de acesso ao trabalho para saná-las. ✂️ c) Não se envolver em questões de conflitos dos sujeitos assistidos pelos programas sociais é uma excelente possibilidade de não ampliá-los, afinal, devemos “fazer de conta” que não estamos observando o que se passa. ✂️ d) Buscar a promoção dos sujeitos valorizando suas conquistas é um excelente subsídio para efetivar vínculos de confiança e reciprocidade. ✂️ e) Incentivar as potencialidades dos sujeitos em processo de acolhimento em programas e projetos sociais indica um excelente recurso de atenção psicossocial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q955097 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025As brincadeiras e demais atividades lúdicas devem ser utilizadas em espaços da Educação Infantil de maneira CORRETA: ✂️ a) No sentido apenas de distrair as crianças quando estiverem agitadas. ✂️ b) Como uma forma de silenciar a bagunça e a agitação das crianças, meramente. ✂️ c) Como uma importante alternativa metodológica relacionada ao processo de formação, valorizada a ludicidade como recurso pedagógico. ✂️ d) Brincadeiras devem ser evitadas, pois as mesmas não interferem no processo formativo de crianças. ✂️ e) Devem ser utilizadas apenas em datas comemorativas, focadas apenas em lazer, sem sequer nenhuma atividade de cunho pedagógico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q955108 | Pedagogia, Gestão Democrática, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025Por Gestão escolar democrática, compreendemos de maneira CORRETA: ✂️ a) Os processos de gestão que vão além da maneira compartilhada, que presume a relação direta entre todos os envolvidos no processo, descentralizando as ações e cultivando a coletividade, tanto no planejamento como nas atividades como um todo. ✂️ b) O processo que envolve a gestão centralizada, onde o(a) gestor(a) é a principal representatividade. ✂️ c) Concentrar as decisões na pessoa do(a) gestor(a) da instituição. ✂️ d) Considerar que a coletividade não deve ser considerada. ✂️ e) Gestão democrática significa deixar de realizar reuniões constantes e focar em decidir com agilidade e praticidade as demandas das instituições escolares, valorizada em específico a opinião e parecer do diretor(a). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q955101 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025Em relação à adaptação das crianças em espaços escolares e sociais como um todo, podemos definir como CORRETO: ✂️ a) Não é da responsabilidade da escola, por meio de seus pares, prover os cuidados necessários ao processo de adaptação das crianças. ✂️ b) Há que se rever as questões de adaptação de crianças em espaços escolares e outros, porque a responsabilidade deve ser focada apenas na família, evitando maiores interações entre família e escola, em específico. ✂️ c) Junto ao processo de adaptação, é necessário prover condições em que família e escola estejam em consonância com as demandas de crianças, no sentido de viabilizar as melhores condições de atendimento e formação das mesmas. ✂️ d) Não é possível adaptar crianças em espaços escolares e sociais, isso depende quase que exclusivamente da própria criança, não devendo ter intervenção das equipes que atuam. ✂️ e) A adaptação escolar e em espaços sociais como um todo não deve constituir espaço de preocupação das equipes das escolas como um todo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q955112 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025Em relação à Educação Inclusiva, temos a ponderar de maneira CORRETA: ✂️ a) No Brasil, na verdade não há muitos movimentos em relação aos processos de inclusão social e educacional. ✂️ b) Essa terminologia não é mais utilizada. ✂️ c) Integração e Inclusão em termos educacionais são praticamente a mesma coisa. ✂️ d) Essas questões devem ser discutidas apenas nas instâncias superiores, nas esferas governamentais, pois dentro dos espaços escolares é praticamente impossível tratar de mudanças em termos de Inclusão. ✂️ e) A Educação Inclusiva parte de um processo social maior, primando por mudanças que envolvam para além das instituições escolares, mas sim, da sociedade como um todo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q955098 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025Sobre a função social da escola, podemos apontar como alternativa CORRETA: ✂️ a) Que se refere meramente pelas questões de crianças e/ou adolescentes com algum problema de ordem social. ✂️ b) Função social da escola é um termo ultrapassado, que não mais se utiliza no atual cenário social e educacional. ✂️ c) Função social da escola é apenas retirar das ruas crianças que possam estar em situação de vulnerabilidade, somente. ✂️ d) A função social da escola se refere aos processos de formação social de crianças e adolescentes, primando pelo desenvolvimento integral e na perspectiva de formação humana para a vida. ✂️ e) Essa terminologia não existe. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q955100 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025Constitui uma importante Lei que define, assegura e legitima os Direitos das crianças e dos adolescentes em cenário nacional brasileiro: ✂️ a) BNCC- Base Nacional Comum Curricular. ✂️ b) BNC Formação. ✂️ c) LDBEN 9394/96- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. ✂️ d) ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente. ✂️ e) LGPD - Lei de Proteção de Dados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q955107 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025Sobre a relação entre Educação, Escola e Sociedade, podemos afirmar CORRETAMENTE que: ✂️ a) A escola é uma instituição social que comunga de práticas sociais diferenciadas educacionais e coerentes com as demandas da sociedade em si, devendo preparar os sujeitos que ali estão para o mundo e a vida, de maneira relacional. ✂️ b) A escola é um espaço que deve focar em promoção dos indivíduos apenas para o mercado de trabalho, não devendo primar pela formação integral. ✂️ c) A escola é um espaço isolado da sociedade, não havendo nenhuma relação. ✂️ d) A Educação é um processo de formação específica para a alfabetização e letramento, ocorrendo na escola que não é considerada uma instituição social, e em nada se relaciona com a sociedade. ✂️ e) A sociedade em nada se relaciona com a Escola e a Educação em si. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q955109 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025Dentre as funcionalidades de Educador Social, podemos considerar como alternativa INCORRETA: ✂️ a) Promover o acesso da comunidade como um todo nos programas e projetos sociais em torno da melhor qualidade de vida desses e do acesso aos bens e serviços. ✂️ b) Indicar, caso necessário, espaços que os conduzam aos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos e demais processos que permita conviver de maneira saudável e harmônica entre os integrantes da comunidade escolar e para além dela. ✂️ c) Conhecer as condições de vida dos sujeitos frequentadores dos espaços integrando-os em suas necessidades e particularidades. ✂️ d) Retirar dos espaços de convivência todos aqueles que não estejam em consonância com os objetivos do trabalho social de qualquer instituição, de modo a servir de exemplo para outras pessoas que possam cometer as mesmas atitudes. ✂️ e) Visitar as famílias, caso seja necessário, contando com o apoio da rede de atenção, buscando trazer sempre que possível o retorno de demandas específicas de cada grupo, de cada contexto em si, minimizando suas necessidades. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q955094 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025Sobre o ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente, é CORRETO afirmar: ✂️ a) É uma Resolução estadual, com validade apenas no estado do Paraná. ✂️ b) É uma Lei Federal que pauta a Política de atenção e preconiza os direitos das crianças e adolescentes em território nacional brasileiro. ✂️ c) É uma Lei federal que não mais possui validade em território nacional. ✂️ d) Trata-se do Estatuto da criança e do adolescente, mas define os direitos humanos apenas em espaços territoriais específicos. ✂️ e) Essa Lei nunca existiu. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q955099 | Pedagogia, O Cuidar na Educação Infantil, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025Quanto aos cuidados com a higiene das crianças em espaços de formação educacional, tanto escolas quanto Programas, Projetos e demais espaços formativos, é CORRETO afirmar: ✂️ a) Que esses espaços não devem focar em cuidados com a higiene das crianças, porque isso é condição de cuidado das famílias em relação aos filhos, somente. ✂️ b) Que o processo de cuidado com relação à higiene pessoal das crianças, é dever apenas da família, independente quais sejam o acesso dessas aos bens e serviços. ✂️ c) Que essa temática não deve ser abordada de maneira alguma em espaços de formação educacional. ✂️ d) Que deve ser ponderado sobre questões relacionadas à higiene das crianças, pois devemos evitar esses temas porque algumas famílias não gostam de discutir esse assunto. ✂️ e) A atenção com a higiene das crianças em processo formativo, deve ser considerada sempre que necessário, pois em todos os momentos é possível explorar novos conhecimentos pautando a necessidade de autocuidado e proteção em relação a bactérias e demais questões que envolvem higiene. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q955102 | Pedagogia, O Cuidar na Educação Infantil, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025Quanto ao processo de alimentação saudável em ambientes institucionais escolares e sociais como um todo, é importante considerar como CORRETO: ✂️ a) É importante que desde crianças, seja trabalhado acerca da conscientização quanto às necessidades de alimentação saudável, no sentido de saber como se dá o processo de escolha de alimentos e da rotina cotidiana, desmistificando que se pode comer qualquer alimento sem consequências ao organismo. ✂️ b) Devemos deixar evidente às crianças que se alimentar bem sai muito caro, o que é impossível para famílias em condições de vulnerabilidade social. ✂️ c) Nas escolas e demais espaços de formação, não há porque se preocupar com as condições de alimentação saudável, pois cada um alimenta seus filhos(as) da forma que considera correto, não devendo haver interferência externa quanto a esse conhecimento. ✂️ d) A alimentação dever ser exclusivamente orientada pelas famílias, não devendo ser tratada por nenhum outro espaço nem profissionais. ✂️ e) Alimentação saudável é tema de preocupação exclusiva de nutricionistas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q955095 | Pedagogia, O Cuidar na Educação Infantil, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025Sobre a prerrogativa de Cuidar e educar, é INCORRETO afirmar que: ✂️ a) Todas as crianças deverão ser atendidas em território nacional brasileiro de igual maneira, no entanto, é dever apenas da família o cuidar, nas instituições escolares devem focar apenas em ensinar e aprender conteúdos, em específico. ✂️ b) Os processos de cuidar e educar são questões indissociáveis, pois tramitam entre a formação integral das crianças, devendo as mesmas ser valorizadas em todos os aspectos e contextos. ✂️ c) O cuidar vai além do simples processo de proteger, mas sim, de atuar nas diversas formas de atender as necessidades integrais das crianças em processo de formação. ✂️ d) Cuidar e educar são questões inseparáveis, pois demandam atender em frentes de formação processual e continuada das crianças em idade escolar e para além dela. ✂️ e) Cuidar e educar se referem à formação de crianças de maneira contínua e reflete em seu caráter para com a vida adulta, necessitando de atenção em todas as suas necessidades. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q955096 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025Quanto à utilização de brinquedos nos espaços de Educação Infantil, podemos afirmar como CORRETO: ✂️ a) Os brinquedos devem estar disponíveis para as crianças de maneira geral, independente da idade, todos devem ter acesso a tudo. ✂️ b) É preciso cuidado em relação aos brinquedos das crianças nos espaços da Educação Infantil, pois questões de segurança devem ser observadas, como, por exemplo, o tamanho das peças que compõe cada objeto. ✂️ c) Não devem ser utilizados brinquedos em espaços de Educação Infantil, pois as crianças devem aprender por processos de uso de cadernos, desde quando muito pequenos. ✂️ d) É importante que se atente ao uso de brinquedos apenas para fins de alfabetização, jamais pela Psicomotricidade. ✂️ e) Todos os brinquedos devem ser retirados dos espaços da Educação Infantil. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q955105 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025Em relação ao compromisso ético do educador, é CORRETO apontar que: ✂️ a) Todos os assuntos relacionados ao trabalho, podem ser considerados e tratados com outras pessoas externas ao meio, desde que essas sejam de extrema confiança. ✂️ b) Ética significa tratar de assuntos privados do trabalho somente com pessoas de extrema confiança, ainda que as mesmas não tenham relação direta com a escola ou outro espaço de formação pedagógica. ✂️ c) A Ética profissional deve ser considerada apenas quando se assumem cargos específicos que envolvem a gestão administrativa e pedagógica. ✂️ d) Todas as questões que envolvem a atuação nos espaços educacionais de formação precisam ser valorizados e em nenhuma hipótese ser tratadas em lugares outros, tampouco com pessoas desconhecidas que não estejam relacionadas ao trabalho, devendo haver cuidado ético em todo o processo, dentro e fora do ambiente profissional. ✂️ e) A Ética envolve apenas assuntos dos professores e demais integrantes das equipes gestoras, quando o tema for algo relacionado aos alunos em si, podem ser tratados com menor teor de cuidado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q955103 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025Ainda sobre a adaptação e desempenho de papéis sociais em torno das brincadeiras, é CORRETO apontar que: ✂️ a) É importante que as crianças brinquem e envolvam diferentes papéis em torno das brincadeiras e demais atividades lúdicas, compreendendo a forma de organização e estrutura da sociedade, por isso tais atividades devem ser planejadas com cuidado e com abordagens de cunho pedagógico. ✂️ b) Brincar deve ser uma atividade livre, e não pode ser considerada uma ação pedagógica. ✂️ c) Brincar e aprender são processos que comungam mutuamente entre as ações pedagógicas de ensino e das formas de acesso à aprendizagem, no entanto, nos espaços da infância não se aplicam. ✂️ d) Desempenhar papéis sociais diferentes quando se brinca propicia espaços de discussão e apropriação de saberes considerados importantes em seu desenvolvimento integral, mas não devem/podem ser realizados em espaços escolares e educacionais em geral. ✂️ e) Não se deve brincar com papéis sociais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q955113 | Serviço Social, Serviço Social na Educação, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025Assinale a alternativa que define de maneira CORRETA o conceito/definição de Redes de Atenção: ✂️ a) A rede de atenção é um conjunto de serviços e ações entre redes de atendimento, que se organizam para garantir que os assistidos sejam atendidos de forma adequada em suas demandas e necessidades, garantindo o acesso a serviços de ordem assistencial, de Saúde e de Educação, dentre outras, tal qual preconizam as leis. ✂️ b) Não se usa mais essa terminologia para definir os processos de atenção na área social, educacional e de saúde. ✂️ c) Redes de atenção se referem aos processos de internamento de adolescentes em conflito com a Lei. ✂️ d) Denomina-se Redes de atenção para todos os processos que definem, estruturam e encaminham as intervenções de policiais em torno de casos mais graves de violência. ✂️ e) Essa terminologia nunca foi utilizada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q955106 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025A Lei n° 12.796, de 04 de abril de 2013, que altera a Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece de maneira CORRETA: ✂️ a) Os direitos das crianças e dos adolescentes. ✂️ b) Os direitos das crianças com TDAH-Transtorno de Déficit de Atenção com hiperatividade. ✂️ c) As Diretrizes e Bases da Educação Nacional. ✂️ d) Preconiza sobre as normas de organização estrutural da escola. ✂️ e) Dispõe sobre a carga horária da Educação infantil. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q955104 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025Quanto à participação das famílias na vida escolar de seus filhos, podemos afirmar como CORRETO: ✂️ a) Que as famílias não devem ser incomodadas com a vida escolar dos seus filhos, essa é responsabilidade exclusiva dos pares da escola. ✂️ b) Família e escola devem estar articuladas no desenvolvimento escolar de seus filhos, propiciando discussões sobre o desempenho dos mesmos, e contribuindo caso seja adequado e necessário. ✂️ c) Que à escola compete ensinar conteúdos sistematizados e às famílias compete ensinar normas de conduta em público, sem haver interferência de nenhuma das partes. ✂️ d) A escola, por meio de seus pares, deve evitar contato direto com as famílias em torno do desenvolvimento dos(as) seus filhos(as), propiciando total separação entre família e escola. ✂️ e) Há que se defender a separação total entre família e escola, pois ambas não possuem nenhuma similaridade em torno da educação de crianças em formação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q955110 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025O processo de valorização das diferenças individuais, de gênero, étnicas e socioculturais e o combate à desigualdade deve ser uma das premissas do trabalho pedagógico a ser desenvolvido quando da função atribuída na Educação Social ampla. Nesse sentido, é CORRETO afirmar: ✂️ a) Todos os sujeitos devem ser tratados como iguais, sem desconsiderar suas diferenças na totalidade, primando pelo acesso de todos e todas juntos aos bens e serviços. ✂️ b) As questões de gênero não devem ser consideradas no atendimento em espaços sociais. ✂️ c) Independente das questões culturais, todos os sujeitos devem se adaptar ao que se oferece em espaços de formação social, ainda que não concordem com as formas de abordagens, pois não devem possuir direito à fala. ✂️ d) Não há necessidade de planejamento nem sequer de avaliação dos processos pedagógicos amplos que atendam as demandas individuais das pessoas em programas sociais. ✂️ e) Os programas e projetos sociais devem estar pautados nos ideais de seus profissionais, sem levar em consideração as condições dos sujeitos que nele integram. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q955111 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025No sentido de prevenir a violência em espaços educacionais em geral, podemos definir como INCORRETO: ✂️ a) Promover palestras em cenários sociais amplos sobre a violência e seus desdobramentos define e delimita grandes possibilidades de preveni-la. ✂️ b) Dialogar constantemente sobre situações de conflito bem como diante delas permite observar e compreender de melhor maneira as condições de acesso ao trabalho para saná-las. ✂️ c) Não se envolver em questões de conflitos dos sujeitos assistidos pelos programas sociais é uma excelente possibilidade de não ampliá-los, afinal, devemos “fazer de conta” que não estamos observando o que se passa. ✂️ d) Buscar a promoção dos sujeitos valorizando suas conquistas é um excelente subsídio para efetivar vínculos de confiança e reciprocidade. ✂️ e) Incentivar as potencialidades dos sujeitos em processo de acolhimento em programas e projetos sociais indica um excelente recurso de atenção psicossocial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q955097 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025As brincadeiras e demais atividades lúdicas devem ser utilizadas em espaços da Educação Infantil de maneira CORRETA: ✂️ a) No sentido apenas de distrair as crianças quando estiverem agitadas. ✂️ b) Como uma forma de silenciar a bagunça e a agitação das crianças, meramente. ✂️ c) Como uma importante alternativa metodológica relacionada ao processo de formação, valorizada a ludicidade como recurso pedagógico. ✂️ d) Brincadeiras devem ser evitadas, pois as mesmas não interferem no processo formativo de crianças. ✂️ e) Devem ser utilizadas apenas em datas comemorativas, focadas apenas em lazer, sem sequer nenhuma atividade de cunho pedagógico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q955108 | Pedagogia, Gestão Democrática, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025Por Gestão escolar democrática, compreendemos de maneira CORRETA: ✂️ a) Os processos de gestão que vão além da maneira compartilhada, que presume a relação direta entre todos os envolvidos no processo, descentralizando as ações e cultivando a coletividade, tanto no planejamento como nas atividades como um todo. ✂️ b) O processo que envolve a gestão centralizada, onde o(a) gestor(a) é a principal representatividade. ✂️ c) Concentrar as decisões na pessoa do(a) gestor(a) da instituição. ✂️ d) Considerar que a coletividade não deve ser considerada. ✂️ e) Gestão democrática significa deixar de realizar reuniões constantes e focar em decidir com agilidade e praticidade as demandas das instituições escolares, valorizada em específico a opinião e parecer do diretor(a). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q955101 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025Em relação à adaptação das crianças em espaços escolares e sociais como um todo, podemos definir como CORRETO: ✂️ a) Não é da responsabilidade da escola, por meio de seus pares, prover os cuidados necessários ao processo de adaptação das crianças. ✂️ b) Há que se rever as questões de adaptação de crianças em espaços escolares e outros, porque a responsabilidade deve ser focada apenas na família, evitando maiores interações entre família e escola, em específico. ✂️ c) Junto ao processo de adaptação, é necessário prover condições em que família e escola estejam em consonância com as demandas de crianças, no sentido de viabilizar as melhores condições de atendimento e formação das mesmas. ✂️ d) Não é possível adaptar crianças em espaços escolares e sociais, isso depende quase que exclusivamente da própria criança, não devendo ter intervenção das equipes que atuam. ✂️ e) A adaptação escolar e em espaços sociais como um todo não deve constituir espaço de preocupação das equipes das escolas como um todo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q955112 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025Em relação à Educação Inclusiva, temos a ponderar de maneira CORRETA: ✂️ a) No Brasil, na verdade não há muitos movimentos em relação aos processos de inclusão social e educacional. ✂️ b) Essa terminologia não é mais utilizada. ✂️ c) Integração e Inclusão em termos educacionais são praticamente a mesma coisa. ✂️ d) Essas questões devem ser discutidas apenas nas instâncias superiores, nas esferas governamentais, pois dentro dos espaços escolares é praticamente impossível tratar de mudanças em termos de Inclusão. ✂️ e) A Educação Inclusiva parte de um processo social maior, primando por mudanças que envolvam para além das instituições escolares, mas sim, da sociedade como um todo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q955098 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025Sobre a função social da escola, podemos apontar como alternativa CORRETA: ✂️ a) Que se refere meramente pelas questões de crianças e/ou adolescentes com algum problema de ordem social. ✂️ b) Função social da escola é um termo ultrapassado, que não mais se utiliza no atual cenário social e educacional. ✂️ c) Função social da escola é apenas retirar das ruas crianças que possam estar em situação de vulnerabilidade, somente. ✂️ d) A função social da escola se refere aos processos de formação social de crianças e adolescentes, primando pelo desenvolvimento integral e na perspectiva de formação humana para a vida. ✂️ e) Essa terminologia não existe. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q955100 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025Constitui uma importante Lei que define, assegura e legitima os Direitos das crianças e dos adolescentes em cenário nacional brasileiro: ✂️ a) BNCC- Base Nacional Comum Curricular. ✂️ b) BNC Formação. ✂️ c) LDBEN 9394/96- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. ✂️ d) ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente. ✂️ e) LGPD - Lei de Proteção de Dados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q955107 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025Sobre a relação entre Educação, Escola e Sociedade, podemos afirmar CORRETAMENTE que: ✂️ a) A escola é uma instituição social que comunga de práticas sociais diferenciadas educacionais e coerentes com as demandas da sociedade em si, devendo preparar os sujeitos que ali estão para o mundo e a vida, de maneira relacional. ✂️ b) A escola é um espaço que deve focar em promoção dos indivíduos apenas para o mercado de trabalho, não devendo primar pela formação integral. ✂️ c) A escola é um espaço isolado da sociedade, não havendo nenhuma relação. ✂️ d) A Educação é um processo de formação específica para a alfabetização e letramento, ocorrendo na escola que não é considerada uma instituição social, e em nada se relaciona com a sociedade. ✂️ e) A sociedade em nada se relaciona com a Escola e a Educação em si. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q955109 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025Dentre as funcionalidades de Educador Social, podemos considerar como alternativa INCORRETA: ✂️ a) Promover o acesso da comunidade como um todo nos programas e projetos sociais em torno da melhor qualidade de vida desses e do acesso aos bens e serviços. ✂️ b) Indicar, caso necessário, espaços que os conduzam aos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos e demais processos que permita conviver de maneira saudável e harmônica entre os integrantes da comunidade escolar e para além dela. ✂️ c) Conhecer as condições de vida dos sujeitos frequentadores dos espaços integrando-os em suas necessidades e particularidades. ✂️ d) Retirar dos espaços de convivência todos aqueles que não estejam em consonância com os objetivos do trabalho social de qualquer instituição, de modo a servir de exemplo para outras pessoas que possam cometer as mesmas atitudes. ✂️ e) Visitar as famílias, caso seja necessário, contando com o apoio da rede de atenção, buscando trazer sempre que possível o retorno de demandas específicas de cada grupo, de cada contexto em si, minimizando suas necessidades. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q955094 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025Sobre o ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente, é CORRETO afirmar: ✂️ a) É uma Resolução estadual, com validade apenas no estado do Paraná. ✂️ b) É uma Lei Federal que pauta a Política de atenção e preconiza os direitos das crianças e adolescentes em território nacional brasileiro. ✂️ c) É uma Lei federal que não mais possui validade em território nacional. ✂️ d) Trata-se do Estatuto da criança e do adolescente, mas define os direitos humanos apenas em espaços territoriais específicos. ✂️ e) Essa Lei nunca existiu. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q955099 | Pedagogia, O Cuidar na Educação Infantil, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025Quanto aos cuidados com a higiene das crianças em espaços de formação educacional, tanto escolas quanto Programas, Projetos e demais espaços formativos, é CORRETO afirmar: ✂️ a) Que esses espaços não devem focar em cuidados com a higiene das crianças, porque isso é condição de cuidado das famílias em relação aos filhos, somente. ✂️ b) Que o processo de cuidado com relação à higiene pessoal das crianças, é dever apenas da família, independente quais sejam o acesso dessas aos bens e serviços. ✂️ c) Que essa temática não deve ser abordada de maneira alguma em espaços de formação educacional. ✂️ d) Que deve ser ponderado sobre questões relacionadas à higiene das crianças, pois devemos evitar esses temas porque algumas famílias não gostam de discutir esse assunto. ✂️ e) A atenção com a higiene das crianças em processo formativo, deve ser considerada sempre que necessário, pois em todos os momentos é possível explorar novos conhecimentos pautando a necessidade de autocuidado e proteção em relação a bactérias e demais questões que envolvem higiene. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q955102 | Pedagogia, O Cuidar na Educação Infantil, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025Quanto ao processo de alimentação saudável em ambientes institucionais escolares e sociais como um todo, é importante considerar como CORRETO: ✂️ a) É importante que desde crianças, seja trabalhado acerca da conscientização quanto às necessidades de alimentação saudável, no sentido de saber como se dá o processo de escolha de alimentos e da rotina cotidiana, desmistificando que se pode comer qualquer alimento sem consequências ao organismo. ✂️ b) Devemos deixar evidente às crianças que se alimentar bem sai muito caro, o que é impossível para famílias em condições de vulnerabilidade social. ✂️ c) Nas escolas e demais espaços de formação, não há porque se preocupar com as condições de alimentação saudável, pois cada um alimenta seus filhos(as) da forma que considera correto, não devendo haver interferência externa quanto a esse conhecimento. ✂️ d) A alimentação dever ser exclusivamente orientada pelas famílias, não devendo ser tratada por nenhum outro espaço nem profissionais. ✂️ e) Alimentação saudável é tema de preocupação exclusiva de nutricionistas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q955095 | Pedagogia, O Cuidar na Educação Infantil, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025Sobre a prerrogativa de Cuidar e educar, é INCORRETO afirmar que: ✂️ a) Todas as crianças deverão ser atendidas em território nacional brasileiro de igual maneira, no entanto, é dever apenas da família o cuidar, nas instituições escolares devem focar apenas em ensinar e aprender conteúdos, em específico. ✂️ b) Os processos de cuidar e educar são questões indissociáveis, pois tramitam entre a formação integral das crianças, devendo as mesmas ser valorizadas em todos os aspectos e contextos. ✂️ c) O cuidar vai além do simples processo de proteger, mas sim, de atuar nas diversas formas de atender as necessidades integrais das crianças em processo de formação. ✂️ d) Cuidar e educar são questões inseparáveis, pois demandam atender em frentes de formação processual e continuada das crianças em idade escolar e para além dela. ✂️ e) Cuidar e educar se referem à formação de crianças de maneira contínua e reflete em seu caráter para com a vida adulta, necessitando de atenção em todas as suas necessidades. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q955096 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025Quanto à utilização de brinquedos nos espaços de Educação Infantil, podemos afirmar como CORRETO: ✂️ a) Os brinquedos devem estar disponíveis para as crianças de maneira geral, independente da idade, todos devem ter acesso a tudo. ✂️ b) É preciso cuidado em relação aos brinquedos das crianças nos espaços da Educação Infantil, pois questões de segurança devem ser observadas, como, por exemplo, o tamanho das peças que compõe cada objeto. ✂️ c) Não devem ser utilizados brinquedos em espaços de Educação Infantil, pois as crianças devem aprender por processos de uso de cadernos, desde quando muito pequenos. ✂️ d) É importante que se atente ao uso de brinquedos apenas para fins de alfabetização, jamais pela Psicomotricidade. ✂️ e) Todos os brinquedos devem ser retirados dos espaços da Educação Infantil. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q955105 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025Em relação ao compromisso ético do educador, é CORRETO apontar que: ✂️ a) Todos os assuntos relacionados ao trabalho, podem ser considerados e tratados com outras pessoas externas ao meio, desde que essas sejam de extrema confiança. ✂️ b) Ética significa tratar de assuntos privados do trabalho somente com pessoas de extrema confiança, ainda que as mesmas não tenham relação direta com a escola ou outro espaço de formação pedagógica. ✂️ c) A Ética profissional deve ser considerada apenas quando se assumem cargos específicos que envolvem a gestão administrativa e pedagógica. ✂️ d) Todas as questões que envolvem a atuação nos espaços educacionais de formação precisam ser valorizados e em nenhuma hipótese ser tratadas em lugares outros, tampouco com pessoas desconhecidas que não estejam relacionadas ao trabalho, devendo haver cuidado ético em todo o processo, dentro e fora do ambiente profissional. ✂️ e) A Ética envolve apenas assuntos dos professores e demais integrantes das equipes gestoras, quando o tema for algo relacionado aos alunos em si, podem ser tratados com menor teor de cuidado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q955103 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025Ainda sobre a adaptação e desempenho de papéis sociais em torno das brincadeiras, é CORRETO apontar que: ✂️ a) É importante que as crianças brinquem e envolvam diferentes papéis em torno das brincadeiras e demais atividades lúdicas, compreendendo a forma de organização e estrutura da sociedade, por isso tais atividades devem ser planejadas com cuidado e com abordagens de cunho pedagógico. ✂️ b) Brincar deve ser uma atividade livre, e não pode ser considerada uma ação pedagógica. ✂️ c) Brincar e aprender são processos que comungam mutuamente entre as ações pedagógicas de ensino e das formas de acesso à aprendizagem, no entanto, nos espaços da infância não se aplicam. ✂️ d) Desempenhar papéis sociais diferentes quando se brinca propicia espaços de discussão e apropriação de saberes considerados importantes em seu desenvolvimento integral, mas não devem/podem ser realizados em espaços escolares e educacionais em geral. ✂️ e) Não se deve brincar com papéis sociais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q955113 | Serviço Social, Serviço Social na Educação, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025Assinale a alternativa que define de maneira CORRETA o conceito/definição de Redes de Atenção: ✂️ a) A rede de atenção é um conjunto de serviços e ações entre redes de atendimento, que se organizam para garantir que os assistidos sejam atendidos de forma adequada em suas demandas e necessidades, garantindo o acesso a serviços de ordem assistencial, de Saúde e de Educação, dentre outras, tal qual preconizam as leis. ✂️ b) Não se usa mais essa terminologia para definir os processos de atenção na área social, educacional e de saúde. ✂️ c) Redes de atenção se referem aos processos de internamento de adolescentes em conflito com a Lei. ✂️ d) Denomina-se Redes de atenção para todos os processos que definem, estruturam e encaminham as intervenções de policiais em torno de casos mais graves de violência. ✂️ e) Essa terminologia nunca foi utilizada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q955106 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025A Lei n° 12.796, de 04 de abril de 2013, que altera a Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece de maneira CORRETA: ✂️ a) Os direitos das crianças e dos adolescentes. ✂️ b) Os direitos das crianças com TDAH-Transtorno de Déficit de Atenção com hiperatividade. ✂️ c) As Diretrizes e Bases da Educação Nacional. ✂️ d) Preconiza sobre as normas de organização estrutural da escola. ✂️ e) Dispõe sobre a carga horária da Educação infantil. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro